Julgamento realizado, Kléber pega um gancho de três jogos. Justa ou não a punição (você achou o quê? comente!) a boa notícia é que o número 30 poderá jogar nas semi-finais.
Mas nosso problema continua. Não é porque Kléber não pegou os tão falados 120 a 540 dias que os problemas institucionais do TJD se acabaram. Novos casos certamente surgirão e a questão do conflito de interesses em breve virá novamente à tona.
E aí temos um problema de informação, para o qual a imprensinha poderia contribuir mas duvido que o faça. Já sabemos que Zago é presidente do Conselho Fiscal do time do Jardim Leonor. Sabemos também que Alberto Bugarib é conselheiro leonor. Embora não pertença ao TJD, sabemos também que Marco Polo Del Nero, presidente da FPF, é conselheiro do Palmeiras (segundo declaração de Zago, é Del Nero que convida os participantes do tribunal. Então: vaza!). Mas e os outros membros do TJD?
Então queremos propor um exercício aos amigos palmeirenses: que tal reunirmos informações para fazermos um mapa do conflito de interesses no TJD paulista? Aqui no OV, informalmente, já realizamos alguns exercícios de jornalismo participativo/colaborativo/cidadão, como os comentários sobre as transmissões dos jogos e a observação coletiva da imprensinha. Mas não seria bacana termos um desenho completo de quem é quem nesse tribunal? Nada pessoal, Bugarib, Del Nero, Zago e outros podem ser caras muito gente boa. O fato é que a instituição está construída de modo torto e desnudar isso pode ajudar em sua melhora.
Nosso trabalho terá duas fases. Na primeira temos que reunir informações sobre os membros do tribunal. Se já detectarmos algum conflito de interesses, ótimo, mas o objetivo principal é conseguir um telefone ou email de contato. Pelamordedeus não publiquem isso comentários. Indícios de conflito de interesses (um link, uma reportagem) tudo bem, mas informações de contato devem ser enviadas ao email obverde@gmail.com (já explico o porquê).
Não será uma tarefa fácil. O tribunal tem muitos membros, que se dividem em auditores, procuradores e as comissões disciplinares. Abaixo a lista extraída do site da FPF:
Auditores-Tribunal de Justiça Desportiva
Dr. Edmo João Gela - Presidente
Dr. Ivaney Cayres de Souza - Vice-presidente
Dr. Ronaldo Botelho Piacente
Dr. Dauro Löhnhoff Dórea
Dr. Ricardo Bandle Filizzola
Dr. Nicolao Constantino Filho
Dr. Osvaldo Nico Gonçalves
Dr. Fernão Dias da Silva Leme
Dr. João Eduardo Cerdeira de SantanaProcuradores
Dr. Antônio Carlos Meccia
Dr. Edison Richelmo ZagoAuditores da 1ª Comissão Disciplinar
Dr. Acyr José de Almeida - Presidente
Dr. Alberto Bugarib
Dr. Emilio Françolin Júnior
Dr. Luís Antônio Martinez Vidal
Dr. Marco Antônio Zito AlvarengaAuditores da 2° Comissão Disciplinar
Dr. Antônio de Moura Abud Júnior - Presidente
Dr. Luiz Carlos Telles
Dr. Norberto Domato da Silva
Dr. Mauricio Neves da Fonseca
Dra. Beatriz Sorrente Dal PraAuditores da 3ª Comissão Disciplinar
Dr. Carlos Alberto Ferraz e Silva - Presidente
Dr. Carlos João Eduardo Senger
Dr. Jurandir Correia de Sant´Anna
Dr. Norberto Domato da Silva
Dr. Youssef Abu ChahinSecretário
Dr. Carlos Roberto Fernandes Silva
Ajudaria muito se a assessoria da FPF nos passasse o contato desses doutores. Já tentei isso e não deu resultado, nunca me responderam. Quem sabe com o pedido de outras pessoas isso mude. De qualquer forma, há outras maneiras de se conseguir essas informações.
Aí entra a segunda parte, fazer para cada um dos membros do tribunal as seguintes questões:
1- Para que clube o Dr./Dra. torce? É sócio, conselheiro ou membro de alguma instância dirigente de algum clube que dispute a série A do campeonato paulista de futebol?
2- Não acha que o fato de membros do tribunal serem conselheiros de clubes da série A1, configurando claro conflito de interesses, coloca uma suspeição desnecessária sobre o TJD?
Antes de fazer qualquer pergunta, peço que enviem os contatos para o obverde@gmail.com A idéia não é perturbar os doutores com uma enxurrada de emails e telefonemas. Queremos é conseguir as informações de cada um deles e ouvir suas opiniões sobre o polêmico conflito de interesses. Sabendo como contatar cada membro do tribunal, dividiremos a incumbência de falar com cada um deles, de modo que ninguém seja contatado duas vezes.
Aí, com esse material nas mãos, checamos, compilamos e publicamos tudo no OV, com os devidos créditos a todos que ajudarem.
Recapitulando. O trabalho se divide em duas fases: conseguir os contatos e fazer as entrevistas. Precisamos de braços para as duas empreitadas. Quem conseguir os contatos manda a informação para obverde@gmail.com . Quem estiver a fim de ajudar nas entrevistas escreve para o mesmo endereço. Com os contatos em mãos dividimos o trabalho e publicamos a compilação final aqui no OV.
Se der certo, e boto fé que vai dar, vai ser algo bacana demais e iniciativa pioneira no futebol. Natural, já que vinda de palmeirenses.
PS: Agradeço aos sites da Mídia Palestrina que divulgarem a iniciativa.
Prezados.
Sendo membros do tribunal, acredito que muitos destes senhores são advogados, membros da procuradoria do Município/Estado/União, membros do Ministério Público, juízes ou desembargadores, ocupando o cargo na Justiça Desportiva “nas horas vagas”.
Um bom exemplo é o Sr. Aprobatto, que além de mandar no STJD, manda e desmanda na OAB paulista, sendo que nas últimas eleições emplacou sua filha como vice presidente da seccional de São Paulo.
Os bons escritórios de advocacia normalmente possuem sites na Web. Já encontrei, por exemplo, endereços de alguns dirigentes e conselheiros do Palmeiras na época das eleições.
Com nossos ilustres membros do TJD não deve ser diferente. Vamos à caça.
CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO
Veja esse texto do Lance falando claramente na “midia palmestrina”.
Já temos um peso….é só crescer para aumentar.
Luxemburgo cobra denúncia para dirigente do Sampa
O técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, cobrou atitudes do Tribunal de Justiça Desportiva, após a vitória do time sábado contra o Paulista em Jundiaí.
O treinador não citou nomes, mas deu uma cutucada no superintendente do clube do Morumbi, Marco Aurélio Cunha, que fez críticas à arbitragem do jogo entre Palmeiras e São Paulo do último dia 16 de março.
- Teve gente que falou após o jogo contra o São Paulo e não foi denunciado. Falta alguém ser denunciado - afirmou o técnico do Verdão.
Luxa não citou nomes, mas sites de torcedores palmeirenses fizeram esse trabalho. A Mídia Palestrina publicou na internet uma carta aberta ao TJD pedindo que Marco Aurélio seja julgado por insinuar que há uma conspiração contra o Tricolor.
Lance!
A Blitzkrieg Verde passou por Jundiaí, e deixou estragos no time local. A Rádio Mondo Palmeiras chega ao ar nesta segunda-feira para fazer a alegria de milhares de palmeirenses em todo planeta.
Nesta edição, contamos com a presença de Martinez, que veio nos visitar para falar sobre o Palmeiras no Campeonato Paulista. Além de falar muito sobre o seu novo papel no time em 2008, o volante teve que falar muito sobre o time de 2007, e tirar todas as dúvidas que pairavam sobre a cabeça do Goleiro Verde, e de boa parte da torcida palmeirense.
http://www.mondopalmeiras.net/blog/?p=984#comments
Eu acho que conseguiremos fazer um belo trabalho em equipe. Faremos o que a imprensinha deveria estar fazendo. Vamos deixar a coisa bem transparente. Para a alegria de uns e tristeza de outros. Nem todo mundo gosta ou deseja transparência. Principalmente aqueles que dizem que é coletivo, um interesse que de fato é individual. Este é um dos posts mais importantes do OV e todos devem lê-lo com atenção e procurar dar a sua contribuição. Vamos fazer um raio X completo do TJD. No momento que escrevo, sei que Kléber vai pegar três jogos de punição. Dos males, o menor. Ainda teremos o craque nas semifinais e finais. E ele vai estar com a gente na volta olímpica e no poster de campeão. Afastar definitivamente qualquer tentativa de manipulação de favorecimento ao SPFC (que se sentiu muito humilhado pelo baile em Ribeirão) será um grande favor que a Mídia Palestrina fará pelo futebol paulista e brasileiro. Mudando um pouquinho de assunto e continuando no mesmo:
As baratas gostam do escuro e se escondem em cantos. À noite, quando as luzes se apagam elas aparecem e fazem a festa, se alimentando do que encontram pela frente. Mas se no meio da madrugada, você repentinamente acorda e acende a luz, elas fogem desesperadas, tentando voltar para os seus respectivos esconderijos.
O senhor Fernando Sampaio fala mais uma vez sobre Valdívia:
“…O chileno adora humilhar, provocar os adversários, instigar a violência, enganar os árbitros, cavar faltas… No último jogo, Valdívia ficou passando a mão na cabeça do lateral do Paulista de Jundiaí, menosprezando o jogador. Se o cara fosse esquentado teria metido a mão na fuça dele.
São atitudes babacas. …”
esse cara não vale nada…por essas e outras eu to migrando pra Radio Bandeirantes….
Sabemos que diversos jornalistas freqüentam o OV e que esse assunto do TJD e o conflito de interesses pode ser pauta de uma série de reportagens.
Certamente, por alguns dias, o tema iria atrair a atenção de muitos leitores, ouvintes e telespectadores.
Caso não haja interesse de jornalistas em explorar o assunto, a suspeição cairá sobre a imprensa.
Ficaria muito difícil explicar os motivos que levariam a imprensa a ignorar um assunto de tanta visibilidade, considerando que o jornalismo vive de notícias.
Muito salutar essa campanha. No caso do Palmeiras é fácil, basta comparar a lista aqui traziada com os nomes dos integrantes do Conselho Deliberativo, do COF e da Diretoria, que se encontram no site oficial do Palmeiras.
Em uma passagem rápida por lá, verifiquei que tirando o Del Nero nenhum integrante do TJD faz parte das estruturas políticas da S.E Palmeiras.
Rafael,
os membros de Conselho Deliberativo dos Clubes não passam de eminências pardas. Influenciam tanto quanto sócios ou torcedores.
Se se conseguir colocar na mente dos dirigentes da FPF que casos com o do Dr. Zago, que ocupa cargo equiparado à direção em um clube, há incompatibilidade com o exercício de qualquer função no “tribunal” ou “procuradoria”, já estaríamos dando um passo importantíssimo.
PC
PC, também acho que o caso de Zago é mais grave. É uma situação ilegal, como mostrou o Marco, inclusive, pelas normas do Tribunal.
O ponto é que há conselheiros e conselheiros. Há sim os de pouca influência. Mas todos são elegíveis a cargos de direção e, como falei no outro post, uma ação “positiva” destes em favor de seus clubes pode significar um ganho político, mesmo que não diretamente a eles, a algum parceiro no clube. Veja que esse é o caso de Approbato, que não é diretor, mas já foi dado como postulante ao cargo de presidente. A questão é que um membro desses, um conselheiro, no tribunal, com relação formal com uma parte interessada que é julgada, coloca os votos sob suspeição. Não precisava ser assim, esse é o caso.
Rafael,
o problema de barrar mero conselheiro é que pode ewsvaziar por completo o “tribunal”. O trabalho não é remunerado. Então para o camarada topar tem que gostar muito de futebol. Neste torce, e invariavelmente, é fanático, por algum time. O fanático normalmente se torna sócio. E aí, pra se tornar conselheiro é um pulinho. Por isso, considero o voto do conselheiro três de paus tão suspeito quanto o voto de um sócio ou torcedor.
Não podemos nos esquecer que a FPF pertence aos clubes. Seus presidentes devem ter influência na indicação dos auditores e procuradores. A única forma de tornar o TJD acima de qualquer suspeita é profissionalizar seus membros. Mas não sei se seria viável econimicamente.
PC
Boa, OV!!!
Já passou da hora da Nação Alviverde começar a se mexer contra os desmandos desse tribunal de araque.
Esse Sr. Edison Zago, por exemplo, foi o mesmo que pediu suspensão preventiva (inédita!) para Valdívia, no ano passado.
E é ele mesmo, quem acha que a entrada de Jorge Wagner, num lance sem bola e por trás, uma coisa normal de jogo.
Até quando eles vão continuar julgando os nossos craques, com a camisa do time por baixo do terno?
Não podemos deixar barato essa punição ao Kleber. Sabemos da força que a nossa torcida e a mídia palestrina têm.
Se o Kleber pegou três jogos, Jorge Wagner vai ter que pegar mais, pois não pode ser julgado por ato hostil, uma vez que foi fora do lance de bola.
Tem que ser julgado por agressão, sim senhor.
Vamos cobrar honestidade desses senhores, ou então
QUE VAZEM!!!!!
Aê, vamo pra cima. Acho que a semana que vem vou ter um tempo extra, aí tento fazer uma correria por aqui.
Olhem bem pra lata desse Zago e vejam se esse não é o tipo do cara que fala ‘bumbum’ mesmo. Babaca!
Futebol/Campeonato Paulista - (24/03/2008 19:23:33)
Jorge Wagner será julgado na próxima segunda em ‘artigo leve’
Marcelo Belpiede
São Paulo (SP) - O meio-campista Jorge Wagner vai sentar no banco dos réus do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Paulista de Futebol (FPF) na tarde da próxima segunda-feira. O atleta do São Paulo acabou denunciado pela agressão ao palmeirense Valdívia durante o clássico disputado na semana passada em Ribeirão Preto.
Como era esperado, Jorge Wagner acabou enquadrado no artigo 255 (praticar ato hostil contra adversário). Assim, ele pode pegar de uma a três partidas de suspensão no Campeonato Paulista.
Durante o início da tarde, o procurador do TJD, Edison Zago, já havia antecipado que a atitude de Jorge Wagner dificilmente seria enquadrada em um artigo mais grave, como o 255 (agressão), que prevê punição de 120 a 540 dias.
“A joelhada do Jorge Wagner foi no bumbum e o Valdívia colocou a mão na canela”, observou Edison Zago, depois de analisar as imagens do lance.
o Valdivia poe a mão na parte anterior da coxa:
http://br.youtube.com/watch?v=MSee0a1saFI
dizer que poe a mão na canela é no mínimo desonestidade.
No julgamento do Kléber, o advogado do Palmeiras mostrou uma imagem com uma cotovelada do Carlos Alberto sobre o Valdívia.
E agora, o TJD vai indiciar o Carlos Alberto?
A imagem foi mostrada dentro do Tribunal. Eles não podem alegar que não sabem.
Além disso, as imagens do Jorge Wagner provam que a agressão dele foi fora do lance de bola. Fora do lance de bola é “hostilidade”?
Dois pesos e duas medidas?
Sobre a joelhada do Jorge Wagner:
Na prática, a “joelhada” do jogador sãopaulino está longe de ter sido uma joelhada.
Será que só eu vi que aquilo foi um CHUTE?!?!?!?!?!?!?!?!
O joelho do jw não acerta nem costas, nem bumbum (como observou Edison Zago), nem cocha, nem joelho, nem a canela do Valdívia.
Apenas pareceu uma joelhada, mas reparem no PÉ ESQUERDO do sãopaulino. É o peito do pé esquerdo do jogador que acerta o JOELHO DIREITO do Valdívia.
A imagem está meio longe, mas ainda assim é muito claro observar o que estou dizendo. O joelho passa, não acerta nada, e na seguida o chute fica EVIDENTE.
A reação do Valdívia facilita ainda mais essa visão: logo após levar o chute no joelho direito, INSTINTIVAMENTE o Mago leva as mãos ao local.
Sinceramente, acho até mais grave tal agressão. Mostra que, mais do que mera reação intempestiva do sãopaulino, ele buscou, intencionalmente, atingir o joelho do chileno. E conseguiu.
Foi por tal intenção de atingir o joelho do adversário - que está acima da canela, ora pois! - que o jogador fez um movimento parecido com uma joelhada, elevando seu pé esquerdo à altura do alvo.
Aproveito o link youtube postado pelo andre erre:
http://br.youtube.com/watch?v=MSee0a1saFI
Podem reparar.
Isso foi um CHUTE.
E foi DELIBERADO.
E foi no JOELHO.
E vai ficar por isso mesmo?
Tem que ter sangue pra punir com 3 jogos?
Lembrando:
não saiu sangue nenhum da perna do Eduardo Silva…
Abs
Tiago e Rafael, ótima iniciativa. Estou dentro. Podem contar comigo. Em breve mando notícias sobre minhas ‘investigações’. Além disso, já foi devidamente publicada a iniciativa no Forza-Palestra. Um abraço. Ademir
Rafael , vou tentar alguma coisa. Por enquanto , me limito a pesquisas na internet. Caso encontre algo , envio a vc.
Em tempo: passei a manhã de hoje em um cartório da zona norte de SP onde havia um exemplar do caderno de esportes do Estado de SP.
A reportagem do Daniel Akstein Batista (me desculpe se o nome não for esse) é mais uma nojeira leonor. O cara transparece totalmente a sua revolta com o resultado do julgamento.
Só queria deixar isso registrado , pois é cada vez mais constante a demonstração da paixão clubística que os jornalistas desse jornaleco estão tendo.
Abraços.
ME DESCULPEM
Mas a verdade é que nosso jurídico é fraco, fraco, fraco.
Igual Galinha de Angola.
Ano passado MARCEL jogava de atacante do time das bibas, quando desferiu uma cotovelada violenta no olho do nosso zagueiro DAVID.
Não saiu sangue, mas ficou roxo. Todo mundo viu.
MARCEL foi julgado e ABSOLVIDO.
Isso mesmo, não pegou se quer 1 único jogo de suspensão.
Dai é que entro na palavra fraco, fraco, fraco.
Na ocasião desse julgamento foi criado uma JURISPRUDÊNCIA.
Qual o teor da defesa são paulina, que o Palmeiras não foi capaz de usar em sua defesa?????
Ví atentamente o tape do nosso Advogado fazendo a defesa em cima de fatos concretos e pásmem pessoal, pensei que os julgadores fossem rir.
NÃO TENHO DÚVIDAS NENHUMA DE QUE FOSSE O LUXEMBURGO O ADVOGADO DE DEFESA, TÍNHAMOS ATÉ ABSOLVIDO O KLÉBER.
Advogado que não passa firmeza, pra mim, não Advoga, apenas Dialóga.
É o que vimos ontem no TJD, um simples DIÁLOGO.
Como teve um dos votantes que foram a favor de 1 jogo, eu tentaria de todas as formas o relaxamento dessa pena, para mais dois ou pelo menos 1 jogo.
Sem mais, desculpem meu desabafo.
MAS SE TEM JURISPRUDÊNCIA(caso Marcel), NÃO TEM JULGAMENTO ADVERSO.
E É O CASO.
Saudações Palestrinas.
Assunto: Kiss FM.
Fora do tópico atual mas como muitos daqui gostam de rock e possivelmente sintonizam vez ou outra a Kiss FM gostaria de partilhar algo que acontece diversas vezes.
Obviamente essa emissora é inofensiva do quesito futebol, porém quando pode não deixa de dar sua estocada no Palmeiras. Diversas quando fala-se dos resultados do futebol refere-se ao Palmeiras como Porco mas não mantém a mesma gracinha com os demais clubes.
Particularmente me incomodo e não gosto, quando parte dos adversários, mesmo em tom de brincadeira, sempre vem carregado de parcela pejorativa.
Abaixo o e-mail que enviei a eles:
www.kissfm.com.br
Ao redator.
O sr. redator gosta de fazer graça ao referir-se ao Palmeiras como Porco mas não mantém a mesma linha “descontraída” para referir-se a Corinthians e São Paulo respectivamente como Gambá e Bambi.
Aí então eu pergunto: Porque ao anunciar shows de promoção da rádio como o Ozzy e Rod Stewart não se refere ao Estádio do Palmeiras como Estádio do Porco?
Ué, Palmeiras não é Porco? Não é expressão descontraída, irreverente, na brincadeira?
Como devo considerar que a rádio ao anunciar notícias do Palmeiras não tem preocupação nenhuma com a expressão, despeço-me da seguinte forma também sem preocupação nenhuma:
Porco é seu pai!
Obrigado pela atenção.
Atenciosamente,
Claudio Baptista Jr.
Engenheiro - São Paulo/SP.
Alguém tira uma dúvida minha, por favor?
Procurador é o cara que acusa alguém tentando a punição mais grave ou pelo menos indicando os argumentos que justifiquem a punição do réu.
Ou não?
Ou procurador é o cara que defende o réu?
Me tirem essa dúvida por favor
MestredosMagos (18), está desculpado
Não sei porque, cada um tem sua opinião, do contrário não haveria discussão.
Minha opinião é contrária à sua.
Pelas circunstâncias, pelo que se falou na mídia, pela imagem tantas vezes exposta, pela ferida aberta do sãopaulino, pelo chororô de um time que sabidamente tem as entranhas sujas de falcatruas, pelo fato de haver diretores leonores no tribunal, pelo 253 (agressão) ao qual o jogador foi indiciado, ficou até de bom tamanho. Creio que em tempos mustafanianos, o Kleber pegava mesmo uns 3 meses, em regime semi-aberto.
Quanto à cotovelada do Marcel no David, ano passado, se analisarmos imagem por imagem, não há como negar que a do Kleber é mais forte. Pode até ter sido de mesma intensidade, mas o que conta bastante é a imagem, e não me lembro de nenhuma que chegasse a “doer só de ver”. Não vejo como jurisprudência, até porque em todos os jogos há ocorrências de cotoveladas, punidas - ou absolvidas - de todas as formas, por árbitros ou por tribunais de todas as espécies e cores.
Não houve, à época, uma “comoção” como o que boa parte da mídia fez no caso do Kleber. Curiosamente, a comoção foi pelo Miranda, que tomou aquela solada do Edmundo. Não sem razão, já que a entrada do animal foi feia pra cacete, não neguemos.
Pra mim, esses lances de cotovelaço são lances de jogo, tanto do Marcel quanto o do Kleber. O que influencia (e muito) a punição é o que se fala, a imagem que se tem, a repercussão etc.
O trabalho dos advogados, óbvio, tem a maior porcentagem tanto na absolvição quanto no tamanho da pena. Mas ele já pega um caso em que os formadores de opinião já julgaram, uns pró-réu, outros não.
No caso do Marcel, a repercussão da cotovelada, se comparada com o lance do Kleber, foi nula. Não entremos no mérito dos porques que uma virou comoção, e a outra meio que passou em branco na mídia. Assim foi.
E se assim foi, advogar o sãopaulino, no ano passado, foi mamão com açúcar. Um estagiário talvez até conseguisse uma indenização ao atleta, por danos morais.
E se assim foi, advogar o atual cotovelaço, agente de tal comoção, e ainda mais numa reta decisiva de campeonato, passou a ser muitíssimo mais complicado e delicado, em nossa comparação.
Por isso acho que nossos advogados advogaram com extrema competência, 3 jogos não vão mudar o dólar, e perto do que se pintava…
De minha parte, parabenizo de pé a defesa do Verdão. Fizeram ótimo trabalho!!
Abs
Sangue Verde (2), você reparou que eles escreveram “Mídia Palestrinha” no título (no corpo, estava certo)? E a reportagem insinuava que havia vínculos entre os veículos e Luxemburgo. Compreendo: quando são eles que falam mal, então é porque estão vinculados ao Mustapha, inexoravelmente. Projeção pura. É dose.
DIOGO (21)
Você advogou melhor sobre o tema, pode ter certeza.
Utilizou um termo mais que acertado para o caso: COMOÇÃO.
Mas só queria atentar para a INTENÇÃO.
KLÉBER foi condenado a meu ver, sem ter tido intenção de atingir o Andrá Dias. INOCENTEMENTE.
Acho até que, se André Dias não o segura na camisa por tráz, fazendo pênalti, sua impulsão (kLÉBER) o teria levado a uma altura que jamais haveria contato entre ambos e talvez pudesse até sair gol de cabeça, porque não?
Não tenho dúvidas nenhuma, de que se o ANDRÉ não estivesse segurando a camisa do KLÉBER por tráz, ele passaria por cima desse limitado zagueiro, que tem a infeliz capacidade de chegar atrasado nos cruzamentos e se ferir em especial na testa (olhe suas pestanas pra ver as marcas de pontos desse infeliz, pois ele sempre se fere da mesma maneira, desde os tempos de Paraná Clube, Payssandu, etc.).
Mas concordo que, numa ilha cercada de tubarões, perder um braço ou uma perna, foi melhor do que ser comido vivo.
Saudações.
Esse Edison Zago está de brincadeira. Enquadrar o Jorge Wagner em ato hostil é de uma desonestidade bambina. O Jorge Wagner agrediu deliberadamente o Valdívia e deve ser punido por isso.
A cara de pau do Miranda, dizendo que o chute no Valdívia foi “mais um encontrão” é outra coisa inadmissível, coisa que só mesmo as bibas, do alto do seu pedestal cor de rosa, têm coragem de afirmar, sem passar óleo de peroba na cara.
è mesmo coisa de bicha.
Devemos tomar cuidado para não mudar fugir do ponto principal.
A grande reclamação da coletividade palmeirense não é relativa a um caso isolado. Não estamos discutindo, tecnicamente, o que é cotovelada, se foi chute, se foi encontrão ou qualquer coisa parecida.
A discussão é outra, o problema é muito diferente disso.
Estamos cobrando imparcialidade das partes envolvidas em julgar e divulgar os fatos.
O tratamento dado ao Palmeiras, aos seus atletas e aos seus treinadores tem sido muito diferente ao tratamento dado aos outros clubes, especialmente ao JL, nos últimos tempos.
O Caio Jr. e O Vanderlei foram chamados para dar esclarecimentos por declarações, sendo que o Vanderlei foi julgado e punido. Por outro lado, o MAC falou muita besteira e ficou por isso mesmo.
No Brasileiro de 2007, fizeram rodízio de faltas e quebraram o Valdívia, nada aconteceu.
Agora, situações que seriam vistas como agressão, caso fossem praticadas por jogadores do Palmeiras são ignoradas por terem sido praticadas por jogadores Leonores. Tudo isso, ao mesmo tempo em que esse circo foi armado em cima do Kléber.
Não estão em discussão os “detalhes técnicos” dessa ou daquela situação, mas a conduta parcial da imprensa e do Tribunal no momento de indiciar os casos.
Perguntas para avaliação:
Invertam a situação, o Valdívia dando um “encontrão” no Jorge Wagner, o que aconteceria?
Qual seria a opinião dos mesmos jornalistas, que hoje dizem que foi apenas um “encontrão”, nessa situação invertida?
E a cotovelada do Carlos Alberto no Valdívia, como seria vista ao contrário? Estaria sendo ignorada?
Qual seria o comportamento do time do JL, nessas situações?
Ao Claudio Baptista Junior - Postagem 19
Pelo idade provecta e demais afazeres estou em outra.
Não conheço a tal KISS, mas gostaria de entrar em contato com essa corja.
Por fineza, se puder, dê mais detalhes:
Nome do programa
Endereço da emissora e quejandos.
Grato
Publicado no http://mundopalestra.wordpress.com . Podem contar comigo para tais iniciativas. A ajuda é humilde, mas somada à força da mídia palestrina tenho certeza que teremos resultados.
Abraço!
Sem querer e num blog de humor, o bambi que escreve os textos da coluna “Fala, Doente” do splino, revelou aquilo que todos nós já sabíamos, segue:
“A partir de agora teremos de ganhar não só no campo – como a gente costuma fazer – como fora dele. E o processo de seleção de novos estagiários para o LANCE!? Nas apresentações da molecada, é sempre assim: “meu pai é santista e eu e meus irmãos somos são-paulinos”. Ou então “meu avô é porquinho e o resto da família é tricolor”.”
http://www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/phb/default.asp
Claudio , o diretor da kiss fm é gamba! sem duvidas nenhuma!
Dr. Carlos João Eduardo Senger
Clube : Corinthians
Cargo : Conselheiro Vitalício
Fonte : http://www.corinthians.com.br/2008/conteudo/?id=87
Jurandir Correia de Sant´Anna
Cargo : Delegado da Seccional de Carapicuíba
Norberto Domato da Silva
Clube : Santos
Cargo : MEMBROS ELEGÍVEIS PARA O CONSELHO DELIBERATIVO
fonte : http://santos.globo.com/clube_institucional_eleicao.php?sub=3&cod=13958
Youssef Abu Chahin
Cargo : delegado de Polícia diretor do Deic
fonte : http://www.ssp.sp.gov.br/home/noticia.aspx?cod_noticia=10981
Vou continuar procurando o restante, qualquer novidade posto aqui.
[]s
Preda
O PROBLEMA COM A RÁDIO KIIS E SEUS ENGRAÇADINHOS
Estou enviando a eles a carta abaixo.
Serve como sugestão a outros amigos que queiram da mesma forma ou com as alterações que acharem por bem fazer, enviá-la também
Grato a todos
São Paulo, 26 de março de 2.008
À
Direção da Rádio KISS-FM
Avenida Paulista, 2.200 – 5º andar
CEP – 01310-200
Ao Departamento Comercial
Prezados Senhores
Venho à presença de VV SSas. para informá-los que o tratamento dado à S. E. Palmeiras nos programas dessa emissora está deixando incomodada a massa de 15.000.000 de palmeirenses que compõe a torcida do clube.
Essa insatisfação tem sido constatada através de inúmeras postagens na “MIDIA PALESTRINA” composta por centenas de sites e blogs .
O tratamento de “porcos”e “porcada” não é condizente com o tratamento que esse grande clube merece.
A coisa não pode ser levada em termos de descontração ou brincadeira porque não constatamos que os outros clubes tenham o mesmo tratamento.
Parece coisa dirigida. Nunca ouvimos nos programas dessa emissora termos como “gambás” ou “bambis”; portanto parece que alguns de seus profissionais, utilizando seus pequenos podres poderes por terem um microfone à disposição, escolheram-nos como alvo e querem briga conosco .
Tem este o objetivo de um primeiro aviso.
Na continuação detonaremos uma campanha de boicote à emissora incluindo comunicação aos seus patrocinadores.
Lembramos que já fizemos isso contra a Jovem Pan e a alguns profissionais da área jornalística esportiva, como foi o caso do Sr. José Trajano da ESPN; o sucesso foi enorme e eles recuaram.
Lembro que estamos falando de 15 milhões de consumidores.
RESPEITO É BOM A A GENTE GOSTA!!!!!!!!!!!
Pessoal, estive um tanto ausente recentemente das discussões, mas sempre dando uma olhada no OV e no resto da grande Mídia Palestrina.
Mediante o conflito de interesses deflagrado no Tribunal de Justiça Desportiva, tive uma idéia. Que tal fazer uma google bomb?
Em todos os blogues da Mídia Pastrina, sempre que for usado o termo “conflito de interesses”, crie um link direto para o site http://justicadesportiva.uol.com.br/. O google trabalha com um sistema de análise de relevância dos termos. Se toda a mídia verde fizer isso, sempre que for digitado no campo de busca, apontará o site da Justiça Desportiva.
Existem casos bem sucedidos no Brasil.
Escrevam no google “atriz gorda”, “vergonha” e “político honesto”, por exemplo.
É uma idéia.
Desulpem, fora do tópico, mas vale indicar.
Quem ainda não viu, não perca!
No Terceira Via Verdão há uma deliciosa entrevista com o Carlos Pracidelli…
O sensacional da entrevista é um áudio em que o Carlão narra como foi que o Marcos pegou aquele pênalti do Marcelinho, na Libertadores de 2000.
O mais curioso é que o Marcão poderia ter defendido outros dois penais, antes daquele…
Há mais de 20 anos assumimos o PORCO exatamente para esvaziar o discurso dos adversários. Deu certo e acabamos nos apegando ao novo mascote. Quem não se lembra da célebre charge do porquinho enrabando o mosqueteiro em 1993?
Quando estamos vencendo gritamos “Festa no chiqueiro!” O “Olê porco!” faz o adversário usar um fraldão no lugar da sunga.
Com todo respeito às opiniões contrárias (sei que tem muitos conservadores que odeiam assumir o porco), mas não é possível que, em pleno século XXI, ainda tenha quem se ofenda com apresentador de rádio que chama o Palmeiras de Porco. Ainda mais em se tratando de público de Rock que, em tese, é mais liberal e irreverente.
A síndrome de patinho feio (amigo Esmeraldino, me desculpe pelo termo mas não tenho outro nome para isso) extrapolou os limites da esfera esportiva. Agora o novo inimigo é uma das 2 únicas emissoras FM de sp que tocam música de qualidade. Só mesmo um divã.
PC
SEMPRE VERDE
Magnífica a sua atitude.
O “Lance” faz o mesmo e eu já registrei.
Ainda que elogiando eles não enjoam de dizer os termos porcos, porcada e chiqueiro.
Infelismente as novas gerações (poucos sabem muito, muitos não sabem nada) através das uniformizadas (mancha et caterva) dão azo a essas manifestações que, no fundo, são um repúdio a nossa coletividade.
O que você tenta fazer eu já fiz várias vezes mas é inócuo.
O que construímos em vários dias com dezenas de e-mails, os PORCOS de nossas organizadas colocam abaixo em dois coros no estádio.
Porcos são eles e quem desrespeita as nossas vívidas e sublimes tradições como os locutores dessa tal kiss que deve, como o nome sugere estar beijando o pau de bambis e gambás, assim como os idiotas do mais idiota jornal esportivo que surgiu neste país, o Lance.
A propósito, quando viajei a São Paulo, há duas semanas, tive acesso a um “Lance” abandonado por um leitor (quem sabe) insatisfeito nas cadeiras da sala de embarque do aeroporto de Congonhas.
Pois o jornal continua o mesmo. Fraquinho fraquinho destacando até a lavagem das cuecas dos jogadores bambis e gambás.
O tal editor, que escreve na segunda página, (como é o nome dele ?) estava raivoso pela derrota bambi e nos chamou de PORCOS várias vezes e repetiu a velha, surrada e superada frase: “festa no chiqueiro”.
Esses caras não têm criatividade. Por que se repetem tanto? Talvez seja por isso que encalha tanto jornal.
Palmeirense tenha a visão além do alcance. Não leia nem compre “O Lance”.
Volto à tal “festa no chiqueiro” para dizer a muitos que
essa festa só poderá acontecer quando as porcas da mulher, da mãe, da avó, das irmãs ou filhas de quem nos agride resolverem frequentar a séde de nossa organizada, a Mancha. Aí, sim, vai ter festa no chiqueiro.
A propósito, fiquei pasmo de ver quantas falhas de impressão havia no jornal, sobretudo nas páginas internas.
Era um jornal completamente manchado pela irregularidade da impressão.
É óbvio que não era nenhuma homenagem à Mancha, ainda que essa facção de nossa torcida colabore tanto com eles.
Pareceu-me, muito mais, falhas decorrentes do REAPROVEITAMENTO DE FOTOLITOS. Só essa prática (típica de quem está passando por dificuldades financeiras) provoca a irregularidade de impressão. Perguntem a um gráfico !
Quando me disseram, há algum tempo, (e eu registrei neste espaço) que “O Lance” não andava muito bem das pernas eu não acreditei.
Mas quando eu tenho razões de sobra para desconfiar do REAPROVEITAMENTO DE FOTOLITOS, tudo me encaminha para a crença no que me foi dito por um jornalista paulistano que “sabe onde as andorinhas dormem”.
PC, o proco foi assumido no inicio dos anos 80, no surgimento da mancha.
nao acho que ninguem aqui se sente patinho feio, nem precisa de divã! Só comentamos fatos que vemos. O pior é quem não quer ver.
E não vejo nada demais as pessoas reclamarem quando estão insatisfeitas com algo! Alias se faz isso muito pouco aqui no Brasil, em todos os setores.
Qto as reclamaçoes, elas surtem efeito sim, queira voce ou não.
E como ja sei que voce adora fazer polemicas , pra depois ficara qui discutindo, nao conte com minha digitaçao, que nao caio mais nessa sua tatica!
Esmeraldino: perfeito! Um tapa na cara de gente que acha que não tem nada de errado acontecendo! La no PTD, tem um tal Green que adora achar que tudo que a midia palestrina faz é perseguiçao e perda de tempo! mesmo caso de alguns que frequentam por aqui, atras de polemicas inuteis.
Esmeraldino
Tem coisas que vão além do humorismo!
Chegam a ser patéticas.
Um dia eu estava saindo do restaurante Maximo, que é um dos restaurantes mais caros e sofisticados de São Paulo, e meu carro, que é um excelente carro, portava um pequeno dístico do Palmeiras no vidro da frente.
Eis que surge um cara, nauseabundamente vestido, praticamente em farrapos, havaiana nos pés, com as tiras caindo e uma “gloriosa” camisa do Curintia, mais marron que preta, dado que desbotada.
Ao ver o simbolo verde, vira para mim e fala….Você é PORCO?
Ao que respondi: Não! Pelo que você está vestindo, pelo que você come ou não come, no caso, o PORCO SEM DÚVIDA É VOCÊ!
O que se está criticando, pelo menos a princípio, não é o “chamar de porco”.
É usar o termo de forma perjorativa. Eu, particularmente, como grande parte dos palmeirenses, não me incomodo com o apelido porco. Acho até legal. Muitos não gostam e essa discussão foi tema de vários comentários aqui. Não é o ponto.
O fato é que, segundo foi dito aqui, o radialista sistematicamente vem usando o termo de forma a minimizar o time, como um verdadeiro torcedor. Seria como se alguém dissesse: “O show vai ser lá no estádio dos bambis” ou, “no estádio dos gambás”. Ops, não têm estádio. Desconsiderem esse último!!
As pessoas, PC, têm todo o direito de se sentir incomodados. Adoro a rádio e nunca ouvi algum radialista dizer o que está sendo discutido. Por outro lado, ouvi Parque Antarctica todas as vezes, o que tb me incomodou. O estádio é Palestra Itália!!!!! De qualquer forma, como não se trata de rádio em que o mote é o esporte e fala apenas de um estádio onde vai ser realizado um(ns) show(s), não achei algo relevante.
Embora respeite quem não ache. Agora, “síndrome de patinho feio” de novo?. Pô PC!!
Abs a todos.
————————
Sobre o tema do post.
Ando bastante ocupado essa semana e uma pesquisa desse tipo leva tempo e dedicação. De toda forma, me compromento em ajudar a partir da semana que vem!
Sempre verde,
Sua edificante experiência foi mesmo nauseabundamente patética. Caixão não tem gaveta.
Me desculpem os que se sentem ofendidos. Indiretas dispenso.
Coisas erradas (37) aconteciam em 2007 e aposto que 9 em cada 10 frequentadores desse espaço não queriam ver (36) e achavam que era preciso dar tempo ao técnico, que a base era boa, que deveríamos apludir o 5º lugar no paulistão, que a culpa era do Palaia etc, etc, etc…
Hoje o Palmeiras vai muito bem obrigado. Melhor técnico do Brasil. Parceiro forte trazendo jogadores de verdade. Time na ponta da tabela. Invenção do Palaia consagrado com o craque do momento.
Mesmo assim tem gente que gosta de sofrer. Procura qualquer pretexto pra se fazer de vítima.
De minha parte estou muito feliz com o atual momento do Palmeiras. Quero curti-lo com bom humor e irreverância, pois isso era a tônica de quando eu era adolescente. Muito antes de qualquer facção de “organizada” adotar o porco, já não me ofendia com a provocação. Quando alguém me tratava assim, soltava um arroto (coisa de moleque) e a pessoa ficava com cara de bunda, mas levava na esportiva.
Hoje infelizmente, sou obrigado a conviver com o discurso do ódio. A intolerância que beira à soberba (38). Tenho medo de algumas pessoas que aqui escrevem. Daqui a pouco vão dizer que sou inimigo porque abrigo uma curintiana em casa (ou será que é ela quem me abriga?).
Enquanto o Rafael e o Tiago continuarem oferecendo espaço, vou utilizá-lo para engrandecer o Palmeiras, tentar defendê-lo de quem efetivamente oferece perigo e pregar a paz incondicionalmente.
Torcedor de outro clube trato com adversário e não como inimigo. Não brigo por causa de futebol. Tiro sarro. E assim como Túlio Maravilha (que confessou torcer para o Palmeiras quando criança), dou minha cara a tapa quando os outros quiserem me zuar.
PC, porco com muito orgulho, fã de rock e ouvinte assíduo da Kiss FM.
PC
Roberto Verdão (39),
chamar o estádio de Parque Antártica também me incomoda muito. Acho que não seria nenhuma deselegância a diretoria do Palmeiras ao locar o estádio para os organizadores dos eventos exigir que o chamem Palestra Itália. A iniciativa tem que ser do clube. É dele que temos que cobrar, não acha?
PC
Roberto Verdão,
E.T. - toda vez que partir de um torcedor adversário, qualquer chamamento soará como pejorativo. Neste caso, nem devemos conversar com quem torce para outro time?
PC
PC - (43)
De forma alguma. É que, no caso, o cara tá trabalhando!!
O rapaz está anunciando um local de um show e aproveita da sua visibilidade para dar uma tiradinha de sarro. Não acredito que qualquer um que faça uso de sua profissão para dar uma desrespeitada nos adversários seja sério.
Mais que um julgamento sobre ser ou não sério ou ainda ser ou não ofensivo, o caso passa mais ou menos pelo problema que enfrentam os donos de blogs. Quando se fala o que quer, muitas vezes se corre o risco de ouvir o que não quer. A pessoa deve saber que tem gente ouvindo do outro lado e que não está falando apenas para um microfone. Sendo assim, embora não me sinta ofendido com o “porco”, não condeno quem o sinta. Não condeno também quem se manifesta à direção da rádio contra o ocorrido. Questão de democracia.
Roberto Verdão,
também não condeno a manifestação de quem se sinta ofendido, desde que seja proporcional à ofensa recebida.
O que combato é a intolerância e o discurso do ódio.
PC
Sempre Verde, esse episódio foi hilário! He, he, he!
Mas cuidado, tirar sarro de um mendigo (que tentou tirar uma da sua cara primeiro - portanto, foi legítima defesa da sua parte) pode condená-lo ao Inferno dos Politicamente Corretos! Sem-teto, sem-terra e criminoso tem direitos. Pai de família (ainda mais classe média), não. Tal é o Brasil de hoje.
Quem está ouvindo a Kiss nos últimos dias já reparou que nos anúncios do show do Ozzy, eles agora se referem ao local como “Estádio do Palmeiras”. Para mim, melhor até que Palestra Itália.
Sobre usar o termo “Porco” nas informações dos jogos, nunca ouvi isso. Quando ouvia os resultados divulgados no programa “Wake Up” a locutura sempre se referia ao Palmeiras como Palmeiras. Claudio (19), o mais provável é que isso seja provacação do locutor do horário em que você ouve a rádio. Se puder, nos diga aqui o horário em que você ouve a rádio.
—
Sempre Verde (38), náusea me causou sua empáfia.
Sempre verde, só tome cuidado e escreva o nome do restaurante corretamente. É Massimo (de Massimo Ferrari) e não Maximo. Assim fica parecendo nome de restaurante a quilo.
Essas conversações sobre o Porquinho são um belo exemplo de conflito de gerações.
O melhor mesmo é cada um deixar seu ponto de vista, mas entrar em discussão, mesmo que sadia, sinceramente acho que não leva a nada.
Pessoalmente, concordo com o PC e o roberto verdão a respeito do nosso ‘novo’ mascote. O Porquinho é o sujeito mais gente fina que tem, o cara é irreverente, feliz da vida. E não sou de organizada alguma.
O Porco é da hora!!!! (essa eu forcei a geração, hehe!).
Coloco-me no papel de quem se sente ofendido, acho até válido registrar uma reclamação a um locutor. Mas daí a sugerir boicote achei exagero, de repente o próprio locutor é palmeirense. Não veria como surpreendente um cara que vai aos jogos do Verdão, grita Olêêê Porcôô, e no dia seguinte, na rádio, fale que o Porco venceu o curintia.
Ah, mas então que falasse gambá ou bambi… Pra mim esse argumento já é forçação de barra, a torcida curintiana não grita olê gambá (porque são melindrados), nem os sãopaulinos gritam olê bambii (porque são afetados).
Levemos o futebol com mais irreverência.
Tentar mudar o comportamento de uma geração (mais que uma já) é quixotesco. Meu vô (Graaaaande Parmerista, muito feliz com nosso Verdão, assistindo lá do Céu!) não conseguiu me convencer que tirar o boné à mesa é sinal de respeito, pra mim é um valor absolutamente irrelevante.
Somos periquitos, somos porcos, somos parmeristas, somos palmeirenses, somos italianos, somos africanos, somos ateus ou religiosos, somos Felizes da Vida com nosso Campeão do Século!!
E é isso que importa.
Abs
Amigos , tá difícil pesquisar sobre os senhores participantes/colaboradores do TJD. Para mim levará alguns dias. É fácil achar seus nomes no ‘Google’ , por exemplo. Mas alguma forma de contato parece ser impossível.
Em relação à discussão sobre o porco , também não é o mascote que mais me agrada. Mas aceitei-o na época , pois era uma tiração de sarro que acabava com a graça (em forma de ofensa) dos adversários.
Acredito que o locutor da tal rádio só tenha falado desse jeito para tirar uma com os palmeirenses. Nada mais que isso.
Agora , me incomoda demais chamarem o nosso Estádio de Parque Antarctica. O Estádio é Palestra Itália e não há o que discutir.
Abraços.
PC…sua falta de coerencia me irrita. Sempre tentando aparecer aqui ou no parmerista!
E se vc achava que tinha algo errado em 2007, vc deve entao saber o pq estava errado…falta de grana, que ainda nao foi sanada, mas que por iniciativa de pessoas la dentro da diretoria, conseguimos trazer luxa e varios jogadores por nossos meritos!
nao era demerito nenhum manter o caio jr, ate pq, por mais burro que ele fosse, pelo menos nao corremos risco de rabaixamento, coisa quem 2006 aconteceu!
Pra montar time bom e ter tecnico bom, precisa de grana, caro amigo. E o palmeiras estava quebrado qdo essa diretoria assumiu!Portanto, todos sabiam o que estava de errado, mas na hora nao dava pra consertar!!! Mas pelo menos se apoiou o time, diferente de vc, que só criticou e desmereceu os jogadores o tempo todo…suas criticas pós-jogo eram um absurdo,…como ainda sao até hj! Nao negue isso…
Vc quer realmente o titulo de “rei da polemica”
ja ganhou…..nao precisa mais se esforçar tanto!
Sua postura mudou de repente, ou será que não era vc que escreveu ha algum tempo atras, após derrota do palmeiras, que o luxa era muito caro e nao dava resultados??/ se quiser, eu procuro isso que vc escreveu!
agora que o time ta ganhando, todos viram palmeirenses, elogiam…ate as organizadas, que só tem interesse politico, tao quietas…quero ver na primeira derrota, se essa sua paz e alegria que vc diz sentir, vai durar! Voce engana os desavisados, a mim voce nao engana nao!
DEMAGOGO!
Trator Verde (52)
Pode procurar… Se achar eu te pago um jantar no Massimo!!!!!!
Aproveita que você vai ficar 6 meses vasculhando os arquivos do Parmerista (tô partindo do princípo que desistirá depois desse tempo perdido) e pergunta pra galera quem inventou o termo “Doutor Luxemburgo”.
Não vou te rotular, porque, você deve ter me confundido com alguém.
PC
Qualquer palavra pode ser pejorativa dependendo do contexto que esteja inserida. Por outro lado, até um palavrão pode ser visto como brincadeira.
O termo “porco” é o menos importante nessa discussão.
Mesmo quem não concorda com ele, não se sentirá ofendido, caso esse termo não seja utilizado com má-fé.
Pelo que entendi do relato sobre a FM, a reclamação era pela forma com que usavam o termo. Caso fosse uma brincadeira, falariam também em Gambás, Bambis, como faz o Vampeta, por exemplo.
Bem, esse foi o meu entendimento sobre o caso!
A questão do Porco.
Os caras da rádio erraram.
- Ao anunciar os resultados da rodada fazendo gracinha com o Palmeiras e não com os demais clubes.
- Ao anunciar corretamente o local do show somente porque É PROMOÇÃO DELES. Deveriam ter mantido a linha “descontraída” dizendo: “Show do Ozzy e Rod Stewart no ESTÁDIO DO PORCO.
E não gosto quando adversários, principalmente a mídia, referem-se ao Palmeiras através desse epíteto bastardo.
Ah pessoal que conversa mais inútil e chata.
De todo modo a coisa vai de boa a ainda melhor.
Até outro dia a gente discutia aqui a qualidade desta ou daquela peça, a covardia e as lambanças de Caio “que o Goiás o tenha” Jr., as lambanças de Dininho, a grossura de nossos centroavantes, o corre-corre improdutivo de Paulo “vocer de Cafu” Sérgio e outras aguras. E agora?
Estamos aqui discutindo o porco…fala sério, mudamos para melhor, muito melhor.
Eu particularmente não tô nem aí para o apelido, respeito quem pensa o contrário, mas acredito que é a minoria da minoria da minoria e que devem respeitar também quem não liga pra isso.
Abraços,
e 3×0 pra nós hoje.
Rafael Pereira (47), foi no Wake Up, 7:00hs.
E não foi a primeira vez.
É Paulo “COVER de Cafu” Sérgio, desculpem.
Sobre a “Mídia Palestrina”
Conheci o OV e o Mondo Palmeiras, ao mesmo tempo e participei por um bom período dos dois. Por uma questão de tempo, tive que optar por um deles. Escolhi o OV por julgar que poderia colaborar de alguma forma. Continuo lendo sempre o MP e ouvindo o programa da Rádio Mondo Palmeiras, mas não participo pela falta de tempo. Leio também o PTD, o SOP. Acho muito legal o trabalho do Tibé, no Coisa Verde.
Além deles, temos o Parmerista, 3VV, La Nostra Casa, enfim, páginas para todos os gostos.
A “Mídia Palestrina” é assim. Humorismo no Coisa Verde. Comentários e notícias no PTD e no Blog SOP, notícias e participação dos torcedores no MP e avaliação da imprensa no OV. Cada um dentro da sua esfera de atuação.
A “distribuição de tarefas” faz com que todos os assuntos sejam tratados. Isso não significa que um freqüentador do MP não analise a imprensa e que um colaborador do OV não visite a página do Tibé ou assista a Rádio MP.
Eu gosto de comemorar as vitórias do Palmeiras, falar de futebol e analisar a parte técnica. Entretanto, considero que o foco principal do OV é o trabalho sobre a imprensa, um trabalho que nunca existiu, até porque a comunicação pela internet é recente, comparada ao período de existência do futebol.
Com certeza, alguns problemas criados para o Palmeiras, há alguns anos, não teriam tanto efeito nos dias de hoje, graças à participação da coletividade palmeirense. Esse é o grande ponto positivo de todo esse trabalho da “Mídia Palestrina”.
Desculpes o Maximo….eu aportuguesei o Massimo ataliano!
A origem do termo porco divulgado num jornalzinho que teve umas 10 edições na década de 70 por um camarada chamado Scamatacchia ( não sei o nome correto e se a forma de escrever é essa mesma - lembro que era até nome de fabrica de calçado) .
O gajo era corinthiano e produzia um programa do faustão chamado Perdidos na Noite.
Por que o porco?
Apesar de descendencia italiana a figura criou o termo dado que os italianos quando comem, principalmente macarronada, se lambuzam.
Ora meu, se você for a qualquer restaurante italiano todos se lambuzam um pouco ao comer o macarrão, desde o espanhol até o árabe. Desde o são paulino até o torcedor do Rio Preto.
Mas tudo bem!
Quando dito sem maldade, na brincadeira, a gente recebe e devolve.
Mas o qua detesto é maldade e ódio embutido.
É o que fazem alguns do lance e esse do KISS.
Nesse caso, com toda minha empáfia de filho de motorista de caminhão, nascido pobre no Brás mas não aceitou a pobreza e fez seus estudos no Coração de Jesus, com bolsa, e 2 Faculdades da USP, gratúitas, e hoje pode comer no Massimo, NÃO ACEITO E REAJO.
A pobreza muitas vezes é um estado de espírito; tem gente que tem o espírito pobre.
Claudio Batista Jr (57),
Ultimamente tenho acordado meio tarde e não acompanho mais esse programa. rs. É uma mina que apresenta né? No tempo que acompanhei o Wake Up nunca falaram desse modo sobre o Palmeiras.
De todo modo, vou ficar ligado nisso enquanto estiver ouvindo a rádio. T+
Sempre Verde (60),
Fez bem em não aceitar a pobreza e lutar por uma vida melhor. Também faço igual a você, procuro sempre evoluir.
Só não entendi o porque, ao contar o caso que ocorreu com você, precisou frisar que o Massimo é um dos restaurantes MAIS CAROS DE SP, e que seu carro não é apenas um carro qualquer, mas um EXCELENTE CARRO. Ficou parecendo que quis desdenhar de quem não pode apreciar serviços ou objetos materiais com esse requinte. Ao falar dessa forma, você atingiu não só o gambazão da sua história que estava porcamente vestido e que te chamou de porco, como também a mim.
E também acho que você fez bem em responder a provocação do cúrinthiano.
T+
A origem do termo porco remonta os finais dos anos 60 quando dois jogadores do rebaixadão morreram em acidente de automóvel e para inscrever outros jogadores em seus lugares havia necessidade de aprovação unânime de todos os participantes do campeonato.
Infelizmente, nós fomos os espíritos de porcos. Daí foi feita a associação com o jeito de comer do italiano e as torcidas rivais passaram a utilizar o suíno como ofensa…
PC
Não posso garantir, mas não acho que o episódio da morte do lateral direito Lidu e do ponta esquerda Eduardo tenha gerado o apelido. De qualquer forma, é uma explicação interessante.
Tenho certeza apenas que a denominação ganhou destaque na década de 80. Na mesma época surgiram as denominações “gambá” e “bambi”, estas, censuradas, escondidas pela imprensa.
Somente há poucos anos, com a internet e com a grande ajuda do Vampeta, os dois termos se popularizaram.
A origem sendo no final da década de 60 (acho que em 69) ou nos anos 80 não muda o contexto. O porco foi explorado, divulgado, usado como provocação e o “bambi” e o “gambá” foram escondidos até onde deu.
Sempre Verde,
Entendi sua comparação e vejo como uma resposta específica para a situação. Tocou no ponto que devolvia o tratamento. Mais ou menos como em um jogo de futebol, quando um jogador provoca o outro no ponto que mais o afete, mesmo que esteja falando da boca para fora.
Um cidadão sai de um restaurante e vai pegar seu carro, sendo provocado, gratuitamente, por um desconhecido!
Acho que você foi até educado demais na resposta. A iniciativa de falar besteira não foi sua.
Tenho certeza que se essa pessoa o cumprimentasse com educação, receberia um tratamento cordial.
SEMPRE VERDE
Continue combatendo a chacota que nada tem a ver com o “comer macarrão e se lambuzar”.
O epíteto é antiquíssimo mas não havia chegado à mída e era sugerido pelo P solitário de nosso antigo distintivo.
Quem consagrou o porco foram alguns filhos de puta que escreviam esportes no finado “Notícias Populares” com a finalidade de nos desmoralizar e impedir que as novas gerações viessem a torcer pelo Palmeiras.
Em parte eles conseguiram atingir os seus objetivos, e eu fui testemunha de bandos de corintianos cercando um torcedor com a nossa camisa e gritando POOOORCO…
Muitos dos nossos não aguentavam a desmoralização e iam às lágrimas sem saber o que fazer ou responder.
A garotada que nasceu nas décadas de 80 e 90 passou a olhar o Palmeiras com desprezo por causa do apelido. É evidente que a escassez de nossas conquistas muito contribuiu para isso, mas conheço muitos pais palmeirenses que não conseguiram evitar que o filho se tornasse sãopaulino já que nenhum garoto queria ser chamado de PORCO na escola.
Os caras do finado jornal, um verdadeiro papel higiênico lambuzado de sangue e merda, trabalharam mancomunados com a torcida do Corinthians e entraram no morumbi com um porco, soltando-o no gramado num dia de clássico, na década de 80.
A imbecilidade de certas organizadas fez com que (ELES E SOMENTE ELES) adotassem o ridículo apelido, na maior manifestação de burrice que eu já vi no futebol.
Um dos outros motivos dessa excrescência foi a necessidade de criar um bordão de duas sílabas para ser
gritado dentro do estádio COPIANDO A TORCIDA DO FLAMENGO na mais perfeita falta de criatividade e personalidade que já ví no futebol. Explico.
Na época havia virado moda gritar no estádio o seguinte mantra que começou com a torcida do Flamengo:
MEEEENNN - GÃÃÃO
Os gambás acharam bonito e copiaram:
TIIIIIIIIII- MÃÃÃÃOO
O ATLÉTICO MINEIRO
GAAAAA-LOOOO
Aí o CRUZEIRO CRIOU
ZÊÊÊ-ROOOO
e assim, sucessivamente.
O nome Palmeiras tem 3 silabas, mas havia a opção
VEER- DÃÃÃÕ,
Só que os idiotas preferiam POOR-COOO
E fizeram o jogo dos adversários.
SABEM QUEM NOS SALVOU ?
Quem nos salvou foi Vampeta ao criar e consagrar o BAMBI, isto é, o Viado para o SPFC , um apelido muito muito mais ofensivo do que o nosso, e divulgar o epíteto pela mídia.
Pior do que o Porco só mesmo o Bambi.
Hoje, apesar dos títulos, nenhum garoto quer ser chamado de Bambi. Isso está nos ajudando a recuperar o moral e a cooptação de novos torcedores.
Eu morro de rir quando muitos dos nossos dizem que PORCO (UM DOS PIORES NOMES QUE UM HOMEM PODE RECEBER) É UM APELIDO MODERNO E QUE SOMENTE OS
“VELHOS” DO SITE É QUE O REJEITAM.
Primeiro é preciso ver se o jovem em questão vai conseguir ficar velho. Muitos pretendem mas nem todo conseguirão.
Em segundo lugar é necessário não apenas respeitar mas considerar o que dizem aqueles que já vivenciaram experiências de vida, mas procurar a sabedoria que não está (em sua maior essência) entre aqueles que ainda estão aprendendo a arte do viver.
Se eu fosse atrás de seguir modas, modernismos e tendências, eu, certamente, estaria dando o cu porque nos dias que vivemos virou moda esse negócio e quem, como eu e tantos, verbera contra quem assume essa opção, corre o risco de ser processado e condenado.
Então quer dizer que receber a humilhação do xingamento de PORCO é moderno e é natural, né ?
Para muitos tão moderno e natural quando dar o rabo!!!
Quem quiser ser moderno e adotar o PORCO
SEMPRE VERDE
Continue combatendo a chacota que nada tem a ver com o “comer macarrão e se lambuzar”.
O epíteto é antiquíssimo mas não havia chegado à mída e era sugerido pelo P solitário de nosso antigo distintivo.
Quem consagrou o porco foram alguns filhos de puta que escreviam esportes no finado “Notícias Populares” com a finalidade de nos desmoralizar e impedir que as novas gerações viessem a torcer pelo Palmeiras.
Em parte eles conseguiram atingir os seus objetivos, e eu fui testemunha de bandos de corintianos cercando um torcedor com a nossa camisa e gritando POOOORCO…
Muitos dos nossos não aguentavam a desmoralização e iam às lágrimas sem saber o que fazer ou responder.
A garotada que nasceu nas décadas de 80 e 90 passou a olhar o Palmeiras com desprezo por causa do apelido. É evidente que a escassez de nossas conquistas muito contribuiu para isso, mas conheço muitos pais palmeirenses que não conseguiram evitar que o filho se tornasse sãopaulino já que nenhum garoto queria ser chamado de PORCO na escola.
Os caras do finado jornal, um verdadeiro papel higiênico lambuzado de sangue e merda, trabalharam mancomunados com a torcida do Corinthians e entraram no morumbi com um porco, soltando-o no gramado num dia de clássico, na década de 80.
A imbecilidade de certas organizadas fez com que (ELES E SOMENTE ELES) adotassem o ridículo apelido, na maior manifestação de burrice que eu já vi no futebol.
Um dos outros motivos dessa excrescência foi a necessidade de criar um bordão de duas sílabas para ser
gritado dentro do estádio COPIANDO A TORCIDA DO FLAMENGO na mais perfeita falta de criatividade e personalidade que já ví no futebol. Explico.
Na época havia virado moda gritar no estádio o seguinte mantra que começou com a torcida do Flamengo:
MEEEENNN - GÃÃÃO
Os gambás acharam bonito e copiaram:
TIIIIIIIIII- MÃÃÃÃOO
O ATLÉTICO MINEIRO
GAAAAA-LOOOO
Aí o CRUZEIRO CRIOU
ZÊÊÊ-ROOOO
e assim, sucessivamente.
O nome Palmeiras tem 3 silabas, mas havia a opção
VEER- DÃÃÃÕ,
Só que os idiotas preferiam POOR-COOO
E fizeram o jogo dos adversários.
SABEM QUEM NOS SALVOU ?
Quem nos salvou foi Vampeta ao criar e consagrar o BAMBI, isto é, o Viado para o SPFC , um apelido muito muito mais ofensivo do que o nosso, e divulgar o epíteto pela mídia.
Pior do que o Porco só mesmo o Bambi.
Hoje, apesar dos títulos, nenhum garoto quer ser chamado de Bambi. Isso está nos ajudando a recuperar o moral e a cooptação de novos torcedores.
Eu morro de rir quando muitos dos nossos dizem que PORCO (UM DOS PIORES NOMES QUE UM HOMEM PODE RECEBER) É UM APELIDO MODERNO E QUE SOMENTE OS
“VELHOS” DO SITE É QUE O REJEITAM.
Primeiro é preciso ver se o jovem em questão vai conseguir ficar velho. Muitos pretendem mas nem todo conseguirão.
Em segundo lugar é necessário não apenas respeitar mas considerar o que dizem aqueles que já vivenciaram experiências de vida, mas procurar a sabedoria que não está (em sua maior essência) entre aqueles que ainda estão aprendendo a arte do viver.
Se eu fosse atrás de seguir modas, modernismos e tendências, eu, certamente, estaria dando o cu porque nos dias que vivemos virou moda esse negócio e quem, como eu e tantos, verbera contra quem assume essa opção, corre o risco de ser processado e condenado.
Então quer dizer que receber a humilhação do xingamento de PORCO é moderno e é natural, né ?
Para muitos tão moderno e natural quando dar o rabo!!!
Quem quiser ser moderno e adotar o PORCO e os demais modernismos que o faça.
Eu continuo sendo, simplesmente, um palmeirense.
Tô com o periquito e não abro.
‘PALMEIRENSE COM VISÃO ALÉM DO ALCANCE, NÃO ACEITA O PORCO E NEM COMPRA O JORNAL O LANCE!!!
TRATOR VERDE
Sinceramente nao consigo compreender sua irritacao com o PC
Se nao concorda com o que ele diz,mostre seus argumentos
O blog existe pra isso
E vc piorou ainda mais quando diz que ele criticava o Luxa antes
Ele pede o Luxa desde janeiro de 2007, no minimo
Alias, Doutor Luxemburgo, apelido dado pelo proprio PC
PC: Continuo sem cair na sua! Voce alem de hardy é corneteiro! Estou esperando sua cornetada sobre o time ontem.
Palestrino: Obrigado pelas dicas.
PC: leia o post do esmeraldino 67. Pergunta: voce acha que ele viaja? Porque voce acha que temos mania de perseguição…gostaria de sua opiniao sobre isso.
Esmeraldino,
O Vampeta apenas divulgou o apelido na imprensa. Mas ele não o criou, apenas tornou público o que já havia sendo comentado a muito tempo no meio das torcidas de futebol. E ele mesmo disse isso uma vez.
Bom, cada um tem sua opinião nesse assunto do porco. Respeito quem não gosta. Eu cresci na época (anos 90) em que o Bambi e o Gambá ainda não eram conhecidos do grande público. Não me incomodava em ser chamado de porco por entender que a provocação é normal no futebol. Agora, menos ainda, com os apelidos dos rivais alastrados pelo Brasil inteiro, sendo conhecidos até pelos menos fanáticos por esse esporte.
Eu também acho que há um uso exagerado do “porco” nos gritos de torcida. “Verdão” cairia muito melhor.
Trator Verde,
aí caríssimo, já encontrou minha crítica ao Luxemburgo após a primeira derrota, quando eu disse que ele ganha muito ou sei lá o que??????
Continue procurando!!!! Não se esqueça que está valendo um jantar no Massimo…
Com relação ao post do Esmaraldino, na questão do “porco” acho que sim que ele está viajando. Acredito que seja porque ele faça parte de um geração mais tradicionalista. Mas respeito a opinião dele e defendo com unhas e dentes o direito dele exprimi-la.
* o Hardy do desenho era uma hiena que passava o dia inteiro se lamentando: ó dia, ó azar… Mutatis mutandi, um torcedor Hardy diria: ó dia, sou perseguido, ó azar ninguém gosta do meu time…
PC
PELA ÚLTIMA VEZ…
PORCO É UMA DAS PIORES OFENSAS QUE QUALQUER PESSOA PODE RECEBER.
Quem não tem amor-próprio, certamente, gosta.
ISSO NÃO TEM NADA A VER COM IDADE OU GERAÇÕES. É MERA QUESTÃO DE CARÁTER.
Se os corintianos, em vez de nos chamarem de PORCOS houvessem nos chamados de FILHOS DA PUTA, muitos dos nossos assumiriam, certamente, o epíteto.
PORCOS SÃO OS QUE ACEITAM SER CHAMADOS ASSIM, COMO, POR EXEMPLO O PESSOAL DE ALGUMAS ORGANIZADAS.
O assumir o Porco, num primeiro momento foi inteligente, mas a insistência no símbolo de um animal sujo, fétido, cropófago, isto é, comedor de fezes e que engorda para ser comido pelos outros, só pode caber na cabeça de doentes.
DE HÁ MUITO DEVERÍAMOS TER ABANDONADO ESSA IDIOTICE, ESSA BURRICE, ESSA NOJEIRA, ESSA AUTO-OFENSA QUE SÓ DENIGRE AS NOSSAS MAIORES E MELHORES TRADIÇÕES.
Quem quiser continuar fazendo o jogo dos adversários e da mídia calhorda, que o faça, mas convicto de que está fazendo o papel de cretino.
AINDA BEM QUE A NOSSA DIRETORIA, FIEL AO MASCOTE DO PERIQUITO, CONSEGUE MANTER-SE INCÓLUME A ESSAS MANIFESTAÇÕES DE BURRICE E CRETINICE EXPLÍCITAS.
Troca-se o mascote que a Disney Productions, na cara dura, copiou quando criou Zé Carioca, pela imunda figura de um animal que é o símbolo da sujeira (coisa de corintiano) e
que no final da festa é sempre comido pelos outros.
ALÉM DE SUJEIRA E ALIMENTO QUAL OUTRO SÍMBOLO OSTENTA ESSE ANIMAL PARA QUE SEJA ASSOCIADO A UM CLUBE DA GRANDEZA E DA SUBLIMIDADE DO PALMEIRAS ?
Sabem por que as uniformizadas exigiram a contratação de Edmundo ? Por saudade da imbecilidade da cantilena “au,
au, au, Edmundo é um animal”.
MOTIVO PARECIDO COM A NECESSIDADE DE COPIAR A TORCIDA DOS DOIS CLUBES COM AQUELE CORO IDIOTA QUE COMEÇOU NA DÉCADA DE 80 COM A TORCIDA DO FLAMENGO QUE EU NÃO VOU REPETIR.
As nossas uniformizadas não têm criatividade tanto quanto as outras, já que uma copia a outra e ponto. É só voce substituir o nome do clube já que os refrões são sempre os mesmos, de uma pobreza total de idéias e de uma imbecilidade a toda prova.
POIS BEM, CHEGA… ESSE ASSUNTO PASSOU DOS LIMITES.
ASSUMIR O PORCO É QUESTÃO DE CARÁTER E CARÁTER CADA UM TEM O SEU…
Saudações Clorofiláticas!!!
Esmeraldino,
apesar de você ser extremamente grosseiro e intolerante com quem pensa diferente, respeito sua opinião.
Mesmo sendo taxado de mau-caráter, desafio seu autoritarismo: Por que acabar com a discussão?
PC
PC
QUEM O TACHOU (COM CH) DE MÁU CARÁTER ? EU ?
ONDE ESTÁ ESCRITO A PALAVRA MAU.
NEM MAU NEM BOM, EU DISSE QUE É QUESTÃO DE CARÁTER.
VOCÊ SABE DEFINIR O QUE É CARÁTER ?
APRENDA PRIMEIRO PARA NÃO COMETER INJUSTIÇAS COM AS PESSOAS.
O SERIA, ENTÃO, CARÁTER ?
PARA QUE VOCÊ POSSA APRENDER (VOCÊ DEVE SER UMA PESSOA MAIS NOVA E MOVIDA A IMPULSOS)ESTÁ NO MINI- DICIONÁRIO DE SILVEIRA BUENO, PÁGINA 122.
CARÁTER: (SUBSTANTIVO MASCULINO) - ÍNDOLE, FIRMEZA DE VONTADE, PERSONALIDADE.
ENTRETANTO, SE VOCE FOLHEAR UM CALDAS AULETE OU O PIOR DE TODOS OS DICIONÁRIOS O AURÉLIO, ENCONTRARÁ
MAIS ALGUNS SIGNIFICADOS PARA A O VOCÁBULO, TODOS SINÔNIMOS, PRATICAMENTE, DO QUE ESTÁ NO DICIONÁRIO DE SILVEIRA BUENO.
VEJA QUE O SEU DESCONHECIMENTO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA O LEVOU (VOCÊ, SIM) A ME OFENDER GROSSEIRAMENTE E GRATUITAMENTE.
APONTE ONDE EU O OFENDI, POR FAVOR! EM QUAL FRASE ?
ESSA QUESTÃO DE DESAFIO REVELA REVANCHISMO, IRREFLEXÃO E IMATURIDADE.
QUANDO EU DISSE QUE O ASSUNTO PASSARA DOS LIMITES EU O FIZ E FALEI POR MIM.
NÃO POSSO, NÃO QUERO E NEM VOU IMPEDÍ-LO DE CONTINAR A DISCUTÍ-LO, MAS, POR FAVOR, INCLUA-ME FORA DA DISCUSSÃO, POIS TUDO O QUE EU QUERIA E DEVERIA DIZER SOBRE O ASSUNTO O FIZ COM MERIDIANA CLAREZA. NADA MAIS TENHO A ACRESCENTAR !
SE VC ACEITASSE UM CONSELHO MEU QUE, CERTAMENTE, SOU MUITO MAIS VELHO E MAIS VIVIDO DO QUE VOCÊ EU LHE DIRIA:
“QUANDO VOCÊ TIVER DÚVIDA EM RELAÇÃO AO SIGNIFICADO DE UMA PALAVRA, FAÇA COMO EU FAÇO HÁ DÉCADAS: CONSULTE UM DICIONÁRIO”.
“VOCÊ VERÁ QUE MUITAS PALAVRAS AS QUAIS CONSIDERAMOS OFENSIVAS TÊM, MUITAS DAS VEZES, SIGNIFICADO DIFERENTE DAQUELE QUE IMAGINAMOS”.
VEJA BEM:
“SE EU HOUVESSE ESCRITO “É MERA QUESTÃO DE ÍNDOLE” OU “É MERA QUESTÃO DE PERSONALIDADE”, OU AINDA, É MERA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO”, VOCE NÃO TERIA SE MELINDRADO”.
COM TODO O RESPEITO QUE CONTINUO TENDO POR VOCÊ E POR TODOS (OBRIGAÇÃO MINHA, ALIÁS), APESAR DE SUA GRAVE E GRATÚITA AGRESSÃO DEIXO-LHE O MEU SINCERO ABRAÇO.
EU O TENHO, CREIA, COMO UM ÓTIMO DEBATEDOR, MUITO EQUILIBRADO, DE ÓTIMO TEXTO E DE UM ÓTIMO CARÁTER.
DA MESMA FORMA QUE RETIREI-ME DA DISCUSSÃO SOBRE O ASSUNTO E APESAR DE SEU INÚTIL DESAFIO, ESTAREI LENDO, ATENTAMENTE, TUDO O QUE FOR ESCRITO ACERCA DO TEMA.
PC, VOCÊ ESTÁ EQUIVOCADO A MEU RESPEITO.
SEI QUE SOU IMPOSITIVO, SIM, NO QUE ESCREVO.
MAS ACEITO OUVIR QUEM ESCREVE EM MEU ESTILO, ISTO É, FRANCO, SINCERO, ABERTO, OBJETIVO, DE PEITO ABERTO…
LEMBRE-SE SEMPRE QUE:
NINGUÉM (NEM EU, NEM NINGUÉM) É TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA ENSINAR ALGUMA COISA, NEM TÃO BURRO QUE NÃO POSSA APRENDER ALGUMA COISA.
COMO BOM BURRO, TENHO APRENDIDO MUITO MAIS DO QUE ENSINADO.
SE LHE OFENDI, HUMILDEMENTE, SOLICITO-LHE DESCULPAS, POIS JAMAIS FOI ESSA A MINHA INTENÇÃO.
SAUDAÇÕES CLOROFILÁTICAS!!!
ERRATA:
INVERTI O DITADO. LEIA, POR FAVOR, ASSIM:
“NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA APRENDER ALGUMA COISA, NEM TÃO BURRO QUE NÃO POSSA ENSINAR ALGUMA COISA”.
Esmeraldino,
Você pode não ter tido a intenção, mas tachou (meu erro de português foi feio mesmo) sim.
Caráter, ou índole, é qualidade extrema. Não existe mais ou menos. Ou bom ou é ruim. Suponho que você não se considere uma pessoa de má índole. Logo, se discordar radicalmente da sua opinião é questão de caráter, você está rotulando quem pensa diferente.
Prefiro aceitar a diferença como uma questão ideológica, que nada tem a ver com caráter ou índole. Você é uma pessoa mais conservadora e não admite a brincadeira de ser chamado de porco. Eu sou mais irreverente e aceito (mas não aceito que me chamem de filho da puta). Isso não tem nada a ver com idade também. Meu pai defendia que a torcida do Palmeiras deveria adotar o porco, antes de efetivamente ter adotado. E ele tem quase 40 anos a mais do que eu.
PC
E.T.
Esmeraldino,
e a última coisa que eu quero é me indispôr com alguém que conviveu com João Saldanha e Nelson Rodrigues. Mesmo sabendo que você não gostava muito deles, eu admiro suas obras e acho que você poderia situar alguma coisas no tempo. Só fiquei decepcionado com a forma impositiva que você tratou o assunto porco. Vou procurar entendê-lo melhor para não perder esse elo.
PC
GRANDE PC
Vamos discordar de novo mas, apenas, em um pequenino detalhe.
Eu não considero caráter ou índole como qualidades.
Da mesma forma não são defeitos.
Em meu entendimento são, apenas, características.
Quando você adjetiva, isto é, rotula essas características é que empresta-lhes qualidades ou defeitos.
Assim, se você disser que alguém é um “mau-caráter”, voce o rotula como um indivíduo mau e o está criticando.
Se, em contrapartida, você disser que alguém é um “bom-caráter” você o rotula como uma pessoa boa e o está elogiando.
Mas se você disser que essa pessoa é um sem caráter, voce o rotula como boa ou má pessoa ?
A própria palavra carater é derivada de característica, isto é, significa uma peculiaridade, uma marca, um sinal que define o “modus vivendi” de qualquer ser humano.
Essa questão de rotular, termo muito em voga atualmente, é inerente ao ser humano. Quando você, simplesmente, olha para alguma pessoa, instintivamente, mecanicamente, você a rotula.
Assim o seu computador interior já vai dizendo: bonita, feia, simpática, antipática, chata, falastrona, ainda que você não diga isso a ninguém. Os rótulos são naturais e revelam as tendências dos indivíduos.
Assim, se no magnetismo material os polos contrários se atraem e os iguais se repelem, no magnetismo humano ocorre exatamente o contráriio.
Você, como irreverente vai se relacionar com irreverentes e brincalhões. Já eu e outros, como conservadores, só nos sentiremos à vontade se encontrarmos conservadores como nós.
Voltando ao que interessa:
Seu pai, assim como eu e tantos, num primeiro momento, admitiu o porco não como perene, eterno, mas como estratégia.
O plano concebido era inteligente. Gritaríamos por alguns meses o epíteto, como se o houvessemos assumido e decorrido algum tempo, os bambis e os gambás perderiam a moral para nos achincalhar.
Voltaríamos, então, ao ponto de partida e ponto.
Só que não foi isso o que aconteceu e continuamos a cultuar o maldito símbolo, em minha avaliação, repito, estupidamente.
De qualquer forma, vejo que você conseguiu que eu quebrasse a minha promessa e voltasse ao assunto.
Mas, se quebrei, foi em função de sua abordagem educada
e compreensiva.
Em tempo: fiz a correção de propósito, a fim de que muitos dos nossos aprendessem que tachar, no sentido de imputar, rotular é com CH enquanto (aqui não se deve dizer jamais enquanto QUE) taxar com X significa colocar preço,
lançar imposto ou, enfim, determinar o valor de algo.
Saudações clorofiláticas…
Esmeraldino,
fugindo do futebol, faço um analogia do caráter com a moral. O bom caráter é o sujeito moral. O mau caráter é o imoral. E sem caráter é o amoral. Pode ser devaneio puro, mas um jeito diferente de exnergar a mesma coisa. O importante é que, mesmo discordando, podemos nos entender através de conversa de alto nível.
*Só uma brincadeirinha pra ficarmos no empate. Taxar não significa lançar impostos e sim taxas. Imposto e taxa são espécies diferentes do gênero tributo. A coisa que mais me irrita no Jornal Nacional é quando o casal Bonner se refere a qualquer tributo como imposto.
abraço,
PC