Colocando as coisas no lugar
Fev 1st, 2008 by Rafael Evangelista
Há muita (des)informação solta por aí. Dados espalhados que dificultam o entendimento do caso por completo. Achamos que é dever nosso tentar recompor algumas coisas e colocar tudo em perspectiva. Vamos lá.
Sobre a ata: está claro que, na reunião, foi exposto o valor mínimo do contrato. Se tudo mais parar, se nenhuma ação adicional for feita e não ganharmos nenhum título, o Palmeiras embolsará R$ 8,5 mi mais a renda total do jogo contra a Juve. A ata não é falsa. Belluzzo confirmou a veracidade do documento e do compromisso mínimo. Ressalte-se que esse é o compromisso mínimo, e não o valor total como o PIG dá a entender. Como dissemos anteriormente, foi só isso que Belluzzo confirmou. Dizer o contrário é pura desonestidade, assim como omitir os poréns que o dirigente coloca, que aumentariam o valor total.
Sobre o valor divulgado pela imprensa: em debate com Belluzzo, Kfouri revelou quem seria a fonte, no Palmeiras, do valor de R$ 19 milhões divulgado pela imprensa: Rogério Dezembro, em declaração a alguém que repassou a informação ao Lance. Ao fazer isso Kfouri, desta vez, revelou o off. A prática é raríssima no jornalismo e caracteriza uma quebra da relação de confiança estabelecida entre repórteres e fontes. Quando do caso “Valdivia no Jardim Leonor” o jornalista preferiu calar-se. Teve seus motivos.
Falta entender os motivos que o levaram a fazer com que a temperatura do caso subisse a esse ponto. Vários indícios levam a crer que Juca sabe que o valor de R$ 19 milhões não é irreal. Belluzzo já explicou exaustivas vezes e tanto Kfouri quanto Birner sabem que: 8,5 mi + 7 mi para as categorias de base (que ainda precisam ser garimpados via isenção fiscal) = 15,5 mi; quantia que, somado ao jogo com a Juve + alguma ação ambiental ou promocional, tornam o valor de R$ 19 mi bastante verossímel. Não há documentos que comprovem as ações complementares? E daí? É lícito que clube e empresa façam um pacto de confidencialidade.
Soma-se a isso tudo o valor divulgado pela imprensa italiana: 8,5 mi de euros. É razoável acreditar que a fonte do Corriere della Sera não seja o off de Dezembro, mas sim alguém em Turim. Mais um indício que corrobora os prováveis R$ 19 mi.
E aí voltamos à questão: por que Kfouri insiste em fechar os olhos para isso? É tudo para atacar a Traffic?
Aí, encerro: é popular a idéia de que a imprensa deve ser, sempre, de oposição. Há 30 anos, dava para concordar com isso numa boa. Em geral, o lado dos “bons e justos” estava fora do poder e os vilões eram quem comandavam as coisas. Tem a ver com a política: os chefes da União Soviética eram tão malfeitores quanto os milicos daqui; os cabeças de Washington comandavam tantos golpes de Estado quanto os de Moscou.
Daí a aplicarem a regrinha para os tempos atuais (em que se ocupa o governo, mas não necessariamente o poder) e para a cobertura de esportes (acho que nem precisa dizer por quê, né?) vai um longo caminho.
O fato é que Kfouri parece pensar nos termos antigos. E leva seus asseclas junto.
É errado investigar os valores divulgados? Não. Mas se deixar levar pelo jogo da oposição em busca do “furo” ou da “verdade” ou é ingenuidade ou perseguição (se não ao Palmeiras, a Hawilla). O caso é que fazer afirmações categóricas de que o REAL valor do contrato é de R$ 8,5 mi é de um simplismo atroz. O justo seria ponderar os dois lados. Fechar os olhos e nem tentar estimar qual é o valor estimado do contrato é, sim, fazer o jogo da oposição, da qual conhecemos o caráter.
E aí, voltamos a outra regrinha básica do jornalismo: pensar “a quem serve tudo isso?”
***
Recomento o post do Ademir, que vai na mesma linha e também levanta a questão.
A verdade é a seguinte:
O Palmeiras está vendendo todo o seu terreno e estádio para a Traffic, que por sua vez está intermediando toda a negociação com a W Torre no sentido de construir o estádio mais moderno da América do Sul, que pertencerá ao Desportivo Brasil.
O dinheiro ganho pelo Palmeiras, com a venda do terreno, está sendo utilizado para que a Fiat coloque seu nome na camisa, e assim sanar uma antiga rixa entre os tataravós do Della Mônica e os tio-tataravós do atual presidente da empresa automobilística (fontes desinteressadas confirmarão se a rixa é mesmo devido a um burrinho e a quem pertencia o animal).
Pra finalizar as complicadas negociações, a Traffic resolveu também envolver a Suvinil na parada, já tendo em vista a pintura do novo estádio do Desportivo Brasil.
Ao que tudo indica, parece que a situação do mais novo sem-terra do futebol já está sendo resolvida lá em Porto Feliz, onde a Traffic já inicia obras que servirão como parte do pagamento. Mas é claro que, de uma hora para outra, tudo pode ser embargado já que o Desinteressado Juquinha já promove as absurdas irregularidades do novo terreno denominado “Viva o Verde”, denunciando desde já ação anti-ecológica e hedionda, configurando de pronto crime doloso ao aquecimento global e à marcha dos pingüins.
Aguardemos os próximos desdobramentos
Rafael, boa tarde.
Esta história do patrocínio está dando no saco (perdoe-me o termo).
Não sou jornalista. Mas, após ler as notícias nos blogs do “bem”, resolvi aventurar-me na profissão.
Assim, no melhor estilo “imprensinha por um dia”, permito-me divulgar algumas notícias (afinal, rir, senão o melhor dos remédios, é pelo menos um analgésico). A minha fonte é confiável e desinteressada:
- Patrocínio do Palmeiras
O Palmeiras finalmente fechou patrocínio com a FIAT. Pagará à montadora a quantia de R$ 8,5 milhões para poder utilizar o logo em suas camisas. A diretoria da multinacional italiana repassará integralmente a quantia a um de seus outros patrocinados: o Clube Atlético Mineiro.
Lyon c’est ici
O time francês do Lyon acabou de informar que emprestará o atacante Fred ao SPFW. O atleta jogará em Jardim Leonor com os salários pagos, integralmente, pelo clube francês. Negócio semelhante já foi feito com o atacante Adriano.
Nova Iorque informa.
O Conselho de Segurança da ONU reunir-se-á na proxima sexta-feira (08/02) para discutir as medidas a serem tomadas quanto às arbitragens dos próximos jogos do SPFW.
Champions League
O SCCP adotou arrojado, inteligente e econômico plano logístico para a disputa da Champions Legue do Brasil (Serie B). Acabou de adquirir um Airbus 380, com capacidade suficiente para o transporte dos atletas, cartolas, torcedores e animais.
Os recursos utilizados advieram do excepcional e supersônico contrato de patrocínio firmado com o plano de saúde da Unicor, digo, Medial Saúde.
E aí, Rafael e Tiago? Será que posso mandar curriculum para os jornais?
FORZA PALESTRA!
ahahaha, boa pessoal, é ocasião para um imprensinha por um dia.
alguém acredita que o imperador leonordinense tenha vindo de graça? cadê a ata da reunião?
E a pergunta que não quer calar e que nenhum dos brilhantes blogs está dando tratamento devido: a Imperatriz Leonordinense vai sair em cima de um carro alegórico ou no chão na Marques de Sapucaí?
Querem continuar com as fofocas, essa é uma boa….
pronto, mais um paga pau da semana…
Antes de ser iniciada a nova seção “discussão sem fim”, e degringolar o nível, mandem ver no Del.
E não precisa nem anunciar, tipo “fulano, considere-se excluído, etc…”.
Ou vem com argumento e estrutura educacional mínima, ou já vai tarde
Abs
Senhoras e senhores diletos palestrinos.
O que a imprensa está fazendo com o Palmeiras é de uma covardia impressionante!
Jamais vi uma campanha destritiva tão grande quanto essa!
Mas a pergunta é: Por que caralhos estão fazendo isso?
Será porque nossos diretores estão demonstrando mais competência que os outros? Ou é perseguição purea e simples?
Tais pseudo-jornalistas, estão praticando o mais baixo e vil dos jornalismos. O tendencioso, venal e parcial.
Contudo, apesar de conhecermos toda má vontade da imprensa para com o Palmeiras, e tal fato é histórico, por ser o clube fundado pelos imigrantes italianos, ninguém levanta tamanha campanha difamatória de graça.
E quem, senão a diretoria de outros clubes, teriam interesse em desmoralizar o Palmeiras? Vejamos:
O Santos está em crise. Deve estar mais preocupado com o rebaixamento no paulistão, que é iminente, do que qualquer outra coisa.
Os Gambás estão juntando seus cacos após o furacão MSI e o rebaixamento à Série B; Além disso estão ocupados demais tentando montar um time para voltar à elite. E, por mais rivais que sejamos, nunca vimos o Palmeiras sacanear o Cúrintia, ou vice-versa.
Sobram quem????? Sim, meus amigos, as bixas do jardim leonor. O clube mais baixo da face da terra! A direotria mais desonesta do planeta! Os mais mercenários dos mercenários! Alí reuniu-se as piores espécies de pessoas que se pode imaginar! São os invejosos!!! Os maledicentes!!!
Um dia, com a graça de San Genaro e de Nossa Senhora da Achiropitta, veremos esses bandidos, essa corja cair do seu pedestal erguido à custa de dinheiro público desviado e de desonestidade.
Muito bom artigo Rafael Evangelista parabéns…
Sou santista e leio este espaço todos os dias que por sinal é muito bom parabéns novamente.
Dizem por ai que o novo apelido do Vanderlei Luxemburgo é Katrina.
Depois que ele passa a terra fica arrasada.
Vide o meu Santástico Show da Vila abre o olho palmeirenses.
Tenham um ótima carnaval.
Abraços,
Eduardo Gomes
Rafael,
Como pedido, estou escrevendo pra elogiar o post.
Excelente!
Parcial como não poderia deixar de ser uma mídia palestrina, mas justa e honesta na análise dos fatos.
Parabéns!
“Aí, encerro: é popular a idéia de que a imprensa deve ser, sempre, de oposição. Há 30 anos, dava para concordar com isso numa boa. Em geral, o lado dos “bons e justos” estava fora do poder e os vilões eram quem comandavam as coisas. Tem a ver com a política: os chefes da União Soviética eram tão malfeitores quanto os milicos daqui; os cabeças de Washington comandavam tantos golpes de Estado quanto os de Moscou”.
Rafael, permita-me discordar: o jornalismo que esses caras praticam não tem lugar nem há 30, 60 ou 90 anos atrás. Por mais que haja oposição - e veja que eu sou opositor do atual governo, e para mim os vilões continuam no poder - ela nunca deve ser levada no piloto automático (”Se hay govierno, soy contra”) sob o risco de se cometer injustiças, por menores que sejam.
Defendo o modo com que o Vasco vem tratando a imprensa, crítica honesta é aceita, mas quando se percebe a maldade, o desejo de tumultuar e criar factóides, a solução é simples - entrada proibida.
Passou da hora de dar um basta nisso!
Não precisamos ser bajulados como o pessoal do jd. leonor, mas temos que exigir um tratamento isento e profissional.
Abraços
Rafael,
Maravilha.
a frase abaixo, que tomei a liberdade de colar reflete tudo:
“E aí, voltamos a outra regrinha básica do jornalismo: pensar “a quem serve tudo isso?”
abs
Alexandre
Eduardo
isso é relativo. Ele passou por aqui em 93,94 e 96 e quando saiu não deixou nada arrebentado não…
acho que depende muito mais de quem entra depois….
abraços
Alexandre
(Já postei anteriormente, mas creio que se encaixa no artigo…)
ALGUMAS VERDADES SOBRE JUQUINHA
O fato ao qual poucos atinaram, é o seguinte: Ki-Furo et caterva não querem divulgar verdades, ou desmascarar os “mentirosos” que hoje ocupam os cargos de diretores do Palmeiras.
Querem, isso sim, desestabilizar o ambiente de euforia, gerada pelas consecutivas notícias de irreversível reestruturação do Gigante Esmeraldino.
Vejam bem: Ki-Furo não está na Globo, ou na Band, ou Record, ou SBT, ou qualquer raio de TV aberta. Sua influência ao grande público não é sentida diretamente.
Escondido nos porões da insignificante ESPN Brasil, dentre outros veículos igualmente insípidos, Ki-Furo emite suas opiniões tendenciosas, maldosas ou simplesmente estúpidas, acobertadas por um tênue verniz de serenidade - que engana muito bem à primeira vista, mas não resiste à uma análise mais acurada - apenas e tão somente para que elas encontrem eco ENTRE OS COLEGAS DE CLASSE - ESSE SIM, SEU VERDADEIRO ALVO.
Quando eu digo colegas de classe, não me refiro à um Orlando Duarte, à um Alberto Helena Jr. ou mesmo um Mauro Beting. Refiro-me aos paspalhões que compõem o grosso da Imprençinha, e que tem o Juquinha como líder incontestável de sua mal ajambrada categoria profissional.
Esses parvos - por propina, por conveniência, por estupidez ou mesmo ingenuidade - não possuem opinião própria. Nesse ponto, são parecidíssimos com os críticos de cinema: um acha o que o outro acha, sacaram? Então, como bastião da moralidade e “mudernidade” na imprensa esportiva, as bobagens ditas e escritas por Juca são emuladas e repetidas à torto e à direito. Daí se consolidam idéias absolutamente inócuas como “Campeonatos Estaduais não tem mais valor” (o que resultou nesse longo e entediante Brasileirão de quase 40 rodadas) ou “Lei do passe=escravagismo” (o que resultou nessa aberração a que chamamos de Lei Pelé).
Por consequência, os dogmas do Juquinha se propagam por toda a mídia (desde a onisciente rede Globo até os humildes jornais de bairro) INDIRETAMENTE, sem que o leitor, ouvinte ou telespectador sequer tenha ouvido falar nele, Ki-Furo, alguma vez na vida - graças aos seus muito bem treinados papagaios de repetição.
Essa é a máquina de propaganda - no sentido literal da palavra - mais sutil, e ao mesmo tempo mais espetacular, que já vi na vida. Juquinha Ki-Furo está de parabéns: pode lhe faltar inteligência, erudição, dicção - enfim, talento - mas lhe sobra sagacidade para defender seus interesses - e a de seus amigos, claro.
O inimigo que nós, Palmeirenses, enfrentamos, é mais perigoso - e obcecado - do que possa parecer à primeira vista.
Sabe o que é mais triste. O amigo do xicão está colhendo os frutos de uma denúncia que descobriu aqui, sobre o site Futebol Interior, pois o OV foi pioneiro em cobrar atitudes da imprensa em relação ao caso. E todos aqui sabemos que entre os nossos leitores existe o estudante semi-analfabeto de jornalismo apadrinhado por Juca Kfouri, Paulinho do Bem. O incrível é ele acreditar que somos uma facção criminosa composta por acéfalos e pautar seu blog por aqui.
Rafa, desculpe baixar o nível trazendo à luz figura tão pernóstica. É que de alguma forma lamento que a maioria das pessoas não entenda o real intuito do OV e ache a coisa mais normal do mundo um jornalista usar as cores do seu time em um blog.
Olha Tiago / Rafael,
O Raul escreveu um texto no post anterior, muito interessante, reflete o poder que tem hoje, OV, MP,entre outros.
Acho que se possivel, devemos criar um espaço dentro do blog para que novos integrantes da midia alternativa palestrina tenham acesso ao texto imediatamente.
Raul (virgula) o maqueiro verde !!!
Abraço.
http://www.observatorioverde.net/2008/02/01/belluzzo-sobre-a-ata-da-discordia/#comment-14963
Disse o grande Raul Bianchi, do Mondo Palmeiras:
[Sobre o Ki-Furo] (…)”Ele nao esta fazendo investigaçao nenhuma, esta claramente criando polemicas, só pra ter audiencia forte, pq ele precisa disso. Simples assim.
E mais uma prova foi o blog do Birner ficar fora do ar, por causa da tal bomba da ata!
UMA ATA QUE TODOS JA SABIAMOS O QUE CONTINHA NELA, PQ JA TINHA SIDO FALADO NO OV, PARMERISTA, 3VV, E NA ENTREVISTA COM O BELUZZO QUE EU FIZ!!!!!
MAS NAO, TODOS FORAM LA ACESSAR AQUELE BLOG DE BAMBI! “PARABENS” A QUEM DEU ESSA AUDIENCIA!
Torcida é estranha… Para criar polemica é só fazer alguma materia bombastica ou falar mal!!! Eu vejo, qdo o Palmeiras perde, os coments no MP passam de 200! Qdo ganha ou algo é bom, nao chegam a 100! Mas eu prefiro me ater a verdade e o bem do clube! Pq assim como os setoristas do bambi, em sua grande maioria bambis mesmo, eu preservo meu clube de ataques e polemicas desnecessarias! E nao preciso faltar a verdade pra fazer isso!”(…)
Meu, eu não acredito: será, será que os Palmeirenses acessaram tão em peso o blog do Bambirner que sobrecarregou o servidor dele, e o fez sair do ar? A bichona deve ter tido orgasmos com seu recorde de audiência graças a nós, bobalhões, que ainda prestigiamos esse imbecil - que foi, simbolicamente, declarado morto e enterrado aqui mesmo no OV!
Ei, Palmeirenses - acordem! Segmentação é o caminho!
Luiz (10), essa medida não faria diferença nenhuma, pois o Juca não deve ir a um treino há pelo menos 20 anos, tampouco a jogos no estádio. Assim como o Birner, que quando o jogo é no interior comenta do estúdio.
Por favor, esqueçam as referências políticas contidas no texto do link abaixo.
Ele serve apenas para ilustrar COMO FUNCIONA A CABEÇA DE UM “ALPINISTA DE BLOG” (Bambirner, Cereto, “Paulinho Quem?” e até mesmo o próprio Ki-Furo.
Bastante revelador.
http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5956
Otimo texto, destaco e comento uma parte que eu estava pensando exatamente sobre isto:
“Sobre o valor divulgado pela imprensa: em debate com Belluzzo, Kfouri revelou quem seria a fonte, no Palmeiras, do valor de R$ 19 milhões divulgado pela imprensa: Rogério Dezembro, em declaração a alguém que repassou a informação ao Lance. Ao fazer isso Kfouri, desta vez, revelou o off. A prática é raríssima no jornalismo e caracteriza uma quebra da relação de confiança estabelecida entre repórteres e fontes. Quando do caso “Valdivia no Jardim Leonor” o jornalista preferiu calar-se. Teve seus motivos.”
O Juca revelou um off, como vc disse, algo pouco comum no jornalismo, mas digo mais, um off que nem era dele e mesmo assim ele revelou, não apenas revelando, mas tb de maneira muito facil, sem nenhum receio.
agora eu imagino, se o dono do off podia ser revelado, pq foi o Juca e não o cara do lance que revelou?
Sera que o juca podia mesmo ter revelado ou ele revelou algo que não podia e ainda atrapalhou a vida de um outro jornalista(que deve ter perdido a fonte)?
Sera que o off do Rogerio Dezembro era este mesmo ou algo parecido que o cara do lance mudou(as vezes nem por maldade)?
“Aí, encerro: é popular a idéia de que a imprensa deve ser, sempre, de oposição. Há 30 anos, dava para concordar com isso numa boa. Em geral, o lado dos “bons e justos” estava fora do poder e os vilões eram quem comandavam as coisas. Tem a ver com a política: os chefes da União Soviética eram tão malfeitores quanto os milicos daqui; os cabeças de Washington comandavam tantos golpes de Estado quanto os de Moscou.”
Para mim, aí está a resposta. Boa Rafael, exatamente!! É querer ser do contra pq assim, fica se sentindo “do bem”… O legal aqui é criticar (e aqui, me excluo de qualquer corrente política) e reclamar. Nunca pode estar bom, senão, vai faltar assunto pra cerveja!!
Juca e sua turminha estão perdendo o controle. Cada vez piores. Criticam o OV, mas se inspiram nele diariamente em seus posts. Se inspiram no “Imprensinha por um dia”!
Galera parmerista, como disse o amicco Elio, essa discussão “já deu no saco”. Vou mesmo é pro Carnaval me divertir, acompanhando sempre meu Palmeiras, mesmo que um pouco mais de longe e esquecer a imprensninha por uns dias!! E espero que, assim que voltar, o OV esteja falando sobre as vitórias de sábado e da próxima semana.
Grande abraço a todos!!
Além dos valores, a imprensinha também levantou, com menos destaque, mas com a mesma intenção vista no assunto das cifras, a questão do tempo de contrato.
No post de ontem (31/01) em que divulgou a ata da reunião, Birner terminou o texto dessa maneira:
“Chamamos a atenção para outro detalhe, o contrato é de um ano, não de três.”
http://blogdobirner.net/2008/01/31/a-verdade-sobre-o-patrocinio-do-palmeiras/
Da mesma maneira, o site Globoesporte lançou uma notícia ontem (31/01) com o título: “Contrato da Fiat é de apenas um ano”.
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Palmeiras/0,,MUL282792-4403,00.html
Reparem no comentário do bloguista e no título que o site esportivo fez. Estão num tom um tanto depreciativo, não acham?
Dentro da matéria do Globoesporte, é informado que a diretoria do Palmeiras anunciou a imprensa que a duração seria de três anos. E colocam um link para uma matéria da época da divulgação do patrocínio, em que se provaria a mentira da diretoria. Mas acontece que, no texto desse link, quem divulga o tempo de contrato é o próprio jornalista que a escreveu, pois não existem as aspas contendo a declaração do tal diretor com a tal mentira. Leia:
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Palmeiras/0,,MUL234501-4403,00-DIRETORIA+ANUNCIA+PARCERIA+RUMO+AO+SUCESSO.html
E isso não é tudo, agora vem o principal.
Birner e Globoesporte trataram essa informação como uma ‘novidade’ que completaria a “farsa palmeirense”. Mas quem acompanha o Palmeiras mais atentamente, especialmente na época em que foi anunciada a Fiat como a nova patrocinadora de camisas, sabe que essa informação já era conhecida desde aquela época:
“O tempo do contrato seria de um ano, com renovação automática por mais dois.”
Isso está na matéria com o título “Palmeiras esconde, mas patrocínio pode chegar a R$ 21 mi por ano”, de 20 de dezembro de 2007, publicada no site UOL.
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/12/20/ult59u140576.jhtm
Ou seja, isso é novidade só para os menos informados. Lançar essa informação que já é conhecida a mais de um mês, como a ‘última do dia’, é um absurdo.
TROCANDO EM MIÚDOS
Eu não estou nem um pouco preocupado se o patricínio do Palmeiras é o maior do Brasil.
Estou preocupado, sim, que o Palmeiras seja o melhor time do Brasil.
Eu não estou nem um pouco preocupado que um homem sem dignidade para exercer a função de cronista esportivo
“vomite” que o nosso patrocínio é menor do que o anunciado.
Estou preocupado é que a diretoria aproveite bem o dinheiro do patrocínio e coloque a casa em ordem, saldando pendências e dívidas, pagando os salários em dia e nos trazendo a tranquilidade administrativa que está sempre atrelada aos grandes resultados.
Eu, de há muito, peido solenemente para “quefuros”, bernis, prados, langs et caterva, (tudo com letra mínúscula, do tamanho da inteligência deles) pois compreendo, perfeitamente, o ódio que nutrem pelo time de maiores conquistas e glórias da história do futebol brasileiro.
Para mim esses caras não existem e podem falar o que quiserem. Para mim é irrelevante.
Não os ouço, não os leio, não os vejo, pois entendo que o meu tempo é por demais precioso para perdê-lo com facciosos energúmenos, despreparados, repito, para exercerem o jornalismo sério e imparcial como dita a ética da profissão.
Que digam o que quiserem. Não uso os meus comentários para promovê-los. Só para xingá-los. Eles são todos uns grandecíssimos “filhos de uma mãe com diversos pais”.
Alguém disse que eles querem audiência e participação nos blogs.
Em razão disso é que mexem com a nossa torcida, pois sabem, perfeitamente, que é a mais numerosa da Web.
Foda-se, então, se o nosso patrocínio é o maior ou o menor entre todos os clubes. Se for maior, melhor. Mas se for menor, que seja suficiente para as nossas necessidades. Isso é tuido. O resto vira perfumaria se ganharmos títulos.
De que adianta os gambás terem patrocínio maior do que o nosso se estão na segundona ? ESSES VAGABUNDOS NÃO DIZIAM QUE SEGUNDA DIVISÃO ERA COISA DO PALMEIRAS ?
Primeira, segunda ou terceira divisão, nada disso é mais importante do que dignidade.
Fomos rebaixados e subimos quando só dois clubes podiam subir. Este ano não seriam dois, novamente ? Por que a CBF e a própria imprensa se apressaram em dizer que subiriam quatro ?
Por que o “que furo” não protestou ? Por que o quifuro não questionou ?
ELE NÃO É O CRONISTA MAIS HONESTO E “IMPARCIAL” DO PAÍS, COMO SE AUTO ROTULA, SE AUTO DENOMINA ?
Respeito todos os que têm pensamento divergente do meu, mas só inocentes frequentam os blogs desse e de outros jornalistas inescrupulosos. Chega de dar milho a bode!
Participação por lá só se for para xingá-los, sucintamente, objetivamente, em pouquíssimas palavras. Mas nem isso eles merecem…
Jean Carlos, li um pouco do texto desse link que você passou. Da pra comparar sim, é como aquilo que discutiamos aqui na época do Cereto com aquelas polêmicas que ele lançava diariamente.
* Hehe. Vou aceitar sua sugestão de esquecer as referências políticas. Apesar de me soar provocativo um link desse naipe após as discussões sobre assuntos desse tipo em um dos últimos posts. Mas vamos falar de Verdão, talvez nos encontremos em algum outro lugar para discutir política!
T+
Cadê as cópias dos contratos de patrocínio de Flamengo, Corinthias e São Paulo ?!?!?
Se a FIAT confirmou o patrocínio de 2008 com o Atlético Mineiro em 8 milhões de reais/ano, como poderia pagar os mesmos 8 milhões de reais para o mais tradicional e vencedor time tupiniquim e possuidor da terceira maior torcida do Brasil ?
A ATA tem 8 páginas e indica somente o que entrará à vista e em dinheiro vivo no balanço fiscal do mês de Janeiro de 2008 na Sociedade, o contrato original tem mais de 300 páginas e por cláusula de confidencialidade não pode ser veiculado por nenhuma das partes.
O Palmeiras nos últmios 15 anos teve 2 patrocinadores apenas, Parmalat e Pirelli, demonstrando claramente que seus projetos/patrocínios são sérios e duradouros, não vive de troca-troca como alguns times constumeiramente fazem, principalmente o SPFW…
Só mesmo o Juca “el mago nos bambis” Kifuro e o menino de recados do jd leonor o bi-Birner poderiam acreditar nisso…
Soma-se a isso tudo o valor divulgado pela IMPRENSA ITALIANA: 8,5 mi de euros. É razoável acreditar que a fonte do Corriere della Sera não seja o off de Dezembro, mas sim alguém em Turim. Mais um indício que corrobora os prováveis R$ 21 milhões de reais.
Em 2009 quando a Arena Palestra Itália estiver contruída acreditamos que já pela metade, a FIAT continuar na camisa do Palmeiras e o Verdão jogar aqui no Brasil contra a “vecchia signora”, será que o Juca Kifuro irá ter o mesmo comportamento de quando deu a notícia de que o El Mago iria para o SPFW agora em jan/08 dizendo que a fonte dele havia se equivocado ?!?!? É esperar para ver e rir…
Perdi.
Pus na Rádio Globo, agora, às 18h40, mais ou menos, e peguei apenas o final de um debate do Rogério Dezembro com o messias Kfouri.
Pelo o que pude entender, o Dezembro negou de forma peremptória que tivesse dado algum tipo de off ao Lance.
O messias Kfouri pareceu muito contrariado e, naquela altura do debate, nervoso, fez questão de encerrar o debate, reafirmando que acreditava mais no Lance do que no Dezembro.
O diretor de marketing do Palmeiras não afinou e disse lamentar que o JK tivesse citado o nome dele, sem ouvi-lo antes. Também afirmou que o JK sempre age assim quando o assunto é Palmeiras.
Queria ter ouvido tudo.
Ao que parece, Dezembro deu uma enquadrada legal no salvador do futebol brasileiro, quiçá mundial.
Quem ouviu tudo que conte.
Isso tudo me fez lembrar um dos ótimos textos do OV. O tema era o ‘Off’ e envolvia o próprio ‘Kfuro’. Essa passagem resume bem o que está acontecendo nesse assunto:
“Quando a fonte não pode ser revelada é o jornalista o responsável pela informação. Usar offs tem que ser um ato de coragem, não de covardia. Cabe, ao profissional, ou verificar o fato em profundidade, checando sua existência a partir de outras instâncias, ou ter confiança irrestrita na fonte. Deve estar consciente de que a fonte pode estar querendo usá-lo e que, ao final, se a informação for falsa, é ele quem vai estar com o filme queimado.”
Pois é, isso está se tornando uma das especialidades do ‘Kfuro’. A relação dele com as fontes está meio tumultuada.
Sugiro a todos que leiam mais uma vez o post do Evangelista sobre o ‘furo’ mais furado que já vi, “Valdívia nos Bambis”:
http://www.observatorioverde.net/2007/12/14/sobre-offs-e-castelos-de-cartas/
Valeu, Scolari, valeu, Eduardo Gomes. Estamos escolados com o Luxa, vide 2002.
Jean Carlos, concordo. Digamos que há 30 anos era um pouco mais compreensível, não justificável.
Sobre o post do Raul, concordo. Mas acho que esse caso foi especial, indo além da provocação para conseguir audiência em blog.
Rafael Pereira, exatamente. Essa do um ano é patética.
Nivaldo, eu também perdir. Interessante saber que o Dezembro nega. Será que alguém gravou?
Eu quero saber o seguinte: cadê a ATA do contrato da FIAT com o Atlético MG, pra termos certeza que o valor é mesmo o que está sendo divulgado? Se a FIAT pede sigilo para o valor de contrato com o Palmeiras, porque não pediria para o Atlético também? E se pediu, de onde surgiram estes numeros? E se o contrato é nos mesmo moldes do Palmeiras, onde estão as clausulas de amistoso da Juve com o Atlético, do investimento nas divisões de base, da premiação por títulos, dos projetos de marketing e meio ambiente em conjunto com o clube?
E vamos a concorrencia: A imprensinha compara os valores do nosso patrocínio com o de São Paulo, Corinthians e Flamengo, certo? Pelo que sei, e saiu na imprensinha, o Flamengo está perigando não ter patrocinio este ano, já que até agora não entrou em acordo nem recebeu nada da Petrobras. O São Paulo tem toda essa grana de patrocinio da LG, mais o que recebeu das vendas de jogadores e não tem elenco para completar um banco de reservas. O Corinthians na segundona vai receber metade das cotas de TV, porque receberia do patrocinador que em 2005 teve um lucro de 30 mi, um valor deste tamanho (metade do lucro de 2 anos atras)?
Eu quero ver as ATAS!!!!
‘ 21 Rafael Pereira
on 01 Fev 2008 at 6:01 pm
Birner e Globoesporte trataram essa informação como uma ‘novidade’ que completaria a “farsa palmeirense”. Mas quem acompanha o Palmeiras mais atentamente, especialmente na época em que foi anunciada a Fiat como a nova patrocinadora de camisas, sabe que essa informação já era conhecida desde aquela época:
“O tempo do contrato seria de um ano, com renovação automática por mais dois.” ‘
Só para completar esta sua informação, segue o link para uma notícia no proprio globoesporte.com de 31/12/2007:
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Palmeiras/0,,MUL242888-4403,00.html
“Verdão acaba com problemas financeiros
Novo patrocinador de camisa do Palmeiras vai depositar R$ 8,5 milhões na conta do clube
(…)O que deixou os dirigentes do Palmeiras preocupados logo após a apresentação oficial do novo patrocinador de camisa foi o valor irreal que alguns meios de comunicação anunciaram como investimento que seria feito no uniforme clube: R$ 19 milhões. O verdadeiro valor é R$ 8,5 milhões, que serão injetados totalmente no departamento de futebol profissional.
Além dos R$ 8,5 milhões, o Palmeiras pode ainda ganhar um bônus de R$ 1,5 milhão da Fiat. Para tanto, o clube precisa conquistar ao menos um título em 2008. O contrato do novo patrocinador de camisa é de um ano, podendo ser prorrogado por mais dois. E a partir de 2009, se a empresa automobilística continuar no clube, a meta é injetar dinheiro também nas categorias de base e na reforma do Centro de Treinamentos de Guarulhos, onde a garotada faz os treinos diários.
- Devemos chegar em dezembro de 2008 com as contas equilibradas. Não haverá lucros exacerbados - afirma Toninho Cecílio, gerente de futebol do Palmeiras, em entrevista concedida à “Rádio Jovem Pan”. ”
Já nesta época a noticia mostrava a preocupação com divulgação de valores irreais, mas já se tinha acesso ao valor depositado a vista no clube.
Então pra que 1 mes depois publicar machetes do tipo:
“Contrato da Fiat é de apenas um ano” (link no post 21 do Rafael)
ou
“Patrocínio verde não é o maior do país”
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Palmeiras/0,,MUL271014-4403,00.html
de 23/01/2008, quase 1 mes depois?
Concordo com o Rafael, publicar informação conhecida e requentada como furo, ultimas noticias, serve para quê?
A noticia no dia 23/1 foi no mesmo dia do jogo contra o Marilia, então lider do campeonato, jogo este em que o MAC “trucidou” o Valdivia, sem uma atuação mais energica da arbitragem (como de costume).
Esta ultima a dois dias do proximo jogo do Palmeiras, e 1 depois de uma atuação ruim do time, em mais um jogo em que o Valdivia levou um cartão inexplicavel.
Para mim estas noticias aparecem nestes momentos “oportunos” para desestabilizar o ambiente entre clube/torcedores/jogadores/comissão tecnica.
E a manchete:
“Tricolor afasta zebra e já é vice-líder”
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Sao_Paulo/0,,MUL281109-4286,00.html
Por que JÁ é? Porque não e vira, e se torna, e agora é…. não, já é vice-lider, ou seja, está a caminho de sua posição garantida pelo direito divino de lider do campeonato.
Ao contrario das noticias sobre o palmeiras, esta sobre o SPFW tem o efeito de estimular clube/torcedores/jogadores/comissão tecnica.
Pequena diferença que faz toda a diferença!!
Porque eles não requentam as noticias delas? Porque quando o Adriano jogou mal e não fez gol, caminhou em campo, eles não requentaram a notica de que ele estava bebendo e farreando na night carioca, ou batendo de carro as 2 da manhã, quando tinha ido comer alguma coisa, para argumentar a ma forma fisica do atacante?
Enfim, requentamento e tons pejorativos são para os “bambini”, e não para as purpurinadas.
A diretoria deveria fazer isso que o Luiz falou (Post 10). O primeiro a ser banido seria o esse fdp do Fredy Jr. que divulgou a ATA, criando toda essa confusão.
E que pena que eu nao ouvi o Rogerio Dezembro debatendo com o Kfuro na Radio Globo!! Tava querendo ver alguem tomar uma atitude dessas desde manha! hehehe
Será que o JK e o Birner vao colocar o link do debate com o Dezembro agora, que nem fizeram com o do Belluzo para justificar que ATA era verdadeira?
Thiago (14),
Também acho que o Paulinho viu aqui no OV o assunto do site do Interior e resolveu investir nele. Mas isso não é ruim. Pelo menos ele não acompanhou o resto da imprensinha, não se calou sobre o assunto. Somente o Lance! tinha dado um espaço mínimo, em sua coluna de fofocas, e chamou a séria denúncia de “Barraco Virtual”. Isso era pra dar várias capas de jornais!
Alguns aqui podem me criticar, mas acho que a proposta do OV não é a de perseguir os jornalistas que são analisados por aqui, devemos criticar ou elogiar conforme for o caso. Eu dou meus parabéns ao Paulinho por não ser mais um maria-vai-com-as-outras como tantos na imprensinha a se calar sobre esse grave assunto.
É fato, a imprensinha tem o rabo preso. Por isso não pode se beneficiar desse tema que daria muita audiência. O Paulinho foi uma exceção a regra, talvez por ser novato e não ter audiência maciça. Mas espero que se um dia ele chegar a algum grande veículo de mídia (o que não é difícil, é só ver a qualidade de alguns jornalistas que estão em grande destaque hoje), ele tenha a coragem de abordar esse tipo de assunto. É claro que apenas isso não vai o tornar um bom jornalista. Pelo contrário, tenho diversas críticas ao estilo de “jornalismo com credibilidade” que ele faz.
—————————————–
E o Vicente do 3VV fez um ótimo texto sobre o assunto do patrocínio. Quero ver alguém da imprensinha rebater TODOS os argumentos que ele apresentou:
http://terceiraviaverdao.blogspot.com/2008/02/desservio-ao-futebol.html
LAMENTO!!!
Lamento, sinceramente, que se gaste tanta vela com defuntos tão inexpressivos.
Não teríamos TODOS feito tempestade em copo d´água ?
Só quem ganhou nesse debate foi o “que furo”, pois promoveu-se extraordinariamente através da nossa indignação.
Então eu pergunto:
De que adiantaram os nossos argumentos ?
Voces acham mesmo que esse pulha vai parar com a campanha negativa após ter recebido tantas “porradas” ?
Ou não seria isso mesmo o que ele queria, com fins de promoção pessoal e profissional ?
Respeito quem pensa diferente, mas não seria isso mesmo ?
Saudações clorofiláticas!!!
paaau neles!!!
e ainda me pedem calma!
abraço moçada!
Rafael Pereira (31),
O problema no caso do Paulinho não é ir atrás da notícia (o que acho que ele faz de maneira completamente equivocada e eufórica), e sim ir atrás de um assunto descoberto num lugar que ele julga ser criado e só acessado por “gente medíocre e acéfala”, simplesmente por ver que aqui expomos falhas da imprensa e conseqüentemente de seus gurus, Juca e Birner. Isso bastou para taxar-nos de bandidos facciosos etc. Creio que ninguém aqui tem grandes problemas com Juca Kfouri como pessoa. As críticas restringem-se a sua atuação profissional, no entanto somos vistos como fanáticos, neuróticos com complexo de inferioridade e não sei mais o que. Fico realmente ofendido com esse apadrinhamento de Paulinho por pessoas que têm penetração nos meios de comunicação e espero que o estudante de jornalismo semi-analfabeto Paulinho não receba tratamento especial por conta da influência dos dois. O problema é que isso já está acontecendo. Em breve teremos mais um inimigo do OV com um microfone na mão, pois para ele somos “do mal”.
CARTA DO FORISTA LUIS GONZAGA, QUE MANJA MUITO DO CLUBE:
“Se eu fosse diretor da Sociedade Esportiva Palmeiras proibiria a entrada de Fredy Junior no clube. Fim de papo. Aceitaria, inclusive, de bom grado, que a Jovem Pan fizesse a represália de nunca mais transmitir jogos do Verdão.
Na vida é preciso evitar inimigos a qualquer custo. Mas, se tiver, Seja inimigo de verdade. E faça saber. Conte para todos e os enfrente de peito aberto. A Jovem Pan, hoje, é o verdadeiro inimigo do Palmeiras.
1) Fredy Junior é, sabidamente, um jornalista fraco. Quase um foca. De uns tempos para cá, principalmente quando foi vaiado em uma entrevista coletiva no clube, a Jovem Pan radicalizou e está apavorando o clube. Beira a chantagem.
2) Eles fazem o mesmo em política. Escolhem um lado, recebem dinheiro desses políticos amigos, verbas publicitárias (vocês sabiam que o Kassab dobrou os gastos em publicidade em 12 meses? Foi para R$ 66 milhões em 2007. É amiguinho deles. Só se fala bem das atividades do governo municipal…).
3) Eles fazem o mesmo até com artistas. O dono da Jovem Pan disse que acabou com a carreira do Ultraje a Rigor porque eles reclamaram da cobrança do “jaba” (propina para tocar música repetidas vezes. Também conhecido como suborno no meio radialista). E o famigerado ‘dono’ afirmou que cobra mesmo. Deu até o preço. Quer a renda de dois shows e mais um porcentagem em discos. A entrevista saiu na Playboy. Ninguém teve coragem de fazer uma crítica ou contestá-lo.
4) Nelo Rodolfo é um dos diretores de esporte da Jovem Pan. Trata-se de um ex-político fisiológico, que nada fez de bom e as urnas eleitorais fizeram o favor de justiçá-lo com a derrota. Ele é conselheiro do Palmeiras, mustafento de primeira hora, e era dono de um goleiro anão nas categorias de base do Palmeiras - até ser denunciado no Diario de São Paulo. O insucesso do Palmeiras B é originário de gente dessa laia.
5) Quando Nelo Rodolfo ficou sem seu goleiro anão deve ter ficado tão contrariado quanto um facínora-agressor fica, quando seu filho vai para reserva, em time da categoria de base de 13 anos. E cada um a seu modo, sai agredindo o quanto pode.
6) Flavio Prado foi escolhido por Mustafá Contursi para ser o único jornalista a entrevistá-lo após levar o Palmeiras para a Segunda Divisão. M.Contrusi passou anos sem dar uma única entrevista. Tinha desprezo pela mídia (ou medo). O que determinou sua escolha pelo nome de Flavio Prado, para um momento tão difícil para ele, então um presidente de segunda? Pior. Vocês lembram da amarelada que Flavio Prado deu na entrevista, produzida na TV Cultura? Gerou uma enxurrada de cartas e telefonemas de protestos, onde os torcedores não se conformavam com a entrevista chapa branca!!! O Milton Neves teve que fazer um editorial de desagravo ao Flavio Prado, dizendo que ele era honesto, na Jovem Pan!!! A entrevista foi ao ar pela TV Cultura. Foi tão mal, que um emprego respingou no outro.
7) A oposição, pulverizada com derrotas em todos os últimos pleitos no Palmeiras, encontra um espaço no noticiário da Jovem Pan, que o clube inteiro nunca consegue, com treinador, jogadores, os jogos , os treinamentos, etc. Por quê? Interesse público? É isso que interessa ao torcedor do Palmeiras? É isso que o torcedor do Palmeiras procura ouvir na rádio? O torcedor prefere ouvir Piraci ‘ladrão’ Oliveira e não o Valdívia?
9) Parênteses. Nem o Juca Kfouri e seu filhote falaram nada. Estranho…
10) A Sociedade Esportiva Palmeiras precisa fazer inimigos de verdade. Reconhecê-los. Identificá-los. Denunciá-los. E enfrentá-los por mar, ar e terra. 24 horas por dia, sete dias por semana.
O momento exige.
Luiz Gonzaga.”
Viglio (29),
Quando eu fiz aquele texto não sabia que o próprio Globoesporte também havia publicado a informação de que o contrato tem duração de um ano.
Peraí, vamos recapitular:
Globoesporte em 31 de dezembro de 2007:
“O contrato do novo patrocinador de camisa é de um ano, podendo ser prorrogado por mais dois.”
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Palmeiras/0,,MUL242888-4403,00.html
Globoesporte em 31 de janeiro de 2008:
“Contrato da Fiat é de apenas um ano”
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Palmeiras/0,,MUL282792-4403,00.html
Exatamente um mês depois, eles descobrem o que já tinham descoberto[!]. O que aconteceu aqui, será amnésia? Um simples esquecimento? Ou é uma tática de baixo nível para por mais lenha na fogueira nessa discussão do patrocínio?
COMO SE FAZ UMA NOTÍCIA NA IMPRENSSINHA.
O SPFW começa a disputar a Libertadores. Então há necessidade de uma notícia para dar moral aos jogadores e à torcida.
O que é feito?
1- Precisam de uma declaração de um jogador famoso do maior adversário na Libertadores para fazer uma declaração já pré-estabelecida. Toda a farsa é montada na Gaiola das Loucas.
2- Escolha do clube - Boca Junior
3- Escolha do jogador - Riquelme
4- Pegam um reporter de aluguel de alguma emissora ” amiga” e financiam a viagem dele para Buenos Aires.
5- Ele procura o Riquelme e pede uma entrevista.
6 - Começa a entrevista e o “reporter” já tem o roteiro pronto.
7 - Depois de algumas perguntas rotineiras ele encaixa a pergunta que interessa:
Riquelme, voc~e não acha wque o SP por ser tri da Libertadores e tri mundial é um dos grandes favoritosm para conquistar a próxima Libertadores.
Resposta do Riquelme: Si, pero…para a entrevista.
8- Editam a entrevista e publicam em manchete:
RIQUELME DIZ QUE O SP É O FAVORITO DISPARADO PARA GANHAR A LIBERTADORES DE 2.008.
9- Ai eles espalham a notícia pela midia “amiga”
E mais uma notícia pseudo-verdadeira preenchem os meios de comunicação para enganar os trouxas.
4-
Viglio, e você disse bem. Não é só o na questão do tempo de contrato. Na época eles já divulgaram os mesmos valores que estão noticiando agora. E para entrar na onda do resto da imprensinha ‘reviveram’ o assunto na forma de ‘bomba’.
tem gente aqui que é parente do mustafá “segunda-divisão contursi” ou é um gambambi daqueles estilo richarslison…kkkkkkkkkkkkkkk sai fora hardy !!! jd leonor aqui não !!!!! favor ler novamente meu último paragráfo…abrax do Signorini !!!
amigos,
ha necessidade de explicacao quanto a questao dessa isencao fiscal de 7 milhoes a ser aplicada no clube pela nossa patrocinadora nas categorias de base.
um torcedor do clube dos baitolas levantou essa questao no blog 3 via verdao e citou voces.
achei importante essa tipo de explicacao para nao pairar duvidas de qualquer tipo.
pelo teor do comentario dela deve ter se borrado todo com o batom e o rimel!!!
abracos
Trator Verde (35) concordo plenamente com a parte final (aliás com todo o resto também) do seu comentário. O Palmeiras precisa se fazer respeitar. Veja a questão dos setoristas que cobrem o Verdão, por exemplo. Muitos não torcem pro Palmeiras (esquisito mas não irregular) e ficam fazendo gracinha e procurando fatos negativos ou pior, criando fatos negativos. Não me lembro bem onde foi que eu li, (é tanta abobrinha que se escreve sobre o Palmeiras, que eu penso assim: vou guardar para comentar no OV, depois nem me lembro onde guardei) mas teve um engraçadinho de um setorista que disse que o Henrique, zagueiro contratado, estava com uma pulseira nas cores branca e preta. E que vestia camisa preta, trocou por uma branca para a entrevista coletiva, depois ao final desta, trocou novamente pela preta. Francamente, vai a m…, seu fdp… Já passou da hora de alguém da diretoria “chegar junto” de verdade nestes caras e falar: Oh Mané, se veio aqui pra trabalhar decentemente seja benvindo, se continuar com graça, não entra mais. Não é tão complicado assim, né?!
Marcelo,
Leia em meu blog como foi ampliado o centro de treinamento do SPFW em Cotia:
http://forza-palestra.blogspot.com/2007/12/vergonha.html
Isso mesmo, isenção fiscal.
ola pessoal! caso alguem queira ouvir a entrevista do kfouro com o Rogerio Dezembro na radio globo:
http://video.google.com/videoplay?docid=1125427741489660440&hl=en
um abraço!
Marcelo e Ademir,
Alguém já explicou isso por aqui. Mas não é usar dinheiro público não. No caso a grana vem de alguma empresa privada. E essa recebe incentivos fiscais para fazer esse investimento na área do esporte. Apenas isso.
O que se questiona é que essa lei de incentivo fiscal parece ter sido criada mais para incentivar investimentos em esportes que não possuem tanta grana rolando quanto no futebol. Mas o SPFW foi lá e conseguiu, e o Palmeiras ta tentando pegar uma parte também.
Enfim, é mais ou menos isso. Alguém que entende melhor dessa área deverá explicar melhor pra vocês.
Caralho, dois posts para o OV com urgência:
A resposta do Rogério Dezembro e a amnésia da Globoesporte.com.
Junta-se a essa resposta do Rogério Dezembro a entrevista de Juca Kfouri ao editor do Lance! Thiago Salata sobre o mesmo assunto:
http://video.google.com/videoplay?docid=-1040481859167064096
Thiago (46),
Nesse link que postei acima, o editor do Lance! diz que vai falar a respeito de o contrato ser de um ano, e não três. É mais um indo na mesma onda da imprensinha de publicar essa informação como a sendo ‘novidade do dia’.
A Thiago Salata,
Acredito que uma pessoa que ocupa o cargo de “editor de Palmeiras” num diário como o Lance! deveria estar atento a tudo que sai de notícia a respeito desse clube. Então, te digo o seguinte:
Seu jornal está um mês atrasado, a informação do tempo de contrato está longe de ser desconhecida para quem REALMENTE ACOMPANHA o Palmeiras. Te indico os links que estão no meu comentários anteriores (21 e 36) para se informar melhor sobre essa questão.
O Lance colocou uma noticia agora no seu site afirmando que foi mesmo o Rogério Dezembro que que passou os números da FIAT. Só que sem nenhum alarde coloca no mesmo texto que existe sim a intenção da FIAT de investir 7 milhões nas categorias de base e com o dinheiro do jogo contra a Juventus o patrocínio chegaria a R$ 12 milhões para o clube.
http://www.lancenet.com.br/clubes/PAL/noticias/08-02-02/231195.stm?quem-e-o-pinoquio
Agora pergunto para o pessoal aqui do OV. Porque somente agora o Lance coloca que esses valores entrarão apenas posteriormente, provavelmente após uma renovação do contrato? Era mais fácil vender jornal com os R$19 milhões né?
Guilherme-Palestra, vamos lá, por partes. Retomo os pontos que não acho subjetivos. Os outros, é questão de opinião.
1- Dezembro, ao que parece, nega. É a palavra dele contra a do jornalista do Lance. Você presenciou o fato para fazer a sua acusação de forma definitiva?
4 - O fato de chamar os outros de idiotas já seria suficiente para eu deletar seu comentário. Se quer uma conversa civilizada demonstre respeito. Não há motivos factuais para duvidarmos do amistoso. É um compromisso que consta até da famigerada ata.
5 - O tempo que Cipullo, Savério Belluzzo e Marino se dedicam me parece enorme. Nem sempre dedicação exclusiva é sinônimo de profissionalismo e nem sempre profissionalismo requer dedicação exclusiva.
7 - Você chamou os outros de idiota então me dou o direito de ser um pouco chulo: o que é que o cu tem a ver com as calças? A MSI é filial da máfia russa, isso era claro, não foi o Juca que nos “ensinou” isso. Criticou a MSI? Mérito dele, mas nosso assunto é Palmeiras.
Quero deixar claro: nunca faríamos nenhuma acusação pessoal ao Kfouri. Não me interessa quantos apartamentos ele tem, nem o quanto declara. Não fazemos perseguições pessoais aqui, só queremos discutir imprensa e futebol. Falamos dele quando ele, como profissional, fala de futebol e de Palmeiras.
Quer saber? Eu acho que esse seu comentário - com tom de acusação a Juca - pode nos trazer problemas jurídicos. Estou deletando.
PS: uma coisa que ficou remoendo na minha cabeça: o fato de você ser filho de italiano e parente de ex-diretor não o torna mais palmeirense que ninguém. O Palmeiras não é um time de colônia. Se um dia o Palmeiras se tornar um time fascista ou que para torcer para ele sejam necessários critérios étnicos eu simplesmente páro de ver futebol. E falo isso como alguém que tem, entre outras, descendência italiana.
Esse Guilherme é o Vitor Birner. Ainda bem que seu comentário foi deletado.
Rafael Pereira (46), eu ouvi o bate-papo informal entre o repórter do Lance! e Juca Kfouri no deprimente programa CBN Esporte Clube, a rádio das Organizações Globo, empregadora de Juca Kfouri e que tem mais problemas éticos e judiciais que J. Hawilla pode acumular em 10 encarnações, mas que como paga o salário dele não merece críticas…
Usando a lógica, eu formulei a seguinte possibilidade: Rogério Dezembro de fato ofereceu a informação ao tablóide de esportes Lance!, com a certeza de que teria seu nome preservado em expediente tão comum no meio jornalístico, o off. Porém, teve sua confiança traída pelo repórter que abriu o bico para Juca Kfouri. A questão é: em troca de que o Salata comprometeu sua relação com os dirigentes do Palmeiras ao revelar e autorizar a divulgação por um terceiro de uma informação que serve apenas à oposição do Palmeiras e de seus costumeiros detratores, Juca e Birner, por exemplo. Tudo muito estranho e permite imaginar que existe algo por trás disso tudo.
Continuando: na entrevista de Rogério Dezembro à Rádio Globo, Juca Kfouri afirma que jornalistas do Lance! o informaram que, mesmo após toda a polêmica noticiada, Dezembro continuava insistindo e afirmando que o valor é realmente na casa nos R$ 19 milhões. Meus caros, se depois de todo o chilique de Juca e cia. o cara continuava afirmando o alto valor, das duas uma: ou ele é um mentiroso compulsivo ou o contrato é maior que R$ 8,5 e em breve será revelado o contrato de fato (ata, realmente, não atesta nada). O que vocês acham?
E para completar: se eu oferecesse uma informação a qualquer pessoa ou veículo de comunicação com a promessa de ter minha identidade preservada e isso não fosse cumprido, comprometendo inclusive minha situação empregatícia e moral, eu também negaria veementemente que forneci o dado. E agora Rogério está sendo ridicularizado pelo jornaleco que o chamará de Rogério Abril, em referência ao 1o. de abril. E tudo que ele fez foi fornecer um número, numa demonstração de confiança para com o repórter. Imagine a situação quando ele soube que a informação vazou através de um terceiro.
Rafael, eu entendo o que vc está dizendo. E na verdade, vc tem razão duas vezes. Esse incentivo foi criado para os esportes que tem menos grana, olímpicos, por exemplo. Só isso é o que eu mostrei.
Para os que têm informações internas da Sociedade Esportiva Palmeiras, por favor, elucidem está questão para mim:
A Sociedade Esportiva Palmeiras é uma entidade de interesse público?
O que JK diz é isso. Ou seja, a Sociedade Esportiva Palmeiras é uma OSCIP. Ora, ora, vamos ver o que diz o wikipedia - “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ou OSCIP é um título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda.”
Estou muito curioso, pois há cláusulas discutíveis na legislação das OSCIP’s.
É isso aí!
Acabei de ouvir a gravação referente dos esclarecimentos do nosso Diretor de Marketing Rogério Dezembro na CBN.
O que ficou ressaltado é que aquela figura que da qual me permito não dizer o nome porque me vira o estomago, por várias vezes tentou fazer um jornalismo de armadilha para pegar o nosso Rogério desprevenido e arrancar dele a afirmação do valor e da forma de pagamento dos dois contratos: camisa e manga.
Da pior forma possível, depois de montar a primeira armadilha, essa figura afirma que não faz exatamente o que fez: jornalismo de armadilha. Na sequência monta outra armadilha igualzinha a que afirmou não estar fazendo.
Ou seja: é um cara-de-pau, para dizer o menos.
Finalizando:
FICOU O AVISO: NÃO BRINQUEM COM O PALMEIRAS QUE HOJE TEM UMA EQUIPE EM SUA DIREÇÃO QUE VAI MUITO ALÉM DO CAMPO DE FUTEBOL.
PARABÉNS ROGÉRIO DEZEMBRO
VOCÊ DEIXOU A FIGURA DE JOELHOS E MOSTROU QUE O PALMEIRAS HOJE TEM A MELHOR DIRETORIA DE CLUBES DE FUTEBOL PROFISSIONAL DO BRASIL.
E TUDO COORDENADOS POR ESSE, QUE CONSIDERO, UMA DAS 10 MELHORES CABEÇAS VIVAS DO BRASIL…O DOUTOR PROFESSOR LUIZ GONZAGA BELLUZZO.
Rafael, a mensagem de número 49 também pode causar problema jurídico para você.
Com relação aos tópicos, vamos lá:
1- Sim, estava presente e ouvi da boca de Rogério Dezembro o valor de 21 milhões de reais. É melhor nosso diretor de marketing parar de negar, já que o repórter fez uso de um gravador. A verdade, uma hora ou outra, virá a tona.
4- Você parece estar mal informado a respeito do assunto. O maior representante da Fiat no Brasil, no dia da oficialização da parceria(e eu estava presente), afirmou que tal amistoso não irá ocorrer. O motivo, segundo ele, é a diferença entre os calendários brasileiro e europeu, o que impede a existência de uma data para a realização do jogo.
Com relação ao que disse sobre o presidente Della Mônica, não me parece mais grave do que chamar, de forma pejorativa, alguém de Vitor Birner. Chega, cansei. Agora, quem falou aquilo, vai precisar provar.
5- Essa é uma questão subjetiva. Respeito sua opinião, mas permaneço com a minha. Um clube de 15 milhões de torcedores não pode ter seus principais representantes preocupados com outras questões, se não com as do Palmeiras.
Reafirmo que a atual diretoria é melhor do que aquela comandada por Mustafá. Entretanto, está, na minha análise, longe de ser razoável. Essa é uma questão complexa que não vem ao caso neste momento.
7- Se era claro que a MSI estava ligada com a Máfia Russa, também é notório que a empresa presidida por J.Hawilla, amigo pessoal de Ricardo Teixeira, não deve ser exemplar. Mérito do Juca.
A acusação que não cabe é que ele persegue o meu Palestra, ja que ele fez(e faz) o mesmo com corinthians, são paulo e santos.
PS:”o fato de você ser filho de italiano e parente de ex-diretor não o torna mais palmeirense que ninguém.”
Onde foi que eu disse isso?
O problema é que aqui, antes de fazer uma crítica ao Palmeiras, é preciso provar ser palmeirense.
birner e paulinho do bem humilham OV
http://blogdobirner.net/
Olá Rafael Evangelista,
Excelente texto, nota 10! Não é a toa que sempre aconselho a todos os palmeirenses de verdade, e mesmo aqueles torcedores de outros times – insatisfeitos com certos jornalistas – a visitar esse blog.
Um grande abraço!
Xicão, sua sagacidade demasiadamente sagaz vai um pouco além de nosso aperelho cognitivo.
Juro que procurei qualquer humilhação, vareio ou coisa do tipo no link que passou.
Mas não encontrei.
Ah, e olha só — tá ali no FAQ que provocações gratuitas ao time, blog e leitores são passíveis de bloqueio.
Como a gente gosta de se divertir com sua esperteza, damos um desconto.
Mas não abuse.
!rafael!
Guilherme, repeti parte do que vc escreveu e marquei minhas respostas com “!rafael!”. Elas se encerram com um “!/rafael!”
!/rafael!
Rafael, a mensagem de número 49 também pode causar problema jurídico para você.
!rafael!
R: Por quê? Por que alguém te chama de Vitor Birner? Pelamordedeus, aqui é um blog, com comentários livres. Você nem usa seu nome, começou a comentar aqui só agora, é normal surgirem acusações assim.
!/rafael!
Com relação aos tópicos, vamos lá:
1- Sim, estava presente e ouvi da boca de Rogério Dezembro o valor de 21 milhões de reais. É melhor nosso diretor de marketing parar de negar, já que o repórter fez uso de um gravador. A verdade, uma hora ou outra, virá a tona.
!rafael!
R: OK, que ele tenha feito essa besteira. Admitir isso significa quebrar o contrato com a Fiat. É isso que você quer? Vale quebrar o contrato só para não ser tachado de mentiroso? Era um off e, como bem disse o Tiago em outro post, negar, nesse caso, é regra do jogo. Erra é quem revela um off que é, acima de tudo, uma estimativa factível. Se você estava lá pode nos contar mais sobre o episódio. Se há gravação pq ela não foi revelada, já que a temperatura subiu a esse ponto?
!/rafael!
4- Você parece estar mal informado a respeito do assunto. O maior representante da Fiat no Brasil, no dia da oficialização da parceria (e eu estava presente), afirmou que tal amistoso não irá ocorrer. O motivo, segundo ele, é a diferença entre os calendários brasileiro e europeu, o que impede a existência de uma data para a realização do jogo.
!rafael!
R: OK, também ouvi isso. O contrato é secreto e nunca saberemos se isso está lá. Vejamos como as coisas se resolvem.
!/rafael!
Com relação ao que disse sobre o presidente Della Mônica, não me parece mais grave do que chamar, de forma pejorativa, alguém de Vitor Birner. Chega, cansei. Agora, quem falou aquilo, vai precisar provar.
!rafael!
R: O que você quer dizer com isso? Que você pretende processar alguém por ter te chamado de Vitor Birner? Não faz o menor sentido. Uma coisa é duvidarem da sua identidade, já que você não assina seu nome. Outra é você fazer acusações de ilegalidade a Juca Kfouri, que pode sim nos processar (nós do OV, que dedicamos nosso tempo e paciência para fazer o blog, não você)
!/rafael!
7- Se era claro que a MSI estava ligada com a Máfia Russa, também é notório que a empresa presidida por J.Hawilla, amigo pessoal de Ricardo Teixeira, não deve ser exemplar. Mérito do Juca.
!rafael!
R: Então você acha que o J Hawilla é igual ao Bóris B? Um cara que é procurado pela Interpol é tão safado quanto um amigo do Ricardo Teixeira que tem negócios legais? Nem o Kfouri deve achar isso.
!/rafael!
A acusação que não cabe é que ele persegue o meu Palestra, ja que ele fez(e faz) o mesmo com corinthians, são paulo e santos.
!rafael!
R: Se você acha que a acusação não cabe discuta ponto por ponto o que levantamos. Nunca colocamos essa acusação de forma generalista. Ele não persegue o Palmeiras, tem sim insistido nas críticas (a maior parte delas sem sentido) por causa de JHawilla ou sei lá o quê. Se tenho ou não razão em afirmar que as críticas não fazem sentido podemos discutir caso a caso.
!/rafael!
PS:”o fato de você ser filho de italiano e parente de ex-diretor não o torna mais palmeirense que ninguém.”
Onde foi que eu disse isso?
O problema é que aqui, antes de fazer uma crítica ao Palmeiras, é preciso provar ser palmeirense.
!rafael!
R: E como você tentou provar que é palmeirense? Afirmando ser filho de italiano e parente de diretor. Mas, me diga, ameaçar o patrocínio do time só para ter na bandeja a
cabeça de um diretor é ser palmeirense?
!/rafael!
Oi pessoal, não costumo escrever por aqui, apenas me deleito com a leitura dos estupendos comentários dos colegas.
Gostaria apenas de mostrar mais um exemplo da tática usada pela imprensa para desvalorizar uma pessoa ou instituição.
Na versão do globoesporte transmitida aqui para o RJ, a matéria versava sobre a apresentação do Henrique. Por três (!!!) vezes a globo repetiu a imagem de um tropeção casual do jogador durante seu primeiro treino. Com direito a um comentário puxando para o humor irônico, dando a entender que a zaga do Palmeiras “pisa na bola”.
Por que eles fazem questão de deixar esta impressão nos espectadores? Com tantas imagens para levar ao ar, como suas boas jogadas dos tempos do Coritiba, por que escolhem justamente esta??
De picadela em picadela eles vão tentando inocular seu veneno.
Saudações palestrinas.
Virou palhaçada.
Diego souza vence uma dividida forte. O árbitro dá falta e CARTÃO AMARELO!!!
Dose pra leão…
Duas derrotas seguindas !! Cade o jogadores que com o Wanderlei “Terra Arrasada” Luxemburgo jogariam ?? Melhor chamar o Caio. Salvo engano o inicio do paulistinha de 2007 foi melhor …
Amigos,
Será que só eu acho que de fato o patrocinio é de 8.5? So eu acho que esse Dezembro errou feio? E que temos que parar de se achar perseguido? Respeito e confiança se conquista, não se impoe goela abaixo. Temos que voltar a ser um time campeão, assim teremos contratos maiores e podemos divulga-los a 4 cantos, sem precisar aumentar para aparecer na midia. Mentira tem perna curta. Erramos e feio.
[…] de qualquer coisa, sugiro, aos que ainda não leram, que dêem uma olhadinha no excelente post no qual o Rafael coloca em perspectiva a tal Ata da […]
LuisM, engraçado você não ter comentado nada por aqui sobre o assunto principal do tópico.
Lendo suas poucas palavras fiquei na dúvida para qual time você torce.
Algúem aqui se lembra de a “terra” ter ficado “arrasada” depois da saida do Luxa do Palmeiras nos anos 90? E no Cruzeiro de 2004? E que tal o Real Madrid? Até mesmo os Gambás em 99….. ah não, esses foram arrasados mesmo, mas pelo Palmeiras! hehe.
Os Sardinhas não ficaram assim na saída dele em 2004, mas agora acabou a grana e, com sua incompetência administrativa, estão nessa agora. Daí resolveram botar a culpa no ex-técnico para livrar a cara deles. Mas quem assinava os cheques das contratações no Santos era o Luxemburgo? ahhh vá.
Melhor chamar o Caio? Você quer apenas um início bom? E o resto da temporada? Também quer que seja igual a do Caio Jr??
Responda ai LuisM, e se quiser comentar também sobre o tema desse tópico, fique a vontade!
CAMPANHA JUCA CHEGA! CHECA
O JK está se especializando em colocar notícias no ar sem checar a fonte:
Os últimos dois casos foram:
Valdívia no SPFW e
O dzembro falou que eram 19 milhões
Nos dois casos ele errou: um porque o Valdívia continua no Palmeiras e outro porque não provou.
Estou lançando a campanha:
Juca Chega! Checa!
Roino (60),
talvez seja. Se o Dezembro mentiu mesmo, também acho que não devemos ficar aqui tentando encontrar desculpas.
Mas isso não livra a cara da imprensinha, que tratou o caso de uma maneira lastimável.
Leia os comentários 50 (Thiago) e 53 (Sempre Verde). Eles retratam um pouco dos erros da imprensinha nesse caso.
LuizM(post 59)
Seu comentario é muito engraçado
Como disse o Rafael pereira(post 62), desse jeito vc nao consegue nem disfarçar que nao é palmeirense
Vc é amigo do “Xicao”?
Aí, cara, na boa, acabei de ouvir a entrevista com o Diretor Rogerio Dezembro na Radio Globo, e vi que o discurso do JK é muito lindinho, mas não se aplica a ele mesmo.
Ele prega a ÉTICA e a transparencia, fala que o contrato entre um clube de futebol e uma empresa privada não pode ter clausulas mantidas em sigilo, principalmente quanto aos valores e formas de pagamento, já que “o Palmeiras é uma instituição privada de interesse publico e pertence aos torcedores”.
OK, sr Juca, então é o seguinte, você como jornalista, trabalha em empresas privadas de interesse publico, afinal o que pode ter maior interesse publico do que os porta-vozes de tudo o que acontece no nosso país, a midia em geral? Ou voce acha que quem assiste a Globo, SBT, Band, ou escuta a Radio Globo, CBN, não tem interesse no que acontece nos bastidores, ou nos interesses que rolam em off? Então também acho que para que voce possa cobrar com mais propriedade a transparencia, antes de exigir que qualquer valor de contrato alheio seja divulgado, divulgue seu salário pago pelas empresas de interesse publico em que voce trabalha, ou então os contratos de patrocinio delas. Ou voce e elas têm algo a esconder? Ou, na verdade, vocês têm o direito de não divulgar? E se têm, porque um clube e sua parceria não têm o mesmo direito de não divulgar?
Como voce disse antes, o Palmeiras pertence a torcida, então me responda: você faz parte da torcida palmeirense? Não? Então o que te faz pensar que pode exigir que seja divulgado algum valor, já que voce não faz parte da ‘parte interessada’? Porque não vai pedir transparencia para a instituição privada de interesse publico do seu interesse? Vai lá, pede pro sr Andres Sanches, pra direção da Medial, pro Boris, Kia…
Não precisa tomar as dores de nós palmeirenses, que prezamos nossas parcerias e respeitamos certas clausulas, pois temos interesse que ambas as partes de nossas parcerias estejam satisfeitas e cumpram os acordos.
A ÉTICA é cumprir os contratos, coisa que o Palmeiras pode se orgulhar de sempre fazer, ao contrario de voce, que acha que divulgar off de conversas e delatar fontes de colegas no ar, acusando pessoas com quem voce nem conversou de atos que voce não presenciou, simbolizam a mais pura ética…
E a entrevista com o nosso diretor, que não teve o direito de se explicar, se defeder de acusações covardes, sem ser desmentido no ar, com base em argumentos… não, não tinham argumentos, e sim a “confiança” nos colegas desinteressados, éticos, imparciais, que até poderiam estar dizendo a verdade, mas que pelo menos não divulgaram no ar o nome da fonte, como o sr fez. Se voce preza tanto seu colega, como pôde escancarar uma fonte dele? Isso é ética em que planeta? em Kfurpiter?
Para mediar a situação, não crie mais situações. Quem media uma discussão tem que ser parte neutra, imparcial, até que se esclareçam os fatos. Se o nosso diretor está mentindo, onde está a prova? Ou agora quem é acusado é quem deve se provar inocente? Vai atrás de quem realmente divulgou valores irreais, irresponsáveis e que provavelmente divulgou a ata também, e veja de esta fonte gravou a conversa em “off”, e apresente a prova de que o nosso diretor é mentiroso. Ou então não divulgue nada, até poder provar.
Ao sempre verde (65): tem meu apoio total ao movimento “JUCA CHEGA! CHECA!”.
Ao Rafael Pereira (36 e 38): pois é, é que a redação da globoesporte.com deve ser muito grande, então deve rolar uma “falta de comunicação”.
Agora ouvi a entrevista com o Thiago Salata, e antes dele falar, o Juca faz um resumo, condizente com tudo o que tem sido noticiado pela midia sobre o contrato, coisas que todos já sabiam, como a duração do contrato, 1 ano, renovavel por mais 2, e o valor do deposito especificado na ata, que eles afirmam ser todo o patrocinio, e que a diretoria mentiu falando que eram 19, ou 21 milhões, ignorando a noticia que eu postei acima do globoesporte.com de 31/12/07, que alem de falar sobre o tempo de contrato, mostra a declaração do Toninho Cecilio, afirmando que a diretoria estava preocupada com os valores irreais divulgados pela imprensa, e que o dinheiro que ia entrar não traria lucros exorbitantes, mas deixaria as contas em dia.
Da-lhe Juca! “JUCA CHEGA! CHECA!”
E além disso, os dois se disseram surpresos com o Dezembro, que negou ter falado com a imprensa em off e divulgado os valores, como se fosse normal uma fonte aparecer em publico e confirmar tudo que o jornalista conseguiu dele em off.
Dá-lhe ÉTICA!!