Cinco mil pessoas muito importantes
nov 17th, 2007 by Rafael Evangelista
Neste feriado chuvoso vou chover no molhado (ô, infâmia!): impressiona o quase silêncio da imprensinha sobre as arquibancadas para pessoas muito importantes do Palestra. Aposto o dedo mindinho que, tivesse a iniciativa acontecido lá pelas bandas do Jardim Leonor fogos explodiriam nos céus para acompanhar as loas à modernidade do time do arco-íris.
Fiz um teste simples e impreciso (porém interessante) para confirmar o emudecimento da imprensinha sobre o assunto: fui no Google News e busquei por Palmeiras e VIP (”pessoas muito importantes”, o nome do novo setor). Obtive 10 matérias, sendo três de veículos grandes e alguns comentários provocativos do site do Chico Lang, sempre dando ênfase aos protestos da torcida contra a elitização.
Das matérias de veículos “sérios” chama a atenção da do GloboEsporte.com. O título é: Torcedores vips, mas nem tanto. Por que VIPs mas nem tanto? Porque choveu e o setor não tem cobertura. O projeto é o sonho de consumo de 10 entre 9 colunistas esportivos “pró-modernização do futebol”. Mas, por ser vulnerável às chuvas, vira motivo de piada.
Centenas de privilegiados torcedores do Palmeiras estrearam a área vip do Palestra Itália, nesta quarta-feira, na vitória por 1 a 0 diante do Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. O setor fica localizado na antiga arquibancada central, no melhor lugar do estádio. As cadeiras são confortáveis, novas e os palmeirenses têm muito luxo. Mas um detalhe significativo foi esquecido. A área é descoberta e debaixo de chuva, como aconteceu ao longo da partida, o conforto, literalmente, vai por água abaixo.
(…)
O ingresso na área vip custa R$ 49,50. O torcedor tem uma sala com televisores de tela plana, alimentação e banheiros limpos. Antes e depois da partida, os palmeirenses podem matar a fome e a sede em grande estilo. Além disso, uma dor de barriga imprevista, é fácil de ser solucionada.
***
Mas quero ir além da imprensinha e contribuir com a discussão sobre o novo setor que o Flávio Canuto iniciou lá no Mondo Palmeiras. Acho que nem a Mídia Palestrina conseguiu, ainda, levar esse debate a bom termo.
Parte da torcida fala em elitização. Não acho esse argumento ridículo, como insinuam alguns. É fato que aqueles que podem pagar já tinha seu setor, as numeradas. E também é fato que o novo setor diminui o número de ingressos mais baratos colocados à venda.
Ao mesmo tempo, a nova área oferece muito mais do que uma cadeira numerada e a um preço comparativamente menor. Não pude ir no jogo contra o Florminense (pretendo ir no jogo contra o CAM) mas mais do que ficar impressionado com as imagens de banheiros amplos e do carpete verde, acho muito legal o culto à história do clube que a decoração parece fazer. Além disso, comprar ingressos pela internet e não ter que enfrentar filas nem a chateação dos insistentes cambistas é excelente, principalmente para quem não vive na Capital.
Fico pensando em como esse setor vai funcionar a longo prazo, depois que a empolgação inicial diminuir. Que futuro terão as numeradas, já que existe agora um setor idêntico e muito mais prático?
Que impacto isso tudo vai ter na motivação da equipe que vem da torcida? Quando Felipão falou da “turma do amendoim” se referia, com razão, à grande concentração daqueles que só reclamam e incentivam pouco nas numeradas (já vi jogo por lá e comentei aqui). Numeradas vazias vão significar mas tranquilidade para nosso técnico? Ao mesmo tempo, não vai faltar o grito das arquibancadas na outra lateral do campo?
A ação dos cambistas no Palestra era vergonhosa, em especial nos famigerados “jogos da bolacha”. Mas será que a única atitude possível precisa ser tão radical e, é o caso sim, elitista? Não dá para controlar melhor os ingressos de estudante que, magicamente, fogem das bilheterias do Palestra e vão parar nas mãos dos mercadores da Turiassu?
Rafa, acho q discussão sobre elitismo infundada em certo aspecto.
Querendo ou nao, a capacidade do Palestra foi aumentada. Acredite.
Se tivemos 25 mil pagantes quarta e cerca de 3 mil lugares vazios na area VIP, entende-se que com capacidade total, inclusive da torcida rival, chegue-se a 30, 31 mil pagantes.
Qual foi o ultimo publico desse porte no Palestra?
Fica mais dificil jogar no bolso esses ingressos, ja que a iniciativa privada controla essa receita.
A numerada descoberta, desconfortavel e que sequer tem banheiro proprio é sim inutil agora.
Poderiam cobri-la e deixar toda essa lateral como numerada coberta.
A area VIP pode continuar ao relento, se fosse coberta nao justificaria ter um cadeira mais cara e com menos conforto perto das cabines.
Eu acho os 50 reais caros, sem duvida, mas temos que nos adequar. Talvez um carne anual com desconto motiivasse e barateasse esse setor.
Todo mes eu pagaria 100, 130 reais no meu Visa e teria acesso ilimitado aos jogos do Palmeiras no Palestra.
Carne com controle da Visa e nao do clube, aumentando a eficiencia e evitando os surdinos.
A iniciativa é maravilhosa e louvavel, talvez nosso maior problema agora seja o que fazer com as cadeiras do outro lado?
Transformar pelo menos a descoberta em arquibancada nao seria ruim.
temos q abrir discussoes saudaveis sobre isso, infelizmente nossa torcida en grande parte critica pelo simples hábito.
[]s
Giocondo
Sou a favor da nova área.
Acho que um aumento no preço do espetáculo poderia ser acompanhado de uma melhora na qualidade do espetáculo…
Que tal trazer Riquelme? Imaginem somar a esse time (que, como disse o Animal, já tem uma Espinha Dorsal) o craque argentino. Tremenda repercussão na mídia, a torcida acompanhando cada jogada do craque, jogos sempre lotados… Eu vejo um grande negócio para todos.
Para a Adidas, por exemplo. Imaginem quantas camisas seriam vendidas!
Será que é tão impossível assim?
Abraços Alviverdes!
A discussão sobre o novo espaço do Palestra Itália faz lembrar uma outra situação, mais importante ainda e que nunca foi notada.
Vamos considerar que o Palestra Itália tenha uma capacidade máxima de utilização de 25 mil pessoas, apenas para efeito de cálculo.
Também, vamos imaginar que o Palmeiras jogue 40 vezes por ano em seu estádio.
Isso significaria que 1.000.000 de pessoas assistiriam aos jogos do Palmeiras, no Palestra Itália, durante o ano.
Acreditando nas pesquisas sobre torcida na capital, o Palmeiras teria 15% de torcedores e adotando um valor de 10 milhões de habitantes para a cidade de São Paulo (sabemos que é mais do que isso).
Seriam um milhão e meio de palmeirenses. Caso cada palmeirense fosse ao estádio, pelo menos uma vez por ano, ficariam de fora do estádio 500 mil pessoas, durante o ano.
Em termos de custo, um ingresso por ano não seria muito para quase ninguém. Estamos considerando apenas os palmeirenses da capital, sem contar as demais cidades.
Essas contas indicam que o problema maior é a ausência da maioria esmagadora dos torcedores. A porcentagem de torcedores que sempre vai ao estádio é muito pequena perto dos números gerais da torcida.
Por esse motivo é que torcidas como Remo, Paysandu, Vitória, Bahia e Santa Cruz apresentam uma média bem maior. Mesmo sendo muito menores em relação ao Palmeiras e a outros times do eixo Rio-SP, comparecem mais aos estádios.
Uma campanha para que o torcedor comparecesse ao estádio, pelo menos uma vez por ano, encheria as arquibancadas em todos os jogos. Isso poderia ser feito para jogos médios. Quem não gosta muito de jogos contra times rivais poderia ir ao Paulistão, por exemplo, para ver o Palmeiras contra o Sertãozinho, Ituano, Rio Preto, Guaratinguetá, Mirassol, Guarani, Juventus etc…
Quanto às cadeiras numeradas, a situação indica que o caminho a ser adotado para esse setor será o de expandir a experiência do novo setor VIP para elas também.
Além disso, para os jogos médios, estipular o valor do ingresso para um preço intermediário entre o valor das arquibancadas e das cativas.
Nunca se deve esquecer que se essa iniciativa fosse feita no Jardim Leonor, estaríamos observando um carnaval de matérias com elogios à iniciativa pioneira, moderna e arrojada. Como ela foi feita para o Palmeiras, o que aparece a tentativa de descobrir pontos negativos e de alguma forma menosprezar o trabalho.
“Que incentivo terá o time” !!!!??? Falou tudo.
Vaza amendoins!! Viva ARquibancada. Concreto + apoio = Caldeirão.
Boa, Rafael…
Você apontou bem as grandes vantagens do novo setor…a ausência de filas e os malditos cambistas.
Como eu disse lá no Mondo, é só o começo…um bom começo. Mas tem que melhorar muito, e creio que as melhorias devem passar também pelo concreto das arquibancadas e pela madeira velha das descobertas, é uma questão de tempo.
Sobre a alegação de serem “elitistas”, pra mim o que é realmente alto e excludente são os custos do futebol hoje em dia (graças a concorrência européia, japonesa, e daqui a pouco, até americana e australiana).
Como vamos concorrer com os gringos (que compram nossos jogadores) se continuarmos com uma estrutura arcaica e valores baixos nas bilheterias?
O clube tem que buscar formas para fechar as contas no azul. A modernização do estádio, e o consequente aumento no valor dos ingressos é mais uma forma de atingir o equilíbrio financeiro.
Cofre vazio não enche estádio, muito menos ganha título.
Abraços!
Já postei em outros lugares o que vou dizer aqui. O novo espaço de numeradas foi uma idéia bastante legal da diretoria.
Ninguém vai achar ruim poder comprar ingressos pela internet, sem filas, nem cambistas. Um espaço moderno, confortável, como não se encontra nos estádios por aqui.
Quanto ao fato de não ter cobertura, ouvi dizer que é temporário. Pois serão mesmo cobertas.
Mas esse espaço tão bacana, ficou grande demais. Poderia ser menor, ficaria sempre cheio e não tiraria o espaço do torcedor que acompanha sempre o time, faça chuva ou faça sol. Em minha opinião( e espero estar enganada), na maioria dos jogos esse espaço ficará quase vazio.
É claro que precisamos de receita para ganhar títulos, mas precisamos de estádio cheio de torcedor, incentivando, com bandeiras, faixas, coreografias, fazendo da nossa casa um verdadeiro caldeirão. Há que se encontrar uma maneira para que fiquem todos contentes.
Abraços a todos!
Não posso afirmar, mas tenho a impressão que a idéia desse setor VIP, nessa parte do estádio, surgiu em razão do absurdo vazio nas arquibancadas, imposto ao Palmeiras em jogos clássicos contra o Jardim Leonor. Mesmo contando com grade de separação, a distância entre as torcidas, determinada para o Palestra, era a maior entre os estádios brasileiros.
Vamos ver qual será a nova desculpa, daqui para frente!
Acho muito cedo dizer se vai dar certo ou errado. O tempo dirá.
Eu por exemplo compro ingresso pra ir ao cinema pela internet usando meu cartão de crédito. É um conforto que não abro mão. Mas entendo que por outro lado a torcida que faz pressão vai perder esse espaço. De qualquer forma, há que se louvar a iniciativa e a coragem da diretoria.
Fico só imaginando aqui, se fizeram essa reforma tão rápido com auxílio da iniciativa privada, a “arena palestra” não seria um sonho tão inviável assim.
agora, se fosse no panetone… ah, ia ser a diretoria iluminada planejando a copa de 2014.
Aliás, as notícias sobre as contratações me fazem rir. Quando são as moças do JL que vão atrás de um jogador, a manchete é “SPFW já planeja 2008′. Porra, já estamos a quase 1 mês de 2008, baita planejamento e visão de futuro…
Agora, quando o Palmeiras vai atrás de contratações focam sempre pelo lado negativo. Por exemplo, todos sabem que o Palmeiras tem interesse em alguns jogadores chilenos e que está em negociação. Pois bem, hoje no Estadao a manchete da notícia era “FRACASSO PALMEIRENSE NO CHILE”.
Eita imprensinha que torce contra!
Caro Rafael, a questão sobre a elitização é algo realmente inevitável, e até mesmo saudável. Entendo que isso foi exaustivamente ponderado pela diretoria, mas o REAL OBJETIVO dessa ação, a meu ver, é ELIMINAR AQUELE MALDITO VÃO, que aumenta e diminue de acordo com o humor do chefe da PM ou de seja lá quem for o responsável por essa verdadeira vergonha que só acontece com a gente.
O Felipe Giocondo foi muito feliz na frase: “”"”"”Querendo ou não, a capacidade do Palestra foi aumentada. Acredite.”"”"”"”"
Acredito sim, Felipe, ou pelo menos quero muito acreditar, já que só saberemos se sua observação é de fato verdadeira, a médio prazo. Explico: A capacidade só permanecerá maior se o já famoso VÃO-PALESTRA se mantiver o mesmo. Que é justamente a distância entre as cadeiras VIP e a grade da torcida adversária.
Com essa ação da diretoria, a tendência (digo a “tendência” porque contra o Palmeiras inventam de tudo…) é que o VÃO-PALESTRA seja domado. Preconceitos ou não, tenho a real impressão de que o chefe da PM - ou quem quer que seja - considere os torcedores VIP como seres humanos civilizados, e não os “bárbaros da arquibancada” (óbvio que é um enorme preconceito…), e que tal premissa jogue a nosso favor quanto à permanência definitiva do VÃO-PALESTRA. Se assim for, não veremos mais a humilhante situação de nos tornarmos - em inúmeras ocasiões - numa Vila Belmiro metropolitana. Tal desrespeito, não só aos atuais torcedores palmeirenses, mas à toda a história e instituição da Sociedade Esportiva Palmeiras, não mais viria a ocorrer.
Desde já, pessoalmente, considero uma excelente atitude da diretoria, mesmo com o coração um pouco partido, já que terei que acompanhar o Verdão, na maioria das vezes, da curva (como acompanhei no jogo contra o Fluminense, aliás, que verdadeiro ESPETÁCULO a nossa torcida, não foi ninguém embora - mesmo os papais com suas crianças animadas - diante de um hiperbólico dilúvio sobre nossas cabeças)
De qualquer maneira, acho que essa situação não durará muito, já que também acredito que a nova Arena é questão de tempo, e aí as histórias serão outras. Ah, e a respeito da nova Arena, gostaria de dar uma leve cornetada nos desenhos que já podemos encontrar no site do Palmeiras: não desprezo o fato de sempre me emocionar com a visão que temos da arquibancada - ou numeradas - do entorno magnífico que temos diante da abertura da ferradura de nosso estádio. É sem dúvida o cenário mais mágico da cidade, as piscinas, as Palmeiras do clube, os prédios ao fundo… Mas entendo também que o mais interessante para o time, nos tempos modernos, é fechar as arquibancadas, e fazer um estádio que atenda às atuais necessidades e às atuais demandas; tenho certeza que a irritação com os VÃOS serão praticamente nulas, e poderemos mesmo em clássicos exercer um magnífico caldeirão diante de nossos adversários. A única característica arquitetônica de nosso estádio que deve realmente ser preservada é, sem dúvida alguma, continuar sendo o bom e velho JARDIM SUSPENSO!!!!!!! Isso JAMAIS deve acabar, porque mexe demais com o coração de todos os palmeirenses. Abs!
A impressão que eu tenho é de que há muito a ser revelado sobre TODO o escopo da implantação desse novo setor no Palestra.
Por exemplo, por que as numeradas cobertas não foram destinadas para o setor Visa? Não seria mais lógico?
Estaria o novo setor sendo utilizado como teste de um conceito que vai alcançar as outras áreas – numeradas descobertas e cobertas?
Acho que sim, porque, ao mesmo tempo em que criou um conceito moderno, o sistema de venda de ingressos do resto do estádio ficou desatualizado e arcaico.
Não acredito que a diretoria tenha feito isso, isto é, criado um setor inovador e condenado os demais ao atraso.
Por questão estratégica, talvez o Palmeiras não possa ainda revelar todos os objetivos dessa iniciativa. Assim, fica difícil fazer uma avaliação mais precisa.
Do jeito que está, sem informações mais precisas, há críticas, sim.
Essa da imprensa, de que um setor VIP não pode ficar ao relento e sob chuva, é muito pertinente, não acho que seja implicância contra o Palmeiras.
Em que lugar do mundo um setor VIP funciona assim?
Sobre a elitização, numa conta rápida, sem saber o número exato da capacidade de cada setor, acho que a área “popular” vai, de fato, perder espaço.
Somando-se: 5 mil ingressos, área VIP; outros 10 mil (não sei se chega a isso), numeradas cobertas e descobertas – total de 15 mil entradas com preços mais caros.
Ou seja, 46% - quase metade - dos 32 mil lugares para os VIPs. Se isso não é elitização, não qual seria o outro nome a ser dado.
Mesmo assim, prefiro esperar mais informações.
A impressão é aquela que disse no início: o setor Visa deve estar integrado a um objetivo maior, não é um fato isolado e nada disso foi ainda explicado.
Felipe Giocondo:
Nunca o estádio vai aumentar de capacidade quando são colocadas cadeiras, o mais provável que aconteça é diminuir o número de acomodações.
Na certa o que a diretoria fez nesse jogo foi anunciar o público correto, talvez para dar mais credibilidade a estréia do novo setor.
Olá, amigo!
O muito engraçado é que em nenhuma reportagem disse que essa área vai ser, SIM, coberta!
Um abraço!
Nada a ver com o tópico, mas como gostamos de comentar possibilidades…
Um argentino no ataque do Palmeiras?
É o que informa hoje a Agência Estado, que diz ele viria para “substituir Valdívia”.
Leia aqui: http://www.estadao.com.br/esportes/not_esp81744,0.htm
Porém, vendo lances no Youtube do “La Gata”, como Fernandez é chamado, parece que ele, diferentemente do Mago, joga mais com atacante mesmo, usa, inclusive, a camisa 9.
Veja gols dele aqui: http://www.youtube.com/watch?v=psMjp2vVROQ
(é engraçada a música de fundo, um rock que começa assim, “Ola, todos, yo soy um leon…”)
Como sempre, analisando apenas os lances de gols, o La Gata parece mesmo muito bom.
Mas o vídeo do Florentin também prometia muito…
Juro que o último lugar que esperava ler críticas ao setor visa seria aqui.
A modernidade virou setor elitista.
Leiam o post sobre o setor no Parmerista, por favor.
Argumento simples para rebater os críticos. Mesmo com aquele “espaço vazio” tivemos público maior que contra o Grêmio e Flamengo em jogo sem promoção da bolacha e com chuvas torrenciais. Nos clássicos não teremos separação. A arrecadação aumentou e, levando -se em consideração que metade do espaço destinado aos “elitistas” ficou vazio, poderíamos ter tido um público de 27,5 mil. Se não me engano, há tempos que não vemos isso no Palestra. Pelo que me lembro, na Libertadores do ano passado passamos essa marca.
É hora de modernizar e ousar. Críticas no OV a isso para mim foi inesperado.
Saudações.
rafa, la no parmerista rolou, ou ainda esta rolando, uma discussao interessante sobre a questao “elitizacao”.
eu estou bem definido nessa questao, pra mim a novidade é magnifica. caso minha carteira permita, pretendo ir a todos os jogos nesse setor.
com relacao a empolgacao inicial que voce diz, eu acho que os 50% qeu ficaram vazios na estreia tendem a serem preenchidos gradualmente. o boca-a-boca é intenso. as frases que mais ouço sao algo como “agora meu pai/avo/primos/etc vao (voltar a) frequentar o estadio!”
enfim, o tempo dirá realmente se a acao será um sucesso ou nao. mas o fato é que 316 mil de renda num jogo de bolacha com chuva é um resultado inquestionavel.
abracos galera!
Gostéi da idéia e não acho que seja elitista. Cansei de ouvir relatos de pessoas q compram ingresso, chegam cedo no estádio pra pegar um lugar melhor e depois tem que sair dali quando chegam as organizadas e outros torcedores. Vai ser a maneira ideal de acabar com isto.
acho q o ultimo grande publico no palestra se nao me engano, foi na re-estreia do edmundo, contra o Ituano em 2005. Acho q foram 26 mil pessoas.
A comparação com as numeradas é difícil de ser feita, pois pelo (pouco) que sei, os sócios do clube têm direito, ou mesmo compram as numeradas cobertas…não sei exatamente como funciona, mas já ouvi algo assim.
Alguém pode falar melhor sobre isso?
Flávio, sou sócio do clube e não conheço essa história de ter direito a numeradas cobertas. Até hoje, a única “regalia” que eu conheço para os sócios é poder comprar os ingressos em uma bilheteria dentro do clube, longe das filas que se formam do lado de fora.
Para mim não importa se o local é VIP ou não, o fato é que nunca, nunca uma diretoria do Palmeiras procurou dar um pouco mais de conforto ao torcedor Palmeirense. Pensei que nessa gestão teríamos um pouco mais de atenção por parte dos diretores, mas a única coisa que fizeram foi essa área VIP (very important personal). Já fico puto com o alijamento da nossa língua portuguesa, e ainda vem com uma idéia arrecadatória, difundir a bandeira VISA. Saibam que no RJ, em MG, no RS e demais estados com time de grande importância, sempre houve promoções para os torcedores, como ingresso com desconto de 50% e, pasmem, até 2 reais + 1 kg de alimento. É gritante a idéia desses times de trazer o povão para o estádio, principalmente, em jogos em que o time precisa com afinco do apoio do torcedor. Vou ao estádio desde 1986 e, desde então, nunca vi uma redução no valor do ingresso, mesmo em jogos contra times sem tradição alguma.
É isso aí!
Não é uma elitização e sim uma qualificação do torcedor, ninguém vai pagar R$ 50 para fazer confusão no estadio!
As familias poderão voltar aos estádios, vai ser uma diversão! Melhor que cinemas, onde não se tem lugar marcado, comprar ingresso antecipados etc. É um regaste do verdadeiros torcedores! E ainda fica mais facil de identificar os torcedores, em um eventual problema.
Embora eu ache que para um começo, cinco mil seja muito. O grande problema é o calendário: um time não deve jogar duas partidas seguidas “em casa”, mesmo com ingressos baratos, ninguem vai ao estadio duas vezes na mesma semana! E o ideal seria que na mesma semana não tivesse jogos da mesma competição! Com isso a cnance de estadio “cheios” são maiores!
Volto a lembrar um ponto importante.
Apenas na cidade de São Paulo, a torcida do Palmeiras estaria entre um milhão e meio e dois milhões de torcedores.
Isso sem contar as cidades da grande São Paulo e do interior.
O problema maior são os torcedores que nunca vão ao estádio.
O Palmeiras tem público para lotar o estádio em todos os jogos, o ano inteiro. Mesmo que jogasse toda quarta e todo domingo em casa!
Eu gostaria muito de ver jogos contra o Sertãozinho ou o Guaratinguetá, por exemplo, com a ocupação total do Palestra Itália.
O torcedor deveria ir ao estádio para ver o Palmeiras, não interessa com quem seja o jogo.
Com esse novo espaço, desaparecem todos os argumentos contrários para que o torcedor não vá ao estádio.
Pessoal, sinceramente, acho que o que vai fazer o Palestra ficar lotado, com ou sem área VIP, é a formação de um time vencedor. Já vi dezenas de times do Palmeiras arrastando multidões ao Palestra, mesmo com o ingresso caro. O Palmeiras, através da área VIP e a parceria inovadora com o VISA, está se preparando para uma fase importante em sua vida: a Arena e a copa do Mundo. Não adianta apenas reformar o estádio para termos uma Arena, precisamos também reformar a cabeça de nossos torcedores para essa nova realidade. Rezamos todos os dias para que o futebol brasileiro melhore em todos os aspectos e quando vemos mudanças inovadoras como essas, a imprensa e alguns radicais caem de pau na Diretoria. O Barcelona e o Real Madri ganham tudo que disputam e todo mundo fica sentado no estádio. Vamos nos modernizar, dentro e fora de campo. Essa é a única forma de mantermos o Palestra “vivo” para os nossos netos.
Saudações Alvi-Verdes!
Vitor Vitor@sso
http://www.vitorasso.com
F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Os torcedores que se dizem contrários e chamam esta realização de elitista devem ser gambás ou bambis. Pura dor de cotovelo.
O Palmeiras ficou tanto tempo na mão do Mustafá que alguns dos palmeirenses acostumaram a pensar pequeno.
É SÓ UM PRIMEIRO E PEQUENO PASSO RUMO À NOSSA ARENA.
Sobre numeradas cobertas.
Eu tenho um cadeira cativa no Palestra Itália.
Foi adquirida depois de anos tomando chuva nas arquibancadas, enfrentando filas para comprar ingresso (fiquei horas na fila em 99 e não consegui ingresso) e outros exemplos, enfim vou a jogos do Palmeiras desde que tinha 2 anos, tenho 33…
Comprei o direito de uso de uma das cerca de 300 cadeiras cativas do Estádio de um torcedor que a herdou do pai. As mesmas não mais são vendidas pelo clube. O que de fato acontece na prática é o seguinte: as 3 últimas filas (T, U e V) das numeradas cobertas são reservadas aos que possuem tais cadeiras. Posso chegar 2 minutos antes, entro pelo clube e meu ingresso, por direito, tem que estar garantido. Mesmo não sendo sócio do clube, há uma carteira que identifica a pessoa que possuem o direito de uso das cadeiras, assim as pessoas entram por dentro do clube, adquirindo o ingresso para o jogo pela bilheteria usualmente utilizada pelos sócios. Isso mesmo: mesmo tendo cadeira cativa, paga-se o preço relativo à um ingresso de arquibancada para ver os jogos. O controle é feito por tal carteirinha, que vale por 60 jogos do Palmeiras no Palestra Itália, como um cartão de ponto. Se não vai ao jogo, perde. Essa carteira é renovada a um custo de 75 reais em média (2007) assim que se completa os 60 jogos em questão.
Já reclamei algumas vezes aqui que o Clube vende os ingressos de cativas também para pessoas que não as possui. Está no seu direito até, desde que as pessoas respeitem os lugares marcados em cada uma de suas cadeiras, o que não acontece na prática.
Assim, os sócios não tem direito a sentar nas cadeiras cobertas, mas sim tem a facilidade natural de comprar ingresso por dentro do clube. É claro que há ainda os camarotes e aí sim, pelo que vejo, há várias pessoas ligadas a diretores, conselheiros por ali.
Achei a iniciativa com a Visa ótima, mas de fato há mais benefícios e modernidades alí do que para os que usam as cadeiras numeradas antigas…creio que com a reforma do estádio, dos camarotes e das tribunas de imprensa, muito nas cadeiras habituais deve mudar também.
E sobre quem acha que não há problemas na marquise que cobre as numeradas: há imensas goteiras…compre ingresso e torça para que não pegue um lugar premiado! haha
BOM DIA.
SOBRE a Área Visa, será mesmo “vip” assim que a cobertura ser realizada. Aliás, hj msm lí notícias que isso ocorrerá até o final de fevereiro do ano que vem. Concordo plenamente que não se trata de elitização, mas sim EVOLUÇÃO. O Palestra além disso, e ainda no primeiro trimestre ganhará novo gramado. Os vestiários foram COMPLETAMENTE reformados e modernizados.
São mudanças benvindas. PARA UM CLUBE VENCEDOR.
Sobre DVD-Players, a Diretoria que tome cuidado. A chuva de empresários se inicia, e não queremos ver novos “Gioínos” e “Florentíns” na equipe.
Abraços a todos…
.
Din…din….tudo se define em arrecadar mais e ponto.
Estão oferecendo um produto diferenciado.
Se o objetivo fosse criar uma área VIP e só, nada mais lógico do que fazer isso nas numeradas…tava tudo pronto….logo, a criação de uma nova área só se justifica pelo acrescimo de receita.
Não sou contra não…..achei bem legal…..mas que o negócio é ganhar mais é.
Hipocrisia, com essa manifestação ele quer exatamente o contrário!
http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=130&nwid=9448
Pessoal, sobre a área VIP: pode-se levantar a bola que for na discussão, mas descartar a hipótese de elitismo é nonsense.
Existe um certo fascínio com mitos administrativos do futebol europeu que andam sendo aplicados sem muito critério. O Real Madrid e o Barcelona têm arenas com serviços especiais a preços mais altos e tal? Têm. Agora, existe um pequeno detalhe: O Real e o Barça sentam seus estádios em países com níveis de renda e desenvolvimento muito, mas muito distantes do brasileiro. O mais caro por lá é menos caro do que cá.
Arrecadação de receita passa por muitos caminhos: bons times, direitos de mídia, licenciamentos, títulos, mercado de atletas, ingressos de arquibancada. Acontece que do mesmo modo que muita gente aqui concorda que vender atletas o tempo todo para equacionar caixa seja uma política temerosa, tornar o estádio inacessível a um pedaço grande da população economicamente ativa também pode ter lá seus efeitos colaterais.
Sinceramente, não sei se faz sentido apostar tantas fichas na arrecadação de receita através da venda de ingressos. Considero muito mais jogo pensarmos numa equação que garanta ampla maioria dos ingressos a custo que, comparado aos níveis de renda nacional, seja viável.
É fato que ingresso mais barato ajuda sim a encher as arquibancadas. Além disso, tem um aspecto sensacional dos estádios, que é o simples fato de colocar num mesmo ambiente, sob os mesmos termos, gente que, a princípio, não costuma se encontrar. Numa cidade tão dada a apartheids sócio-econômicos, esse é um exercício raro, riquíssimo. Do mesmo modo, não acho que só porque o sujeito paga R$ 50,00 num ingresso ele paire acima da falta de noção. Que vez por outra não tenha gente procurando confusão em setores ditos VIP.
Os serviços e acomodações da área VISA são bacanas, mostram respeito ao torcedor. E quanto a isso, sou total e completamente a favor.
Acho que deve sim existir um esforço da diretoria para oferecer mais conforto aos torcedores do Palestra. Apenas acho que isso deve ser estendido a todos, a preços que todo mundo (ou quase) possa pagar. Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno. Porque, sinto muito, acreditar que isso deve ser privilégio restrito aos de carteira mais recheada é, sim, elitista.
Grande abraço.
Tiago,
Por mim, não existiriam nem as cadeiras numeradas, nem as piscinas, faríamos um “tobogã” ali e colocaríamos mais 50 mil palmeirenses no estádio a 10 reais cada…sempre frequentei as arquibancadas a vida inteira.
No entanto, hoje em dia os custos do futebol são astronômicos, e não faz sentido que o clube cobre tão pouco por um espetáculo que seja tão caro.
Uma das principais fontes de receita dos clubes lá fora são os seus estádios, este tipo de divisão é feita há décadas. Não vejo nada de novo nisso, apenas a polêmica que a modernização do estádio levantou.
Volto a minha questão inicial: como vender o futebol como um produto barato se os seus custos são tão altos?
Abraços!
bom dia.
o setor é excelente e a iniciativa é digna de nosso pioneirismo.
não somos time elitista. ao contário. nossa origem é de proletários (sem qualquer acepção política) que cruzaram o oceano (literalmente) em busca de oportunidade e melhores condições de vida. que isso jamais seja esquecido.
o palmeiras dos últimos anos esqueceu-se do que éramos: os melhores. sempre fomos melhores. e voltaremos a ser, à custa de nossos torcedores.
forza palestra.
CARO TIAGO,
Bem sabe o amigo que o Estádio Palestra Itália será ampliado.
A reforma se iniciou, infelizmente para parte da torcida, no novo setor.
Claro que neste momento, 5.000 lugares é um número muito alto da capacidade do Estádio, ainda mais porque invadiu o limite das arquibancadas.
A Diretoria, obviamente iniciou o feito, com olhos na arredação maior de valores e isso é fato.
Mas num segundo momento, NÃO RESTAM DÚVIDAS, haverá ampliação e modernização (DEVIDA) das arquibancadas.
Constando no projeto, como vc bem sabe, a contrução de novois anéis superiores, além de sua cobertura TOTAL.
Vejo a “Área Vip” como o ponta-pé inicial. Até porque o investimento total (com auxílio da VISA) é infinitamente menor do que o passo seguinte.
É o que penso. Nada de elitização, na minha opinião.
Os cambistas estão “tristes”.
Abraços.
OCUPAÇÃO PARCIAL DO ESTÁDIO EM QUASE TODA A TEMPORADA.
Por que tanta polêmica em cima do novo setor do estádio se o Palmeiras não teve a lotação máxima do seu estádio em nenhum jogo deste ano? Faltaram ingressos em alguns jogos? Pelo que se sabe, sim. Mas, esses ingressos estavam na mão de cambistas.
A capacidade liberada para o Palestra é de 27 mil lugares e o maior público registrado, neste ano, foi de quase 25 mil lugares.
A média de público do Palmeiras, nos jogos em casa, neste campeonato brasileiro, ficou em torno de 17 mil pessoas. Nessa média estão incluídos os lugares das cativas e numeradas. Para essa partida contra o Fluminense, foram disponibilizados 16 mil lugares de arquibancada, ou seja, tinha ingresso de arquibancada para um valor equivalente ao público médio dos jogos.
O espaço VIP é elitista, no sentido de que só quem tem mais dinheiro vai usar aquele espaço, porem, aquele espaço é uma pequena area se observar o estadio todo e existem outras areas para pessoas de renda menor.
gente, estou enganado ou esse setor vip foi, sim, muito bem elogiado na mídia?
lembro de ter lido matérias bem positivas na folha, no jt e até no blog do juca kfouri.
CRAQUE ALEX faz novas revelações.
http://www.alex10.com.br/alex10/br/pessoal/falaalex.asp?id=293
ESSE SIM FOI 10. ALEX 10!
ABS!
Pessoal, gostaria de fazer um ou outro esclarecimentos:
Não estamos aqui criticando a implantação do espaço VIP no sentido de achar má idéia. Feitas as contas, o saldo da iniciativa é positivo.
O que não quer dizer que não possamos abrir novo horizontes para o debate.
É claro que achamos ótima a exposição positiva do clube por conta da parceria. Do mesmo modo, a simples existência de uma ilha de respeito ao torcedor é para ser mais do que celebrada.
Acredito que o clube deve sim oferecer serviços a setores diversos de mercado. A torcida palmeirense é enorme, oferece nichos e nichos. E o consumidor disposto a abrir mão de uma graninha extra por um produto diferenciado é um ativo valiosíssimo.
O que achamos bacana levantar aqui é o discurso que vai engedrar a ampliação e as melhorias do estádio.
O OV, republicano que é, acredita que o conforto oferecido no espaço VISA deve, em maior ou menor grau, ser extendido a todo o Palestra — tanto para os que podem gastar mais, como para os que não têm tantas condições. Claro, quem desembolsa um dinheirinho maior espera por uma contrapartida extra. Mas quem paga menos também deve assistir aos jogos de maneira bacana.
Muita gente pode achar que levantar essa bola é procurar pêlo em ovo. Nós acreditamos que não, que é algo a ser discutido, até para que a gente tenha bem claro o Palestra que queremos.
A questão das numeradas descobertas (por que não começar a experiência por lá? O que vai ser feito agora daquele espaço?), por exemplo, é algo que nos intriga.
Do mesmo modo, nos perguntamos como vai ficar o espaço VISA em jogos sem muito apelo. Será que 5.000 pessoas pagariam R$ 49,50 para assistir a Palmeiras e Juventus pelo Paulistão numa noite de quarta-feira?
Se forem extendidas as facilidades do espaço VISA (ou parte delas) para outras partes do estádio, existirá uma política de manutenção de ingressos a preços populares?
E o problema dos cambistas, como isso fica para os ingressos “normais”?
Essas são apenas algumas das questões que achamos interessante debater. Do mesmo modo que não criticamos o clube apenas por criticar, também não temos qualquer pretensão de ser chapa-branca.
Flavio, quanto à bola que você levantou, acho que você está certíssimo: a resposta vem bem por aí.
Eu, Tiago, acho que, no Brasil, o caminho para o aumento da receita dos clubes passa por contratos de veiculação em mídia melhor negociados e novas frentes de licenciamento e utilização da marca. Embora o comércio de jogadores seja bastante importante, a sangria de atletas já atingiu o limite do suportável — com, acredito, consequências terríveis para o futebol nacional para os anos vindouros.
Também acho que a arrecadação de bilheteria pode ser fonte valiosa de renda, mas temos aí alguns gargalos: 1) é difícil para a maioria do pessoal das arquibancadas desembolsar R$ 30, 40, R$ 50 por jogo. Isso pela situação econômica mesmo. Para além do que o time pode ganhar com ingressos mais caros, estádios lotados são uma arma importante para vitórias e títulos. Acho que vale mais a pena arrecadar um pouco menos e manter o estádio cheio do que manter o estádio não tão cheio assim arrecadando um pouco mais; 2) Mesmo que os clubes façam bastante grana com bilheterias, é tudo em R$. Quer dizer, num cenário global esse dinheiro já entra correndo atrás. Nesse sentido, vale mais a pena, imagino, que os times brasileiros levantem verbas através de contratos de exploração de marca e imagem indexados em moedas fortes. Claro, esse é só um pitaco rápido. Ali, na ponta do lápis, a situação é um tanto mais complicada. Existem equações e equações. Aqui, vale dar uma olhada num texto bem interessante do Máquina do Esporte (via blog Momento do Futebol) — http://momentodofutebol.blogspot.com/2007/08/faturamento-dos-clubes-europeus.html
E, bom, por enquanto é isso.
Grande abraço!
Pessoal,
Deêm uma lida nesta reportagem sobre mais reformas no Palestra, vale a pena:
http://turmadoamendoim.com.br/ta_noticias_detalhe.asp?noticia=460009
Abraços Palestrinos à todos!!!
Tiago,
(uma hipótese sobre a escolha do local para o espaço VISA).
Trata-se apenas de uma impressão pessoal, mas acho que o espaço exagerado para a separação entre torcidas, imposta ao Palmeiras nos clássicos, especialmente contra o time do Jardim Leonor, contribuiu para que a direção do Palmeiras começasse a pensar em alguma alternativa para acabar com aquele absurdo. Essa situação causou muita indignação entre os torcedores e na direção do clube.
Quanto à numerada descoberta e o novo setor ao lado das cativas, são os locais mais indicados para a expansão desse sistema.
Conforme você lembrou, existe a questão dos jogos médios. O preço para jogos do Paulistão contra o Juventus, Mirassol s Sertãozinho, por exemplo, tem que ser avaliado. Será muito melhor vender cinco mil ingressos a 25, 30 ou 35 reais do que 500 ou 1000 ingressos a R$ 50,00.
Por outro lado, o Palmeiras é um time com número suficiente de torcedores na capital, Grande São Paulo e cidades próximas do interior, para lotar todos os jogos no Palestra. Bastaria que cada palmeirense fosse a um jogo por ano para o Palestra ficar lotado em todos os jogos e ainda iria ficar muita gente de fora.
O que mais me incomodou nesse novo setor VISA foi terem colocado toda a parte central nesse setor
Aí teve gente falou:as torcidas organizadas se ferraram
Ao contrario,quem saiu prejudicado nisso tudo foi o torcedor comum
Nós ja sabemos que boa parte das organizadas ja tem ingresso garantido
Com isso,o torcedor comum só terá no maximo 7 mil ingressos a 20,00 e ainda por cima pra ficar atrás do gol,junto com as organizadas
Nao seria mais interessante o setor VISA ocupar apenas UMA PARTE da faixa central?
Quero ver nos jogos que valem pouco como ficará esse setor, com ingresso a 50,00
Aí podem dizer:se o jogo nao vale muito,com qualquer preço o estadio na enche
É verdade,mas é muito mais interessante ter mais publico a 20,00 do que ter menos publico a 50,00
Como disse no post 10, a impressão é de que há muito a ser revelado sobre TODO o escopo da implantação desse novo setor no Palestra.
Por questão estratégica, talvez o Palmeiras não possa ainda revelar todos os objetivos dessa iniciativa.
O setor Visa, ao que parece, deve estar integrado a um objetivo maior, não é um fato isolado e nada disso foi ainda totalmente explicado.
Assim, fica difícil fazer uma avaliação mais precisa dessa novidade que, por enquanto, tem mais pontos positivos do que negativos.
MONDOPALMEIRAS 56 NO AR!
Mesmo com o jogo da seleção interrompendo bruscamente a reta final do Campeonato Brasileiro, e um super-mega-hiper feriado, estamos de volta com mais uma edição da Rádio Mondo Palmeiras.
Nesta semana, recebemos a visita do nosso amigo Vicente Criscio, do blog Terceira Via Verdão, que nos contou muito sobre o seu trabalho, e principalmente, sobre os bastidores do clube. Além disso, falamos sobre o setor Visa, cujo projeto ele conhece desde o princípio.
http://www.mondopalmeiras.net/blog/2007/11/20/radio-mondo-palmeiras-edicao-56/#comments
Olha a “aprobattada”:
“Sem sessão, hoje
Segunda Comissão não fará julgamentos
REDAÇÃO JUSTIÇA DESPORTIVA
Excepcionalmente nesta terça-feira, não terá sessão de julgamentos da Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A Comissão voltará a realizar seus julgamentos na próxima terça-feira, dia 27 de novembro.”
http://www.justicadesportiva.com.br/noticias.asp?id=2187
Ou seja, vão dar 1 semana de folga, inexplicavelmente, para o pessoal do STJD e não julgarão o recurso do Valdívia.
Olá,
Vou deixar minhas impressões por aqui. Se a iniciativa se limita a essa área VIP e terminar por aí, é uma burrice, e das gordas.
Mas não acredito que seja assim. Acredito que a intenção é expandir para o resto do estádio. E, para mim, o que tem de revolucionário é o sistema de vendas de ingresso. É um verdadeiro prazer poder comprar pela internet, escolher o lugar que você vai ficar podendo olhar direitinho a localização.
Nem todos tem cartão VISA? Mas um cartão Palmeiras, com crédito limitado, talvez até limitado aos jogos do Palmeiras é possível fazer. Várias lojas populares tem seus cartões que atingem um ampla população. E acesso a internet? Sim, nem todos tem. Mas uma vez implantado o sistema, colocar pontos de venda não é tarefa das mais complicadas.
Na minha opinião, se implatado sistema similar a todos os setores do estádio será um grande passo no relacionamento torcida-clube. E não tem por que encarecer o ingresso. Claro, será mais confortável, mas não acho que um sistema assim tenha um custo maior.
Eu espero que a escolha (a meu ver acertada) da VISA em começar pela tal da área VIP é uma escolha estratégica de marketing mas que a iniciativa vá se espalhar ao resto do estádio.
Abraços,
Pedro.
P.C. Tibé ( nº 44 )
Entrei na página da Justiça Desportiva e vi essa notícia:
———————————
” América-SP no Tribunal
Clube quer a condenação de Sertãozinho por escalação irregular
ALINE PEREIRA
O América Futebol Clube de São Paulo vai ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a última esperança de condenar o Sertãozinho por ser o culpado de ter escalado um jogador de forma irregular no Campeonato Paulista. O recurso será julgado na próxima quinta-feira, dia 22/11, a partir das 14h, pelo Pleno do Tribunal. ”
———————————
Vai ter julgamento na quinta-feira, dia 22.
Por que não vão julgar o caso do Valdívia?
Paulo César Tibé e Marco (Posts 44 e 46),
Incrível o ponto a que chegou a safadeza. Estão prejudicando o Palmeiras de forma escancarada, nem se dão mais ao trabalho de disfarçar.
É ensurdecedor o silêncio da Imprensinha frente a uma cafajestagem desse porte. Mas já era esperado. Valdívia não joga mais em 2007.
Jean Carlos
Por que a imprensa iria falar alguma coisa se interessa a ela que o Palmeiras não consiga a classificação?
Há quanto tempo, a imprensa esportiva tem feito de tudo para desvalorizar o Palmeiras, criar problemas e atrapalhar de todas as formas o caminho do time?
Depois de jogo do Brasil, quando as atenções voltarem para o campeonato brasileiro, será preciso que todos os espaços palmeirenses na internet se mobilizem para esse jogo contra o Inter. Não temos uma influência direta, mas podemos chamar a atenção do público em geral para que preste atenção no que possa ocorrer, nesse jogo.
Será a oportunidade que terão para tirar a classificação do Palmeiras. Um jogo que acontecerá antes do novo julgamento do Valdívia!!!
Pelo que me disseram, vão julgar até o caso 242 e o do Valdívia é o 249…
Marco, a quadrilha formada por CBF / STJD / Imprençinha está louca para tirar a vaga da Libertadores do Palmeiras.
Depois, quando eu comento com alguns conhecidos que existe um complô, me chamam de neurótico… Ah, tá bão!
Já imginaram se um jogador do Palmeiras, pretendido pelo Real Madrid, recebesse do clube espanhol um pedido de exame ósseo para comprovar que não está mentindo a idade?
Pois é. Como isso aconteceu com o Breno e ele joga no clube que, para a mídia, é acima de qualquer suspeita, a cobertura do fato se restringe ao fatual e amanhã não se fala mais nisso…
Rafael,
Me permita discordar do seu raciocínio.
Quem pode pagar também não tinha seu lugar.
Eu sou um dos que fui ao setor Visa e poderia ter ido mais vezes ao estádio ao longo do ano nas numeradas.
Por que não fui?
Se eu tivesse uma entrada exclusiva e não tivesse que me sujeitar àquela fila imensa em que spu tratado que nem gado…
Se eu tivesse banheiros limpos…
Se eu tivesse meu lugar marcado…
A iniciativa é ótima. Penso que poderia ter sido feita nas numeradas, sem precisar mexer na arquibancada.
Mas imagino que se não fizeram deve ser alguma dificuldade física que impede uma obra desse porte.
Boa Nivaldo !!!!
Mas, acho que elas estão certas, tem um trabalho de marketing forte, que transforma fatos negativos em positivos.
Na verdade, dá até para acreditar que as bichonas possuem um departamento de marketing composto pelas mesmas pessoas que, décadas atrás, elaboravam a propaganda ideológica da antiga URSS. Meu, eles tem um talento para criar, mentir e distorcer que não é brincadeira.
Some-se a isso o fato de ser o clube preferidinho das oligarquias e dos gabinetes políticos; o imenso poder de cooptação que possuem junto à Imprençinha, criado por meio de troca de favores e muita grana; e o livre trânsito pelos corredores sombrios da CBF, FPF e do STJD, e concluímos que o SPFW é uma Máquina, sim… Mas uma Máquina de Manobras.
O único meio do Palmeiras driblar e inverter tudo isso é um só: BERRANDO!
Então… DIRIGENTES PALMEIRENSES, ESCUTEM O CONSELHO DE UM TORCEDOR:
A Imprençinha publicou alguma merda? Liguem para a redação do veículo para reclamar diretamente com o editor chefe, ameaçando processar a tudo e a todos, exigindo uma correção/retratação/direito de resposta, e divulguem imediatamente uma nota no site oficial do clube esclarecendo e desmentindo tudo;
A CBF, FPF ou STJD nos prejudicou? Berrem o quanto puder nas TVs, rádios, jornais, internet, o que for, reclamando do prejuízo e injustiça sofridos, e afirmando claramente, com todas as letras, que o Palmeiras é prejudicado sistematicamente (uma boa oportunidade para fazer isso: no atual e vergonhoso “Caso Valdívia”);
As bichonas, gambás, lambaris ou qualquer outro clubezinho nos provocou ou sacaneou? Peitem os dirigentes inimigos, cortem relações, declarem-nos - dirigentes e instituições - “personas non gratas”, e digam que vai haver uma retaliação em oportunidade vindoura.
E, por último… Escolham alguém jovial, comunicativo, sagaz e inteligente para estar sempre a postos para atender os jornalistas e reinvidicar nossos direitos na Imprençinha. Tipo, um (argh!) Marco Aurélio Cunha, mas Palmeirense, heterossexual, com caráter e que tenha uma altura maior que 1 metro e 58.
……….
“Quer acabar com eles? Eles mandam um dos nossos para o hospital; nós mandamos um deles para o necrotério. É o único jeito. (…) Deus não gosta de covardes!”
- Sean Connery, em “Os Intocáveis”
SVEITÃO 2008
ANDRES, NELSINHO & CIA. já falam abertamente em dispensas, contratações e reforços p/ Gambá 2008. Na maior cara de pau. Nelsinho ontem em entrevista estava sereno, aliás, sarcástico. Isso não é hora de falar em negociações em times que ainda tem algum interesse na competição. ESTARIA O VASCO VENDIDO???? Muito estranho. NÃO DUVIDO NÃO!
PALESTRA
CAIO JR. teve desta vez coerência.
Pediu à Diretoria para que a delegação viajasse a Porto Alegre um dia antes do previsto.
Assim, a equipe chegará sexta-feira à noite na capital gaúcha, se concentrando no local da disputa do jogo.
Tempo suficiente para leves trabalhos físicos, descanso, e trabalho do fator psicológico.
Ponto a favor.
ABRAÇOS!
Não gosto da Marília Ruiz, e creio que os companheiros também não, mas vejam um post no blog dela no Lancenet falando sobre a depredação das placas dos campeões da Libertadores. Aparentemente os bambis tiraram a placa do Verdão campeão de 1999. Eles, claro, dizem que não, que é isso, somos a maior diretoria do planeta…
Claudio,
Vc teria o link dessa matéria por gentileza???
Obrigado.
Abraços Palestrinos à todos!!!
Eu li a matéria no Blog, assim como, a foto da taça. Bem, precisamos de mais informações sólidas para emitir um comentário, mas antecipo meus palavrões à essa corja de “bibas morumbetes”.
Caio, o link pro blog é esse, por enquanto é logo o segundo post: http://www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/mariliar/default.asp
Claudio
Quando esse tipo de Magica acabará?
1ª - O Cambista ter em mãos ingressos antes mesmo da bilheteria começar a venda.
2ª - o preço oferecido pelo Marginais é o mesmo da bilheteria.
Como isso ?
Serão benemeritos?
Agora de quem é a culpa desse ingresso ir parar na mão do cambista?
Eu sei é do torcedor que compra!!!!!!! ha…..ha….ha……
Agora ridiculo é falar que o espaço vip Visa não é elitista.
Sobre os post que achei interessante.
falou SERVERDE
“A Diretoria, obviamente iniciou o feito, com olhos na arredação maior de valores e isso é fato.”
(Será que com o time mal na tabela os Visettes irão ao palestra?)
“Vejo a “Área Vip” como o ponta-pé inicial. Até porque o investimento total (com auxílio da VISA) é infinitamente menor do que o passo seguinte.” ( Eu vejo um pontá pé na bunda do torcedor de menor renda).
Falou Tiago Soares
“Pessoal, sobre a área VIP: pode-se levantar a bola que for na discussão, mas descartar a hipótese de elitismo é nonsense.
Porque, sinto muito, acreditar que isso deve ser privilégio restrito aos de carteira mais recheada é, sim, elitista”.
Valeu Tiago !!!!
Abraço a todos.
ALEXANDRE & PALESTRINOS DO OBSERVATÓRIO…
PAPAI NOEL VERDE EXISTE?
VEJAM…
http://blogdojuca.blog.uol.com.br/
DÁ P/ ACREDITAR NESTA NOTÍCIA???
SERÁ VERDADE MESMO???!!!!
ABS!!!
Ora, para acabar com essa história de ingresso ir parar na mão de cambista, é muito fácil: que se faça secretamente uma investigação interna e se verifique qual ou quais o funcionário está repassando as entradas para esses marginais, reunir provas e demitir o tratante.
Porque transformar isso em um cavalo de batalha? Basta agir. Aliás, basta a diretoria querer agir.
Muito cuidado com qualquer notícia referente ao Palmeiras que tenha como fonte o JK.
Ele não faz nada por acaso.
Algum objetivo estranho ele deve ter.
Por que ele lança uma nota dessas, ligando o Palmeiras ao nome do presidente da CBF na semana em que decidimos a classificação para Libertadores?
Observem que o assunto vem logo abaixo de mais uma apologia dele com o Flamengo, nosso concorrente à vaga.
Já fomos prejudicados demais por arbitragens e pelo tribunal nesse campeonato. Ele quer inverter a situação, agora?
Grande Claudio,
Obrigadaço!!!
Abraços!!!
Pessoal, o papo tá ótimo. Não vou comentar os posts pontualmente mas só quero reforçar algumas coisas. É importante discutirmos o setor VIP e os blogs tem mesmo que ajudar nisso, é pra isso que servem esses espaços. Essas ações vão definir que tipo de futebol que teremos no futuro. E, nessa discussão, acho que não podemos interditar certos temas, como o do elitismo. Meu palpite é que nenhum dos lados tem razão completa e são as críticas que vão melhorar o projeto. Acho sim o projeto elitista (porque aumenta o número de lugares mais caros, embora esses lugares ofereçam muito mais serviços). Mas isso não quer dizer que o projeto seja ruim ou que não existam alternativas: quem quer ainda pode comprar seu ingresso de arquibancada.
Depois escrevo mais…
Boa tarde Rafael!!!
Gostaria de saber se tem alguma verdade nesta postagem do Juca Kfouri.
http://blogdojuca.blog.uol.com.br/
Euforia no Palmeiras
Palmeirense militante e dono da Traffic, braço direito de Ricardo Teixeira (ou seria o contrário?), o empresário J.Hawilla anuncia um fundo de R$ 40 milhões para ajudar o Palmeiras a voltar a ser vencedor.
O clima no Palestra Itália é o de que a hegemonia do São Paulo está com os dias contados.
Aguardemos.
****
Saudações Palestrinas
Lindo, isso! Eis um jornalista da Imprensa, não um jornaleirista da Imprençinha, comentando quem é o verdadeiro detentor do maior número de títulos nacionais do futebol brasileiro:
“Palmeiras já é Hexa”
- Elton Charles – a Crítica - Manaus
::21/11/07 - 13h11
De um lado o São Paulo, que se tivesse a certeza do privilégio único de ser penta, não faria camisa para reafirmar a tese. Do outro, o Flamengo, 15 anos depois, resolvendo bancar campanha guardada no baú da incapacidade de ganhar o campeonato outra vez. A CBF não tinha dinheiro para realizar o torneio em 1987, deu o aval para o Clube dos 13 e, depois que viu a Rede Globo, Coca-Cola e Varig encherem os cofres dos participantes, voltou atrás, para não ser banida do poder. Hoje, 20 anos depois, nada disso faz sentido, sabe porquê? Se São Paulo está certo, e se apega à CBF contra quem brigou em 1987, teria de considerar justas as viradas de mesa que trouxeram Fluminense, Náutico, Grêmio e até o São Caetano das séries B e C direto para a elite, por debaixo do pano.
A mesma CBF que, até 1986, organizava Brasileirões com mais de 100 equipes, atendendo interesses políticos do Oiapoque ao Chuí. Fina estampa da promiscuidade. Se defensores do Tricolor, torcedores e cartolas do São Paulo concordam com esse sistema, então jamais poderão reclamar dos escândalos de arbitragem, manipulação de resultados e demais filosofias, porque esses são procedimentos históricos deste Brasileiro conquistado cinco vezes no Morumbi. Já o Fla, revoltado com a CBF, se quiser fazer valer seu grito, terá de aceitar o segundo posto de campeão nacional.
De 1967 a 1970, sem o aval da poderosa entidade, o Palmeiras ganhou duas taças Roberto Gomes Pedrosa. Nesse torneio estavam os mesmos clubes da elite que o Urubu evoca para defender 1987. Portanto, se Fla e São Paulo são Penta, o Palmeiras já é Hexa.
http://palmeiras.globo.com/noticias/exibir_noticia.asp?Cod=558&Categoria=Imprensa
Acho importante também que se discuta o público médio nos jogos.
Caso, cada palmeirense da capital, grande São Paulo ou de cidades próximas fosse, pelo menos, a um jogo por ano, teríamos lotação em todas as partidas.
Logicamente, esse é apenas um exemplo numérico para ilustrar a ausência, no estádio, de grande parte dos torcedores.
Outro ponto interessante para o debate seria a capacidade de ocupação do Palestra Itália.
Em 2007, quantos jogos tiveram público superior a 22 mil pessoas?
Considerando que foram reservados 5 mil lugares para o novo setor, sobraram 22 mil lugares no restante do estádio.
( Normalmente, a capacidade liberada do Palestra é de 27 mil lugares )
Nesse ano, o público médio do Palmeiras ficou em torno de 17 mil pessoas. Isso, considerando todos os lugares do estádio (Arquibancadas, numeradas e cativas).
Não tenho certeza, mas esse jogo contra o Fluminense registrou o maior público do ano: 25 mil pessoas. Duas mil pessoas a menos que a capacidade liberada do Palestra Itália.
Caso não tenham sido encontrados ingressos para alguns setores, é outra discussão, diferente da questão da localização do novo setor.
Nesse jogo com o Fluminense foram colocados à venda 16 mil lugares, para as arquibancadas, quase a média de público registrada durante o ano.
Também é importante lembrar que em grandes clássicos esse setor ou a maior parte dele ficava interditado por exigência da PM.
Pelo que se sabe, o preço para jogos médios também será menor e foi divulgado que as melhorias de estrutura para o torcedor serão estendidas para todo o estádio.
Isso ai minha gente que história é essa que o Juca “Lei Pelé” Kfuri postou no blog dele???
Fundo de investimentos??? Será que isso não é golpe??? O Vicente do 3VV disse que existe verdade no que o juca disse(Um afirmação horrivel, pois ele não fala oq é verdade)
E ai gente pelo amor alguém responde que eu to passando mal aki!!!!!!!!!!!!!!!!
Vale a pena dar uma conferida no Bate Pronto, blog de futebol do Milton Pazzi Jr. (http://blog.estadao.com.br/blog/batepronto/).
Ele toca em dois assuntos muito interessantes: um deles é a guerra dos “pentacampeões”, lembrando que Palmeiras e Santos conquistaram títulos nacionais nos anos 60 e 70 e por isso também têm direito de se declararem penta.
Em outra postagem, ele denuncia o benefício dado ao Flamengo pelo STJD. Isso em um veículo grande como o site do Estadão!