O dedo na ferida
Set 10th, 2007 by Rafael Evangelista
Nós do OV somos fãs do trabalho de Bob Fernandes. E não é porque somos esquerdinhas - embora sejamos mesmo, veja nosso Não coma gato por lebre. É porque ele sabe apurar informações como poucos e escreve de maneira crítica mas sem ser panfletário. Ontem, no Mesa Redonda, da Gazeta, deu dó vê-lo dizer ao resto o quanto é preciso ser responsável ao se fazer denúncias e acusações, que é preciso ter indícios claros e ter em mente que é com a vida das pessoas que se está mexendo. Contraste claro com Chico Lang, que revelava ter inquirido a Lula por quê não receber Boris Berezovski.
Pois bem, é de Bob Fernandes e de Juca “lei Pelé” Kfouri a matéria que revela as entranhas da máfia russa e seu passeio pela Marginal Sem Número.
E Juca, hoje, deu uma dentro e levou a questão ao seu cerne futebolístico: como fica o “título” de 2005? Reproduzo do blog:
A Justiça comum já tem muito com o que fazer em relação à parceria Corinthians/MSI.
Mas a Justiça esportiva não pode calar.
Como miséria pouca é bobagem mesmo, por incômodo e delicado que seja o tema, uma pergunta se impõe:
como fica o título brasileiro do Corinthians, já parceiro da MSI, em 2005?
Esqueça de Edílson Pereira de Carvalho, dos jogos anulados pelo STJD, do erro de Márcio Rezende de Freitas no jogo contra o Inter.
Fixe-se apenas num aspecto: um time que usa dinheiro sujo para fazer contratações não age de maneira desleal com seus adversários?
Se a resposta for a que parece óbvia –sim, age — alguma punição precisa haver.
Perda do título, rebaixamento, alguma coisa precisa ser feita.
Desafio que está posto à Justiça esportiva, agora presidida pelo ex-presidente da OAB e ex-vice-presidente do Corinthians, voz, diga-se, sempre contrária à parceria com a MSI, Rubens Approbato Machado.
Porque se a resposta for não, dada a inexistência de provas sobre manipulação de resultados das partidas que envolvem o campeão, passamos a aceitar, cabalmente, que um clube pode usar, por exemplo, dinheiro do narcotráfico para se reforçar.
E que não cometerá nenhuma deslealdade esportiva por assim agir, o que é um absurdo.
Porque mais uma vez a impunidade dará o ar de sua desgraça.
Por impune, o radialista cearense Flávio Moreira, um dos pivôs do escândalo da Máfia da Loteria, denunciada 25 anos atrás, está de volta ao cenário do nosso futebol no demolidor relatório da Polícia Federal que revela as entranhas mafiosas da parceria Corinthians/MSI.
(A partir daqui, escreve o Tiago)
Fica meio claro que no meio desse lamaçal é impossível não colocar o presidente do STJD na roda.
E é igualmente cristalino que boa parte da crônica esportiva parecia trabalhar duro para preservar a turma do Citadini (da qual Approbato é eminência parda) de questionamentos desconfortáveis.
Não à toa, passou batido pela patrulha da imprensinha o engavetamento relâmpago do processo que investigava, no STJD, a manipulação de resultados pelo Corinthians/MSI no Brasileirão de 2006. Mesmo com um procurador da República declarando ter “indícios de que realmente houve manipulação de resultados. São muitas horas de gravações (telefônicas interceptadas pelo MP) e há conversas sobre isso. As pessoas não falaram apenas da parceria com a MSI”.
Pelo visto, mais importante que o escrutínio das traquinagens da máfia russa na Marginal Sem Número, era preparar terreno para que o pelotão de Citadini atacasse a claque do Dualib.
Afinal, alguém aqui se lembra de ver a imprensinha batendo bumbo sobre o conflito de interesses que gravita em torno de Rubens “homem de bem” Approbato?
Mesmo agora que o caldo entornou, as duvidosas posições do presidente do STJD (que já andou dizendo que o Corinthians — e o título de 2005– não têm nada a ver com as maracutaias armadas pelos dirigentes do clube junto à máfia russa) vêm sendo tratadas pela crônica com uma parcimônia impressionante, sendo ele mesmo geralmente citado de modo quase lateral.
Qual o motivo para a blindagem? Até onde os auto-proclamados defensores do bem-estar público são guiados por interesses (e brigas) privados?
Triste é o debate refém de pequenezas desse tipo…
Vejam: o que não pode acontecer e tratarem o Curintia como o coitadinho da história, que foi a vítima dos mafiosos. Tem que pagar sim, o clube, não só os dirigentes. Tem que rebaixar sim, tem que perder o título de 2005 sim, tem que ir até as últimas consequências. E que se lave toda a roupa suja. O Citadini já andou falando que vai fazer lista dos jogadores dos “líderes do campeonato” que têm seus passes presos a empresários da mesma laia. Que faça!
Agora, querer comparar Parmalat com Boris é palhaçada dessa imprensa que está CAGANDO de MEDO de que os gambás se ferrem de verde e amarelo. Pois eu quero que o time tenha que ser refundado, tal seja a pena que eles vão tomar. 5. divisão é um bom recomeço.
Pra mim não vai acontecer absolutamente nada. Aliás, vi ontem como Juarez Soares, de maneira patética, defendia seu clube do coração, tentando convencer a todos de que o Gambazão é uma vítima de toda essa história. Mas a verdade é que ninguém vai ir preso, nenhum título será cassado e nenhum castigo será decretado. Por tanto, vou me dar por satisfeito se descobrirem que houve maracutaia pra ser campeão e pra não cair também. Simplesmente quero que a verdade venha à tona, pra jogar na cara dos gambás. Que haja punição, aqui no Brasil, acho que seria pedir muito.
Realmente a impressinha já se adiantou e definiu que os gambás não merecem punição pois não passam de vítimas cordeirinhas. tadinhos, tão inocentes.
Pra cima de mim não!
Todo mundo sabia que o berezovski é um mafioso internacional (senão o maior) e o kia é um pilantra dos mais safados. Esse papo de vítima é defesa de advogado de segunda categoria.
E outra coisa, essa história de que não se deve punir pois aconteceu há “muito” tempo atrás é outra piada. Primeiro que não faz nem 2 anos que eles ganharam o título roubado e contratando jogadores com dinheiro sujo. E depois que que o contrato gambá+msi continua até hoje. Não foi rompido!!
A punição deve valer tanto para 2005 como pra hoje.
Realmente, não é possível que essas pessoas só falassem sobre a MSI e nada de futebol, né?
.A quantidade de grana que rolou entre eles e que o Corintians nunca viu (Ah,Ah,Ah), só servindo para lavagem e ladroagem de seus representantes é espetacular. Dá para se imaginar porque aquele juiz expulsou o Tinga quando ele levou uma voadora do Fábio Costa; porque o Sweiter resolveu de uma hora para outra fazer repetir as partidas cujos resultados não foram fabricados pelos árbitros. Dá para explicar porque o Edilson se sujeitou à toda essa armação. Imaginem quanta coisa não pode ser comprada com esse dinheiro. Tanto que teve juiz e mais neguinho se aposentando depois disso. Mas dá só para imaginar, porque as provas disso tá na cara que nunca vão aparecer senão teriam que devolver o título de 2005 ao seu legítimo dono.
Mas como é que vai punir, se até o Gambá Mor foi a Londres para tratar desses assuntos?
Esse time é um lixo. E não adianta os comentaristas torcedores dizerem que o Corinthians não tem nada com isso, porque a entidade existe na representação de seus dirigentes e se eles compraram títulos, lavaram dinheiro cabe uma severa punição ao clube, sim senhor.
Só uma observacao minha
Nao sou de esquerda e o Paulo Henrique Amorim é um dos piores jornalistas do país
Palestrino.sempre, é o seu direito discordar das posições políticas dos fundadores do blog.
Mas tanto eu quanto o Rafael somos de esquerda — se não o fôssemos, certamente o OV teria outra linha editorial.
E é fato que consideramos geniais as teorias do PHA sobre a mídia nacional e os interesses nebulosos que circulam nas redações do país — a imprensinha, vale lembrar, não é circunscrita apenas à crônica esportiva. Ela é firme e forte em tudo quanto é editoria.
De todo modo, a pauta aqui é o Palestra.
Então bola pra frente.
Grande abraço.
Tiago
Concordo quando diz que a pauta aqui é o Palmeiras
Tanto que nao me aprofundei na análise sobre o jornalista em questao. Até pq interesses nebulosos existem nos dois lados da midia política
Voltando ao foco, nao vai acontecer nada com o timinho da marginal s/n
O Aprobatto já disse que nao tem nada na legislacao esportiva em vigor que faça que tenha alguma punicao ao time ao qual ele é Conselheiro(!!)
Eu tb sou de direita e prefiro o trabalho do Reinaldo Azevedo. Acho melhores as análises dele sobre a imprensa brasileira.
E hj o Juca Kfouri falou na ESPN Brasil que a Parmalat era dinheiro sujo e colocou no mesmo nível da MSI. Sorte que o PVC (eh, ele mesmo!) interviu e disse que non era a mesma coisa, que o problema foi na matriz da Itália e que o dono lavava o próprio dinheiro. Ou seja, dúvido que este sujeito não defenda a punição retroativa do Palmeiras tb baseado nestes fracos argumentos.
amiginhos, se vcs são de direita, fãs do reinaldo azevedo e estão por aqui voces nao entenderam nada
Olha pessoal, é o seguinte:
Eu e o Rafael temos nossas posições. E tanto em forma quanto em conteúdo, o OV (como tudo na nossa vida) é uma extensão natural das coisas nas quais acreditamos.
Política é um lance delicado, papo para deixar o povo exaltado, como nas discussões sobre a renovação (ou não) do Edmundo.
Mas o assunto aqui é o Palestra.
E ponto.
Se a coisa começar a degringolar por conta de debates políticos, a moderação do site vai ser forçada a apagar posts considerados ofensivos e/ou provocativos, seja em relação à corrente política que for.
Então tá dado o aviso.
E de volta ao que interessa.
Tiago
Minha sugestao em relacao ao Edmundo é que se faça uma votacao aqui pra gente tentar medir a quantas andam a popularidade dele
Pra mim,ele ja dexou de ter o apoio da maioria
Caso Juventus de Turim: o mais tradicional clube da It foi rebaixado. A federação Italiana foi obrigada depois da ameça da FIFA.
FIFA neles…
Caso Juventus de Turim: o mais tradicional clube da It foi rebaixado. A federação Italiana foi obrigada depois da ameaça da FIFA.
FIFA neles…
GALERA, SEI QUE NAO TEM NADA A VER COM O TPICO, MAS PEÇO PERMISSAO AO OV PRA POSTAR:
“GALERA, ESTA NO AR A NOVA EDIÇAO DE MONDOPALMEIRAS, COM A VITORIA CONTRA O GOIAS BAIER, E TAMBEM AS NOVIDADES SOBRE AS TRANSMISSOES DE JOGOS DO PALMEIRAS, QUE INICIAREMOS NO PROXIMO DOMINGO!
O MECANISMO FOI ELABORADO POR UMA EMPRESA NOVA NO MERCADO, E SÓ O MONDOPALMEIRAS E A TORCIDA DO PALMEIRAS , DOS TIMES GRANDES DE SP E DO BRASIL, TERAO ACESSO A ESSE TIPO DE TRANSMISSAO!!!
VCS PODERAO INTERAGIR COM A GENTE E COM PALMEIRENSES DO MUNDO TODO DURANTE AS PARTIDAS, ESCUTAR COMENTARIOS FEITOS POR NÓS EM REAL TIME, E ACOMPANHAR LANCE A LANCE O JOGO, ALEM DE COMENTARIOS ANTES, NO INTERVALO E AVALIAÇOES E NOTAS PÓS-JOGO! COMO SE VC ESTIVESSE ESCUTANDO UMA RADIO..E VC ESTA MESMO…UMA RADIO SÓ DE PALMEIRENSES!
TUDO FEITO COM O BOM HUMOR DA EQUIPE MONDOPALMEIRAS E DE SEUS COLABORADORES! AGORA VC NAO PRECISA MAIS SE PREOCUPAR ONDE VAI ACOMPANHAR O JOGO DO PALMEIRAS, É SÓ CLICAR NO
www.mondopalmeiras.net
E ACOMPANHAR O VERDAO, MESMO QDO O JOGO PASSAR NA TV ABERTA, VC ASSISTE A IMAGEM E ACOMPANHA O JOGO COM A GENTE! CHEGA DE CLEBER MACHADO, ARNALDO, CASAGRANDE,NETO, LUCIANO DO VALLE, MILTON TEVEZ! AQUI VC VAI ENCONTRAR PALMEIRENSES TRANSMITINDO O JOGO PARA PALMEIRENSES!
VAMOS TRANSMITIR TODOS OS JOGOS DO VERDAO, ISSO MESMO , TODOS, SEJA QUAL FOR O HORARIO OU DIA DA SEMANA!!!!
COM O PROGRAMA SEMANAL MONDOPALMEIRAS, OS BOLETINS TORPEDO VERDE, DE QUARTA A SABADO, E AGORA AS TRANSMISSOES DE JOGOS, FECHAMOS NOSSO PRIMEIRO OBJETIVO, O DE TRAZER INFORMAÇOES AOS TORCEDORES DO PALMEIRAS, VIA INTERNET! SOMOS A MELHOR RADIO DE INTERNET DE CLUBES DO BRASIL,E A UNICA TOTALMENTE INDEPENDENTE!
nOSSO PROXIMO PASSO, SERA O DE FICARMOS AO MENOS 12 HORAS DIARIAS AO VIVO! iSSO MESMO, AO VIVO! e TBM DE DISPONIBILIZARMOS IMAGENS! vAMOS TRABALHANDO, COMO TEMOS FEITO ATE HJ, E TENHO CERTEZA QUE MUITO EM BREVE, ESSE SEGUNDO OBJETIVO ESTARA CONCRETIZADO!
AGRADEÇO A TODOS OS PALMEIRENSES, PELA AUDIENCIA QUE CRESCE A CADA DIA, PELO APOIO E CARINHO DEMONSTRADOS POR VCS PARA COM O MONDOPALMEIRAS!
PARA MAIS INFORMAÇOES SOBRE AS TRANSMISSOES QUE INICIAREMOS DOMINGO, CLIQUEM NO LINK ABAIXO E OUÇAM O MONDOPALMEIRAS! ABS
http://mondopalmeiras.net/blog/2007/09/11/radio-mondo-palmeiras-edicao-46/#comments”
VALEU OV!
Rodrigo Cativas (post 1), discordei de vc em outro tópico mas neste vc matou a pau, concordo totalmente com vc e peço permissão pra assinar em baixo…
É simples e extamente isso td que vc descreveu “tem sim” que acontecer tudo isso aí, ou põe moral na bagaça agora ou a coisa vai pro saco de vez…
Foda-se os gambás, foda-se a “imprençinha”, e foda-se todos que os defendem…
Ah, vou fingir que não li o que o ordinário cafajeste do Juca “Lei Pelé” Kfuru disse sobre a Parmalat e consequentemente sobre a comparação que ele fez, para não ter que escrever o que realmente deveria sobre ele e “otras cositas más”…
Abraços Palestrinos à todos!!!
Tudo o que puder ser feito para desviar o foco será feito.
O JK sabe que uma cobrança dele, para a CBF e para o STJD é o primeiro passo para que o assunto não ande.
Eu quero saber se o PVC vai escrever para a FIFA cobrando uma posição sobre o caso?
Por que a as torcidas em geral, não cobram os jornalistas em seus “blogs” e seus endereços na internet, especialmente do PVC que gosta de questionar a FIFA para que tome decisões que “preservem” o futebol?
Outras cobranças:
Qual a pena que o Bosco vai tomar?
Quando o Hugo será julgado?
Por que a imprensa não fala do rodízio para quebrar o Valdívia?
Por que o quarto árbitro saiu com quatro camisas do JL, do vestiário dos visitantes, no jogo Palmeiras x JL?
Obs: Alguém se lembra da IBF formulários e do Pimenta?
Em relação à Parmalat, a alusão é uma prova de ignorância e/ou má-fé. A Parmalat é uma empresa de laticínios e teve problemas administrativos em sua sede, devido a questões familiares. Situação já vivida por inúmeras empresas comerciais. Qualquer empresa do mundo comercial que patrocina ou patrocinou equipes de futebol pode quebrar, ser vendida ou participar de fusão com outras do mercado. A Parmalat vendia produtos que podiam ser adquiridos por todos os consumidores em pontos de venda de todo país. Ela também patrocinou o Nelson Piquet, na conquista de um dos seus mundiais de fórmula 1. A citação da Parmalat é uma prova da tentativa de desvio do foco e de “arrumar” uma saída para o rolo em que se meteram.
Pessoal, sobre essa tentativa pobre de estabelecer paralelos entre PARMALAT X MSI:
1 - Origem do dinheiro
Parmalat: para ser claro a origem é LÍCITA fruto da venda de laticínos (leite, biscoitos, leite condensado, creme de leite, bolos, etc …)
MSI: origem ILÍCITA fruto de sucateamento de patrimônio público, tráfico de armas e outros mais.
2 - Uso do dinheiro
Parmalat: Dinheiro limpo, lícito. Portanto nada a declarar sobre o uso pelo Palmeiras.
MSI: Dinheiro sujo, Ilícito. Portanto dinheiro utilizado pelo Corínthinas de forma IRREGULAR.
3 - Títulos
Aqui entra boa parte da discussão.
Palmeiras/Parmalat: O Palmeiras recebeu dinheiro LÍCITO para incrementar performance do seu time, fazer marketing, vender produtos etc …
Corínthinas/MSI: O Corínthinas recebeu dinheiro ILÍCITO, sujo, para incrementar performance do seu time, fazer marketing, vender produtos etc … caracterizando um DOPING TÉCNICO para ser superior aos rivais.
Aqui fica a pergunta: A esfera desportiva vai ser omissa? A FIFA vai se calar?
Se o argumento de que empresas que tiveram problemas finaceiros, desvios internos é suficiente para caçar títulos como querem estabelecer nesse paralelo entre PARMALAT X MSI, então vamos caçar também:
- Todos os títulos ganhos pelo Corínthinas com HICKS MUSE, BANCO EXCEL, BATAVO
- Todos os títulos ganhos pelo São Paulo com IBF, TRAFFIC, TAM (uma das maiores devedoras do INSS)
- Todos os títulos ganhos pelo Santos com Bombril (já entraram em processo de falência e ainda tem uma baita briga entre os sócios)
- Atlético Mineiro com o Banco BMG um dos que ajudaram o PT no mensalão
- Flamengo e Grêmio com dinherio da ISL
e por aí vai.
Então é bom parar com essa palhaçada de comparar a Parmalat com MSI e vou ainda mais longe, uma série dessas empresas citadas acima também não têm direiro nenhum de se compararem a uma Parmalat. Aliás, esta última está em plena recuperação da marca e se reestruturando.
4 - Fraudes, problemas fiscais etc…
Parmalat: Diretores desviaram dinheiro da própria empresa, dos acionistas, fraudaram balanços, sonegaram impostos e lavaram dinheiro desviado. ESTÃO PRESOS e pagarão de alguma forma, liberdade e dinheiro, o que devem. Não utilizaram dinheiro desviado para investir no Palmeiras
MSI: Como a origem do dinheiro é suja, os problemas deste item são meras ferramentas para a circulação do dinheiro na tentativa de ESQUENTÁ-LO. Toda oligarquia russa que se beneficiou do esquema de sucateamento está com prisão decretada na Russia, refugiada pelo mundo e buscando esquentar seu dinheiro. O Corínthinas tinha plenos conhecimentos deste esquema e mesmo assim assinou a parceria e UTILIZOU DESTE DINHEIRO SUJO. NÃO PODEM ALEGAR DESCONHECIMENTO. A PARCERIA FOI ASSINADA PELO CONSELHO, portanto O CLUBE É RESPONSÁVEL E NÃO VÍTIMA.
Parabéns ao Cláudio belo belíssimo texto acima (post 17) e principalmente MUITO BEM EMBASADO.
Agora, acho que a diretoria deveria se pronunciar sobre o assunto, principalmente quem estava naquela época (Belluzzo).
Não podem ficar comparando Parmalat com MSI como se fossem coisas do mesmo tipo…
alguem leu o LANCE de hoje? começou a tentativa de comparar a Parmalat com a MSI.
E tem mais, tentarão generalizar essa porcaria que fez o Coríntians e desviar o foco do fato (Lavanderia Negra).
Vejam os links:
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1896715-EI6598,00.html
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1896592-EI6598,00.html
Se o Palmeiras fez algum negócio, seja com empresários, jogadores, clubes que possa gerar alguma dúvida sobre sonegação, remessa ilegal, contas no exterior ou o que for, é bom checar toda a documentação, fazer auditoria e sanar qualquer tipo de dúvida.
Para livrar a cara do clube dos gambás de uma pena mais justa e severa, uma parte da estratégia é tentar comparar o caso da máfia russa/corinthians com a parceria Palmeiras/Parmalat. Isso vai ser inevitável.
O que não podemos é ficar quietos, como disse o Morollo.
O pronunciamento para colocar os pingos nos is deve ser rápido.
Que falem Beluzzo, Brunoro.
Afinal, tentam também denegrir o nome deles, querem igualar o projeto vencedor e legal que eles ergueram ao esquema premeditadamente criminoso da msi.
Ficar calado é pior. A postura tem que ser como a finalmente adotada pela diretoria do Palmeiras sobre os roubos da arbitragem. Depois do ‘preste atenção’, os “erros” do juiz cessaram.
Meus pitacos:
- Comparar Parmalat com MSI é ridículo, não dá nem para a pergunta inicial: o que é a MSI mesmo?
- Mas acho bom comparar. Ver como foram feitas as negociações, como foram pagas as transações, quem era o gerente de futebol em ambas as empresas (MSI, empresa?), se era remunerado/respeitado, se tinha salário etc…
- O difícil dessa comparação é que teremos de um lado a Parmalat e do outro um vazio. Teremos Brunoro vs ?, Patrocínio de produtos vs ?, Estratégia de Marketing vs ?, Consolidação de uma marca no país vs ?, Planejamento de compra e venda de jogadores (R. Carlos, Edílson, Rincon, Zinho, Mazinho, Djalminha etc..) vs ?.
- Quanto aos títulos, acho ridículo cassá-los. Os títulos foram ganhos no campo, isso ninguém tira. Roubados ou não, com recursos irregulares ou não, ganharam… Aliás, por esse mesmo motivo fui e sou contra a anulação de jogos. Punição sempre, mas não dá para voltar atrás no que ocorreu. No próprio campeonato italiano considero a Juve campeã da temporada retrasada (ou alguém acha que os torcedores da Inter comemoraram o título dado pelo tribunal com muita alegria?) mas acho certíssimo que tenha disputado a segunda divisão. Eu daria o título a eles, e sempre com aquela marca, é de vocês, mas que foi roubado foi…
- Concluindo: acho que punições são necessárias, inclusive disputar a segundona, se forem provadas as acusações de lavagem de dinheiro com cumplicidade do clube. Mas o título deles não se tira. O meu gostinho de dizer que esse título é sujo ninguém tira!
Está existindo uma tentativa de mudar o assunto. Quanto maior for o debate sobre outras parcerias, melhor para eles.
Quem procura desviar o foco para a parceria com a Parmalat está com segundas intenções.
Todas as negociações do Palmeiras foram investigadas pelo Banco Central. Outros clubes também passaram por investigações e quando algum fato não atendeu a lei, multas foram pagas, conforme a legislação.
O Palmeiras deve-se manifestar, rapidamente, para que seu nome não seja usado para tirar a atenção de uma investigação.
A sociedade não pode esquecer que o clube envolvido com a justiça não é o Palmeiras.
Percebam que já começaram a falar mais do Palmeiras do que deles.
Daqui há pouco, a lingüiça vai morder o cachorro!
Lembrando que o SPFW teve a FALÊNCIA de dois de seus patrocinadores: IBF Formulários, em 1993, e escola de informática Datacontrol em 1997.
Lembrando que o SPFW teve a FALÊNCIA de dois de seus patrocinadores: IBF Formulários, em 1993, e escola de informática Datacontrol, em 1997.
Sinceramente, não tô botando muita fé no Juca.
Pra mim ele faz esse papel de “morde-assopra”. Logo mais ele vem com uma daquelas “ninguém pode dizer que eu não cobrei punição ao SCCP/MSI” e nunca mais vai tocar no assunto. Lembram que eu escreci pra ele indignado com o fato do STJD ter ouvido uma edição (???) do material coletado. Será que estavam sem tempo?
Ontem à noite na CBN ele já tava dizendo que se forem pra cima de outros clubes/parcerias encontrarão indícios similares, bla, bla, bla. Mas nunca, igual essa sujeira, nunca!
Ainda deu todo espaço pro Approbato e a conversa parecia uma coisa orquestrada do tipo “prendam o Dualibi e quem mais for necessário, mas deixem nosso time coitadinho em paz”. A cara de pau desse Approbato é fora do comum.
Mas, vamos acompanhar de perto. Aliás, hoje é o julgamento do Bosco. Vão suspender o goleiro reserva por uns jogos e tudo bem. Porém, se não tivéssemos a imagem a nosso favor o que aconteceria com o Palestra Itália?
Sério, que bode!
Deu no Agora São Paulo
Citadini garante que muitos times têm um Boris
SÃO PAULO E INTER TAMBÉM TERIAM INVESTIDORES SECRETOS
PARA ELE, A PARCERIA COM A MSI É A MAIOR MANCHA NA HISTÓRIA DO TIMÃO, QUE TEVE MUITOS PREJUÍZOS, ALÉM DE CREDIBILIDADE E IMAGEM AFETADAS
Antonio Roque Citadini, presidente do Cori (Conselho de Orientação), não vê como as investigações sobre a pareceria MSI/Corinthians possam colocar em xeque o título brasileiro de 2005, em que 13 partidas foram repetidas quando se descobriu que o árbitro Edílson Pereira de Carvalho ajudava a fabricar resultados a pedido de donos de casas de apostas.
“Se formos colocar títulos de clubes que têm investidores sob suspeita não vai sobrar nada. Muitos clubes têm investidores não-revelados. Garanto que existe um monte de “Borizinhos” por aí”, afirmou, fazendo uma comparação com o magnata russo Boris Beresovski, apontado agora como um dos principais investidores da MSI.
Citadini cita o São Paulo e o Inter como clubes que também têm investidores em seu futebol profissional. “Quem é que pagou a multa do Dagoberto? O São Paulo ou o Figer [empresário]? O Inter, que fica chorando a perda daquele título de 2005, tem o grupo Sondas como investidor. Eles eram donos do Rafael Sobis. E esse grupo Sondas também é investidor do São Paulo. Tem jogadores lá. O problema não é só nosso”, acusou.
Citadini, desde o primeiro instante, foi contra a parceria com a MSI, que o afastou da direção de futebol do clube. Nunca confiou nos investidores. Ironicamente, dizia que não estaria na foto com pessoas que não tinham endereço conhecido. Hoje, critica o que aconteceu.
“É a maior mancha na história do clube. Vivemos um momento dramático em que o clube, que é vítima, sofre as conseqüências dessa parceria. Perdemos credibilidade e tivemos a nossa imagem arranhada. Tudo isso é muito triste. Uma parcela do Conselho embarcou nessa história da parceria movido pela boa-fé, mas há um núcleo central que sabia de tudo o que poderia acontecer e de tudo o que aconteceu. E se locupletou com tudo isso o que aconteceu com o Corinthians. Isso é o pior”, afirmou o dirigente corintiano. (Luís Augusto Símon)
Às vezes a direção do Palmeiras, por soberba ou desatenção, acaba sofrendo reveses total e completamente desnecessários e/ou controláveis.
Vide o caso das arbitragens — certo, o Toninho estrilou, soltaram comunicados de repúdio, avisaram que vai estar todo mundo em cima de quaiquer erros que coloquem em risco o futuro do time no campeonato.
Mas quanto tempo foi necessário? Precisavam ter levado a situação ao limite para que começassem a se mexer? Afinal, quantos estragos não poderiam ter sido evitados?
Tudo bem, a nova diretoria assumiu há pouco, estão arrumando a casa e tal. Mas existem alguns setores estratégicos nos quais é imperativo um trabalho ágil e incisivo, sem medo de retaliações, para a defesa dos interesses do clube. Se o Palmeiras não bater — e forte — com o pau na mesa pelos seus direitos, quem o fará?
Com esse imbróglio da MSI corremos o risco de ver a mesma coisa acontecer. É fato que o board da Parmalat parecia ter problemas para separar a conta bancária de seus membros do dinheiro dos acionistas, mas daí a comparar os crimes administrativos dos italianos com a lavanderia internacional montada pela máfia russa é pura má fé — ou tosqueira mesmo — da imprensinha.
De todo modo, existe sim uma certa criação de um mito “MSI=Parmalat “. E se essa análise manca se espalhar, e se transformar em lenda, e começar a ser usada como argumento nos botecos, aí o estrago já está feito.
O Palmeiras tem que se posicionar institucionalmente a respeito disso, explicar como funcionava, evitar o dano. Até porque alguns dos diretores atuais do clube eram parte do corpo administrativo palmeirense à época da Parmalat.
E, convenhamos, não é bom pra ninguém acabar no mesmo balaio da turma do Dualib.
Grande abraço!
Mudando um pouquinho de assunto.
Recomendo a leitura, na integra, da petição de um advogado atleticano contra a CBF, por erro de arbitragem.
http://www.migalhas.com.br/mostra_noticia.aspx?cod=45116
Se vai prosperar ou não, é outra história. Mas que está muitíssimo bem fundamentada e escrita, isso está.
Abs,
Rodrigo
Teo, concordo contigo. Mesmo quando o post é sensato, também tenho o pé atrás com o Kfouri.
Isso que ele anda fazendo parece mesmo um belo de um jogo de morde-assopra.
Dá uma olhada no post publicado imediatamente após o citado no texto:
—
Do Blog do Juca -
“STJD promete se movimentar
Este blogueiro acaba de entrevistar o presidente do STJD, Rubens Approbato Machado, na rádio CBN.
Approbato disse que já determinou a Paulo Schmidt, do mesmo Tribunal, que faça uma análise profunda da legislação esportiva brasileira para ver se cabe algum processo específico em relação à utilização de dinheiro sujo.
Se não houver, que é o que parece a Approbato, ele informa que proporá imediatamente o acréscimo do artigo que trate do tema na legislação esportiva, como aliás se fez em relação ao racismo”.
—
Parece que foi necessário bem pouco para que o Juca ficasse pianinho. E voltasse à tradicional blindagem do Approbato.
É complicado…
Grande abraço!
Primeiro queria pedir desculpas aos donos do blog por ter falado de política no meu post. Non eh realmente o assunto do blog.
E sobre esta tentativa de comparação Parmalat e MSI, tah na hora da diretoria se movimentar. Chama o Beluzzo pra emitir uma nota oficial, e contacta a empresa para ele se defender tb. Qualquer coisa toca um processo de dano moral nestes caras.
O Palmeiras deveria reagir de imediato e colocar as coisas bem claras.
Esses vagabundos da imprensa diziam quando o Palmeiras ganhava os clássicos ou os campeonatos, que estava funcionando o que eles chamavam de “ESQUEMA PARMALAT”.
Por que os mesmos vagabundos não disseram aos microfones e câmeras, como fizeram conosco, quando os gambás surrupiaram o título do ano retrasado, que havia funcionado o ‘ESQUEMA MSI” ?
Esses caras da imprensa não têm a menor dignidade, com raríssimas exceções.
Ademais, morrem de medo de apanhar da torcida do CUrincha, principalmente quando dos jogos no Pacaembu.
Os poucos que falam alguma coisa o fazem de forma velada e sem a ênfase que a situação requer.
Mais ou menos assim, quando transmitem os jogos deles e o juiz (como de hábito) os auxilia.
COM LOCUTORES TIPO NILSON CÉSAR, JOTA JÚNIOR E OUTROS QUE CONHECEMOS:
” O juiz deu penalti, mas o lance foi fora da área. Prepara-se fulano pra bater o penalti, bateu é gol. gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooollllll. SENSACIONAAAAALLLLL a batida do penalti. O coringão sai na frente bonito no placar. Agora TIMÃO… x … nada. a FIEL faz feeeeestta nas arquibancadas….
E não se toca mais no assunto do penalti irregular pelo resto da transmissão. Se possível não mostram a origem do lance nos melhores momentos. Nem o comentarista fala mais no lance.
Os jornais, no outro dia, vão fazer o mesmo…Tocar ” en-passant” no assunto (se for MUITO escandaloso) e continuar a matéria como se nada houvesse acontecido. Mas eles não abrirão mão da manchete: Timão vence na raça!!!
NAS RARAS VEZES (RARÍSSIMAS MESMO) EM QUE O JUIZ NOS FAVORECE, AINDA QUE EM UM LANCE DE LONGE, DE SIMPLES
FALTA QUE ACABA REDUNDANDO EM GOL:
” o JUIZ apita falta para o Palmeiras. Um absuuuurdo. Não houve a falta. Só ele viu a falta fulano (chama o comentarista).
Entra O COMENTARISTA;
De fato, a falta não existiu. É um absurdo o que fazem com os times pequenos. Uma falta inexistente, que favorece o Palmeiras. O time grande é sempre beneficiado. Esse juiz precisa fazer reciclagem
Volta o LOCUTOR.
Vai bater essa falta inventada pelo árbitro, que só ele viu, fulano. correu bateu fulano é gol goooll (bem curtinho) do Palmeiras. Fulano (nome do jogador), aos … minutos do
… tempo. UM ERRO IMPERDOÁVEL do árbitro Sr. fulano, marcando uma falta que só ele viu para o Palmeiras.
Dí em diante é cutucar o jogo inteiro dizendo l X 0 para o Palmeiras, com o lance começando em jogada irregular.
O dircurso é repetido à exaustão, o jogo inteiro.
No outro dia, nos jornais a manchete: PALMEIRAS VENCE COM GOL IRREGULAR…
Ou:
Palmeiras ganha por 1 X 0, com um gol de falta que só o juiz viu.
É assim que agem 90% dos “homens” que fazem a imprensa, sem postura, sem imparcialidade, sem dignidade.
Sei que a maioria tem medo de apanhar dos corinthianos, principalmente da Gaviões.
Mas quando se trata de Bambis, repete-se a situação.
Onde está a decência ?
Onde está o senso profissional ?
Cadê a neutralidade, a imparcialidade ?
Onde está a vergonha ?
Essa gente persegue o Palmeiras, porque não se sente ameaçada quando trabalha no Palestra, diferentemente de quando trabalha no MOrumbicha ou Pacaembu.
Ainda assim, com a maior desfaçatez deste planeta, usam os seus microfones para dizer que o Palestra não é um lugar seguro para trabalhar e para abrigar jogos importantes.
Eu disse no início desta matéria que a diretoria deveria reagir .
Entretanto, aoi redigir o que escrevi, passei a pensar diferen te.
Não seria isso o que a imprensa está querendo ?
Que se coloque mais lenha na fogueira do debate ? Uma nota de repúdio, por parte do Palmedessas poderia ajudar a desviar o foco da discussão…
Ademais a imprensa, fatalmente, vai dizer: “O Palmeiras está assumindo as irregularidades da Parmalat”.
Minha gente, eu concluo que, apesar do meu primeiro pensamento favorável a uma nota de desmentido, o melhor é ficarmos quietos e deixarmos a corda para que eles próprios se enforquem.
Mas tenham convicção (mais do que simples certeza) de que
as autoridades e os órgãos judicantes (alguém acredita no STJD do Aprobbato?) vão punir o Corinthians ?
Vão punir mesmo Dualib Nési et caterva. O clube vai passar incólume por tudo isso.
Ou voces acham que o “homem sem dedo” lá de Brasília vai deixar que punam o clube dele ?
Fosse o Palmeiras e, incontinenti, estaríamos na terceira divisão.
Ou, quem sabe, eliminados do futebol!
A mensagem nº 28, do Tiago Soares deve ser lida com urgência, pela Assessoria de Imprensa do Palmeiras e passada à direção.
A citação do assunto arbitragens é perfeita como exemplo e mostra como o Palmeiras age com lentidão.
Esperamos que as mudanças ocorridas, nesses últimos dias, não sejam apenas fatos isolados, mas uma tendência de postura.
Amigos,
O problema do OV é que os topicos e os coments são tão bons que ficamos sem ter o que falar e o que completar…rs
Execelente tópico, e excelentes postagens , principalmente as do claudio baptista (17) e do thiago soares (28).
Vale lembrar que o Palmeiras foi inoperante ainda em 93-94, quando começaram a divulgar o termo ‘esquema Parmalat’, e não tomamos nenhuma providencia! Só vi uma vez o Brunoro desabafar apos mais um titulo: ‘esquema parmalat existe: é dar condições de trabalho para profissionais de qualidade’.
Mas o que ficou foi o esquema parmalat, termos inventado por um bambi daquela epoca.
Abraços a todos,
Uma coisa é achar que fulano ou sicrano tem investidor secreto. Outra coisa é ter escuta telefônica, saber que o investidor secreto é bandido procurado pelo mundo todo.
Uma coisa é ter presidente e diretoria indiciados por FORMAÇÃO DE QUADRILHA???, outra coisa é ter dirigentes honestos, elegantes, trabalhando em prol do clube.
Nem o Mustafá, tão criticado pelos desmandos e mutretas, conseguiu se aproximar do grande presidente Gambá em suas armações.
Esses pseudos jornalistas da imprensinha podem agora chorar bastante, tentar acusar outros clubes, mesmo sem fundamento, porque o time deles está no lugar que sempre deveria estar, ou seja, na lama, no lixo.
E se alguma coisa de sério ainda restar nesse país esse time nojento(que provou que faz qualquer coisa para se dar bem) tem mesmo que perder o título de 2005; deixando de lado outros tantos que ele levou na maracutaia.
Só por curiosidade: vi uma notícia que o PVC é contrário à perda do título pelo Corinthians, não li a matéria, só a chamada. Realmente, acho que todos poderemos agora saber qual é o time desse sujeito, não é mesmo?
Quem lançou essa expressão “Esquema Parmalat” foi Telê Santana, um técnico que discursava contra a violência no futebol, mas escalava em seu time Dinho, Pintado, Ronaldão, Suélio e Luis Carlos Goiano.
Quem não gostasse do “futebol-brucutu” não escalaria esse tipo de jogador.
Essa tática de desmoralizar as conquistas do Palmeiras foi usada como desculpa e como pressão sobre arbitragens, contra o nosso time.
Ocorre que o Telê sempre foi amigo dos formadores de opinião e visto como santo em tudo o que falava.
Há dois ou três anos, o técnico Geninho disse em entrevista que os times do Telê eram os que mais batiam e isso podia ser comprovado pelas estatísticas. Quase foi linchado no ar e teve que contornar a situação. (entrevista para a Jovem Pan)
Correção:
Geninho disse que o SP de Telê (e não os times do Telê) era o que mais cometia faltas, ao contrário do que pregava a imprensa.
Minha observação:
O Telé começou a mudar o seu estilo após perder o Brasileiro de 1990.
Mudou o estilo, mas manteve o discurso.
Rapaziada, que maravilha o nível desse debate. Esmeraldino, sua descrição da narração comparada dos gols é impagável. Tiago, nem preciso dizer que concordo completamente com seu comentário.
Estou na corrida agora, depois escrevo mais. Abraço!
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/09/11/ult59u130370.jhtm
O penúltimo parágrafo da notícia é o mais bizarro. O que dá mais ódio.
VAZA APROBATTO!
olha galera so acredito q algo podera acontecer
dependendo do q os nossos senadores fizerem amanha com o renan calheiros
pq ali com certeza é o espelho de td o q acontece no pais
pq caso contrario duvido q os gambas digo o clube quantos seus dirigentes serão punidos
vamos aguardar!!!!!!!!!!!!!
Pessoal, desculpem o assunto diferente neste comentário, mas é relacionado ao SPFW e o tratamento da imprensa.
Segue abaixo um e-mail que acabei de enviar a Assessoria de Imprensa do Palmeiras:
Agora há pouco encontrava-se, mais uma vez, no programa da Bandeirantes da hora do almoço o supervisor Marco Aurélio Cunha em um link aberto e disponível em tempo integral com seu discurso de desvalorização da atitude do goleiro reserva do SPFC em relação a simulação da pilha mais a caçada ao Valdívia. Nem tocaram no assunto da outra simulação de agressão supostamente promovida por torcedores do Palmeiras.
Como parte deste processo, o Palmeiras deve procurar a emissora e o programa esportivo e solicitar espaço igual ainda no programa de amanhã, antes do julgamento do goleiro adversário.
Pense brevemente o que aconteceria com o Palmeiras caso a simulação desse certo:
- Interdição do Palestra Itália em fase decisiva do campeonato. Prejuízos técnicos irreparáveis.
- Prejuízos financeiros ao clube sem jogar em seu estádio ou ainda com portões fechados
- Interdição definitiva do Palestra Itália para jogos clássicos em qualquer campeonato
- Prejuízos morais ao clube, supostamente agressor.
…
Portanto, temos que agir preservando nossos interesses e rebatendo a retórica adversária que vem prevalecendo insistentemente.
Abraço,
Claudio Baptista Jr.
Sergio Marcio, Post 2:
“Pra mim não vai acontecer absolutamente nada. Aliás, vi ontem como Juarez Soares, de maneira patética, defendia seu clube do coração, tentando convencer a todos de que o Gambazão é uma vítima de toda essa história. Mas a verdade é que ninguém vai ir preso, nenhum título será cassado e nenhum castigo será decretado. Por tanto, vou me dar por satisfeito se descobrirem que houve maracutaia pra ser campeão e pra não cair também. Simplesmente quero que a verdade venha à tona, pra jogar na cara dos gambás. Que haja punição, aqui no Brasil, acho que seria pedir muito.”
Caramba, onde eu assino?
Estão conseguindo o que querem.
Até nesse blog, agradavelmente palmeirense, estamos dando guarida e corpo àquilo que a imprensa mais quer, ou seja, enrolar o nosso querido verdão nesse mar de lama que cai sobre o parque são jorge. As comparações são, por tudo que já foi exposto acima, exdrúxulas e atemporais.
Sugiro aos colegas que deixem de citar referências msi/Parmalat/curintia/Palmeiras. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Tudo isso, à medida que vai sendo discutido, vai tomando corpo e se tornando, como querem, uma possível verdade.
Cabe à diretoria, em nota oficial, manifestar-se sobre o caso e fim de papo.
Falemos do caso, sim, mas com referência apenas à cachorrada.
Não deixemos que mudem o foco da discussão, que é indubitávelmente apenas restrito ao corinthians.
Abraços a todos.
Olha, de tudo o que tá acontecendo, eu só vou pegando mais orgulho de ser palmeirense e de ter escolhido essa belíssima agremiação pra ser torcedor!!!
O Palmeiras é a essência da esportividade! Vencemos quando fomos melhores, e, algumas vezes, mesmo sendo melhores, perdemos em razão de maracutaias.
A imprensa acabou de mostrar a sua face verdadeira nesse caso da MSI. Tudo o que a gente vem falando ao longo do tempo, que parecia ter lógica só pra gente, mostra-se materializado com a blindagem feita à gambazada.
Em 2005 fora 13 jogos anulados e feitos novamente, QUE MUDARAM OS RUMOS DO CAMPEONATO! Só um juiz (UM JUIZ!!) foi acusado, e mesmo assim tá por aí, numa boa. Porque será, né??
Eu não quero ser campeão como o gambá em 2005; Como o gambá foi no Paulistão de 1997, com o esquema 1-0-0; Como na Copa do Brasil de 2002, contra o Brasiliense! Como o bambi está tentando esse ano…
O Palmeiras perdeu o final de Campeonato pra Guarani, pra Inter de Limeira; O Palmeiras foi eliminado pelo ASA de Arapiraca; O Palmeiras foi pra segundona, roubado (ISSO MESMO, R-O-U-B-A-D-O, nossa tristeza nos fez esquecer do gol que fizemos contra os sardinhas, em que a bola entrou, e no jogo contra o Vitória, onde fomos operados por Wilson de Coisa Medonha), e voltou no ano seguinte, NA BOLA, fato até então inédito no Brasil (não é, SPFW??).
Por isso que eu digo, sempre:
“Não é feio cair pra segundona;
feio é ROUBAR PRA NÃO CAIR pra segundona”.
Ontem a noite assisitindo, meio que de “en passant” é verdade, aquele lixo da ESPN Brasil das segundas a noite, cujo nome sequer consigo guardar, vi Juca “lei Pelé” Kfouri (essa é muito boa Rafael), dizendo mais ou menos o seguinte; que mesmo se uma pessoa gabaritada e com credibilidade se predispusesse a assumir a presidência gambástica, aí citou o nome do Dr. Antonio Ermírio de Moraes presidente do grupo Votorantin e um dos empresários mais respeitados desse país, e que todas as medidas saneadoras evoluíssem a contento levaria pelo menos dois anos para o clube se reerguer, ao que José Trajano com a sutileza paquidérmica que lhe é peculiar respondeu; “dois anos!? eu achei que fosse uns duzentos”. Nessa hora rolei de rir e até valeu a pena aturar, mesmo que por pouco minutos, Fernando Calazans, PVC e Cia.
Agora uma pergunta. Alguém acredita que Antonio Ermírio de Moraes se arriscaria a macular sua imagem ligando seu nome ao bando de mafiosos que orbitam o time da marginal s/n?
Sds.
Edson, apesar dos tópicos anteriores serem interessantes, concordo contigo em não alimentar essa bolha que a imprensa quer fazer crescer.
soh uma coisa
q eu me lembre agora, o palmeiras perdeu duas libertadores, um mundial, uma copa do brasil, duas mercosul, um brasileiro e um paulista… tudo isso ainda patrocinado pela parmalat.
eh esse o esquema parmalat q eles tanto falam?
pq nao ganhamos esses titulos citados acima?
O Tiago, no post 28, matou a pau.
Só tenho uma sugestão a ser feita à Diretoria e Assessoria de Imprensa. Antes de nos defendermos em relação ao dito “esquema-parmalat”, fundamentando e diferenciando com fatos e provas, o Palmeiras deve começar o discurso pregando investigações profundas e punições a todo e qualquer time que tenha participado de um esquema e terminar se colocando à disposição da imprensa, oferencendo inclusive material e abrindo às portas em caso de qualquer tipo de investigação sobre a parceria dos anos 90. No meio do discurso vem toda a defesa do Palmeiras/Parmalat e a repúdia à qualquer tipo de comparação. Temos razão! Não temos o que temer! É a nossa chance de calar a boca da imprensinha e evitar comparações esdrúxulas e, de quebra, afundar mais ainda o MSI, demonstrando com fatos e argumentos fundamentados, que uma coisa não tem nada a ver com a outra e cobrando providências - especialmente da Justiça Desportiva, como fez o Juca. Mas dessa vez, sem assoprar!
Pessoal do OV, por favor, mais uma vez peço. Enviem esse post com os comentários ao Finelli.
Abs
Sangue Verde (n.45)
A história do Antônio Ermírio é mais uma para desviar o foco. Mais uma jogada de marketing. A idéia foi do Washigton Olivetto que, inteligentemente, sendo amigo do empresário, lançou na mídia. Mais uma para desviar o foco. Antônio Ermírio sequer se pronunciou a respeito pra não confirmar nem negar, mas a verdade é que ele não seria louco de querer assumir uma bomba dessas.
Sds
Alguns títulos perdidos na era Parmalat, graças a erros de interpretação das arbitragens.
(sem contar a desclassificação para o Juventude, em 1995, time do mesmo patrocinador)
OBS: Um clube que se beneficiasse de fatores extra-campo não se sujeitaria aos erros comuns de arbitragem em jogos decisivos.
O objetivo dessa listagem não é reclamar de erros prejudicais ao Palmeiras, já considerados como histórias do futebol, mas de atestar duas situações bem características: A parcialidade da imprensa na cobertura do clube e disputa dentro do campo por parte do Palmeiras.
Fica apenas como registro interno para o OV e lembrando mais uma vez o que já foi dito por vários colegas. Desviar o foco para outras questões interessa a quem procurar arrumar uma saída para os seus problemas.
12/12/2000 - Segundo Jogo da Final - Copa Mercosul
Palmeiras 1 x 0 Vasco
Arbitragem: Oscar Roberto de Godoy
Local: Parque Antártica
Em duas jogadas normais são marcados impedimentos do jogador Basílio, além de uma penalidade em Magrão, a não expulsão do Júnior Baiano quando o próprio jogador já esperava o vermelho. Seis minutos e trinta e quatro segundos são acrescentados à partida, de forma injustificável, em um jogo onde o Vasco buscava o empate para ficar com o título. A imprensa, principalmente a Globo, não mostra nada. Seu comentarista de arbitragem José Roberto Write acha tudo normal. Nos programas do dia seguinte, ainda têm a “cara de pau” de mostrar somente a penalidade máxima sofrida pelo Vasco, em lance ocorrido quando a partida já deveria estar pelo menos, 3X0 para o Palmeiras, em função dos erros anteriores. .
20/12/2000 – Terceiro Jogo da Final - Copa Mercosul
Palmeiras 3 x 4 Vasco
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas
Local: Parque Antártica
Apesar da apatia que tomou conta do time no segundo tempo, a arbitragem voltou diferente após o intervalo. As decisões em lances de interpretação sempre foram favoráveis ao Vasco. Como o Palmeiras tomou uma virada após estar vencendo por 3×0, os comentários sobre a atuação do árbitro ficaram para segundo plano. Quando em condições normais nada é falado em relação às arbitragens, ao interpretarem lances contra o Palmeiras, em um jogo como esse o assunto ficou mais esquecido ainda. O fato de o Palmeiras cometer erros dentro de campo, conforme cometeu neste terceiro jogo das finais da Copa Mercosul, não conferia à arbitragem o direito de interpretar os lances da partida de maneira parcial.
09/12/2000 - Copa João Havelange
Palmeiras 2 x 2 São Caetano
Arbitragem: Paulo César Oliveira
Local: Parque Antártica
03/12/2000 - Copa João Havelange
Palmeiras 3 x 4 São Caetano
Arbitragem: Alfredo dos Santos Loebeling
Local: Parque Antártica
Em uma disputa de 180 minutos, o resultado ficou em 6 x 5. Tornaram-se decisivos os erros em três lances de penalidade máxima:
Penalidade máxima em Basílio, no primeiro jogo.
Penalidade máxima em Juninho, no segundo jogo.
Falta fora da área, no segundo jogo, transformada em penalidade, para o São Caetano.
Nenhuma repercussão, ou questionamento sobre os erros foi feito pela imprensa.
21/06/2000 – Segundo Jogo das Finais - Libertadores da América
Palmeiras 0 x 0 Boca Juniors
Arbitragem: Stephânio Gonzáles
Local: Morumbi
Asprilla sofre penalidade ao ser empurrado na finalização de gol certo. Ninguém da imprensa comenta o lance e preferem citar um gol anulado do Boca onde o impedimento foi visível e comprovado pelas imagens
20/12/1999 - Final – Copa Mercosul
Palmeiras 3 x 3 Flamengo
Árbitro: Luciano Augusto Almeida
Local: Parque Antártica
Duas penalidades máximas em Euller não são vistas, pelo árbitro carioca que apita pela Federação de Brasília. A mais gritante ocorre no início do segundo tempo com o jogo em 1×0 para o Palmeiras. Logo após, é validado o gol de empate do Flamengo, cuja origem do passe foi uma bola conduzida com a mão. Nenhuma discussão ou questionamento sobre os erros de arbitragem foi feito pela imprensa.
30/11/1999 - Final - Copa Intercontinental
Palmeiras 0 x 1 Manchester United
Arbitragem: Helmult Krüg – Alemanha
Local: Tóquio
Dois lances decisivos: No primeiro tempo, em jogada de gol certo, o auxiliar japonês marca um impedimento inexistente. O jogo estava 0×0. A imprensa brasileira sequer registra o lance em suas reportagens pós-jogo. No segundo tempo, aos 11 minutos de jogo, outro erro grosseiro é cometido quando o outro auxiliar japonês assinala mais um impedimento inexistente. O Palmeiras fez o gol na seqüência, com Alex. Nenhum dos dois lances decisivos mereceu atenção. Ao contrário, procurou-se usar a derrota do Palmeiras para reportagens de provocação ao clube, no melhor estilo “torcedor-adversário”. O registro que ficou desta partida é de que o Palmeiras não conseguiu o título. A forma como isso aconteceu, nunca foi lembrada e nunca será.
13/06/1999 - Primeiro jogo da Final do Paulistão
Palmeiras 0 x 3 Corinthians
Árbitro: Oscar Roberto Godoy
Local: Morumbi
O jogador Vampeta quase quebra a perna de Rodrigo Tadei e não recebe nem o cartão amarelo. Nesse momento do jogo, o placar estava 1×0 para o adversário. No final do jogo, o árbitro, mostrando um visível descontrole emocional, expulsa dois jogadores do Palmeiras. A partir daí, o adversário do Palmeiras faz mais dois gols, definindo a conquista do título neste primeiro jogo. Dias antes, o presidente da FPF, Eduardo Farah, critica o Palmeiras abertamente pela imprensa, pelo fato do clube utilizar um time misto na disputa das semifinais e finais. Diz ele à imprensa que a equipe pagaria caro por esse procedimento.
Não se sabe se esta declaração atrapalhou ou não o trabalho do árbitro, em função de ser uma possível pressão. A discussão é que um fato jornalístico como esse, envolvendo uma final de campeonato paulista não teve repercussão.
Após o segundo jogo, é dado destaque para a confusão entre os jogadores. A interferência da arbitragem no primeiro jogo e, por conseqüência, no destino da competição nunca foi lembrada. Comparando-se os comentários sobre as finais de 1993 e de 1999, pode-se comprovar a parcialidade como esses assuntos são tratados. Em 1993 reclamaram da entrada do Edmundo no Paulo Sérgio aos 41 minutos do primeiro tempo, jogada que ocasionou um cartão amarelo para o jogador do Palmeiras. Esqueceram-se, no entanto, que 12 minutos antes o jogador Paulo Sérgio havia agredido Edmundo, em lance ocorrido à frente do auxiliar de linha, o que gerou uma discussão com o técnico W. Luxemburgo. Essa agressão do jogador Paulo Sérgio nunca havia sido registrada até o Lance publicar em seu “blog” de TV, agora em 2007. No áudio aparece o repórter corintiano Otávio Muniz registrando o fato.
Até hoje, muitos “profissionais” de imprensa continuam questionando a conquista do Paulistão-93, selecionando em suas análises apenas o que lhes interessa e, principalmente, não lembrando que dois meses após aquela final de paulista, o Palmeiras venceu o Torneio Rio-SP, jogando com seu time misto, contra o mesmo adversário, e ainda atuando com dez atletas, todo o segundo tempo da primeira partida ( 04/08/1993 (2×0) e 07/08/1993 (0×0) ).
Voltando ao ano de 1999, o jogador Rodrigo Tadei foi obrigado a se submeter a uma cirurgia devido à entrada que recebeu. Nunca se ouviu um comentário sobre isso.
11/06/1999 – Semi-final da Copa do Brasil – Segundo jogo
Palmeiras 1 x 1 Botafogo
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
Local: Maracanã
No primeiro tempo, com o placar em zero a zero, é marcada uma falta vencida sobre Paulo Nunes. Um erro primário, quando o gol era certo. Nenhuma repercussão, ou questionamento, sobre os erros de arbitragem, foi feito pela imprensa.
28/05/1999 – Semi-final da Copa do Brasil – Primeiro jogo
Palmeiras 1 x 1 Botafogo
Árbitro: Luciano Augusto Almeida
Local: Parque Antártica
Aos 45 minutos do segundo tempo, Sérgio Manoel defende com um soco, dentro da área, uma falta cobrada pelo Alex. Nada é marcado em um lance que foi uma típica defesa de goleiro.
25/02/1998 – Semi-Final - Torneio Rio-São Paulo
Palmeiras 0 x 1 São Paulo
Arbitragem: Paulo César de Oliveira
Local: Estádio Brinco de Ouro - Campinas
O árbitro não paralisa a partida para atender a um jogador do São Paulo, caído no gramado. Deixa o time do São Paulo, por um bom tempo, tentar o ataque. Quando o Palmeiras recupera a posse de bola e arma um contra ataque perigoso, ele interrompe o jogo para o atendimento. Zinho reclama e chuta a bola para longe e é expulso. A forma exibicionista do árbitro chama a atenção. O Palmeiras perde o jogo por 1×0 e depois perde na disputa das penalidades. A imprensa não questiona o procedimento da arbitragem.
1997 - Semifinais - Torneio Rio São Paulo
Palmeiras 1 x 3 Santos
Primeiro Jogo Árbitro: Oscar Roberto Godoy
Local: Parque Antártica
A partida estava empatada em 1×1. O árbitro expulsa o zagueiro Sandro por este estar discutindo com seu companheiro de zaga. O Santos vence por 3 a 1 e, mesmo perdendo por 2 a 1 no segundo jogo, em Presidente Prudente, se classifica para a Final.
01/12/1996 - Oitavas de Finais - Campeonato Brasileiro
Palmeiras 1 x 0 Grêmio
Árbitro: Cláudio Vinícius Cerdeira
Local: Morumbi
O Palmeiras precisava vencer o jogo da volta por 2×0, vence por apenas um gol e tem um gol assinalado por Fernando Diniz, absurdamente anulado por impedimento. O Grêmio acaba sendo campeão contra a Portuguesa. Novamente, não há questionamentos sobre a atuação da arbitragem. Para os críticos, tudo foi normal.
06/08/1995 – Segundo Jogo das Finais - Campeonato Paulista
Palmeiras 1 x 2 Corinthians
Arbitragem: Remi Harrel (França)
Local: Estádio Santa Cruz – Ribeirão Preto
Aos dez minutos do segundo tempo da prorrogação, o jogo estava empatado em 1×1 e o Palmeiras precisava da vitória. Rivaldo é puxado dentro da área para não marcar o gol do título. O árbitro não marca a penalidade. Apesar de esse lance decidir o campeonato, a imprensa ignorou o fato em todas as suas reportagens e programas esportivos. Ninguém questionou a legitimidade do título conquistado pelo adversário do Palmeiras e ninguém mais se lembra do que aconteceu no final deste jogo em Ribeirão.
26/07/1995 - Oitavas de Final - Libertadores da América
Palmeiras 0 x 5 Grêmio
Arbitragem: Cláudio Vinícius Cerdeira
Local: Estádio Olímpico
O Palmeiras, após ter Rivaldo expulso no início do jogo, tem também a expulsão de Válber (Ex-Mogi-Mirim). O Árbitro não tem coragem de expulsar Danrley, após visível agressão sobre Válber. Expulsa, apenas, um jogador do Grêmio. Danrley é suspenso para o segundo jogo devido às cenas mostradas pela televisão e relatadas pelo representante. O Palmeiras perde por 5×0. No segundo jogo a vitória do Palmeiras por 5×1 não foi suficiente. Nessa partida, o goleiro reserva do Grêmio, Murilo, estava no banco com um dedo da mão quebrado. Os acontecimentos desse primeiro jogo decidiram o destino da competição. Apesar de a agressão ter sido vista e registrada por toda a imprensa que cobria a partida, nenhum jornalista ou órgão de imprensa responsabilizou a não expulsão do goleiro como fator determinante para o destino da classificação do Grêmio. Até hoje, quando se faz alguma reportagem sobre essa disputa, não citam nada sobre o fato. A história passou a registrar apenas o título do Grêmio naquele ano. O momento da confusão aconteceu quando o jogo estava 0×0 e as equipes ficariam com nove atletas em campo, sendo que o Grêmio teria no gol um jogador com o dedo fraturado. Com certeza, em situação oposta e se o atleta não expulso fosse do Palmeiras, esse fato estaria sendo lembrado todas as vezes que o assunto fosse a Libertadores envolvendo o confronto Palmeiras x Grêmio.
O que o Palmeiras deveria fazer é nos proximos treinos, o beluzzo realizar uma coletiva de imprensa e falar que nos ultimos dias, ouviu comparações entre o triste(usar o termo triste, só para não poder desviar o foco ainda mais) problema do corinthians com a MSI com a vitoria parceria Palmeiras/palmeiras e explicar como funcionou a parceria, mostrando que qualquer problema da Parmalat não tem nada a ver com o Palmeiras e tudo foi feito de maneira licita.
Amigos parmeristas.
Ninguém pode se iludir com o Juca “lei Pelé” Kfouri.
Todos conhecem o tipo.
Ele é um revoltado a favor.
Marco (50), tem muita gente que possui estes jogos gravados. Daria para fazer um banco de imagens bem interessante.
Mesmo sendo passado, são fatos ótimos para serem jogados na cara da imprensa.
O blog Parmerista está fazendo algo semelhante com imagens de favorecimento as frenéticas neste campeonato.
A tecnologia está aí e muito fácil de ser usada.
Basta querer. Pena que o Palmeiras não monta uma estrutura de proteção, o que custaria pouco comparado ao benefício do trabalho. É uma pena. Temos que contar com a boa vontade de Palmeirenses torcedores comuns.
Sem comentários. Tenho nojo desse cara. Deveria ser persona non grata no Palestra Italia. Patético. Simplesmente um idiota com medinho de ser repreendido pelos chefes gambás.
NÃO TEM QUE CASSAR
postado por Paulo Vinícius Coelho
Não há mal que se faça mais a um campeonato do que cassar seu campeão. Isso vale para qualquer caso, até mesmo aqueles em que não há outra alternativa, a não ser retirar, na justiça o título esportivo.
Aconteceu algumas vezes na história.
Na Itália, em 1928, o Torino perdeu a taça porque seus dirigentes fizeram um arranjo para corromper o zagueiro Allemandi, da Juventus.
Aconteceu na França, em 1993, com o Olympique de Marselha, do dinheiro sujo de Bernard Tapie, que servia também para corromper jogadores do Valenciennes. Como o escândalo só foi comprovado na Liga Francesa, ninguém cassou o título europeu — o Olympique foi proibido de jogar a final do Mundial Interclubes contra o São Paulo porque foi suspenso pela Uefa, mas não teve seu título contestado.
Porque o caso Corinthians envolve dinheiro que não deveria ter entrado no Brasil, mas o título, do ponto de vista esportivo, não teve nada de irregular. Daí eu discordar do Juca, quanto à possibilidade de cassação da taça corintiana.
É preciso cuidar para que histórias como a MSI e seu dinheiro nada ético não
depois do post do marco,nao tem nem mais oq falar
perfeito.
tem jogo ai que eu nem lembrava mais…
Cláudio,
Esses foram apenas alguns jogos. Somente decisões e na época da Parmalat. Nesses últimos anos, a lista aumentou muito.
A idéia do banco de imagens é a melhor possível.
Com os recursos técnicos que temos hoje, vai ficar cada vez mais difícil usar a regra de repetir as mentiras até que elas se tornem verdades.
Marco,
Os dados que vc passou no comentário n. 50 são de algum banco de dados?? De onde vc lembrou tanta coisa??? Apenas por curiosidade.
SENSACIONAL, Marco!!!!! Retrato PERFEITO mostrando vários momentos NOJENTOS envolvendo arbitragem e imprenssinha em relação ao Palmeiras. Acrescentaria à sua análise:
Segunda Final do Paulista de 1993:
- Além desse lance em que o coitadinho do Paulo Sérgio (energúmeno de marca maior) agride o Edmundo impunemente, o mesmo jogador, no começo do jogo, deu um carrinho violento, por trás, no Edmundo. Jogada em que já poderia ser configurada expulsão ao corintiano. Incrível como um jogador que entra claramente para bater e irritar um dos nossos melhores talentos na época, e após dois lances em que poderia ser expulso, sai como coitadinho aos olhos sujos da mídia.
- Durante todo o jogo, o árbitro marcou diversas faltas INEXISTENTES perto de nossa área, quando no time adversário havia um excelente cobrador de faltas, o infeliz do Neto. A imprenssinha nada falou ou fala a respeito, ainda bem que o gordinho pipocou.
- No segundo tempo, a expulsão do Tonhão foi uma das mais “mandráquis” da história. Após jogada em que o Edmundo iria sair na cara do gol, o goleiro Ronaldo apelou e decidiu fazer a falta e ser expulso (burro feito uma anta, já que o esdrúxulo regulamento permitia que tomassem uma goleada de 20 a 0 no tempo normal, que ainda teriam a chance de “reverter” na prorrogação). O Tonhão se aproximou dos jogadores com o intuito de ser atencioso a quem quer que pudesse estar machucado, e o ronaldo, que já sabia que iria ser expulso, numa atuação digna dos piores atores das novelas mexicanas, se levanta próximo ao Tonhão e simula grotescamente uma agressão, na cara do juíz. Nem uma criança de 5 anos se deixaria enganar com tamanha cara-de-pau, ou seja, SACANAGEM com o Tonhão e com o Palmeiras.
- Vale lembrar também que ao longo de todo o jogo, foi NÍTIDO observar que os jogadores adversários entraram predeterminados e INSTRUÍDOS a chorar exageradamente até lateral. É óbvio que boa parte da imprenssinha resolveu reverberar o choro. A estratégia era pressionar mais ainda a arbitragem, que já vinha pressionada por todos os anti-palmeirenses sobre o DELIRANTE esquema parmalat. E, claro, já entraram em campo com a desculpa decorada para a derrota.
- Ah, e no final do primeiro tempo da prorrogação, a tal fiel já tinha esvaziado as arquibancadas.
Segunda Final do Paulista de 1999:
Recentemente, o pseudo-árbitro-comentarista falou a respeito desse jogo numa dessas porcarias televisivas do milton neves. Já ciente da impunidade proveniente do tempo e da aposentadoria, o palhaço simplesmente vomitou na cara de qualquer pessoa que goste de futebol. Em tom de escárneo, disse algo do tipo: “o Evair estava nervosinho demais, eu olhava pro vampeta e mandava bater mesmo, e que o jogo já era nosso.” Pra piorar, os “jornalistas” ali presentes não só não o repreenderam como deram risadas em alto e bom som….. Não é preciso falar mais nada.
Roberto Verdão (post 49),
eu me lembro bem quando a msi começou a parceria com os gambás que esse wahington olivetto saiu em tudo que é reportagem de televisão e jornal dizendo que a parceria e a contratação dos argentinos seria a inevitável internacionalização do curintianismo. mesmo todo mundo sabendo na época que ia ser tudo trambicagem e máfia.
patético esse cara.
SOBRE JUQUINHA GAMBÁ, O CONDE DRÁCULA DO FUTEBOL BRASILEIRO, AUTOR DA LEI PELÉ:
Através dos meios de comunicação ele vai fazer uma
“cortina de fumaça”, isto é, defender punições.
E vai carregar na necessidade de punições aos dirigentes.
Apenas e tão somente aos dirigentes.
Sobre as punições ao clube ele vai falar um pouco (pra que no futuro não o cobrem por isso) e depois vai parar de tocar no assunto esperando a poeira baixar.
Simultaneamente, nos bastidores, vai se doar de corpo e alma ao clube e entrar no time do Dr Rúbis do STJD, defendendo que não haja nenhum tipo de punição.
Voces sabiam que esse pulha (que hoje se fantasia de vestal)
já fez parte do Departamento de arbitragens da FPF ?
E o fez junto com o diretor de futebol da democracia Adilson Monteiro Alves ?
E que o fez exercendo, simultaneamente e paralelamente a função de jornalista ?
Ele adora falar que ninguém, por questões éticas, tem o direito de exercer a função de jornalista e apresentador.
Mas a de jornalista e membro da comissão de arbitragem é exceção ? Pode ?
Ou seria UM MILHÃO DE VEZES PIOR e mais comprometedor para um jornalista publicamente conhecido como corinthiano, ser membro de uma comissão de arbitragem, em uma época na qual, coincidentemente, o Corinthians, mais do que nunca, foi o grande beneficiário das arbitragens ?
Voces acreditam que ele tenha trabalhado de graça para a FPF naquele período ? Será ?
É, MEUS AMIGOS, a democracia corinthiana não se limitava a
Sócrates, Vladimir, Casagrande e outros. Ela estendia os seus tentáculos mortíferos às arbitragens que, a essa época, tinha como expoente maior (pasmem) Ulísses Tavares Da Silva, figura obrigatória em quase todos os clássicos.
Sim, o mesmo Ulisses que eu mesmo ví, com estes olhos que ainda enxergam, dentro do Parque São Jorge, vestindo a camisa cor de pano de caixão daquele timeco.
Como esse fraquíssimo e tendencioso árbitro trabalhava àquela época …
Aliás, o meu filho veio me mostrar hoje o tape de um jogo em que os gambás nos massacraram, por 5 X 1.
Foi quando eu respondi: Veja quem é o árbitro. Aposto que é o Ulisses Tavares da Silva.
Lendo a súmula do jogo meu filho me responde:
“É, realmente é o Ulisses. Mas como é que o senhor sabe?”
Por que só esse senhor, inserido como ladrão no próprio almanaque do Corinthians, por “roubar” contra o Palmeiras em uma semifinal do Paulistão, poderia nos levar a sofrermos uma goleada deles, quando os times eram “parelhas”.
Mas a imprensa já se esqueceu de Ulisses que é, apenas mais um dos tantos favorecedores daquele clube que sempre jogou muito mais fora do que dentro de campo.
Os nossos nônos já eram ingênuos desde aquela época. Como é que puderam aceitar um depto de árbitros comandado por Adilson Monteiro Alves e que tinha como principal assessor o Juca Vampiro Gambá ?
Será que o seu figadal inimigo Milton Abominável Homem das
Neves se recorda disso ?
E se ele se recorda, por que não fala na TV, já que ele é sempre vítima dos comentários acres do gambá que só sabe olhar o rabo dos outros… ?
Meus amigos, espero que o “dossier-gambá” chegue às mãos da FIFA, onde eles estão mais sujos do que poleiro de passarinho em virtude do caso Nilmar.
Essa é a minha única esperança de uma punição corretiva e exemplar contra esses marginais.
Como já disse em outra cornetada, não espero nenhuma punição mais forte para o clube.
Eles estão com os cargos chaves do futebol brasileiro nas mãos e, como se não bastasse tudo isso, o homem sem dedo
em Brasília, não vai deixar cair o seu time de coração.
Primeiro, parabéns ao Marco (post 50), simplesmente sensacional…
E segundo, eu só queria entender uma coisa…
Pq os sardinhas jogam naquela vilinha vagabunda contra os gambás e nós não podemos usar o Palestra Itália contra os imundos da marginal s/n°???…
Aliás todas as vezes em que são marcados clássicos no Palestra é um carnaval só por parte da “imprençinha”, polícia, adversários, e o engraçado é que é o único lugar que não há registros de problemas…
Pelo amor de Deus, alguém pode me explicar isso???…
Será que a assessoria do Palmeiras tem alguma resposta pra dar???…
No aguardo.
Vocês verão agora a Justiça andar rápido.
Rápido para dilapidar o patrimônio dos dirigentes gambás para ressarcimento do clube.
É claro que boa parte do patrimônio destes foi montado com dinheiro do clube, o que justifica efetivamente e com justiça o ressarcimento, mas que será rápido, será.
Como foi dito por muitos aqui, a esperança será uma punição através de determinação da FIFA.
De resto, algumas multas da receita aqui, desvios de foco da imprensa ali e “bola prá frente”.
Caro Esmeraldino, compartilho contigo o sofrimento que era assistir jogos do Palmeiras quando aquele fdp do Ulisses T. da Silva era o apitador. Pôrra, cara! Os caras batiam no Jorginho (ótimo jogador) o tempo todo, e nenhum cartão era dado aos jogadores gambás.
Agora, em relação a FIFA estar a par do assunto, bem, se não estiver, cabe a nós torcedores fazermos o papel de informá-la.
http://es.fifa.com/contact/form.html
É só encher a caixa postal deles pedindo providências o mais rápido possível.
AS COISAS ESTARIAM MUDANDO NO STJD ?
Para mim, não!
Trata-se, seguramente, de mais fumaça.
A fumaça da broma, do engano e da prestidigitação.
Mister-M, digo, Dr. Rúbis, vai mostrar como se tira um gambá do buraco, isto é, da cartola.
Mas, antes, é necessário COONESTAR a situação.
O que eu leio abaixo é prova concreta e robusta do que acabo de afirmar, isto é, da coonestação.
————————————————————————————————————————————————————–
Brasileirão-2005 do Timão em risco?
Presidente e procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva admitem possibilidade de o título ser cassado
Tevez comemora título brasileiro de 2005 (Crédito: Nelson Almeida/Lancepress!)
Maurício Oliveira
A parceria com o Grupo MSI e os processos na Justiça Federal – nos quais dirigentes são acusados de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha – poderão tirar do Corinthians o tetra brasileiro, conquistado em 2005. O assunto é tratado com cautela, mas juristas ouvidos pelo LANCE! afirmam que há possibilidade de isso acontecer.
Baseado no fato de que o Corinthians, supostamente, beneficiou-se ao utilizar jogadores contratados com dinheiro ilícito do MSI, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Rubens Approbato Machado, solicitou ao procurador Paulo Schmitd que estude a fundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva para inquirir se o clube, de fato, desrespeitou algum artigo.
Para ganhar o título, o MSI investiu cerca de R$ 150 milhões em contratações. O argentino Tevez, maior expoente e eleito o craque do Brasileirão-2005, custou R$ 40 milhões.
– Não podemos tomar iniciativa sem ter respaldo legal porque isso pode provocar conseqüência inversa. Se não houver fatos e o tribunal não acolher a denúncia, os acusados (o presidente do clube, Alberto Dualib, e demais dirigentes envolvidos na parceria) podem dizer que foram absolvidos – disse Approbato.
– Nós recebemos apenas parte das escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal. Nelas, nada foi comprovado contra o Corinthians. Mas é preciso acompanhar as investigações de perto – afirmou Schmidt.
Segundo o jurista Marcílio Krieger, qualquer clube que disputou competições contra o Corinthians e se sentir prejudicado pode acionar a Justiça. Mas na esfera desportiva, já que, de acordo com o artigo 217 da Constituição Federal, a Justiça Comum não tem poder para dirimir sobre matérias da Desportiva. Isso só pode acontecer se forem esgotadas todas as instâncias desta.
– A questão é: como os clubes vão justificar esse processo. Para isso, um fato novo precisa ser revelado. O fato novo aconteceu com as denúncias apresentadas no fim de semana (de escutas telefônicas feitas pela PF, publicadas no jornal “Folha de S. Paulo” e no site “Terra Magazine”) – afirmou Krieger.
Além do Corinthians, os dirigentes envolvidos poderão ser incursos nos artigos 237, 238 e 239 do CBJD, que se referem prevaricação, corrupção e concussão. A pena pode chegar a até 12 anos de suspensão.
————————————————————————————————————————————————————–
Internacional, OPERADO ESCANDALOSAMENTE por Márcio Rezende de Freitas e sem anestesia, deveria ser o primeiro a entrar com a ação de anulação daquele campeonato.
Atlético Mineiro, Coritiba, Brasiliense e Paissandu deveriam entrar como litisconsortes na ação pois, não bastassem as partidas maculadas e contaminadas por Edilson (árbitro torcedor confesso deles) e outros suspeitos que continuam, impunemente, apitando até hoje, foram rebaixados com muitos pontos perdidos para o time da marginal sem número.
Os demais clubes também deveriam fazê-lo para retaliar a imprensa subserviente de São Paulo (a pior do país e a mais
bairrista) que tanto baba o ovo corinthiano, considerando-o o único time que dá audiência em detrimento dos outros 19.
A propósito, se havia, efetivamente, todo esse material disponível já naquela época, porque só agora, passados quase tres anos dos fatos, que o poder público os divulga ?
Isso, no mínimo, é estranho. Muito estranho!
Para que não se diga algo mais comprometedor ….
Birner e sua funçao de porta voz rosa oficial da imprensinha!
Escrito por Vitor Birner às 14h32
Corinthians e FPF contra o Morumbi na Copa do Mundo. Apenas o interesse de um deles tem explicação.
O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, deseja construir uma arena para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014.
Ele tentou, como pôde, evitar a escolha do Morumbi.
Não tem lógica.
As federações deveriam trabalhar a favor de seus filiados, mas como isso, em regra, não acontece, até aqui, não há novidades.
Sem sucesso, Del Nero ainda não desistiu. Mudou os planos. Repassou o projeto ao Corinthians, aproveitando a campanha anti-Morumbi de Antônio Roque Citadini.
O desejo do presidente do Conselho de Orientação corintiano é compreensível. Citadini quer a presidência do clube e por ser competente, enxerga mais longe que os atuais mandatários, preocupados com parcerias macabras e processos criminais.
Ele sabe que para tentar superar o São Paulo, seu maior rival, vai precisar de um bom estádio.
O interesse da Federação é que não compreendo.
Qualquer estudo simplório mostrará que assumir os custos Pacaembu sai mais em conta.
O estádio dá prejuízo ao Município. É fácil fazer o acordo. Basta respeitar o tombamento e os moradores da região que usam as instalações.
Lembro que a Federação Paulista enriqueceu na gestão de Eduardo José Farah, presidente entre 1988 e 2002, mesmo período em que os clubes empobreceram.
Del Nero foi figura importante na administração Farah, pois presidiu o Tribunal de Justiça da entidade enquanto o ex-presidente deu as cartas.
Também acho estranho tanto anseio de cooperar com o Corinthians.
Se essa fossa a intenção, o time estaria no projeto desde o início.
Além disso, teria sido bem mais construtivo interferir no acerto da parceria com a MSI, maior responsável pela complicadíssima situação corintiana.
Por isso mais uma vez pergunto. Qual a razão de trabalhar contra o Morumbi?
Precisa ter pelo menos uma!
Ainda bem que todos cartolas são honestos na federação, pois caso contrário, eu desconfiaria que mais do que a desesperada vontade de presentear o país com um novo palco para o futebol, a cartolagem quer ter acesso ao dinheiro do contribuinte que seria utilizado na construção.
Ora, se levantar o novo estádio é bom negócio, que a Federação o faça independentemente de sua utilização no mundial.
A Copa do Mundo só pode facilitar um aspecto.
O acesso à verba pública, pois se trata de um compromisso que envolve a imagem do país do futebol.
Eu sou contra a Copa do Mundo no Brasil, mas como ela acontecerá aqui, as opções mais baratas são as minhas.
Reformar o Morumbi custa menos que levantar outro estádio.
Se mostrarem o contrário, mudo de lado.
Além disso, a direção do São Paulo garante que não usará dinheiro do contribuinte na reforma, o que faz toda a diferença.
Escrito por Vitor Birner às 14h32
Completando o post 62 e lendo tudo o que o pessoal escreveu vejo a estratégia clara.
Valorização e busca detalhada das fraudes e desvios financeiros proporcionados pela direção do Corinthians visando o ressarcimento do clube.
Isto com objetivo claro de criar uma cortina de fumaça no outro ponto que é a lavagem de dinheiro internacional com potencial de gerar punições sérias na esfera desportiva, multas e mais prejuízos ao clube.
A gravidade disso não é o ressarcimento de direito dos valores desviados e sim a utilização deste tema para desviar o foco do outro, ainda mais grave pois extrapola os limites de muro do clube.
—————————————————————————-
Realmente este Birner é um cara de pau. Nos resta fazer muito barulho e esperar ações e reações fortes não apenas dos outros clubes, mas também dos cidadãos que não podem tolerar dinheiro público sendo aplicado na região e entorno do Morumbi que no final apenas valorizará ainda mais o Estádio delas. Os outros clubes que pensem estrategicamente e identifiquem este risco histórico de novamente ver o patrimônio particular delas ser turbinado por verbas e áreas públicas adicionados aos inúmeros benefícios técnicos, financeiros e de marca que serão potencializados e direcionados ao SPFW.
Rafaeal , Tiago o assesor de imprensa do palestra já respondeu nossas perguntas ????
finalmente, Paulo Henrique Amorim trabalhou anos na Globo e agora só diz que a Globo é tendenciosa.
O QUE È ISSO ? ENCHEU O BOLSO LÁ E AGORA NÃO SERVE !!!! NÃO INTENDI.
MAIS NÃO QUERO ESCREVER MAIS SOBRE ISSO.
By the way, vamos falar do palestra !!!!!!
VIVA Palmeiras !!!!
A relação de jogos que mandei (nº 50) foi feita ao longo desses anos. Sempre ouvi essa palhaçada sobre “Esquema Parmalat” e, observando que não passava de pressão sobre o Palmeiras, resolvi montar um arquivo com os dados e a descrição de lances dos jogos. Essa relação ficou ainda maior após o final do ano 2000.
Entre eles, existem jogos que são difíceis para esquecer os detalhes, como a Libertadores de 1995, onde o Danrley não foi expulso. Seria, mais ou menos, como as duas Libertadores recentes, 2005 e 2006. Daqui há 20 anos, ainda lembraremos com exatidão das penalidades marcadas e não marcadas, assim como o Ubaldo Aquino não será esquecido por um bom tempo.
O objetivo nunca foi questionar arbitragens, mas provar a parcialidade da imprensa (até porque as arbitragens atuaram nesse período sempre pressionadas a decidir contra o Palmeiras, pelos meios de comunicação e por trabalho de pressão dos outros times).
A constatação que podemos chegar, a partir das observações dessas partidas, é a do silêncio do Palmeiras, permitindo que sua imagem fosse denegrida e a ausência de providências nos bastidores para que o clube tivesse sido mais respeitado.
Entretanto, o que chamou mais a atenção, nesses anos todos, foi a omissão da imprensa. Casos que tinham tudo para serem polêmicos não despertaram o menor interesse dos jornalistas. Basta imaginar que se outros times tivessem sido prejudicados por interpretações de arbitragem, como foi o Palmeiras, como seria o barulho feito pela mídia?
Um bom exemplo é o título perdido pelo Santos em 1995. O time da Vila tem no Milton Neves o seu grande defensor na imprensa, assessorado pelo Morsa, Sormani e Calil. Até os dias de hoje, eles não perdem uma oportunidade para criticar a arbitragem daquele jogo. Os Botafoguenses, por sua vez, reclamam da arbitragem no primeiro jogo, mas essa situação acabou esquecida.
Em relação ao Palmeiras, ficou a lista de prejuízos e a imagem contrária, a de um clube favorecido. Essa imagem acaba trazendo problemas até hoje, pois o time continua sendo visado nas interpretações de arbitragem. Essa é a pressão sobre os árbitros, que já comentamos por diversas vezes.
Eu não tenho esses jogos gravados, mas essa lista poderia auxiliar quem os tenha, para editar uma reportagem a respeito. Essa reportagem poderia desmascarar essa idéia de favorecimento ao Palmeiras. Nossos títulos foram ganhos dentro de campo com o esquema: Marcos, Veloso, Cafu, Antônio Carlos, Cléber, Mazinho, César Sampaio, Flávio Conceição, Roberto Carlos, Júnior, Zinho, Rivaldo, Luisão, Muller, Djalminha, Alex, Oséias, Evair, Paulo Nunes e muitos outros. Ninguém pode esquecer que a maioria desses jogadores foi base para as seleções brasileiras de 1998 e 2002, além de ajudar muito em 1994.
Ulisses Tavares da Silva Filho
Apitou a primeira partida da semi-final do Campeonato Paulista de 1986. Para quem se lembra desse jogo, não é preciso falar mais nada.
Copa do Mundo
Birner e Cia sabem que se for construído um novo estádio na cidade de São Paulo, para a realização da Copa do Mundo de 2014, o seu time ficará com um elefante branco na mão e terá sérios problemas financeiros com isso.
Deve-se lembrar que o artigo 5º do regulamento do campeonato paulista de futebol define a FPF como a entidade que determina o local dos jogos clássicos entre Palmeiras, SPFW e MSNº. Caso a FPF tenha um estádio sob a sua administração, todos os jogos clássicos serão nesse local.
Já, no campeonato brasileiro, caso o SPFW queira mandar seus clássicos no JL terá que atuar no Palestra, com o Palmeiras e no Pacaembu com a MSN°.
Marco,
Eu sonho, utopicamente, é verdade, com a produção de um documentário a respeito da relação entre imprensa e Palmeiras, com base histórica, nos termos do “Tiros em Columbine”, do Michael Moore, que expos as visceras do governo americano ao mundo. Quem assistiu, sabe do que estou falando. Quem não assistiu, assista. Imagine o barulho que faria!! As críticas que a imprensinha iria fazer ao documentário!! A repercussão que teria entre os palmeirenses que muitas vezes nem percebem a tendenciosa imprensa. A repercussão entre os torcedores dos outros times. Infelizmente, é utopia, mas se eu trabalhasse nessa área, seria meu primeiro projeto!!
A respeito, o excelente link da tese de doutorado em Sociologia de José Renato de Campos Araújo, na Unicamp, extraída do Parmerista
http://www.parmerista.com.br/imigracao_e_futebol_o_caso_palestra_italia.pdf
Roberto,
Tenho o livro do José Renato (que não é palmeirense). Quem puder ler, será muito interessante.
Ele faz um trabalho técnico, com pesquisas em vários órgãos de imprensa, dessa época. Foi a base da dissertação de mestrado. No ano passado, ele apresentou o trabalho no seminário da PUC-SP.
O interessante nesse livro é que o autor mostra com provas tudo aquilo que comentamos aqui no OV.
Marco, acho que esses seus registros dos jogos poderiam permanecer disponíveis para consulta aqui no blog.
Não sei o que o Rafael acha, é apenas uma idéia para tornar seu belo trabalho de palmeirense mais conhecido dos torcedores.
Parabéns!
Opa!
Marcelo, o Rafael já enviou as perguntas, mas ainda não tivemos resposta. Imagino que não deva levar muito para que as possamos publicar.
Roberto Verdão, sensacional essa idéia de um documentario. Muito boa mesmo.
Nivaldo, sobre a publicação das anotações do Marco, uma espécie de memória do Palestra, é uma boa hein? Vamos conversar — eu, Rafael e Marco — e ver como podemos trabalhar isso aí…
Ah, e essa do Birner segurar a plaquinha pró-Morumbi em 2014, logo mais devo subir um post sobre o assunto.
Grande abraço!
Marco,
Vc poderia por gentileza postar aqui a lista dos jogos em que o Palmeiras foi prejudicado a partir de 2000 por favor???
Gostaria de juntá-los aos jogos da Era Parmalat e esfregar na cara de mta gente por aí…
Desde já agradeço,
No aguardo,
Abraços Palestrinos!!!
Caro Tiago Soares, bom dia.
Essa do Birner merece um post, por favor.
É um absurdo e desfaçatez dizer que “a direção do São Paulo garante que não usará dinheiro do contribuinte na reforma, o que faz toda a diferença”.
Onde já se viu?
A sociedade pagará - perimetral, metrô, estacionamento - para aparelharmos e viabilizarmos o estádio do Jd. Leonor.
Se for assim, façamos a campanha para reformarmos o Palestra Itália! Afinal, é só prolongar mais uma estação de metrô (em superície). Construir estacionamento na área desapropriada atrás do clube, etc.
Temos os mesmos direitos do povo de Jd. Leonor!
Abraços
Sobre o Morumbi e Copa de 14 ainda existe um enorme potencial de INSERÇÃO DE DINHEIRO PÚBLICO NO PRÓPRIO ESTÁDIO e não apenas no entorno e região.
Digo isto, pois a partir do momento em que for nomeado efetivamente como o estádio para a Copa, o problema de reformá-lo PASSA do Clube para a NAÇÃO. Qualquer PROBLEMA que ocorra nas obras sejam técnicos, cronogramas ou financeiros, o RISCO é enorme de termos a obra sendo SALVA através de VERBAS PÚBLICAS.
Proponho a todos e ao OV o seguinte:
Abrir um assunto para participações, onde todos os colaboradores enviem as informações sobre os jogos.
Quem enviasse os dados de um jogo, mandaria também a ficha técnica da partida.
Dessa forma, muitas pessoas poderiam colaborar.
Caso o volume de informações fosse muito grande, poderia-se dividir por década, por competição, etc…
ESTÁDIOS PARA A COPA
PALMEIRAS
Deveria finalmente implantar seu projeto de modernização do Palestra Itália, em conjunto com a iniciativa privada. A localização do Palestra é privilegiada, a melhor da cidade e nem precisaria de uma Copa do Mundo para ser economicamente viável. O Palmeiras mandaria todos os seus clássicos no novo estádio. O novo Palestra Itália é vital para o futuro do Palmeiras.
FEDERAÇÃO
Mesmo com os argumentos de que esse novo estádio da FPF beneficie muito mais o time da marginal, sua construção seria benéfica para o futebol paulista. O novo estádio também seria auto-sustentável, tornando-se um local neutro para a realização dos clássicos.
Cara, essa idéia aí do Roberto Verdão é boa, hein? A analogia é perfeita! Tanto falam que o que conta é o time, que imprensa só “conta” os fatos, etc… Ora, então esses jornalistas esportivos não podem falar realmente nada a respeito da manipulação midiática daquele país, que simplesmente hipnotiza uma nação inteira e leva seus cidadãos a crescer pensando que o resto do mundo é merda geográfica. A mesma coisa acontece conosco, para a imprenssinha somos o resto do mundo, a “escória’ a ser ignorada, ofendida e difamada. Um documentário desse seria bacana demais; é óbvio que vão usar a tática de ironizar e ignorar tal trabalho, mas com certeza todos os palmeirenses que tiverem a oportunidade de assistir o farão. E pelo menos, muitos daqueles que se deixam levar pelo papinho furado da mídia e abaixam a cabeça pra tudo o que falam de nós, vão tomar um banho de realidade, assim como acontece com muitos americanos bitolados, ao assistirem esses recentes documentários. A idéia é boa, o OV podia deixar essa sugestão em destaque, entrar em contato com os outros sites parmeristas e todos poderiam destacar também, de repente pode atrair a atenção de produtores palmeirenses.
Gostaria de reacender o foco da discussão sobre a possibilidade aberta de cancelamento do último título da MSI -GAMBÁS.
INTER, sobretudo este time, mais os rebaixados, GALO MINEIRO, BRASILIENSE, PAISSANDU e CORITIBA deveriam entrar com um processo contra a proclamação dos gambás como campeões brasileiros de 2005.
Não sei se existe possibilidade para tal, haja vista que não conheço o cbdf mas creio que haja, até, possibilidade de indenizações por danos morais junto à CBF.
O Palmeiras também deveria entrar contra eles apenas e tão somente por entrar e mostrar qúe não engolimos as irregularidades do Sweitão que os levou ao título e que, também, não compactuamos com erros de arbitragem como os do Sr. Márcio Rezende de Freitas quando do jogo do campeão moral, o Inter, contra eles.
Ademais, foi com esse título que eles chegaram à condição de quatro vezes campeão da competição denominada Campeonato Nacional, embora como Campeão do Brasil, eles terão de vencer muito e nós de´perdermos todas para que eles, ao menos, possam enconstar.
Aliás coloca-se a palavra erros como um abrandamento de expressão, como um eufemismo, pois a palavra certa seria outra que não vou publicar porque Marcio Rezende é mestre em acionar as pessoas na justiça e eu quero evitar.
Mas que foi, foi… Favorecimento total e escancarado aos gambás.
Favorecimento igual teve o incompetente e mal intencionado
árbitro, ganhando a condição (sem curso de jornalismo) de comentarista da Rede Globo, Minas.
Que o Palmeiras não perca tempo e entre com o processo AGORA, JÁ…
O máximo que poderemos perder será tempo, mas se em remotíssima hipótese de ganharmos, teremos feito justiça ao futebol brasileiro.
EM TEMPO: A maldita imprensa paulistana (a pior do Brasil) vira e mexe fala que José Aparecido nos ajudou, mentira deslavada, subreptícia e nojenta.
Entretanto JAMAIS comentou os desmandos de arbitragem do prepotente Godoy, do pernóstico Arnaldo, do inolvidável gambá (ladrão do apito conforme o almanaque do próprio Corinthians) Ulisses e de todos os árbitros mais novos, conforme relção publicada neste espaço (ítem 50) e tantas outras que poderiam engrossar o formidável dossier.
O Palmeiras, que tantas vezes saiu na frente, poderia fazê-lo, mais uma vez.
Se fizer vai ser igual venda de camelô, na esquina.
Incontinenti os demais clubes virão atrás.
Obrigado Diogo e Tiago…
Esta é uma idéia que veio à minha cabeça já há um bom tempo. Na verdade, no dia em que assisti Tiros em Columbine pensei no Palmeiras. Colocar essa idéia em prática, seria de fato, uma utopia. Mas que seria da gente sem sonhar?? Seria um enorme tapa na cara da sociedade brasileira que acompanha o futebol e mudaria muita coisa no tratamento da imprensa com o Verdão. Essa idéia, infelizmente não poderia ser executada nem patrocinada pelo Palmeiras, para que não perca credibilidade, podendo ser taxada de parcial e ofensiva, virando assim, a imprensa inteira contra o time (mais ainda). Deveria ser fruto, ou ter por base um estudo como este que apontei do José Renato de Campos Araújo e ter o apoio de instituições “Parmeristas” e de torcedores como nós. Que fosse taxada, como foi o documentário, de reacionária e paranóica. Esses rótulos apenas aumentariam o interesse popular. O que importa é que fosse visto pelo maior número de pessoas possível. Depois, bastaria aguardar. O Brasil inteiro abriria o olho para toda e qualquer reportagem tendenciosa contra-Palmeiras.
Mas, repito: isso, num mundo ideal.
Saudações.
Trator Verde (65), Tiago (68) e Elio (75)!
Confiram abaixo o comment que eu coloquei 2a feira no blog do Birner. Por lá, tá todo mundo descendo a lenha no cara. Acho que dessa vez saiu pela culatra o infeliz post.
Muda Birner, muda de lado. Esse assunto tá te enlouquecendo, hein?
Sério, dá uma olhada: “Reformar o Morumbi custa menos que levantar outro estádio. Se mostrarem o contrário, mudo de lado. Além disso, a direção do São Paulo garante que não usará dinheiro do contribuinte na reforma, o que faz toda a diferença.”
A palavra da direção do SPFW, vale tanto quanto a do Bosco e a dos demais dirigentes de clubes. Aqui no seu blog porém, só ela tem crédito e credibilidade.
Mas tudo bem, vc disse que se te convencerem…então, por favor, dá uma lida aqui: www.observatorioverde.net/2007/09/04/estao-brincando-com-o-nosso-dinheiro-de-novo
Nossa, lamentável! Citadini, Marco Polo, JuJu (uau), Vitor Birner: respeitem de VERDADE os torcedores e os contribuintes.
10/09/2007 17:34
RESPOSTA:
Teo, como sempre disse, sou contra a Copa do Mundo no Brasil. Que seja na Europa. Se for realmente aqui… Abraço!
Boa, Teo!
O cara acredita nas palavras do arrojado, moderno e gatuno JuJu.
Temos que bombardear - sempre com argumentos inteligentes e de nível - essa imprensinha cor-de-rosa.
Abraços a todos. E, FORZA PALESTRA!
A lembrança dos campeonatos perdidos por erros de arbitragem, no período da Parmalat, foi feita em função de tentarem associar a co-gestão do Palmeiras com esse caso da MSI.
Mostrando todos os equívocos cometidos contra o Palmeiras, durante a co-gestão, fica mais do que evidente que nunca existiu um esquema para o clube, com exceção do esquema constituído pela enorme qualidade técnica dos jogadores que atuaram no time, naquele período.
A menção dos prejuízos sofridos pelo Palmeiras, aliado a atitude da imprensa em rotular um “Esquema Parmalat” prova também que a imprensa e alguns adversários tentavam, na verdade, pressionar às arbitragens.
Mais uma do lancenet. Saiu no jornal impresso com letras garrafais nas páginas do SPFW e no site com tom mais discreto, mas não menos absurdo… De qualquer modo, vejam isso, por favor. Quem é jornalista aqui deve ficar de cabelo em pé ao ler uma afronta à profissão como essa aqui:
http://www.lancenet.com.br/clubes/SAO/noticias/07-09-12/158462.stm
O Birner trabalha no Lancenet?? Sim, pq isso é matéria de assessoria de imprensa… E das piores!!
————————————————————
São Paulo seria campeão até na Europa
Aproveitamento colocaria Tricolor entre os primeiros colocados dos principais torneios europeus
Alexandre Lozetti e Sergio Gandolphi
Uma das principais reclamações dos adversários do São Paulo é que o Campeonato Brasileiro, por pontos corridos, está sem graça. A equipe abriu nove pontos de vantagem diante do vice-líder e caminha a passos firmes para o segundo título consecutivo.
E não é só no Brasileirão que o Tricolor, com seu atual aproveitamento de 72% dos pontos disputados, deixaria os rivais incomodados.
O LANCE! “inseriu” a campanha do time nos principais campeonatos europeus, que terminaram no meio do ano. Em todos, o clube teria, ao menos, vaga na Liga dos Campeões.
Na Alemanha, Espanha e França, os campeões tiveram desempenho inferior ao do São Paulo. O capitão Rogério Ceni levantaria a taça em qualquer uma das três competições, à frente de Stuttgart, Real Madrid e Lyon, hexacampeão francês.
Em outros países, a equipe daria bastante trabalho. Seria vice-campeã na Itália, já que a Internazionale aproveitou-se dos problemas de Juventus e Milan com a Justiça local e massacrou os adversários. Já em Portugal, a soberania de Porto, Benfica e Sporting sobre os adversários colocaria o Tricolor no quarto lugar.
Na Inglaterra, a equipe seria a terceira colocada, atrás dos milionários Manchester United e Chelsea, porém à frente de outros clubes poderosos, como Arsenal e Liverpool.
– Temos um bom percentual. Acho que nosso aproveitamento é bom para ficarmos na luta pelo título. Temos chance. Mas ninguém imagina como é duro manter isso até o final – diz Muricy Ramalho.
Nesta quarta-feira, enfim, o vice-líder Cruzeiro se iguala em número de jogos ao São Paulo. Enfrenta o Flamengo, no Maracanã (acompanhe, em tempo real, às 20h30min, no LANCENET!).
Se os mineiros não vencerem, o São Paulo se aproxima ainda mais do título. Sem Europa, sem Liga dos Campeões, mas certamente, muito comemorado por seus torcedores.
Vamos lá pessoal, sem dó vai!! vamos encher a caixa desses dois que escreveram isso aí, por favor, me ajudem!!! Não achei ainda o email do Sérgio Gandolphi mas achei do