GiroOV: mais conflitos de interesses, Vaza, Del Nero! e uma jóia
mar 26th, 2008 by Rafael Evangelista
Começo agradecendo a todos da Mídia Palestrina que estão ajudando na divulgação de nosso esforço em mapear os conflitos de interesses do TJD. Obrigado também, é claro, a todos que escreveram, estão dispostos a ajudar e já mandaram algumas informações. Vai ser um trabalho de médio e longo prazo. Vou tentar fazer compilações parciais e manter todos informados dos andamentos.
Ao GiroOV:
Tibé, do Coisa Verde, sensacional!
O Parmerista, além de divulgar nossa iniciativa, fez um mergulho interessante no Código Brasileiro de Justiça Desportiva:
O mesmo código define como são escolhidos os auditores de cada tribunal de justiça desportiva regional:
Art. 5º. Os Tribunais de Justiça Desportiva (TJD) compõem-se de 9 (nove) membros, denominados Auditores, sendo:
I – 2 (dois) indicados pela entidade regional de administração de desporto;
II – 2 (dois) indicados pelas entidades de prática desportiva que participem da principal competição da entidade regional de administração do desporto;
III – 2 (dois) advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio da Seção correspondente à territorialidade;
IV – 1 (um) representante dos árbitros, indicado por entidade representativa; e
V – 2 (dois) representantes dos atletas, indicados por entidade representativa.
Ocorre que esses nove auditores ainda podem escolher os demais membros do Tribunal, como os dois procuradores e as comissões disciplinares. E aí vemos, como diria o Rafa do OV, verdadeiras excrescências morais, como o fato de um conselheiro do SPFC, presidente do COF do clube, ser um dos procuradores do TJD. Como sabemos, os procuradores são quem fazem as denúncias ao Tribunal. Por isso, não é de se estranhar que Luxemburgo e Kleber tenham sido denunciados tão rapidamente, enquanto que Jorge Wagner, depois de ter sua denúncia refutada num primeiro momento, só a teve acatada depois de muita pressão do Palmeiras e dos meios de comunicação. E o supervisor nanico ainda não foi denunciado.
Vale pedir atenção, ainda, ao artigo 16 do CBJD
Art. 16. Respeitadas as exceções da Lei, é vedado o exercício de função na Justiça Desportiva:
a) aos membros do Conselho Nacional do Esporte;
b) aos dirigentes das entidades de administração do desporto;
c) aos dirigentes das entidades de prática do desporto.
Mas, voltemos à imprensinha. Falavigna descobriu algo curioso no modo como o Lance reportou o conflito Palmeiras x Leonores no tribunal:
Página 19 do Lance! de hoje. Lá está: Jorge Wagner será denunciado no artigo 255, atitude hostil. A informação adicional, explicativa: este seria o mesmo artigo no qual Kleber foi denunciado.
Mal, sapão, mal. Kleber foi denunciado no 253, agressão.
(…)
O equívoco do Lance! é confortável demais para que a pulga salte detrás de minha orelha. O pessoal do diário ainda não sabe o que é denúncia, veredicto, sentença? Ou não se importa em ser preciso, acha bobagem? Vejam como fica gostoso: JW foi denunciado no mesmo artigo que Kleber. Vejam como a verdade é menos doce: JW foi denunciado no mesmo artigo em que se enquadrou e condenou Kleber. A diferença entre as afirmações corresponde à diferença entre a existência de chance de afastamento do trabalho por 04 meses e a não existência da mesma possibilidade. Do modo como está, fica a impressão de que Jorge está correndo os mesmos riscos que Kleber corria, absurdos o quanto fossem e leve o quanto tenha sido a pena a ele aplicada. É, no mínimo, estranho.
Quem acompanha o OV há algum tempo sabe que achamos que a relação organizadas/violência tem sido administrada com boa dose preconceito e como desculpa para gentrificação. Barneschi, do Forza Palestra, chama a atenção para alguns recadinhos sobre o assunto que andam sendo passados via Painel FC. Vejam Del Nero em sua força e esplendor:
Elite
Del Nero insinua que ingressos mais caros podem resolver o problema da violência nos estádios. Declara que o bilhete na Inglaterra hoje custa dez vezes mais do que no auge dos problemas causados pelos hooligans.
Pior, Barneschi mostra (em outro post, veja aqui) que a confusão entre torcidas ocorrida em Ribeirão já está sendo usada por nossos amigos leonores como desculpa para levar o próximo clássico para o Jardim deles. Como se lá não acontecesse confusão!
Mas, para desanuviar os espíritos, quero indicar uma verdadeira jóia. Vicente, do 3VV, entrevistou Carlos Pracidelli. Não deixe de ouvir o áudio da entrevista, com a bela história do duelo de Marcos contra os batedores de pênalti da Marginal Sem Número.
Destaco também um outro belo trecho da entrevista, em homenagem a goleiros que não foram beatificados, mas que honraram nossa camisa com muito amor e que merecem nosso eterno respeito e gratidão. O citado lá é Sérgio, mas quero lembrar também de Velloso.
CP: Estava emprestado… estava no Flamengo, passou pelo Portuguesa e Vitória, … Então eu disse: “Seo Luis [Scolari], tá na hora de trazer o Sergio de volta… por dois motivos: além do caráter que tem o Sergio, além do profissional, que eu sempre achei o Sergio um excelente profissional, ele é muito amigo do Marcos. Eles são praticamente irmãos. E ele vai ajudar a formar o Marcos.”
E mais uma vez ele acreditou em mim! Trouxemos o Sergio, nós ficamos com o Marcos, o
Sergio e o Marcelo Moreira como 3º goleiro. E aí foi a ascensão do Marcos.
—
Adendo escrito quase às 18h. Escrevi o post na pressa, então desculpem-me pelos erros de português (já corrigidos. Valeu, Rafael Pereira). Faço questão de citar aqueles que, como o Parmerista, divulgaram a nossa iniciativa: Carcamanos, Mundo Palestra, Planeta Palmeiras e Forza Palestra! (do Ademir). Se esqueci de alguém, avisem. Obrigado também a quem replicou nos comentários de outros blogs e fóruns.
Vou acompanhar o jogo de hoje pela TV, comentando a transmissão. Quem quiser ajudar é bem-vindo. Se alguém for ouvir pelo rádio e quiser comentar por aqui é uma excelente idéia.

A Mídia Palestrina como sempre, trazendo conteúdo de qualidade, como fez agora o Terceira Via Verdão com essa bela entrevista com o Pracidelli. É raro encontrar matérias tão detalhadas assim na grande mídia.
E concordo com o Barneschi. Já está em curso a elitização dos estádios paulistas. E, infelizmente, quem deu o pontapé inicial a isso tudo foi o Palmeiras, que pratica preços muito acima dos outros clubes. Até agora não entendi a razão de um aumento de 50% no preço da arquibancada. Querem acabar de vez com a festa nos estádios, que atualmente já está bem meia-boca em comparação com o ínicio da década de 90.
Com 9 em cada 10 jornalistas (não só os esportivos), o repórter do Lance não sabe e não procura conhecer termos jurídicos. Então para eles chega a ser um esforço mental doloroso tentar entender a diferença entre denúncia e sentença. Note-se que muitos disseram que o Luxemburgo e o Marcos foram absolvidos.
O trabalho do OV taí pra desmistificar um monte de bobagem que os cronistas esportivos falam. E isso não é mera má vontade da mídia com o Palmeiras. O buraco é muito mais embaixo: trata-se da absoluta falta de qualidade de muitos profissionais.
Com relação à elitização, infelizmente, o espetáculo está caro. Para vender conforto, segurança e organização, é preciso cobrar de quem consome, no caso o torcedor. Enquanto o clube não tiver condições financeiras de subsidiar ingressos populares, o preço será cada vez mais alto. Senão, adeus arena multi-uso, estádio de primeiro mundo, fim de cambistas etc, etc, etc.
* não vejo nenhuma relação direta entre a violência nos estádios com a presença de torcedores de baixo poder aquisitivo.
PC
PC,
Sim, devemos saber que existem os custos para fazer acontecer o espetáculo, claro. Mas o aumento de 50% no preço da arquibancada não foi ocasionado por nenhuma melhoria direta para o torcedor que escolhe aquele espaço.
Fico preocupado com essa futura Arena do Palmeiras. Vai ser interessante para o clube financeiramente. Mas já se preve aumentos significantes nos preços dos ingressos. Para o torcedor que gosta de acompanhar todos os jogos, vai se tornar inviável essa rotina. Claro que existem alguns que jantam em restaurantes caros e se locomovem até o estádio em seus belos carros que poderão pagar por isso. Mas sabemos que a realidade da maioria dos torcedores é bem diferente dessa. Deve ser pensada a criação de um setor popular (de boa capacidade) na futura Arena sem todas todas aquelas frescuras parecidas com as do setor Visa. Apenas um pedaço de concreto para podermos pular e se esgoelar pelo Verdão.
Rafael Pereira,
mesmo o setor popular, infelizmente ficará com preço mais elevado do que se cobra atualmente. Não podemos nos esquecer que os setores populares também devem ser dotados de conforto mínimo, o que significa cadeiras individuais, acesso para decifientes físicos, banheiros limpos e lanchonete mais ainda.
Por outro lado, acho que o que mais pesa é o excessivo número de jogos. Já que vamos construir estádio padrão FIFA e atender integralmente o estatuto do torcedor, deveríamos pensar num calendário mais racional, em que o time joga 1 vez por semana e, eventualmente, 2, perfazendo um média de 6 jogos por mês. Ou seja, 3 como mandante. Aliviaria muito o bolso do torcedor - o mais e o menos abastado.
PC
Na minha opinião, é absolutamente imprescindível analisar o Setor Visa a médio prazo. Atualmente, o espaço toma o lugar de parte das arquibancadas, e tornou as numeradas descobertas desnecessárias. Ponto. A médio prazo, porém, com o aumento da capacidade do Palestra Itália e a provável desativação das arquibancas descobertas (até porque a Arena será totalmente coberta), o setor será muito mais interessante e rentável do que já é. Não vejo elitização nenhuma ali. O Palmeiras não é louco de acabar com as arquibancadas. Vejo, isso sim, que nossos dirigentes estão antecipando o futuro. Procedimento históricamente típico do nosso Alviverde.
E hoje à noite: vamos calar aquele imbecil do Benazzi, que, provavelmente devido à uns gorós a mais, teve a capacidade de inventar um esquema pró-Palmeiras (Há! há! há!), e dar um cacete nos Padeirinhos Queima-Rosca, o SPFW que não deu certo: a Portuguesa.
Dá-lhe, Campeão do Século!
O destaque dado às declarações do Benazzi, após o último jogo da Lusa é ideal para análise da atuação da imprensa.
Temos um fato concreto para exemplificar.
O jogo Rio Preto x Portuguesa foi transmitido pelo SPORTV ( PPV ). Portanto, o que aconteceu na partida pode ser acompanhado pelos jornalistas.
A aplicação do cartão amarelo para o jogador Christian foi o motivo da “revolta” do treinador. A imprensa deu destaque às declarações, com manchetes para a notícia.
Esse comportamento da imprensa traz algumas dúvidas:
1 - Quem escreveu as matérias assistiu ao jogo?
2 - Alguém citou que o cartão amarelo aplicado foi por simulação, situação comum no futebol?
3 - Quem deu destaque à reclamação, não notou que a Lusa foi beneficiada com a anulação de um gol legal do Rio Preto e com a não marcação de uma penalidade máxima? (Corte com o braço, salvando um gol).
4 - O interesse era noticiar o que aconteceu no jogo ou fazer sensacionalismo em cima do Palmeiras?
5 - Um árbitro que tivesse a intenção de prejudicar a Lusa, anularia um gol legal e não marcaria uma penalidade para o adversário?
Sobre preços dos ingressos acho que o problema tem várias faces. O que me assusta, particularmente, é esse papo de “vamos subir o preço para acabar com a violência”. Isso é discurso corrente na mídia e é demonstração de puro preconceito, como se ser pobre fosse igual a ser bandido. Triste. Uma hora vou escrever mais longamente sobre isso, mas acho que tem a ver com quererem os pobres longe, de preferência domesticado em casa.
Sei que o futebol é caro, e tem ficado cada vez mais. Mas acho que é preciso garantir setores mais baratos, nem que seja uma cota determinada.
No caso do Palmeiras, por problemas que ignoro, ao invés de combaterem os cambistas e fiscalizarem a meia-entrada preferem subir o preço geral. É mais fácil, mas maltrata o torcedor.
Agora, tem um ponto importante: a cara-de-pau do Jd Leonor em rejeitar jogos fora de seu campo com a desculpa da violência. Todo clássico no Jardim dos Leonores tem confusão. E nem sempre é briga entre torcidas, às vezes é conflito torcidas x polícia.
Rafael,
Isso é uma demonstração de como o noticiário esportivo é uma xerox reduzida do noticiário político. Quem faz alguma coisa para pobre, está comprando voto.
O valor precisa ser mais acessível, mas não em troca de assentos no cimentão, banheiros sujos, lanches vencidos, refrigerantes quentes e “fudefu” na entrada do estádio. Precisa também de uma campanha de conscientização dos menos abastados de que eles também têm direito ao conforto. Pode custar um pouco mais, porém vale a pena.
PC
Todos os estádios apresentam problemas no lado externo.
Existe muita incompetência na organização dos eventos.
A diferença entre um e outro estádio é que, para alguns, divulga-se somente o lado negativo e para outros, somente o positivo. Tudo em função dos interesses envolvidos.
Quanto à parte interna, o Palmeiras tem um dos melhores estádio do país em termos de segurança. Separação do gramado por fosso, grades divisórias para a torcida visitante, entrada para o estádio por três locais bem separados. Isso sem falar no novo setor Visa que impede a proximidade entre torcidas organizadas. (o problema do custo é outro e não estou discutindo nesse item. Concordo que algo deva ser alterado)
Rafael,
Agradeço, antes de tudo, pelo link e pelo espaço. Sinto que é um assunto pouco explorado, apesar de ter impacto direto no bolso do torcedor. É bom que ganhe um pouco mais de relevância e que as pessoas, ao menos, pensem sobre o assunto. Podem até discordar, mas o importante é não passar batido.
Quanto à iniciativa de mapear os conflitos de interesse, deixei para colocar o link amanhã ou sexta, até para espalhar um pouco essa divulgação. E, creio eu, tenho alguma contribuição a dar. Farei isso por e-mail. E logo mais entra lá o apoio à iniciativa.
Em relação à questão da elitização, sou extremamente radical, admito. Mas procuro sempre defender meus argumentos. E eles começam pelo fato de que esse aumento no preço dos ingressos não me afeta, ainda que eu vá a todos os jogos. Portanto, não estou defendendo os meus interesses, mas sim o da coletividade, o da massa palestrina. Massa. Não elite.
Concordo com o PC quando ele diz que é necessário cobrar por conforto e por comodidade, mas isso deve acontecer no Setor Visa, e não na arquibancada, que não teve nenhuma melhoria de anos para cá - pelo contrário: só piorou. O Rafael Pereira já falou bem sobre o assunto.
Enfim, tô indo pro jogo. Depois volto a falar sobre o tema.
Abraços!
O que está fazendo a diretoria do Palmeiras é errado, pois não se pode excluir assim o torcedor menos favorecidos
Rafael,
“Isso é discurso corrente na mídia e é demonstração de puro preconceito, como se ser pobre fosse igual a ser bandido”
Não tenho visto nada na mídia a esse respeito a não ser, mais uma vez, nesse trecho do Painel MC.
Discordo em 100% dessa afirmação do Del Nero e sou contra a elitização no futebol. Vc leu em mais algum lugar essa ridícula análise preconceituosa?? Isso é caso de internação.
Lá para frente, acho que será normal um aumento dos valores quando a arena estiver de pé, mas ainda não engoli esse aumento da arquibancada neste campeonato. Entendo que esse preço de R$ 30,00 seria aceitável para os lugares mais baratos quando a arena já estiver de pé. No máximo R$ 35. Acima disso, o efeito pode ser o inverso. O estádio vai ficar vazio na maioria dos jogos, a torcida vai jogar contra e a arrecadação não vai cobrir os custos. E, com a torcida - mais ou menos abastada - insatisfeita, a chance de termos eventos de protesto e violência serão maiores.
Só que tuda essa discussão sobre valores na arena agora é pura especulação. Certamente os executivos que administrarão o estádio levarão todas as variáveis em conta para determinar os preços.
Apenas complementando,
A discussão sobre o aumento da arquibancada para R$ 30,00 proposto pelo Barneschi sim é de extrema importância. E essa declaração do (vaza) Del Nero deve sim servir de base para essa discussão. Parabéns Barneschi.
Não há razão para referido aumento. A desculpa de que o time é melhor não cola. A desculpa de que melhorias serão feita também não.
Aumentar a arrecadação é a resposta verdadeira. E desrespeito ao torcedor - que é o maior patrimônio do time -é a consequencia dessa resposta.
Barneschi,
mas a massa também tem direito ao mínimo dignidade. Não precisa ser idêntico ao setor Visa, porém o conforto deve ser oferecido.
O preço poderia ter sido majorado desde que houvesse contra-partida. Não houve, daí a crítica ao aumento.
Deve sim ter uma escala de preços a fim de atender a maior diversificação de público. Mas todos têm que ter conforto e o clube não pode ficar no prejuízo financeiro.
O desafio é equacionar esse problema. Os executivos do projeto Arena Multi-uso são bem remunerados para descascar o abacaxi…
PC
Pelo o que saiu na midia o Palmeiras junto com a Traffic estão contratando o Keirrison do Coritiba um baita jogador, e os incompetentes da baixada tiveram ele nas mãos antes dele ser jogador do Coritiba mas parece que estavam usando aba de cavalo.
…
Estou descendo para a baixada agora para assitir o classico contra os gambas se deixarem vamos chegar.
…
E domingo os gambas vão jogar de camisa roxa deve ser porque vão tomar pau na Vila Belmiro hoje Santos FC 2 x 1 Gambas Kleber ” Bunda de Urso ” Pereira e Betão Eterno para nós e Mingão contra para os gambas.
…
E amanha vou meter meu bedelho nos assuntos dos dois ultimos posts.
…
Abraços e boa noite aos palestrinos.
O Terceira Via Verdão trouxe na semana passada uma uma entrevista interessante (como sempre) com o coordenador do projeto Arena Palestra. Ele admite que ocorrerá aumento no preço dos ingressos. Para quem frequenta o Palestra ou se interessa pelo assunto, recomendo a leitura completa da matéria:
http://terceiraviaverdao.blogspot.com/2008/03/3vv-entrevista-joo-mansur.html
Rafael,
Apenas para avisar, o blog do André Kfouri mudou para o Lancenet:
http://www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/akfouri/
Só pra atualizar o link do Observando….
Ab
roberto, obrigado pelo link. tinha visto mas esquecido de trocar.
sobre onde vi isso na mídia: não vou me lembrar de cabeça agora, mas vi claramente algumas vezes e como subentendido em outras. normalmente vem no pacote daqueles que pedem “modernização” copiando a liga inglesa. Deixo claro que, como diz o PC, também acho que as condições deviam melhorar. O problema é que nada melhorou e estão fazendo isso porque não querem combater a evasão de renda que têm com cambistas. Todo jogo no Palestra é aquilo de sempre, um monte de ingressos de estudantes vendidos “por fora”. se resolvessem isso teríamos a mesma renda, com preços mais baixos.
Concordo com o PC.
Culpar pobre pela violência é o fim da picada. Se há alguma relação é entre ser mal tratado, passar sufoco, levar mijo nas costas, não ter banheiro limpo e violência. Nada a ver com o cidadão ser pobre ounão.
Eu sou um fã da iniciativa do setor VISA, não só pelo conforto em campo, mas pela facilidade: comprar ingresso pela internet alivia metade do problema. E isso não é elitização, elitização é o preço caro, elitização é os caras só disponibilizarem essa facilidade para o setor “nobre”, elitização é o discurso de que pobre aumenta a violência.
Acho que iniciativas como o setor VISA e o ingresso de fidelidade deveriam ser aumentadas e popularizadas. O ingresso de fidelidade, para todos os setores, certamente diminuiria a violência nos estádios.
pEDRO
Amigos , o setor VISA com o preço de R$30,00 seria justo na minha opinião.
Pelo ‘conforto’ que é oferecido nas arquibancadas de qualquer estádio deste país , R$15,00 seria o máximo a ser cobrado.
A atitude do presidente da FPF é muito elitista e PRECONCEITUOSA!!!
Vivo muito bem , não sou rico e estou muito longe de ser.Porém , pagar R$30,00 na arquibancada é muita coisa!
Vaza , Del Nero!
Rafael, boa noite.
Parabéns pelo texto! Manteve e mantém a qualidade de sempre.
Não sei ao certo quando, mas hoje ou ontem saiu no JT, na coluna do Cosme Rimoli, nota sobre o conflito de interesses no TJD, reverberando o assunto aqui levantado e, ainda, a carta aberta da mídia palestrina.
Como já sabemos, estamos sendo observados. E isto é ótimo.
E oggi: Avanti Palestra! Scoppia che la vittoria è nostra!
Abbracci a tutti!
vamoquevamo. Acabei de colocar no PFC. Estamos de verde-limão. Não consegui pegar o nome do narrador e comentarista.
Quem está no rádio, quais estão transmitindo?
linhares narrador. milly lacombe comentando. no pfc
2 cartões para a portuguesa. justos, segundo a transmissão (também acho, bateram feio). benazzi chia, pressão que começou no domingo. a torcida agora xinga benazzi.
time muito bem, pressão.
gramado cheio de areia e duro.
segunda falta clara no valdivia e o juiz não dá nada. “misto de carrinho com tesoura”, diz milly. “na hora achei que ele tinha simulado, no tape vi que não”, diz ela.
lusa bate e crê que o mito cai cai vai fazer com que juiz nao de faltas
VL reclamando muito do juiz. Diz que vai ser expulso. De fato, falta do cara da Portuguesa foi = a que o gustavo levou cartão. e o cara da lusa nao levou. a transmissão concordou que era lance = e pra cartão
O locutor do PFC é fraquíssimo…
A Milly todo mundo conhece: é mais uma profeta do óbvio. Ou seja, no momento atual é só elogios ao Palmeiras.
* O Lexemburgo poderia e deveria conversar com o árbitro, numa boa; mas não tem nada que ficar profetizando uma expulsão. Parece que tá pedindo.
PC
esse narrador adora falar q o valdivia nasceu na venezuela
lance complicado. “benazzi quase invadiu o campo pedindo pênalti”. para milly juiz errou, mas nao falar em penalti. pra mim tb foi falta do pierre, fora da área.
milly: “luxemburgo faz uma releitura interessante de jogadores” eeeeessa foi boa!
Grande Rafael!!!
Não estou achando o locutor tão ruim. O Valdívia nasceu na Venezuela , porém , na lei chilena , todo filho de chilenos que nasce em outro país , tem o direito de ser cidadão chileno. Este é o caso do Mago.
Quanto ao lance do Pierre , concordo plenamente! Falta fora da área!
E confesso estar gostando do resultado na baixada neste momento!
Jorge Preá em campo!
sim, bruno, eu sei. achei engraçado a insistência em citar o fato.
vamo prea!
na lusa vai cair todo mundo?
eu sei também! o narrador falou isso mais de 10 x! eu só quis dar uma encrementada! hehe…
mas acho que esse narrador é mais isento que os das tvs abertas.
Verdão um pouco mais afobado agora!
boa, bruno
mas o pc tem razao, a milly é rainha do obvio.
o arbitro foi tratar com o cara no banco do palmeiras!
esse jogo ficou um bumba meu boi
Se a Lacombe profetiza o óbvio , eu também o farei:
Se empatar , a Lusa vai comemorar como se fosse vitória!
Burra do kct!
o narrador agora foi bem: golpe de vistassssss do Marcos kkkkkkk
Vistas , é lógicos! Ele tem dois olhos!
Péssima essa…
prea!!!!!!!!!!!!!
CARALHO!@! DESCULPE , MAS EU TO CHORANDFO!
benazzi falando bobagem. reclamando dos acrescimos. disse: “…é uns pipoca!” o que é pipoca não sei kkkkk
o diego souza foi muito bem naquele cabeceio para o centro
Eu tô tão retardado que não consigo mais escrever! Não sei o que tô fazendo… escrevi mas não saiu.
O ‘profeta’ do meu pai passou o 2° tempo todo falando que se colocasse o Preá , seria ele que faria o gol!
Palmeiras , EU TE AMO!!!!
Valeu , Rafa!
kfouri cheio de dor de cotovelo:
“Mas levou sustos que não planejava e ainda teve uma ajudazinha do árbitro, no segundo tempo, quando um gol da Lusa foi anulado numa inversão de falta na área palmeirense.
O que não dá para entender é a festa que o torcedor alviverde faz para a inutilidade chamada Denílson.
Mas, na vida, tem gosto para tudo.”
nao teve ajuda do árbitro, o lance já estava parado qdo o cara da lusa chutou. tinha sido falta do pierre fora da área, de fato.
a maioria não viu o jogo, a maldadezinha se espalhará amanhã como versão sobre nossa vitória.
Perfeito , Rafa!
O passe do Diego Souza de cabeça pro meio da área é coisa de jogador iluminado!!! E craque!
Abraços!
O PRE(Á)DESTINADO…
Rafael , desculpe a bobagem no post 40 , mas foi justamente na hora do gol.
Não tinha como escrever algo sério , muito menos escrever corretamente!
Abraço.
Que é isso, Bruno, fantástico
O Kfouri já se manifestou! Que dó. Teve que mudar o texto no final pois já estava pronto pra bombardear seu inimigo de morte, Vanderlei Luxmeburgo, pela entrada do Preá…
Repararam como são sempre os mesmos!
* e momento mágico da noite foi a apanhada que o Perdigão levou da bola…
Até amanhã
PC
Sobre o comentário do JK, logo que acabou o jogo fui ver o blog para ver qual seria a sutileza maligna perpetrada e comentei exatamente isso no post, que realmente foi falta do Pierre, fora da área, e que a Lusa não teve gol anulado porque o jogo já estava interrompido, como o meu é o 1º comentário vai ficar bem à vista para quem quiser esclarecer a questão, tentei minimizar o impacto do texto maldoso!
Saudações alviverdes e avanti palestra!
Pensava que só tinha DENGOSOS NA GAIOLA DAS LOUCAS
Sabia dos dengosos MAC ,Zago et caterva.
Mas no Rio de Janeiro têm mais dois dengosos…estes cheios de dengue mesmo.
Veja só:
Primeiro vem o tal de Ranato Mauricio Prado dizer que igual o Valdivia tem uns 5 no Brasil, então perguntaram? Quais? Não respondeu, Ai vem o Falastrão do Renato Gaucho dizer que o Tal de Conca é melhor que o Valdivia! Estão de Brincadeira, pois igual o Valdivia no Brasil não tem, ou seja foi Eleito por 2 Anos consecutivos o Melhor 10 do Brasil, tanto na Votação da Globo/CBF e Troféu Gazeta,Então quem sabe, sabe, quem não sabe bate Palma. Clap clap clap clap clap ….
Gazeta, que beleza, fechando matéria antes do jogo terminar. Está no link http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=122&nwid=21530
Palmeiras perde Léo Lima e Gustavo contra o Azulão
Paulo Amaral
São Paulo (SP) - Depois de não passar de um empate sem gols contra a Portuguesa e deixar escapar uma boa oportunidade de ficar perto da vaga às semifinais, o Palmeiras terá dois problemas para seu próximo compromisso, sábado, às 16 horas, diante do São Caetano, novamente no Palestra Itália.
Punidos com o terceiro cartão amarelo no duelo com a Lusa, o volante Léo Lima e o zagueiro Gustavo terão de cumprir suspensão automática e só voltarão à equipe na última partida da fase classificatória, diante do Grêmio Barueri, em Barueri.
Na defesa, o técnico Wanderley Luxemburgo terá seus problemas aliviados graças ao retorno de Henrique, que ficou no banco de reservas da seleção brasileira na vitória sobre a Suécia, em amistoso disputado em Londres. Resta saber se David será mantido ao seu lado ou Dininho ganhará uma oportunidade.
No setor de meio-campo, o treinador também terá mais de uma opção para substituir Léo Lima. Se quiser reforçar a marcação, colocará Wendel ao lado de Pierre, mas se preferir uma equipe com maior mobilidade, a escolha deverá recair sobre Martinez, que substituto de Léo no segundo tempo do clássico contra a Lusa.
Roberto Verdão (12 e 13),
Obrigado, cara! Penso mesmo que é fundamental discutir o assunto. A minha opinião está muito bem formada, mas acredito que todo tipo de visão é válida e necessária. Ainda sobre a questão da elitização, recomendo uma reportagem recente da revista Piauí, sobre o que é hoje o futebol na Inglaterra. Tem um link direto neste post da elitização, no meu blog. Valeu!
PC (14),
Você tem toda razão. Dignidade é essencial. Mas não é o que observamos dentro de qualquer estádio (Palestra incluso), tampouco na venda. Isso acontece quando o Palmeiras põe para vender os ingressos do clássico contra o SP no Ibirapuera sem avisar a torcida ou quando dificulta ao máximo a aquisição dos bilhetes com este horário de vendas inadequado. Se quisessem dar um pouco de conforto ao torcedor, teriam a decência de ampliar o horário de vendas, permitindo que, em uma cidade louca como SP, o cara pudesse comprar o ingresso fora do seu horário de trabalho, por exemplo. Mas essa preocupação inexiste, o que não os impede de cobrar R$ 30 pelo ingresso!
Rafael (18),
É bem por aí… o controle é necessário, seguindo o exemplo do que têm feito os cinemas aqui de SP. Mas, uma vez com este controle, é preciso colocar os preços em ordem. Afinal, o argumento mais comum desse pessoal é: “O valor é alto para compensar o grande número de falsos estudantes”. Perfeito. No entanto, ao coibir os falsos estudantes, é preciso não mais penalizar os demais.
Aham. Antes de mais nada…
CHUUUUUPAAAAA, BENAZZI CRETINO! SE F#$%U, BABACA!!!!!
VAI CHORAR NA P#$% QUE TE PARIU! BICHONA GORDA!
DÁ-LHE, CAMPEÃO DO SÉCULO! DÁ-LHE, JORGE PREÁ!
Sobre a transmissão do jogo:
Moro na Baixada Santista, então o jogo transmitido para cá foi Verdão x Padeirinhos.
A transmissão ficou a cargo da TV Tribuna, emissora local da TV Globo. A ridícula TV Band-Ida, sem cacife, passou um filmeco qualquer.
Vou dizer uma coisa: para quem é obrigado a aturar o Cléber Machado/Arnaldo César Coelho ou o Luciano do Valle/Godoi, a transmissão da TV Tribuna foi, para mim, um refresco. Um santista narrando (esqueci o nome, uma pena!), e outro comentando (Márcio Calves).
Mas, gente: tenho que dar o braço a torcer! Que transmissão certinha, isenta, sem excessos! O narrador, pasmem, só narrava, e seus comentários sobre o jogo eram esparsos e pontuais - tinham a função de abrir espaço para o comentarista, este, muito ponderado e aguçado, possuidor de um tom de voz calmo sem ser sonolento, não inventava, não mistificava, não brigava com a imagem. Sobre Valdivia: “Ele provoca o adversário, sim. Mas com a grande habilidade que possui, provoca de forma lícita, sabe usar o corpo, sabe chamar a falta”. Sobre nossa vitória: “O Palmeiras mereceu. Não foi brilhante, mas dominou o jogo, buscou o ataque a maior parte do tempo”. Óbvio? Talvez. Mas simples, sucinto, direto. Tenho que dar os parabéns. Pena que isso é a exceção, não a regra na imprensa esportiva.
Preha, o salvador !!!!
Logo apos o gol o Preha não sabia o que fazer, se chorava, se falava, e pulava. Foi sensacional.
Abraço.
Marcelo.
Preha, o salvador !!!!
Logo apos o gol o Preha não sabia o que fazer, se chorava, se falava, e pulava. Foi sensacional.
Abraço.
Marcelo..
Gostei muito das observações de todos sobre a transmissão da partida, uma prova que não exageramos nos comentários sobre a imprensa.
—————
Sr. JK, não houve gol, a jogada estava parada, bem antes.
A defesa parou. Sua bronca com o Palmeiras o faz pagar micos.
—————
Paulo Amaral, alguém ainda dúvida que ele medíocre?
—————
BENAZZI
Após o último jogo da Lusa, enviei informações sobre os erros que a beneficiaram. Não foi dada a devida atenção.
As palhaçadas do Benazzi seriam cortadas pela raiz. Bastaria citar que eles não perderam para o Rio Preto graças a dois erros crassos da arbitragem.
Escutamos, passivamente, o técnico da Portuguesa reclamar da aplicação de um cartão amarelo dado por simulação.
Caso o Palmeiras aprenda a lidar com certas situações, a ter mais malícia, esse pessoal que gosta de fazer circo em cima do time acabará desmoralizado.
—————
FUTEBOL
Um jogo marcante, com muitas situações para serem comentadas e alguns jornalistas prestam mais atenção em pequenos detalhes para menosprezar a vitória.
—————
VALDÍVIA
Recebeu um carrinho, por trás, não foi marcada a falta e poucos minutos depois levou cartão amarelo por reclamar do anti-jogo. Inversão total de valores.
A observação sobre a falta marcada do atacante da Portuguesa é significativa.
O árbitro interpreta como falta do atacante e pára a jogada!
Na seqüência, com a defesa parada, um jogador da Portuguesa conclui para o gol.
Começa a contradição: Não são os jornalistas que dizem que os torcedores reclamam de arbitragem para justificar resultados?
Então, por que eles dão destaque a um lance concluído após uma falta marcada?
Isso quer dizer que estão atentos as marcações interpretadas favoravelmente ao Palmeiras!
Quando a opção é pelo lado contrário, eles citam em reportagens ou colunas?
Bom dia!
Maravilhoso!
E quanto ao nosso salvador artilheiro, sugiro adotarmos a grafia lançada pelo Parmerista Conrado Cacace, um pouco mais globalizada: George Preah!
Avanti Palestra!
PS - parafraseando o Zagallo, ESTA IMPRENSINHA VAI TER QUE NOS ENGOLIR!!
Estive ontem na loja oficial do Palmeiras e eles me falaram que o manto sagrado chega na sexta-feira, 28, em todos os tamanhos. Por enquanto eles só tem a verde-limão. Vai chegar a verde e a branca. O preço é um pouco salgado, R$160. É um traje de gala para ser usado nas festas no Palestra e no panetone.
Hoje quinta, torcer para o Guará. A imprensinha falou que a gente estaria torcendo CONTRA o Guará, mas é mentira. Minha tese é a seguinte. Quanto mais estes times ruins se encherem de pontos, mais chances de gambás, bichas, ou Santos, ficarem de fora, pois faltou-lhes competência para acumular os pontos. O problema é que estes times do interior abrem o bico fácil fácil.
Quando Jorge Preá foi contratado, já foi logo sendo cornetado por alguns. O motivo: seu nome esquisito. Ficava fácil pro crítico de meia tigela fazer graça com um jogador desconhecido, que veio da segunda divisão do futebol gaúcho e com nome engraçado. Mas se o cara é desconhecido, então é desconhecido e pronto. Esperar. Até se chamasse Jorge Bunda.
O bambizinho do Massa tá rodando sozinho. Embarco hoje para a Europa pra falar pro dono da Ferrari que eles precisam contratar pilotos de verdade para dirigir seus carros.
O destaque da partida foi Kléber. A ausência dele foi sentida e o time caiu um pouco de produção. Ele é uma referência no ataque do Palmeiras. Mas também demos azar, o Alex Mineiro perdeu um gol incrível. Eu acho que o Verdão não vai perder mais nenhuma partida neste Paulistão.
Essa do Paulo Amaral foi f***. Que carinha incompetente!!! Agora já mudou lá, obviamente. Mas o OV pegou!! Boa Rafael!!
Gostei do nosso primeiro tempo. Valdívia endiabrado fez das suas. Porém no segundo tempo o time pareceu um pouco nervoso pq o gol não saía. Normal. É por isso que o Luxa diz que o time ainda não está pronto. Tem razão. É competentíssimo nosso treinador.
Falar nisso, o que falar da imprensinha nesse caso?? Todas as perguntas do início ao fim do jogo para todos os jogadores foram:
“O Luxemburgo diz que esse time ainda não está pronto, que ainda tem muito a produzir. Jogador X… O time já está pronto??”
Numa clara tentativa de polemizar e causar uma eventual matéria onde haja discordância entre treinador e jogadores. Sorte a nossa que nossos atletas são vacinados. E ouvem o treinador. Será que tem alguém aí que tem saudade da
Essa do Paulo Amaral foi f***. Que carinha incompetente!!! Agora já mudou lá, obviamente. Mas o OV pegou!! Boa Rafael!!
Gostei do nosso primeiro tempo. Valdívia endiabrado fez das suas. Porém no segundo tempo o time pareceu um pouco nervoso pq o gol não saía. Normal. É por isso que o Luxa diz que o time ainda não está pronto. Tem razão. É competentíssimo nosso treinador.
Falar nisso, o que falar da imprensinha nesse caso?? Todas as perguntas do início ao fim do jogo para todos os jogadores foram:
“O Luxemburgo diz que esse time ainda não está pronto, que ainda tem muito a produzir. Jogador X… O time já está pronto??”
Numa clara tentativa de polemizar e causar uma eventual matéria onde haja discordância entre treinador e jogadores. Sorte a nossa que nossos atletas são vacinados. E ouvem o treinador. Será que tem alguém aí que tem saudade daquele que dizia que nosso time era nota 5????
AH!! VALEU PREÁ!!!!!!!!!!!!!!!!
Muito bom, é isso aí, George Preah para cima deles….hahahahahahahaha
Alguém aqui lembra do alvoroço promovido por Juca Kfouri quando o Atlético do Paraná estava encaminhando-se para uma marca de doze (se não me engano) vitórias seguidas. O cara falou disso à exaustão. Sendo que era no campeonato paranaense, e Juca Kfouri é veementemente contra campeonatos estaduais. Não viu um jogo do Atlético, tenho certeza. Apenas fazia uma patética contagem regressiva. Agora, no entanto, cala-se diante da marca verde. Inventa factóides como o gol anulado da Portuguesa. Eu estava no estádio e nem vi esse lance. Nem os jogadores da Lusa reclamaram. Ou então sugere que cinco minutos foi tempo demais de acréscimos. Depois do cai-cai promovido pelos jogadores da Lusa, sob a batuta de seu técnico, era o mínimo. Coisa de timinho que merece perder.
Agora Juca pode começar outra contagem: a dos dias que faltam pro seu timeco cair fora do Paulista e da Copa do Brasil.
De qualquer maneira, a noite foi sensacional. Na melhor maneira de não se contaminar pela imprensa golpista: ir ao estádio.
Pessoal vou colar um negócio que li num desses blogs “do bem”, é tão engraçado que merece ser lido. Só disponibilizo o link se vocês prometerem não entrar lá, ou aliás, podem até entrar, mas não comentem para não dar audiência a quem não merece.
Eu confesso que quase me deixei levar pelo “lado negro da força”, a coceira nos dedos para para responder foi enorme, mas o “equilíbrio da força” prevaleceu e consegui resistir a tentação.
Segue.
“O Palmeiras dominou toda a partida.
A Lusa se defendia como podia, mas de vez em quando dava alguns sustos na zaga palmeirense.
Em um deles teve um gol mal anulado pela arbitragem.
Mas água mole em pedra dura, aos 48 minutos, quando todos já pensavam no empate, veio o gol salvador de Jorge Preá.
O Palmeiras continua vivendo de individualidades.
Seu treinador não consegue dar padrão tático para a equipe.
E olha que já se passou algum tempo.
A equipe de Parque Antártica é a favorita.
Apesar de Luxemburgo”.
Digam é ou não é uma pérola?
Segue o link, por favor resistam a responder, mas não deixem de ler alguns comentários excelentes dos leitores do dito cujo. É até estranho que gente de bom senso leia e comente esse trolha.
http://blogdopaulinho.wordpress.com/2008/03/27/agua-mole-em-pedra-dura/#comments
Sangue Verde, ninguém que tenha bom senso lê esse bonifrate*. É um pobre diabo, cuja insignificância merece ser preservada.
*Acepções
■ substantivo masculino
1 boneco movido a cordéis ou arames; fantoche, títere
2 Derivação: sentido figurado. Uso: pejorativo.
indivíduo que outro manipula a seu arbítrio, que é joguete em suas mãos
3 Derivação: sentido figurado. Uso: pejorativo.
pessoa que age e se veste de modo ridículo, considerando-se sua idade, posição social etc.
4 Derivação: sentido figurado. Uso: pejorativo.
indivíduo indecoroso, devasso
Pessoal,
eu não resisto, depois de passear por toda Mídia Palestrina. eu acabo acessando o sr JK e sua patotinha. e foi no blog do mínimo que vi o post mais engraçado do mês. sei que esse sujeito não merece nem ser citado aqui, mas quem precisa de blog de humor lendo asneiras como essas?
http://blogdopaulinho.wordpress.com/2008/03/27/agua-mole-em-pedra-dura/
Agua mole em pedra dura…
março 27, 2008 by Paulinho
O Palmeiras dominou toda a partida.
A Lusa se defendia como podia, mas de vez em quando dava alguns sustos na zaga palmeirense.
Em um deles teve um gol mal anulado pela arbitragem.
Mas água mole em pedra dura, aos 48 minutos, quando todos já pensavam no empate, veio o gol salvador de Jorge Preá.
O Palmeiras continua vivendo de individualidades.
Seu treinador não consegue dar padrão tático para a equipe.
E olha que já se passou algum tempo.
A equipe de Parque Antártica é a favorita.
Apesar de Luxemburgo.
Só um comentário sobre a Gazeta. Eles mudaram a matéria mas não alteram a hora de publicação. Vejam que meu comentário foi feito às 00:30h . Na matéria corrigida a hora (falsa) de publicação é 00:05h. O nosso gol saiu às 23h46 da noite anterior.
O Paulo Micróbio? Aquele que foi chutado pela UOL, que não quis mais manter no ar o seu blog (gratuito, diga-se de passagem)?
Esse cara tá vivo ainda?
Daqui a pouco publico uma sobre o PVC. Aquele.
Sangue Verde , Thiago , André Erre e Jean ,
por várias e várias vezes me segurei prá não responder prá esse ínfimo motoqueiro. Mandá-lo a m…. seria só o começo.
A diferença entre ele e o palhaço Tiririca é que este último sabe o que faz.
De vez em quando é bom ler o que ele escreve prá dar umas risadas.
Abraços.
AMIGOS, VEJAM SÓ MAIS UMA DE…
[[[[[ PVC, O CHATO ]]]]]
Não gosto do PVC, pelos mesmos motivos de vários Palmeirenses. Demasiado apegado aos números e aos dados, esquece-se frequentemente de que o futebol é um esporte regido pelo caos. Seus artigos e suas participações nos programas de TV são chatos, cansativos, desinteressantes e sem importância. Quando PVC emite sua opinião, de imediato me vem à mente a pergunta: “E DAÍ ?”
Mas o que mais me irrita é o fato dele - quando questionado - declarar-se Palmeirense. “Palmeirense” que quando garoto e ia ao estádio, via o jogo junto com a torcida adversária, “para melhor analisar a tática da partida”. “Palmeirense” que nunca elogia ou defende o Palmeiras, mesmo quando a situação exige.
Estamos vivendo nosso melhor momento nesta década. A estrutura ainda em formação, o Projeto Arena, os contratos de patrocínio, a comissão técnica, o elenco, tudo é de primeira.
Mas imaginem se PVC, o sábio, a esfinge, se dignaria a fazer um elogio, um mísero elogio ao Campeão do Século. De modo algum. Isso fere seus princípios.
Na falta de algo para criticar, o infeliz cronista procura algo, pêlo em ovo, calo em pé de cobra. Tem que ter alguma coisa. E ele achou. Ou inventou.
Na edição de hoje, 27/03/2008, do Lance!, PVC faz uma análise crítica sobre a “moda da 3ª camisa” nos times brasileiros (iniciada tempos atrás, se não me engano, pelo Fluminense - e turbinada pelo enorme sucesso de vendas da nossa linda camisa “verde-limão”, provavelmente, embora a Imprençinha oculte os dados, a camisa de time mais vendida no país atualmente).
Inicia o artigo (intitulado “A cara do seu time”) com a pergunta: “Qual foi a última vez em que você viu o Botafogo de camisa alvinegra? E o Palmeiras com uniforme verde?”
Faz comparações com os clubes europeus (Milan, Barcelona, etc.), que utilizam o 3º uniforme apenas eventualmente. Aqui no Brasil, cita o Santos, os gambás, o Botafogo. Mas centra fogo, obviamente, no Palmeiras. Em tom azedo, afirma “que é preciso proteger a imagem do clube”. E conclui seu texto de forma apocalíptica, na certeza absoluta de que os torcedores são retardados mentais, capazes de olvidar, numa piscadela, o uniforme original do seu clube de coração:
“Ninguém vai se esquecer que o Barcelona tem seu manto azul-grená. Mas é possível que um dia nos esqueçamos que o uniforme do Botafogo é alvinegro, o do Palmeiras é verde. A propósito, o Botafogo jogou de alvinegro pela última vez há três rodadas, contra o Duque de Caxias. E o Palmeiras disputou o clássico contra o SP de camisas verdes, calções brancos e meias verdes. Não se esqueça”.
A propósito, NÃO COMPREI O LANCE!. Li o exemplar de um amigo. Não gasto meu dinheiro com bobagens.
Jean Carlos, confeso-lhe que este uso demasiado da camisa verde-limão, me desagrada.
Talvez ele como palmeirense, tambem sinta o mesmo.
Jean Carlos, confesso-lhe que este uso demasiado da camisa verde-limão, me desagrada.
Talvez ele como palmeirense, tambem sinta o mesmo..
Marcelo, quanto à essa questão, eu entendo perfeitamente o ponto de vista dos torcedores com gosto mais tradicional, que não apreciam o uso constante do nosso 3º uniforme. É um direito, muitos estão com o verde-escuro e não abrem - e não tiro a razão deles, nem a sua, pelo contrário!
O que me deixou fulo com o PVC foi basicamente o seguinte, como expus no meu texto: elogiar ou defender o Palmeiras, isso ele nunca, nunca faz. Agora, procurar e achar - ou criar -defeitinhos no nosso clube, isso é com ele mesmo. Irrita-me profundamente a ranhetice dele com o Palmeiras, e o açúcar com que ele trata os bambis. PVC utiliza-se de dois pesos e duas medidas sem a menor cerimônia.
Sangue Verde, Tiago e André Erre,
como é bom saber que o bom humor predomina na torcida do Palmeiras. Tem mesmo é que entrar no blog do indigitado pra se divertir e não para xingá-lo. Mas se quiserem tirar um sarrinho, como faço de vez em quando com o Birner, também vale a pena. Mas por favor, somente com ironias, sem termos chulos…
PC
Rapaziada,
Aproveitando o tema estádio, queria abordar uma questão periférica à elitização. A coisa da festa, do caldeirão.
Bem, fui aos dois últimos jogos (Ponte e Portuguesa) no Setor Visa. Pra conhecer e, principalmente, porque tô achando um saco essa história do Palestra Itália fatiado. Olhem o mapa de entrada, pros diversos “setores”. Mas que porra de setor? É tudo arquibancada, não é? Parece que não! Agora tem a área do Família (não sou), da Uniformizada (que eu também não sou), etc. Bom, alguém pode me falar onde posso ficar pra assistir ao jogo do Palmeiras? Sobrou algum lugar com o mínimo de decência, ou como disse o Rafael Pereira “apenas um pedaço de concreto para podermos pular e se esgoelar pelo Verdão”?
À experiência no Visa: um monte de nego reclamando, os tradicionais gritos de “senta, senta”. Irritante! E, pior, me passou a impressão de que aquele setor não deixa mais a torcida acender. Bem, paciência. Peguei uma cerveja sem álcool e fui pra mureta, minha tradicional mureta, na boca do gramado (foda-se a numeração da minha cadeira) para acompanhar o ataque (é só isso mesmo que se enxerga dali).
Tenho mais de 700 jogos no estádio, grande parte deles no Palestra. Senti saudade dos amigos passando no fosso. Da bateria no intervalo. Da meia-cerveja Antarctica (faixa azul) amarga pra kct, mas pelo menos com álcool.
Onde quero chegar? Eu sou do tipo que se a evolução e a chegada do conforto trazem necessariamente essa caretice e ‘civilidade’, eu acho que tô fora. Porque quando eu compro ingresso pro estádio, busco mais que entrada sem fila, banheiro limpo, respeito ao consumidor, etc. E também nem sei se é legal esse lance de tratar torcedor (o que torce, sofre, não o que passeia) como consumidor, pelo menos por essa ótica. Quero assegurados os meus direitos sagrados de torcedor, que aliás são bem poucos (xingar, e muito, torcedor adversário, por exemplo). Pra mim, na ida ao estádio estão implícitos: euforia, integração, comunhão, o abraço no cara que você nem conhece na hora do gol do Verdão. São coisas que não encontramos no teatro ou no Cirque du Soleil (aqui sim, quero banheiro limpo) e que importam pra mim, muito mais que a plasma no intervalo. Foi assim que eu me fiz torcedor e criei o hábito de assistir futebol. Senão, como explicar as viagens pra assistir aos jogos do meu time (fui em muitos nesse Paulista), ficar atrás do gol em estádios bizarros, não enxergar quase nada e voltar pra casa feliz pra cacete?
Ainda acho que estádio tem que ser tomado NA MAIOR parte pelo povão. Festa popular mesmo. Não curto esse lance de um pequeno setor com ingressos mais baratos.
Pessoal da Arena, não deixe nossa casa ficar um lugar chato. E não se esqueçam de mim, acho que eu mereço!
Putz, desculpem, acabou saindo um puta desabafo.
Com relação ao uso da 3ª camisa, concordo com o Marcelo. Não precisa usar com tanta frequência, até porque (e aí é subjetivismo puro) acho muito feio…
Porém, concordo também com a crítica que o Jean faz ao comentarista mais chato da crônica esportiva atual. Com a metade da idade, PVC já bateu o Calazans por goleada.
O cara, seguindo a linha editorial da emissora em que trabalha, prega o acaso do futebol brasileiro. Para ele e seus colegas, futebol de verdade é o europeu (como que se tirando os brasileiros e argentinos que por lá desfilam, sobresse mais que 11 onze jogadores para montar um time decente).
Mas eles têm lá suas razões, afinal a transmissão do brasileirão é de exclusividade da concorrência e só sobra para eles os enfadonhos campeonatos europeus. Tirando jogos do Manchester, durmo em todos os demais, sem exceção.
Aí, quando imitam o que se pratica na Europa, vem o mala e diz que a iniciativa é ruim. Vá dormir PVC! Aqui no Brasil ainda está engatinhando a tradição do 3º uniforme, que nada mais é do que uma estratégia de marketing. Logo, pelo menos num primeiro momento, tem que expôr com mais frequência mesmo para acostumar o torcedor. Será que é tão difícil assim de entender?????
*mas bem que nossa camisa poderia ser menos parecida com um abadá de trio elétrico…
PC
Ainda sobre a questão do acesso aos estádios, não sei se vocês tiveram a curiosidade de conferir, mas ontem, mesmo com os ingressos caros como estão, havia mais público no Palestra do que em Santos. Foram 19.061 pagantes para Palmeiras x Portuguesa, com renda de R$ 510.730,00. Enquanto isso, no mesmo horário, havia 15.270 pagantes para Santos x Timinho na Vila Belmiro, com renda de R$ 242.890,00 – menos da metade (dados da globo.com).
Eu gostaria apenas de deixar aqui esse registro como forma de fazer uma pequena justiça ao comprometimento que a nossa torcida tem com o time, custe o que custar, e com a importância que ela teve no resultado de ontem.
Como eu não posso ir aos jogos por causa da distância, fica aqui um abraço àqueles que vão lá e apóiam incondicionalmente, mesmo com sacrifício financeiro, ou passando algum desgosto, como o Teo (79).
Abs.
E outra do LANCE! (sobre os bambis):
MANCHETE:
“Devagar, zaga vai se acertando”
E, ABAIXO:
“Setor pode voltar a ficar dois jogos sem levar gols nesta noite, fato que não ocorre desde setembro de 2007″
UAU! Os bambis podem ficar sem tomar gol por dois jogos seguidos! Meu Deus! Fujam! Pintou o campeão! Que marca histórica!
Ah, faça-me o favor!
Jean (82), isso merece um imprensinha por um dia!!
Fosse com o Palmeiras:
“Queijo suiço
Defesa não fica dois jogos sem tomar gol desde setembro de 2007. Crise no Palestra??”
Roberto Verdão, disse tudo! O que para eles a Imprençinha vê como mel, para nós é veneno!
Quando o Palmeiras acerta o time, o que aparece de assunto periférico, de problemas extras, de pêlo em ovo!!!
Logo, vão discutir se as cuecas dos jogadores estão fora dos padrões e atrapalham o rendimento do time!
Não vejo esse tipo de comportamento quando os times da imprensa estão em alta.
Também, não vamos criticar a imprensa sem analisar outros fatores. Existem inúmeros PVCs por que ainda temos muitos torcedores do estilo “idiota-útil”.
Obs:
Outra vez o Coronel Marinho foi “intimado a depor”, pela imprensa esportiva. Basta que o JL ou a MSN sintam-se prejudicados, que o comandante da arbitragem é chamado para dar explicações.
Jean,
reparou com são sempre os mesmos?
PC
Com certeza, PC! Kfouri, Birner, PVC, Lance!, Gazeta e vários mais… Sempre os mesmos. Alguns, há anos, outros já há décadas. Mas nós somos mais fortes. Temos que ser.
1-A verde limao é linda!
2- pvc é um mané!!
3- ganhamos e estamos na frente do “melhor elenco do brasil” segundo a imprensinha!
4- pelo que falou jk e gambazeta, quem ainda duvida que existe má-vontade contra o palmeiras na imprenssinha?
5- Prea, vc calou muita gente por ai..
6- kd o milton leite?
7- kd a puniçao do anao cunha?
9- kd a divulgaçao pela jp e lance dos 3 meses de direitos de imagens atrasados nos bambis??
10- qdo vao divulgar que o muricy é obrigado a escalar dagoberto por imposiçao do presidente deles?
11- Qdo vao exigir provas do tal esquema que ja estao começando a decantar na imprensinha?
12- resposta do benja por email a um ouvinte do MP:
ouvinte: benja, como o gamba conseguiu pagar 3,5 milhoes pelo douglas, se esta devendo tanta grana?
benja: nao sei…só sei que vem mais por ai!
kd paulinho, jk e outros indo investigar isso??/ ou precisaremos fazer outra carta aberta cobrando isso tbm??
13- se pro jk o denilson é inutil, entao o que sao herrera, perdigao, mulinha e outros pro mesmo jk?
MANCHETE:
“Devagar, zaga vai se acertando”
é…só que qdo se acertar, ja acabou o campeonato!!!
é duro ser patrocinado por time de futebol….a isençao fica zero!
Outras : Mauro Beting , em seu blog , descreveu o que viu e o que sentiu ontem no Palestra. Foi cobrado por alguns leitores (bambis e gambás) por ter sido totalmente parcial (discordo totalmente e acho-o o mais imparcial de todos) e demonstrar o amor que tem pelo clube.
Será que esses bambis e gambás não conseguem enxergar que os seus times são os que mais tem jornalistas imparciais trabalhando na imprensinha?
O pior é ler por aí comentários de que o Palmeiras foi favorecido pela arbitragem e que começou o ‘Esquema Traffic’.
Vou afirmar novamente que o bombardeio contra o Palmeiras ainda está apenas no começo.
Jean,
Os “vários mais” são, na verdade, “profetas do óbvio”. Analisam um time de acordo com sua posição na tabela…
Eu diria que há uns “poucos mais”!
Raul,
pelo que disseram juquinha e GE, eles têm má vontade com o Palmeiras.
PC
Bruno, tem toda a razão. Ki-Furo e companhia bela já plantaram as sementes. E a choradeira já começou com o intragável MAC “Chaveiro de Traveco” e aquele idiota do Benazzi, do timinho dos “Padeiros Queimadores de Rosca”.
Logo, logo, o chororô vai tomar conta. É aguardar e ver.
Há alguns anos, apenas uma meia dúzia de palmeirenses conseguia enxergar o que a imprensa fazia contra o clube.
Fazer criticas a um JK, FP, Zé T, PVC e outros era uma verdadeira heresia.
Hoje, a realidade é bem outra.
Com a facilidade de comunicação e com o surgimento da “Mídia Palestrina” que abriu espaço para a opinião das pessoas e a troca de informações, vários ídolos de barro estão se desmanchando.
Não se consegue mais enganar tanta gente, como faziam.
——————
Obs: Perguntas interessantes essas do Raul. Será que algum jornalista interessado no bom andamento do futebol vai tentar respondê-las?
E, PC, bem de acordo com o que você disse, a Imprençinha já elegeu o Palmeiras como candidato principal ao título. Mas todo mundo sabe que não fazem isso por reconhecimento honesto das qualidades do time, mas para tirar a pressão das costas dos gambás e bambis.
Por sorte, Luxemburgo é macaco velho e não vai deixar o elenco cair nessa euforia antecipada. Até nós, torcedores, estamos comedidos.
http://nazionepalestra.blogspot.com
Quinta-feira, 27 de Março de 2008
Agora sou Jorge Rafael!
Simplesmente fenomenal! Não sabemos o que é derrota há muito tempo.
Estamos empolgados, embalados, entusiasmados, emocionados e melhor SORTUDOS!
Dizem que campeão tem que ter sorte também… pois bem, se seguirmos assim, já sabemos o desfecho! =D
E não apenas sorte, mas também competência pra estar no lugar certo teve JORGE Preá.
Rapaz de 24 anos que começou tarde para os parâmetros do futebol, mas em pouco tempo chegou a um time realmente grande, PALMEIRAS!
Jogador que, no Palmeiras, tem um primeiro nome que realmente nos faz ficar esperançosos com o seu futebol, afinal, Valdívia é na verdade JORGE Valdívia.
Sendo assim, apesar do time ser bom, estar jogando bem e crescendo a cada jogo, sugiro que todos coloquem JORGE em seu primeiro nome.
Diego Souza é bom… mas por precaução ficaria JORGE Diego. Leandro vem jogando muito, mas ficaria JORGE Leandro.
JORGE Léo, JORGE Pierre, JORGE Henrique (novela mexicana!), JORGE Marcos, …
E se Valdívia é excelente com um “JORGE” só, imagina se fosse JORGE JORGE Valdívia! Meu Deus!
Ainda bem que só funciona no Palmeiras, se não “São Jorge” seria grande! =D
Aaaahh Palmeiras… vamos ser CAMPEÕES!
Aqui é Palestra!
Rafa Ferrari – Parmerista do Interior
TEXTO DE HOJE DO NAZIONE!
PASSE POR LÁ E DEIXE SEU RECADO!
ABRAÇOS
Jean,
quem gosta desse subterfúgio é o Flávio Prado… O Juquinha diz isso pra se não ganhar ele descer a lenha no Luxemburgo. Se ganhar ele dirá que foi, pela qualidade do elenco, era obrigação.
Os demais, acredito que seja mais pela obviedade surgida após 10 partidas invictas. Muitos dos profetas diziam que o Palmeiras não chegaria após o empate com o rio preto. Pegam a tabela para fazer suas análises.
PC
Carcamano, Raul, Roberto
Nos já escrevemos muito sobre isto, mas não custa relembrar.
O GIGANTE ACORDOU NOVAMENTE !!!!
Teo, muito bacana seu depoimento. Me divirto da mesma forma.
Sobre o Visa, também me enche esse papo de “senta” eo clima meio frio. Vejo uma grande vantagem para quem é do interior como eu: os ingressos pela internet.
Jean, eu não acredito que no Lance tem isso. “Se” não levar gols hoje “ficará” sem tomar gols há dois jogos? Surreal demais, é muito pensamento positivo leonor.
Teo (79),
Estou do seu lado. Se o preço a pagar pelo conforto for este (torcedores sentados, Palestra sitiado - já escrevi sobre isso - e o fim de qualquer sinal de romantismo), eu sou contra. Como tenho lá as minhas restrições à Arena, muito por saber o que está por vir com ela. Eu não vou deixar de ir ao estádio, mas faço questão de defender o direito dos que gostariam de continuar a ir, mas que não poderão por causa do preço.
Parte da minha oposição ao Setor Visa deve-se ao fato de que o Palmeiras perde muito com a substituição da torcida organizada (sim, eu faço parte e não sou bandido) por torcedores, digamos, menos efusivos. Nada contra a postura mais passiva de quem gosta de ficar sentado e prefere cobrar a incentivar, mas é assim que as coisas são. Respondendo à sua pergunta, te digo que realmente ficou difícil encontrar um lugar com um mínimo de decência na arquibancada reduzida a 30% do que era antes. E cobram R$ 30 por isso.
Também sou contra a numeração dos lugares e não conseguiria obeceder isso em hipótese alguma.
Não sei quantos anos você tem, mas eu, com 26, já cheguei aos 534. Logo chegarei aos 700 e vejo as coisas como você: o futebol está perdendo toda a graça. E isso tende a se acentuar com o passar dos anos e com o surgimento de novas idéias revolucionárias e ‘modernas’. Se for assim, prefiro as coisas como eram antes, com o romantismo do futebol.
Tratar o torcedor como consumidor é uma atitude bambi, exatamente porque é isso o que eles querem: consumidores e não torcedores. Pois consumidores vão atrás de uma marca, de um produto, de qualidade. Não levam em conta o sentimento. E os bambis querem exatamente isso. Se você tiver paciência, escrevi um post recente sobre isso (”O estelionato bambi”).
Já escrevi demais. Deixo só uma dica final: vá ao Maracanã nos próximos jogos do Palmeiras (no segundo turno do Brasileiro). Apesar das cadeiras e de um suposto ar de modernidade, o Maior do Mundo mantém o seu charme de sempre. E serve cerveja com álcool (Itaipava), a R$ 3.
É bom ver que alguém pensa como eu.
Abraços
P.S.: Se você permitir, vou usar parte desse seu depoimento em um dos meus próximos posts. Me dê um ok no blog ou por e-mail, por favor.
PC e Jean , é isso mesmo! Esse papo de sermos favoritos ao título não é só por reconhecer a competência do time.
É também prá jogar toda a pressão prá cima do Palmeiras.
E tem mais : todos eles ficarão torcendo prá que aconteça um tropecinho para cairem matando em cima da gente.
Corja!
Abraços.
Carcamano, Raul, Roberto
Nos já escrevemos muito sobre isto, mas não custa relembrar.
O GIGANTE ACORDOU NOVAMENTE !!!!
Amigos, vamos analisar, caso sejamos vencedores do Paulista, em menos de 4 meses, a parceria com a traffic tera dado resultado, a oposição mustafenta enfrequecida, e o bolso cheio de dinheiro.
É isso que os cavaleiros do apocalispe verde temem.
Os senhores já imaginaram uma decada de titulos como a de 90, eles já e agora é CHUMBO GROSSO EM CIMA DE NOSSA PALESTRA.
É tão simples de analisar que seja a ser infantil,
O que podera acontecer com o Curintia (é serio, vamos pensar!!!).
E com a volatil torcida Bambi !!!!!
Rafael (98), nem eu acreditei quando li um absurdo desses. Mas é vero. E o artigo é até grande demais, com declarações dos zagueiros bambis e tal.
Há também uma outra matéria, curta, relembrando sabe-se Deus porque, o ano de 1992. Ali era citado que os boiolinhas iniciaram o ano muito mal, e depois engrenaram e conquistaram Libertadores, Mundial e o Paulistão - “contra o Palmeiras”. Dava para sentir a alegria do jornalista quando redigiu esse detalhe. Claro, toda essa bobagem para dizer que 2008 pode ser igual.
É o que eu sempre digo: eu não compro o ‘Lance!’ nem para forrar a gaiola do meu periquito. Ô jornalzinho de m*rda!
Marcelo (101), todo mundo - gambás, bambis, Imprençinha - já entrou em pânico. Isso porque nem ganhamos nenhum título, AINDA. Chega a ser hilariante ver o desepero dos caras!
Embora tenha uma opinião diametralmente oposta, também achei interessante o relato do Teo. Mas ele deixou claro: não vai com a família ao estádio. Talvez um dia mude de idéia, mas não sou eu quem vai mudar sua opinião.
O que me intriga são manifestações no sentido de que gostar de conforto de ser tratado como consumidor do espetáculo futebol é “coisa de bambi”.
Caro Barneschi, você acha, sinceramente, que os 4 mil torcedores que frequentam o setor visa não sejam Palmeirenses?
Eu gosto de conforto, banheiros limpos, ausência de filas e nem por isso vou dizer que concretão seja coisa de curintiano, afinal o Palmeiras abriga um gama pra lá de diversificada de torcedores, cada qual com suas idéias próprias sobre conforto.
PC
PC,
É claro que são palmeirenses. E muito, em especial se você considerar que um jogo às 21h50 da madrugada exige do cidadão um pouco mais do que simplesmente “querer um pouco de conforto”. Como a imensa maioria trabalha cedo no dia seguinte, sair do estádio quase no dia seguinte é uma prova de que ele realmente gosta do time. Estes do Setor Visa são tão bem-vindos quanto qualquer outro torcedor, também porque trazem uma boa fonte de renda para o clube. O que está errado é excluir a massa.
A minha inquietação toda diz respeito aos lugares que foram tomados do torcedor que tem uma outra postura, no caso o das organizadas. Sim, é um pouco a visão de quem pertence a uma organizada há mais de década, mas o fato é que as duas laterais do campo são agora ocupadas por um público menos efusivo (de um lado as numeradas, sendo que a descoberta deixou de fazer sentido, e do outro o Setor Visa).
Entendo os argumentos de todos os que defendem a existência do Setor Visa, mas creio que ele poderia muito bem ter sido construído no lugar das numeradas e do setor família. Daria muito bem para fazer ali uns 4 mil lugares e cobrar até mais pela parte coberta, preservando assim a parte mais nobre da arquibancada para as organizadas e para o povão.
Mas é uma opinião minha. Respeito - e entendo - todas as demais.
E talvez eu tenha me expressado mal, mas eu não quis dizer, em momento algum, que é “coisa de bambi” exigir conforto no tratamento concedido ao torcedor. Muito pelo contrário. O que eu disse é que a diretoria do SPFC busca consumidores e não torcedores. Campanhas como essa do “vira-casaca”, por exemplo, não têm a preocupação de formar torcedores, mas sim consumidores. É esta a visão dos leonordinenses. Eles querem quem compre os produtos e besteiras que eles lançam, e o sujeito nem precisa ir ao estádio.
Quer uma prova?
Com ingresso a R$ 20, veja qual é a média caseira dos bambis neste Paulistão. O jogo de hoje, por sinal, serve de parâmetro.
Abraços
Bruno,
Sobre o texto do Beting. Simples seria que ele se explicasse mandando os corinthianos lerem o texto que escreveu em seu blog quando o timinho da marginal fez an(u)os. Escreveu sobre o que é ser corinthiano, obviamente, sem ser. Não foi parcial lá. Escreveu sobre paixões com as quais ele convive diariamente em sua profissão e, por isso, as conhece muito bem. E foi extremamente elogiado pelos gambás, com razão.
21.03.08
Procurador tem orgulho de ser conselheiro do SPFC
http://borgesluciano.blog.terra.com.br/
Quero nem saber, tô nadando de costas e pulando pra fora do rio, caio no barranco e grito:
CHUPA GAMBAZADA ! Dou outra pirueta e volto pra dentro do rio, morrendo de rir. Tirando muié, não existe nada melhor que ganhar desses imundos ! É êxtase puro, prazer interminááááável !
Melhor ainda foi ver aquela tia vélha do José Roberto Rato, biba esclerosada carioca, irmã da Rogéria e avó da Roberta Close, chorando lágrimas de esguicho na telinha global, querendo falta em todos os lances a favor dos sujos e clamando pela anulação de todas as nossas jogadas.
O penalti mais claro da história, em cima do Claudio Adão, aos 45′ do 2º tempo, em final de campeonato carioca, na década de 80, que tiraria o título do Flumerda dele ( Whright ) ele “não viu”, né ? Tampa o ouvido OV: Wright véia bicha, VTNC ARROMBADO !
Hoje o rio vai encher, transbordar feito enchente, de tanto que a imprensinha vai chorar por causa dos malócas. Eu vou tirar sarro de um por um, freguêz nem sempre tem razão !
O Neto é o pior comentarista do Brasil…. Chupa que o Pinto é duro!
Chupa Gambazada…. Pinto neles…..
Roubado é ainda mais gostoso…….
Destaques: Fabio “Muralha” Costa…. Domingos “Cherifão”…… Betão “Raçudo”….. Adriano “incansável”….. Molina “craque”…. K. Pereira “Feijoada Matador”…..
Vamos pra cima do Rio Claro agora!!!!!
Assistir o Jogo do santos na Vila = 20,00
Tomar um chopp no intervalo = 3 reais
Ver os Gambás Imundos serem roubados e nós socarmos o PINTO neles = NÃO TEM PREÇO !!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, CHUPA GAMBAZADA IMUNDA, DESGRAÇADOS !!
E ontem a festa em casa invadiu a madrugada quando eu cheguei da Vila meu pai palestrino doente estava em festa por causa do Palestra…
Prea nelesssssssssssssss…
Pinto nelessssssssssssss…
Se deixarem vamos chegar só queria bater nas bibas mais nada só isso…
Não sei isso acontece no PALESTRA ITÁLIA mas na VILA BELMIRO é todo jogo nem é evasão de renda é ROUBO mesmo anunciaram 16 mil ontem uma baita mentira vou a Vila desde 94 e conheço bem ontem venderam 19 mil ingressos fonte site do SFC anunciaram 16 sacanagem TOTAL…
Mas a Vila estava lotadinha e apertada demais ontem lá tinha 20 mil pessoas no minimo conheço aquele estádio como a palma da minha mão.
Como roubam os nossos clubes, alias nossos dirigentes são 99% LADRÕES.
Só para deixar vcs informar o SFC arrecadou 200 milhões de reais já deve 100 milhões de reais como pode né?
Fui e sorte ao verde futro campeão paulista de 2008.
Mas como é gostoso ganhar deles roubado mas que TESÃO.
Roberto Verdão (106) , o Mauro Beting explicou exatamente isso para um gambá mais exaltado.
Acho que o MB é o jornalista mais imparcial que existe no futebol.Salvo alguns escorregões que ele tenha cometido , ele é o mais justo entre todos.
Abraço.
Barneschi (99)
acompanho seu blog, acho muito bom, sempre recomendo pros amigos. Pode usar o depoimento, claro!
Tenho 37 anos. Na minha idade vc terá mais jogos na bagagem, acho isso do kct!
PC, (104)
Eu também tenho família, pô…hahahaha
Levei minha filha, que tem 14 anos, algumas vezes ao estádio. Fui com ela ao Morumbi, ano passado, Palmeiras 3X0 Corinthians. Tento mostrar pra ela que arquibancada não é pra amedrontar ou intimidar ninguém e eu tinha certeza que nada aconteceria. Aliás, aconteceu: muita diversão. O meu raciocínio é no sentido de que, como a categoria de Ingresso Família não é interessante pra mim, pois invariavelmente vou sozinho, acabam “bloqueando” mais uma parte do estádio.
Lá, é outro canto que eu não posso ficar.
Abraços
Teo,
à primeira vista, tinha entendido que você ia sempre sozinho ao estádio.
Acho que o estádio de futebol pode ser uma opçãos bacana de lazer. Um atrativo para novos torcedores, que já torcem para o time mas que não tem a oportunidade de conviver com quem passa a imagem de que a arquibancada não amedronta.
Por isso tem que ter atrativos: pouca fila, cadeira individual, de preferência numerada, banheiros limpos, acesso para deficientes, lanchonete descente e preço justo.
O futebol talvez seja a única opção de lazer que atrai todas as classes sociais. Por isso tem que haver espaço para todo mundo.
PC