Insinuante cruzamento. Boato na cabeça
mar 27th, 2008 by Rafael Evangelista
Em 14 de fevereiro, no post “O mal-ajambrado e suas consequências“, escrevi:
O pessoal do PIG (Partido da Imprensinha Gambambi) não precisa formular, de punho próprio, as hipóteses absurdas. É só jogar as coisas no ar, uma insinuação aqui, outra ali, uma frase meio desconexa acolá. O resto o povo pega e, no dia seguinte, já está juntando laranja com banana e gritando no bar, depois de tomar umas cagibrinas: “esquema!”. Ou, pior, escrevendo nos fóruns da internet por aí. Com o tempo a coisa pega e, aquilo que era hipótese de bebum, sem base em fato nenhum, vira consenso marginal. Aquela suspeita que fica no fundo da cabeça e serve para denegrir alguns.
Post de Juca Kfouri sobre o jogo de ontem leva o título “Caia de boca no apito”:
Mais uma vez, em vez dos jogos em si, as arbitragens é que estarão no centro das discussões em São Paulo depois dos dois clássicos de ontem.
No Palestra Itália, a arbitragem deu tempo demais de acréscimos, cinco minutos, para o gosto da Portuguesa, que, além do mais, faria um gol se o árbitro não marcasse para o Palmeiras uma falta que o jogador luso sofreu e não fez.
Ah, sim, o gol palmeirensa surgiu no terceiro minuto dos acréscimos e ninguém dirá que três minutos de acréscimos são quase praxe.
A última frase é um primor em matéria de coisa mal feita. Além do palmeirensa (erro de digitação é normal, de boa), a redação é tão confusa que dá nó na cabeça de qualquem um. Esse “ninguém” é para referir-se à Portuguesa, aos reclamantes: “a Portuguesa não dirá que…”.
Curiosamente, o apresentador que é o inverso simétrico de JK, Milton Neves, tem a mesma opinião:
Após rever melhor os lances do clássico no Palestra Itália, constatei que a coitada da Lusa também foi “operada” e “assaltada”. Isso porque a Portuguesa teve um gol legítimo muito mal anulado quando a partida estava empatada aos 16min do 2° tempo. Uma indecência!!! E sei não se o gol da vitória palmeirense não estava impedido, hein?
E aí lemos, nos comentários do blog de JK, escrito por um leitor comum:
O esquema Traffic/WL funcionando a todo vapor, em subistituição ao antigo esquema Parmalat, até o péssímo zaqueiro central da Traffic foi “convocado” pra seleção…vergonha total…
Sacaram?
Assisti o jogo pela TV e comentei aqui que achei que tinha sido falta do Palmeiras mesmo. Nem Benazzi, técnico da Portuguesa, reclamou de gol anulado, mas pediu pênalti (deve ter tido essa impressão da posição onde estava).
Mas não peço que acreditem em mim. Sabe como é, o torcedor é esse ser irracional blá blá blá.
Vamos a uma segunda opinião. Primeiro, André, o filho de Juca, mostra ao pai como se constrói uma frase direito:
* No Palestra Itália, ecoa até agora o nome de Jorge Preá, autor do gol salvador (1 x 0 na Portuguesa) aos 48 minutos.
* Também até agora, a Lusa reclama dos 5 minutos de acréscimo, e provavelmente (já que isso depende do critério do árbitro) está certa.
* Só que o gol do Palmeiras saiu no terceiro minuto. E três minutos a mais, hoje em dia, são praticamente regulamentares.
Quem viu o jogo sabe que os 5 minutos a mais se deveram ao cai-cai em campo que a Portuguesa ameaçou promover. De repente, cãibras em todo mundo.
Para completar, o presta-atenção de Mauro Beting nessa moda de considerar gol anulado em lance já paralisado pelo árbitro.
Aos 14min do 2o.tempo, José Henrique de Carvalho marcou mais que discutível falta de ataque da Lusa, quando Pierre e Rogério se agarram. Difícil precisar quem começou.
Na dúvida, eu teria deixando o lance seguir.
Desse modo, Carlos Alberto ficou com a bola e bateu em gol. Marcos pulou “não-pulando” pelo jogo já parado.
Logo, dá para a Lusa reclamar do lance.
Só não pode torcedor e muito menos jornalista dizer que foi um gol anulado.
Não é preciosismo. O lance já estava parado. Erradamente parado, mas já estava. Logo, um erro que impediu clara chance da Lusa. Mas não um gol anulado.
Rafael , foi tudo o que lí hoje nos blogs e o que coloquei aqui nas discussões com nossos amigos.
Lógico que vc faz com muito mais propriedade e estilo.
Mas é isso mesmo!Até o Milton Neves caiu no erro de falar uma coisa que não aconteceu. Me lembro que naquele momento estávamos acompanhando o jogo e fazendo comentários ‘on line’ quando aconteceu a falta do Pierre no jogador da Portuguesa e o árbitro marcou , de acordo com as nossas opiniões , de maneira invertida e deu falta pro Palmeiras.
Pô! É só esses jornalistas assistirem aos melhores momentos com um pouco de atenção e vão perceber que o árbitro para o lance antes mesmo do jogador Luso cair na área. Quando um outro jogador Luso chuta pro gol , o jogo já estava parado.
Voltando um pouco no lance , quem marca a falta na verdade é a bandeirinha.Ela avisa o árbitro do empurrão que o atacante Luso dá na barriga do Pierre.
Mas já foi! O que fica mesmo é a opinião desses infelizes que , como vc disse , fazem com que o povo junte banana com laranja e decrete que tem ‘esquema’!
Lamentável!
Só para terminar , só as respostas do Mauro Beting ao comentários infelizes no blog dele , me fazem acreditar cada vez mais que ele é o melhor jornalista esportivo (futebol) do país.
Abraço e parabéns pela publicaçao no ‘Diplô Brasil’.
Cara eu tava na arquiba “limão” e vi o lance do suposto penalty, achei q o sujeito se jogou, falta ele fez quando puxou o nosso zagueiro junto com ele pro chão, tudo isso na minha frente….agora creditar a vitória ao juiz é fogo, o preá entrou meio desajeitado é verdade, mas com sangue nos olhos e depois de inumeros gols perdidos pelo Palestra, a bola tinha q entrar,… cáspita….imprenssinha sem-vergoha, num entende nada de futebol, o zero a zero ia ser injusto, ao contrário de nosso empates com os rebaixados “RIOS” que na minha opinião fizeram jus ao prélio, mas não ontem….
Gol anulado?
Como estava no campo no setor visa, não pude ver direito no inicio, porém revendo o video do lance, o Marcos nem foi na bola por que o lance já estava parado.
Falta?
Pode até ser, mas os dois jopgadores se agarraram e puxaram as respectivas camisas, lance discutivel. Tanto poderia ter sido penalti, como falta para o palmeiras. Aliás quem marcou esta falta foi a bandeirinha que estava próxima ao lance.
O jogo:
Foi muito truncado, masi por causa da Portuguesa que demorava para bater as faltas e outros lances de bola parada. Um detalhe, o Palmeiras não jogou bem, isto é fato. Foi a pior partida do Marcos, pois em vários lances de bola parada ele ficava indeciso. Havia um buraco entre a defesa e o ataque e foi por ali que a Lusa aproveito para nos atacar perigosamente. Mas tem uma coisa, o time procurou o gol o jogo todo, mesmo de forma bagunçada.
Mas o que vale são os tres pontos e é isso
Vamos lá PORCO
abs
Mt boa a esculachada do Mauro Beting. Tah na cara que foi direcionado ao ‘Lei Pelé’. E fica nítido como o colunista do UOL tah putinho com o sucesso do nosso time.
FATOS SOBRE A ARBITRAGEM:
- Foi pênalti para a Lusa no lance.
- Não foi gol, pois a jogada ja havia sido paralisada há tempos, tanto que o Gustavo pediu cartão ao jogador que chutou.
- A lusa fez cera (e o goleiro até tomou amarelo) e por isso os 5 minutos.
- O David estava em posição REGULAR.
- O juiz vacilou ao não expulsar o nº4 se não me engano, que ja tinha amarelo e pegou o mago.
- O juiz errou para os dois lados.
Aí vem o Sr. Juca Kfouri querer fazer intrigas? Valha-me Deus!
Que pasa?
Ainda bem que temos alguém de nível como Mauro Beting! Parabéns, Mauro!
Aí vem o ‘esquema traffic’.
Galera…
Lembra quando a gente falava que a juizada ajudava o São Paulo e prejudicava a gente eles diziam:
“ISSO É MANIA DE PERSEGUIÇÃO”
Pois bem, vamos dizer isso a eles agora também! Agora que a arbitragem começa a errar para os dois lados, e não 100% para os outros, todos ficam reclamando.
Valha-me DEUS QUANTO CHORORÔ!!!!
Palmeiras vai ser campeão da tríplice Coroa esse ano e vocês vão todos CHORAR seus bambis/gambás idiotas.
Henrique não merecia ir para a seleção? Pega os jogos dele e vê seu MALDITO. Não convenceu? PEGA FOOTSTATS ENTÃO E CHORA.
Porra.
Meu deus como pode choradeira maior. NÃO SABE PERDER. QUANDO ELAS GANHAM É TUDO LINDO E MARAVILHOSO, QUANDO A GENTE GANHA É ROUBADO.
A GENTE NEM DEVERIA DAR AUDIÊNCIA PRA ESSE TIPO DE GENTE.
Caralho to muito PUTO!!!
Abraços
Só um esclarecimento sobre o tão discutido acréscimo de 5 min.. eu estava assitindo o jogo em casa.. foram 6 substituições no 2º tempo, 4 entradas da maca para atendimento de jogadores fora a cera da Lusa, notadamente do seu goleiro que inclusive recebeu cartão amarelo por conta disso. Resumindo, foram muitos os 5 minutos? creio que não.
Saudações alviverdes
Só com a cera do goleiro, que aliás levou cartão amarelo por causa disso, já deveriam ser acrescidos 5 minutos. Mas teve mais; muito mais…o cai-cai, com fica registrado no post e a absurda demora calculada na cobrança de faltas e arremessos laterais.
Minha tese é muito mais picante do que a discussão sobre os acréscimos.
Ficou evidente que a Lusa não jogou para vencer. A vitória seria uma surpresa, até para seus jogadores.
A Lusa e o senhor Benazzi entraram só para tirar 2 pontinhos do Palmeiras. Se a ela isso pouco interessava, a quem mais interessava? Claro que aos concorrentes diretos na classificação para o G4. Não acredito que Guaratinguetá, Ponte e outros assemelhados fariam qualquer coisa pratica para que isso acontecesse.
Restam dois clubes para os quais eu volto todas as minhas atenções!
SERÁ? A HIPÓTESE É VIÁVEL!
Uma malinha branca não seria de todo descartável, principalmente em relação àquele clube que está furioso conosco por causa do sapeca-iá-iá que demos neles faz pouco.
Falo do clube do ódio!
A Lusa foi beneficiada no jogo contra o Rio Preto. Ninguém falou nada, inclusive a torcida do Palmeiras que não lembrou o fato para desmascarar o Benazzi. Anularam um gol legal e não deram uma penalidade.
Não observo criticas as interpretações de arbitragens, quando elas são contrárias ao Palmeiras.
O árbitro deu falta sobre o zagueiro e a jogada parou. Insistir em gol anulado é ignorância ou má-fé. Quando não marcam lances assim para o Palmeiras, não observamos comentários dizendo que deveriam dar a penalidade. Criou-se uma regra, interpretação é direito do árbitro, desde que ele faça a opção contra o Palmeiras.
Fica cada dia mais evidente a existência de uma mobilização para impedir o sucesso do Palmeiras. Prova-se a tese que o nosso time somente conseguirá títulos quando tiver uma equipe MUITO superior aos concorrentes.
O futebol é cíclico e nem sempre o Palmeiras conseguirá montar times de primeira linha. Quando o clube voltar a ter times iguais ou apenas pouco superior aos demais, conseguirá alguma coisa, considerando esse tipo de trabalho feito contra ele?
Os jornalistas que mais se auto-intitulam sérios e defensores do “bem do futebol” são os que mais jogam sujo. Pior, é que ainda tem muito torcedor do Palmeiras que os respeita, considerando-os como referência. Não passou da hora de abrir o jogo em relação a esse pessoal, desmoralizando-os, publicamente?
Ola amigos do OV, só queria lembrar q o chororo da lusa começou no domingo passado quando cristhian tomou o 3 amarelo e o benazzi falou q era o efeito palmeiras.
Em relação ao acrescimo de 5 minutos no jgo ,foi devido as substituiçoes q foram 6 as caimbras dos jogadores da lusa e pela cera do goleiro .outro fato é q 5 minutos é para os 2 times e não só para o palmeiras,portanto a lusa tbm poderia ter feito seu gol.de resto já sabemos como é ,começamos a incomodar ai surgem essas insinuações baratas.
abraço a todos
Criar polêmicas em cima do Palmeiras serve muito bem para abafar determinadas situações.
Problemas sérios do futebol brasileiro são preteridos pela imprensa, substituídos por situações forçadas.
Não aconteceu nada de grave no futebol brasileiro, nesses últimos anos?
E o caso do “conflito de interesses”, ninguém se interessou pela discussão?
E o Palmeiras, continuará sempre quieto, permitindo que sua imagem, seu nome, seja manchando por gente sem o mínimo de dignidade?
O trabalho sujo feito contra o clube não tem base sólida. Desmascarar e desmoralizar quem faz isso é muito fácil e não compromete a posição do clube. Basta querer e ter habilidade de comunicação.
Ah, que vão pro inferno Jota FofóKa e Milton Neves! Provaram que NÃO ASSISTIRAM AO JOGO! COMENTARISTAS DE MELHORES MOMENTOS!
A Portuguesa pôs em campo uma retranca vergonhosa, ameaçando até cai-cai, além da violência durante todo o jogo, a que o juizinho de m**** assistiu embasbacado.
Venceu quem jogou FUTEBOL!!!!!! E não quem ficou segurando o jogo e fazendo cera, viu Benazzi, seu babaca!!!!!! Vá chorar em outro lugar!!!!!!
Quanto mais o tempo passa, mais eu percebo que Juca, O Ki-Furo, não é apenas um desonesto que utiliza o jornalismo esportivo - sendo que ele não é jornalista diplomado - para promover interesses nebulosos, seus e de seus amigos.
Ki-Furo, além do texto pobre e do total desconhecimento futebolístico (não conhece a história do esporte, dos times, de táticas, de nada) é um burro. Pura e simplesmente. O nível intelectual dele é baixo, muito baixo, raso demais, de dar pena, se um verme desses merecesse pena. Só que é exxxxperto, no melhor estilo “Gérson”, o que o torna perigoso.
Quanto ao Milton “Cabeção” Neves… Não vou nem me dar ao trabalho de gastar minha digitação.
E realmente está surgindo um “Esquema Traffic”, em tudo parecido ao “Esquema Parmalat”: contrate uma comissão técncia de ponta + ótimos jogadores, e está pronto o “esquema”.
E a maloqueirada e bambis que mordam o cú de inveja.
http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=122&nwid=21543
[[[......
Após bater Lusa, Leandro revela: “No ano passado jogaria toalha”
“Vou ser sincero: se fosse no ano passado, já tinha jogado a toalha. Mas ontem não. Esse grupo tem calma, tranqüilidade, é focado. A gente sabe que a torcida quer que o gol saia, mas tem que ter calma, tocar a bola. Nós, desde o inicio ate o término, nunca desistimos. Nunca jogamos a toalha, porque o futebol é assim”, comentou.
......]]]
A declaração do lateral esquerdo Leandro é de fundamental importância para o entendimento do futebol, especialmente para aqueles que nunca chutaram uma bola na vida.
O clima e o ambiente de um grupo são muito importantes para o rendimento em campo. Logicamente, clima e ambiente não ganham campeonato, se o grupo não tiver qualidade. Não é esse o ponto. Porém, tendo a qualidade técnica, clima e ambiente fazem a diferença. Grupos fortes ou com o mínimo de capacidade podem fracassar por fatores extra-campo.
E o ínfimo motoqueiro diz que o Caio Jr arrumaria melhor esse time.
E ainda acha que entende de futebol. É cupincha de outro safado.
Bom dia, palestrinos.
Primeiro, gostaria de parabenizar os organizadores do OV, é a primeira vez que entro aqui e pretendo voltar sempre.
Depois, o jogo contra a Lusa:
- concordo com a turma que aqui já comentou: a Lusa não jogou pra ganhar, queria apenas não perder.
- o lance da “chance de gol” anulada para Lusa: lance realmente complicado, não achei que o árbitro foi correto, mas o que aconteceria caso o jogo não houvesse sido parado não deve ser discutido. Juiz de futebol, assim como qualquer ser humano, erra.
- Com o tanto de porrada que o Valdívia desde que começou a mostrar seu futebol, levando cartões por reclamação e tendo que apanhar calado, acho um absurdo que alguém tenha a cara-de-pau de dizer que o juiz erra só contra o Palmeiras.
Qto a mídia:
Estou cansada de ver a mídia mostrando as coisas como ela acredita que deve ser vista, e não como ela foi de verdade. É triste saber que, se o Palmeiras perde, só se fala que o Palmeiras é isso ou aquilo, que ainda não está pronto ou que está voltando a apagar. Já se o Palmeiras ganha, nunca é nosso mérito, nunca foi o time que fez por merecer, puta merda, é sempre o juiz quem ganha jogos pelo Palmeiras…
“Esquema” Traffic - besteira, historinha para tentar, de outras maneiras, tirar os méritos do Palmeiras e o pavor das torcidas adversárias.
Corinthians dá muito dinheiro - a globo já comprou os direitos dos jogos da 2º divisão… Grande parte dos jogos do Palmeiras na 2º, eu tive que assistir na Rede Vida…
São Paulo é o time da moda - vive de marketing, e é atualmente o time brasileiro mais falado no mundo. Mostra à mídia o que eles querem ver (barraco), e por isso AINDA é o time da moda.
É, amicos, a turma toda tá apavorada com a maneira com que estamos nos organizando e com o futebol que estamos apresentando. Uma pena que precisaremos mostrar muito ainda pra que essa imagem seja modificada, se é que algum dia será. Enquanto isso, o Palmeiras deveria se manifestar e não mais permitir que certas coisas sejam ditas ou subentendidas.
A única coisa que se pode dizer desses senhores, é que são desonestos, muuuuito desonestos.
JK, gambá de carteirinha, não fala nada sobre o esquema (esse verdadeiro) da lavagem de dinheiro lá na Marginal sem Número. Nada fala sobre formação de quadrilha, fato bem conhecido lá pros lados do Rio Tietê. Nada fala sobre o título do Brasileiro, comprado em 2005. Nada fala sobre as arbitragens arrumadas e compradas para que o time dos lixos não caísse, em anos anteriores.
Nada fala porque é desonesto, porque não é jornalista….
É torcedor e daqueles bem imbecis, que estão sempre negando o óbvio e fomentando boatos, quando percebem que os elencos de seus times estão muito aquém do dos adversários.
Eu continuo dizendo, não leiam nada, não ouçam nada, não assistam nada, dessa impren$inha vendida e desonesta.
E quanto ao Merchan Neves, esse não vale a pena nem rebater as declarações…….uma nulidade total.
Ainda bem que temos a mídia palestrina, dez mil vezes melhor que essas porcarias acima citadas.
Abraços
Tânia “Clorofila”
http://www.sopalmeiras.com
1.) Vou defender o Miltão. Quem acompanha a carreira dele deve saber que sempre que tem uma oportunidade recorre ao discurso: “pobre lusinha, o time mais roubado do Brasil”. Já virou marca registrada. Me lembro de uma vez que ele disse: “Não existe mais ou menos penalti; ou é penalti ou não é. Mas tem penaltis que só é contra o Portuguesa.” Faz parte do folclore dele;
2.) No lance que a Lusa reclama, estou inteiramente de acordo com o Mauro Beting: não houve falta nem a favor, nem contra a Lusa. O jogo deveria seguir e Gustavo travaria o chute do jogador que finalizou a gol.
* o gol “anulado” do rebaixadão na vila foi nas mesmas circunstâncias - no momento da finalização, o jogo já estava parado.
3.) Com relação à família Kfouri, nada a acrescentar, a não ser que o filho também não me engana…
PC
Marco Verdao, (8 e 9), cuidado com o que voce fala, por que daqui há pouco vem gente aqui dizer que isso é viagem, que não somos perseguidos, que isso é complexo de patinho feio, etc. E depois essas mesmas pessoas se defendem dizendo que não foi isso que quiseram dizer. E alguns ainda caem nessa. Cuidado, caro amigo.
A discussão dos 5 minutos é absolutamente irrelevante - o gol foi aos 48 minutos. Se alguém tem que reclamar sobre os acréscimos, é o Palmeiras, pois aos 49,5 minutos a Lusa se beneficiando da sua cera, teve uma falata lateral que só não levou perigo pela péssima qualidade de seus jogadores.
PC
Trator Verde,
aproveitando que você apareceu para me provocar, já localizou minhas declarações pedindo a cabeça do Luxemburgo???? Tá valendo um jantar no Massimo!!!!! Como você não vai achar, e eu não tô a fim de tomar dinheiro de prego, pode me pagar um Xburguer no máXimo…
PC
Ouvi o Benazzi reclamando dos cinco minutos de acréscimo. Mas por que isso, já que o empate tirava as chances de classificação da Portuguesa?
O tempo maior que os “três minutos padrão” deveria ser um incentivo a mais para eles tenterem o gol da vitória, e assim buscar a díficil, mas não impossível, classificação as semi-finais.
Mas não, preferiram desistir e se contentar com um empate, que não a levaria a lugar algum. Merece um coro de “timinhooo, timinhooo” toda vez que entrar em campo daqui pra frente.
Eis um mal… a Portuguesa quer ser considerada time grande, mas se comporta como time pequeno…
Eu acho engraçada essa história de esquema, seja Parmalat, ou Traffic…. que titulo ganhamos e vamos ganhar que levante alguma suspeita?
de boa… Paulistas, Brasileiros, Libertadores, Rio-São Paulo, Copa do Brasil, que jogo que alguém lembra dessa época em que fomos escandalosamente favorecidos?
devemos perguntar a imprensinha, então citem os jogos e os momentos em que o Palmeiras foi ajudado! Eles vão falar que o Edmundo não foi expulso na entrada no Paulo Sérgio e vão começar a ratear…. vão omitir que o Tonhão foi expulso injustamente naquele jogo.
Bem diferente de assaltos históricos, Castrilli e os gambás, o Brasileiro de 2005, a regra esdruxula do Rio-São Paulo de 2002 que ajudou os bambis nos cartões, as ajudas a eternas aos gambás, bambis, Flamengo (os queridinhos…), o Botafogo no Brasileirão de 1995, a ajuda ao Vasco na João Havelange, o campeonato brasileiro “mandrake” dos bambis ano passado…
Já vi erros a favor do Palmeiras, gol impedido, penalti marcado incorretamente, mas tambem noto uma série de erros contra nós, que superam os erros a nosso favor.
Gambás, Bambis, são prejudicados muito raramente, o que aconteceu com a gambazada em Santos foi raro, há muito tempo que não os via prejudicados.
O problema é que não somos campeões com times meia-boca, sempre conseguimos nossas glórias com times muito superiores ao resto e assim será sempre!!! Enquanto isso eles continuam precisando do apito pra vencer com seus timinhos e mudando o foco pra não assumir que somos superiores!
Abraços a todos!
MILTON NEVES
A Lusa foi sempre “roubada”? Sua grande memória esqueceu do Roberto Nunes Morgado em 1975?
GODOI
Qual o comentário do Godoi sobre a reclamação do Benazzi, após Rio Preto x Lusa? Sabemos que ele é de Rio Preto e sempre gosta de fazer média com os times da cidade. Ele falou alguma coisa ou ficou quieto dessa vez?
BENAZZI
Reclamar de uma arbitragem, após ver seu time não perder graças aos erros capitais de um árbitro é prova mais do que suficiente de má-intenção. Engraçado que a imprensa não percebeu esse detalhe.
TEMPO DE ACRÉSCIMO
A critica sobre os acréscimos, na situação em que eles ocorreram, proporcionam uma excelente oportunidade para expor ao ridículo quem está reclamando. Levantaram a bola para o Palmeiras marcar o gol, bastaria concluir. O gol foi aos 48 minutos.
FIXAÇÃO DE IMAGEM
As situações apontadas como favorecimento ao Palmeiras são verdadeiras piadas. Isoladamente, não poder levadas em consideração. O problema é o eterno silêncio sobre os casos. Repetem-se as palhaçadas, tantas vezes, que os conceitos acabam sendo incorporados pelo meio esportivo por “osmose”. As mentiras tantas vezes repetidas se tornam fatos na mentalidade popular.
Camila (15), peço a licança de discordar de você em um ponto:
“São Paulo é o time da moda - vive de marketing, e é atualmente o time brasileiro mais falado no mundo. (…)”
Não, não é. As bichonas são absolutamente ignoradas mundo afora. Veja só:
Para quantos torneios e amistosos internacionais os bambis foram convidados para participar, de 1992 para cá? Algum time da Europa, mesmo os mais insignificantes, sei lá, uma Udinese da vida, convidou as moças para alguma partida festiva?
Algum torneio ou jogo amistoso nas Américas? Na Ásia? Na África???
Nenhum, ou quase nenhum. E quando foram convidados para um torneio importante, o ‘Ramón de Carranza’, em 1993, o Palmeiras também foi. E perderam para nós. E fizeram uma choradeira tão grande, tão absurda, tão grotesca, que nunca mais foram convidados.
Elas arrotam que são muito conhecidos no Japão. Grandes bostas. São nada. Time conhecido por lá é o nosso Palmeiras, que inclusive inspirou a criação de um time, o Verdy Tokyo (antigo Verdy Kawasaki).
Os bambis são apenas e tão somente uma verminose que delira e pensa ser uma serpente. E só.
Kleber, sobre o famoso episódio Edmundo/Paulo Sérgio, o Marco Verdão, algum tempo atrás, escreveu algumas coisas interessantes sobre esse caso… Não lembro os detalhes, mas é coisa para calar a boca de qualquer gambá.
Jean , concordo com vc. Na Argentina , por exemplo , os bambis são muito conhecidos , porém detestados.
Palmeiras e flamengo (com letra minúscula e só não escrevo menor porque não dá) são os times mais conhecidos e adorados por lá.
Outro dia mesmo , quando esse timinho do RJ foi estrear na Libertadores , em uma cidade muito pequena e que não me lembro o nome , a única camisa de times brasileiros que havia lá era do Palmeiras.
Portanto Camila , com todo respeito , mas isso não é verdade.
Aproveito para parabenizar a vc e a Tânia por virem aqui e opinarem com propriedade e conhecimento.
Não quero ser machista , mas é difícil encontrarmos mulheres que saibam discutir assuntos do futebol como os que são discutidos aqui.
Abraços.
1993
Algumas pessoas, com o passar do tempo, adotaram as opiniões de “torcedores-jornalistas”, como se fossem prova de fatos. Estes, começaram a montar um circo na imprensa paulista por não se conformarem que o Palmeiras saísse da fila, justamente em cima do seu clube de preferência. Conquista que esse clube não teve competência para realizar em 1974.
12 de Junho de 1993
Jogo: S. E.Palmeiras X Corinthians - Histórico da partida:
01 min. - Edmundo perde gol feito.
04 min. – Henrique comete falta por traz em Edmundo e recebe cartão amarelo.
10 min. – Roberto Carlos faz falta por traz em Paulo Sérgio e recebe o cartão amarelo.
15 min. – Henrique comete falta em Edmundo para o recebimento do segundo cartão amarelo. O árbitro dá a vantagem no lance e não adverte o jogador.
17 min. – Nova falta violenta de Henrique, desta vez em Evair. Luis Alfredo, locutor da Globo, diz que o lance era para expulsão.
18 min. – Sai Adil e entra Tupãzinho.
19 min. – Leandro, lateral direito, recebe o Amarelo por falta violenta em Edmundo.
20 min. – Marcelinho Paulista dá carrinho em Daniel Frasson e não leva cartão.
22 min. – Mazinho faz falta para cartão e não leva.
23 min. – Ezequiel faz falta para cartão e não leva.
28 min. – Zinho recebe cartão amarelo por reclamação. Reclamava da marcação de uma falta inexistente de Mazinho. A Globo mostra com imagens que a falta não existiu.
29 min. – Paulo Sérgio agride Edmundo. O auxiliar Oscar Roberto Godoi observa tudo e não comunica ao árbitro. Na transmissão da Bandeirantes, o repórter corintiano Otávio Muniz, relata uma briga entre o treinador Luxemburgo e o auxiliar Godoi. Diz o repórter. O Paulo Sérgio Chutou o Edmundo sem bola. As imagens não mostram o fato e o registro desaparece das edições de matérias. Esse vídeo foi revelado depois de muito tempo no “blog” da TV do Lancenet (maio de 2007)
37 min. – Zinho marca Palmeiras 1 x 0.
39 min. – Henrique faz mais uma falta violenta, a TERCEIRA após o primeiro amarelo, agora, em Edílson e é expulso. Toda a equipe da Globo, inclusive Juca Kfouri, elogia a atitude do árbitro.
40 min. – Ronaldo, após um ataque histérico, recebe o amarelo por reclamação.
41 min. – Cartão Amarelo para Edmundo que tenta revidar a agressão dos 29 minutos, ignorada pela arbitragem. Entra de carrinho em Paulo Sérgio, que pula de forma acrobática, como se tivesse sido atingido.
42 min. – Neto recebe o Amarelo, depois de jogada no meio de campo, reclamava cartão para o time do Palmeiras. Na transmissão da Globo, o Corintiano Juca Kfouri diz a frase: “Não há motivos até agora para a expulsão de jogadores do Palmeiras”.
46 min. – O árbitro encerra o primeiro tempo da partida.
Segundo Tempo:
05 min. – Marcado impedimento de Evair em situação clara de gol. Lance difícil, mas o impedimento existiu. Se a arbitragem fosse mal intencionada teria validado o gol.
15 min. – Tonhão lança Edmundo que é derrubado por Ronaldo (fora da área). Ronaldo finge ser atingido por Tonhão na seqüência e o goleiro simula contusão. Ronaldo e Tonhão são expulsos.
Comentários da equipe da Globo:
Arnaldo: A expulsão de Ronaldo foi clara – É lamentável, mas o zagueiro não fez nada.
Juca Kfouri: critica a expulsão de Tonhão e juntamente com Arnaldo e Luis Alfredo dizem que Ronaldo armou a expulsão do zagueiro.
26 min. - Edmundo perde gol feito à frente de Wilson.
28 min. – Evair faz 2×0 em jogada de Mazinho.
34 min. – Arnaldo elogia José Aparecido por não marcar um recuo de bola a Sérgio. A jogada foi não intencional.
38 min. – Gol de Edílson após conclusão de Evair na Trave.
40 min. – COMENTÁRIO DE JUKA KFOURI:
“Por coisas como essa, eu prefiro os campeonatos por pontos corridos. Esse terceiro gol não valerá nada, o jogo já está decidido e vai para a prorrogação. O Palmeiras tem, agora, nove pontos a mais que o Corinthians e, por todos os méritos, é o legítimo campeão. Terá que decidir o título em uma prorrogação”.
Aos 45 minutos ele diz: “Henrique e Ronaldo erraram, mas não podem ser vistos como vilões”.
Prorrogação - Primeiro Tempo:
02 min. – Edílson perde gol incrível embaixo das traves.
07 min. – Viola tenta jogada individual e perde para a Zaga.
07 min. – No contra ataque Edmundo enrola-se com o Zagueiro Ricardo e, na seqüência, recebe o pênalti. Os Corintianos reclamam e Ezequiel é expulso.
O Arnaldo diz que as reclamações são em função da falta de Edmundo em Ricardo. (A falta de Edmundo existiu, mas também existiu simultaneamente, a falta de Ricardo em Edmundo, por isso o árbitro deixou seguir, ai veio a penalidade).
10 min. – Evair cobra a penalidade e faz Palmeiras 1×0 na prorrogação.
Prorrogação - Segundo Tempo:
04 min. – Viola toca a bola com a mão e Neto recebe impedido, mesmo assim reclamam da arbitragem.
05 min. – Viola tenta cavar pênalti.
08 minutos. – Falta em Jean Carlo na entrada da área e, novamente, exagero nas reclamações.
Comentário do Juka:
O Palmeiras é o legítimo campeão e espero que o Corinthians tenha a dignidade de não forçar mais duas expulsões.
15 min. 22 seg. – José Aparecido encerra a prorrogação e o Palmeiras é o legítimo Campeão Paulista de 1993.
Jean e Bruno, obrigada pela correção e pelos parabéns. Acho que me expressei mal mesmo, afinal isso realmente não é verdade (na realidade, isso é o que eles TENTAM fazer, vendendo seus produtos de marketing mundo afora). Vou procurar me informar melhor antes de falar novas bobagens - tenho muito o que aprender por aqui.
Abraços!
Marco Verdão (28),
não entendi nada!!!!!!!!!
PC
[[[[[ UM EPISÓDIO HILARIANTE... ]]]]]
Bruno (25), e quer saber a maior? Eu pensei que fossem, mas nem na Argentina elas, as moças, são muito conhecidas!
Um conhecido meu foi junto com o pai para a Argentina (ambos torcedores do SPFW), algumas semanas atrás. Aproveitaram o fato de que o Boca jogaria no sábado, e o River, no domingo, e fizeram um “tour futebolístico”: decidiram assistir aos dois jogos.
(Aliás, sobre o gambá argentino, o Boca, me contaram algo interessante: alguns comerciantes, em conversa informal, confessaram que, quando tem jogo do Boca, TODO O COMÉRCIO PRÓXIMO À “BOMBONERA” FECHA PARA EVITAR SAQUES! Beleza de torcida, hein?)
Bom, quando foram assistir ao jogo do River no domingo, aproveitaram para ir na loja oficial do clube comprar alguns badulaques. E esse meu conhecido, meio puto da vida, foi reclamar (logo para mim) de um hilariante episódio. O balconista da loja do River perguntou se ele, mesmo brasileiro, torcia por algum time argentino. A conversa foi mais ou menos assim:
(PERDOEM O PORTUNHOL, MAS FICOU MUITO ENGRAÇADO!)
- Não, não torço. Sou sãopaulino em qualquer lugar do mundo!
- Sanpalino? Cual es el nombre de tu equipo?
- São Paulo.
- San Paolo? Es el equipo de Alêx?
- Alex? Que Alex? Alex Dias?
- Él es mejo-campista, cierto?
- Não, é zagueiro. Defensor.
- Non, él non es defensor. Alêx, mejo-cámpista… Camija diez, creo que es ataquiante…
- Não, meu time tinha o Raí…
- Non, Ray non… Es Alêx!
- Meu time é o São Paulo, tricampeão da Libertadores, tricampeão mundial. Você não conhece?
- Creo que sí. Cual la cor de tu time?
- Preto, vermelho - rojo - e branco.
- Ah, non. Alex liogava num equipo bierde…
E meu conhecido, meio puto:
- Verde? É o Palmeiras?????
E o balconista:
- És eso! Palmieras! Ese Alêx es un craqui. Que rugador fandásdico!
E meu conhecido completou a confissão mais ou menos assim, NO MAIOR CHORORÔ:
“Pô, quando eu vi que o cara não conhecia o SP, fiquei tão puto que deixei meu pai lá, escolhendo uma camisa, sei lá, e fui esperar fora da loja. Pô, não conhecer o SP e conhecer o Palmeiras, é o fim da picada. A gente é Tri-Mundial, porra!”
E eu só dava risada… “Pô, e vocês se dizem o time brasileiro mais conhecido do mundo! Se nem um argentino, que é logo alí do lado, e ainda balconista de uma loja de time, ou seja, deve respirar futebol o tempo todo, conhece o teu time, quem que vai conhecer? Háháháháháháháháháháháháháháhá!!!!!”
E quando eu encontro esse conhecido, me dirijo à ele assim:
- E aí, “Alêx”?
Putzaquipa………
Excelente, Marco Verdão!!!!!!!!!!!
Voltei no tempo, a turma aqui tá achando que sou louco, já que no momento estou nas numeradas do panetone (local onde assisti ao jogo), gritando sem parar:
É CAMPEÃO!!!!!!!!!
CHORA VIOLA, IMITA O PORCO AGORA!!!!!!!!
E a mais gostosa:
CHORA CURINTIANO,
CURINTIANO CHORA,
PEGA ESSA BANDEIRA,
INFIA NO C. E VAI EMBORA!!!!!!
Quem viveu, jamais esquecerá
Ganhei o dia!!
Abs
PC
O comentário 28 traz as informações citadas pelo Jean Carlos (26).
Indiretamente, acaba servindo também para ilustrar o debate sobre imagens plantadas que não correspondem à realidade.
Marco Verdão (28), MUITO OBRIGADO! Agora eu vou salvar e imprimir essas informações sensacionais, sobre a inesquecível final de 1993. Para esfregar na cara do primeiro gambá que falar novamente, em tom de choro, do episódio Edmundo/Paulo Sérgio. Valeu!!!
Camila (29), não há porque se desculpar. Na verdade, eu gostei muito das suas observações no post 15, e repito os parabéns do Bruno à você!
Marco Verdão,
a repercussão do “esquema Parmalat” foi a mesma que o empréstimo de Cuba para o PT em caixas de Whisky.
No primeiro, só Flávio Prado e seus ouvintes e leitores com Q.I. abaixo de 4,5 acreditaram. Nem o mais fanático curintiano se convenceu;
No segundo, só a Veja e seus leitores cansados acreditaram. Nem a oposição usou isso como trunfo eleitoral.
PC
E.T. - com relação à reclamação do rebaixadão pela não expulsão do Edmundo, a imprensa da época, em geral, tratou com o chororô do sp pelos 3 penaltis marcados: Simplesmente chororô, salvo, é claro, os de sempre…
* e a transmissão da finada manchete foi muito melhor que a da Globo!
PC
PC, então o programa do Flávio “bambi” Prado é ouvido demais. Pois o que eu escuto de gambá e bambi chorando e reclamando (embora sem convicção, pois sabem que é MENTIRA) do tal “Esquema Parmalat”, não tá escrito.
Para mim, o que os infelizes torcedores dessas ridículas agremiações fazem é pura, simples e patética auto-defesa: preferem ficar repetindo m*rda, ao invés de assumirem que seus times são um lixo.
Mas o choro é livre, já diz o ditado!
Escrevi para atender a dúvida do Jean Carlos e não vou discutir sobre algo que milhares de pessoas repetem. Essa expressão não surgiu aqui no OV.
Não me interessa que transmissão foi a melhor, relatei o que a emissora de maior audiência registrou. Não dei opinião sobre a transmissão.
Quem tem esse jogo de 93 na íntegra, para comercializar?
Felipe,
A Ponto Verde tem.
Só para constar, em 2005, quando o assunto era o escândalo dos esquemas de arbitragem, a ‘Placar’, cujo editor é lacaio do Ki-Furo, teve a cara-de-pau de estampar eu uma capa algo mais ou menos assim:
“O atual escândalo da arbitragems respinga até no Esquema Parmalat”
Ridículo.
Camila , fique tranquila! Vc não errou em nada. Vc é mais do que bem-vinda (desculpem-me a ‘folga’ , Tiago e Rafael) e aqui o espaço serve justamente para serem colocadas opiniões e discutidas sempre da melhor maneira possível.
Marco Verdão (28) , sem mais comentários! Voltei no tempo e me lembrei de tudo. Inclusive do meu irmão pagando promessa : ele deu a volta na arquibancada de joelhos.Ficamos esperando a torcida adversária sair e depois da autorização de um policial , ele pagou o que havia prometido e ainda fez questão de fazer o caminho mais longo , lá em cima , ao lado do muro. O policial nos acompanhou o tempo todo.
Eu confesso outra : comecei a chorar no gol do Zinho! Todas as vezes que imaginava que veria meu time campeão pela 1a vez , eu não conseguia conter as lágrimas.
Entrei de graça nesse jogo. Mas essa é uma outra história.
Jean (31) , essa é hilária mesmo! Tenho um cliente que é argentino e que confirma essa nossa ‘teoria’.
Felipe Fantin (39) , a Ponto Verde e também no site do PTD : http://www.palmeirastododia.com/index_1.htm
Abraços.
Jean
(37) - foi exatamente o que eu quis dizer: chororô de torcedor. Só ouve o Flávio Prado quem quer procurar subsídio para justificar o injustificável. Isso não ecoa mais há muito tempo. Quem tá querendo ressucitar é o Marco Aurélio Cunha, mas por enquanto só foi motivo de chacota.
(41) - a placar é da mesma editora da Veja. É o estilo civita de jornalismo…
PC
Jean , sensacional e hilário!!! Tenho um cliente argentino que confirma essa nossa ‘teoria’.
Camila , fique tranquila! Vc não cometeu erro nenhum. Erro cometeria de torcer para o SPFW. Seja muito bem-vinda!
Marco Verdão (28) , voltei ao passado por alguns instantes. Eu estava com 18 para 19 anos e ainda não tinha visto meu time ser campeão. A última tinha sido quando eu ainda tinha 2 anos apenas.
Nesse dia eu comecei a chorar quando o Zinho fez o 1° gol. Só de pensar que veria o Palmeiras ser campeão pela 1a vez , eu não controlava as lágrimas!
Meu irmão tinha feito a promessa de dar a volta de joelhos em todo anel superior do estádio. E cumpriu depois que a torcida adversária se foi e que um policial o autorizou. O policial o acompanhou durante todo o ‘pagamento’.
Eu entrei de graça nesse jogo! Mas essa é outra história.
Eu já tinha escrito tudo isso aqui e quando dei o ‘enter’ , não sei o porque , mas tudo se apagou! Acho que foi a emoção!
Abraços.
Marco Verdão (38),
quando disse que o transmissão da Manchete foi melhor, simplesmente quis efatizar que desde os mais remotos tempos, quando muito Palmeirense da gema achava o Juca um jornalista sério, eu já o ignorava solenemente. Ademais, sempre gostei muito do Osmar Santos.
Pelo menos, o seu cometário sobre o jogo me fez tomar conhecimento que, em plena transmissão da globo, com narração de um são paulino, comentários técnicos do mais ordinários dos curintianos e comentários de arbitragem do pateta arnaldo, o Palmeiras foi exaltado como legítimo, indiscutível e merecido campeão. O resto é chororô do rebaixadão…
PC
PC,
Exatamente.
Essa é a grande contribuiição dessa transmissão. Quem puder conseguir o DVD, poderá comprovar.
Nessa gravação temos a oportunidade de observar a opinião de algumas pessoas, no momento da partida e compará-las com o que essas mesmas pessoas dizem hoje.
Por esse tipo de situação, prefiro usar exemplos para debater alguns assuntos. Podemos analisar, por meio de fatos do passado, problemas enfrentados, hoje.
Eu acho que a Lusa foi sim prejudicada pelos acrescimos do árbitro.Na minha conta tinham que ser pelo menos 8 minutos, o que daria mais três para eles tentarem o empate…
Pedro.
Reclamar de acréscimos dados pela arbitragem é, na minha opinião, desespero e choro de perdedor. Pergunto: os acréscimos foram dados somente para o Palmeiras tentar o gol? A Portuguesa parou de jogar durante os acréscimos? Ora, essa, de todas as desculpas esfarrapadas que arrumam para contestar as vitórias do Palmeiras, é a mais absurda e indecente delas. O gol nos acréscimos foi do Palmeiras, mas poderia ter sido da Lusa, como poedria a Portuguesa ter empatado, no último lance do jogo em que houve um cruzamento para área do Palmeiras originado da cobrança de uma falta. OQUE EU QUERO DEIXAR CLARO É QUE ACRÉSCIMO NO TEMPO É EXTENÇÃO DO JOGO E, POR ISSO, QUALQUER TIME PODE MARCAR OU SOFRER UM GOL. OS MINUTOS ACRESCIDOS SÃO AO JOGO E NÃO À ESTE OU ÀQUELE TIME.
PELO AMOR DE DEUS!!
Marco Verdão (45)
E se pergarmos a transmissão do último clássico nosso, foi a mesma coisa. Ninguém falou que o juiz ajudou o Palmeiras. Depois veio o chororô. E chororô, é chororô. Tem que ser registrado, afinal, a opinião do perdedor é importante para a reportagem da partida.
Depois dão corda pro chorão, a fim de segurar a audiência. Por fim, o imbecil acha que está abafando e fica correndo atrás de repórter para continuar chorando, até a hora que começam a tratá-lo com o bobo da corte.
O mac conseguiu a proeza, mas para azar o dele surgiu um delegado de polícia mais chorão ainda que está ocupando todo o seu espaço na mídia. A moda agora é chororô do rebaixadão. E nós não temos absolutamente nada com esse novo chororô.
PC
Chororô por acréscimo só vale pra quem está com 2 jogadores a menos em campo, e mesmo assim, nem sempre…
PC
Amigos , se o árbitro tivesse dado 8 minutos de acréscimos e , além do gol do Preá aos 47′50″ , a Portuguesa tivesse empatado , O CHORORÔ SERIA O MESMO?????????
Vão varrer areia na praia , Benazzi , Kfouri , MN e quem mais achar que está errado.
Abraço.
Rafael, muito bom. Insinuante cabeça, deste um cruzado no boato.
on 28 Mar 2008 at 12:12 am2Renato
“os rebaixados “RIOS””.
Mais devagar com um dos Rios. O preto tá vivíssimo e, não tivesse sido operado contra a Portuguesa, estaria fora do rebaixamento.
on 28 Mar 2008 at 2:03 am5Rodollfo SppyX
“Palmeiras vai ser campeão da tríplice Coroa esse ano”.
Cara, eu penso que dá pra repetir 1972 e 93 e levar tudo. Não esqueça da Sul-americana.
on 28 Mar 2008 at 2:46 am7sempre verde
“SERÁ? A HIPÓTESE É VIÁVEL!
Uma malinha branca não seria de todo descartável.”
Caro, tive um vislumbre de mala preta quando o boquirroto Benazzi saiu reclamando contra o justo terceiro cartão que Cristian levou em Rio Preto, por simulação. As bobagens proferidas pelo técnico da Lusa após a merecida derrota para o Palmeiras são o lamento de quem olha o ouro escorrer por entre os dedos. Pô, faltava tão pouco…
on 28 Mar 2008 at 12:19 pm24Marco Verdão
“GODOI
Qual o comentário do Godoi sobre a reclamação do Benazzi, após Rio Preto x Lusa? Sabemos que ele é de Rio Preto e sempre gosta de fazer média com os times da cidade. Ele falou alguma coisa ou ficou quieto dessa vez?”
Assisti, coisa rara, ao programa da quinta-feira. Godoi não falou bobagem. Disse que o Rio Preto foi roubado contra a Lusa. Não recordo se ele falou algo sobre a reclamação do Benazzi. Disse também que o Rio Preto não ia cair. Fiquei temeroso, pois torço para que se safe. Como o Godoi costuma falar muita coisa sem fundamento, temo pelo Rio Preto.
Aquele abraço.
Bruno (50),
“Amigos , se o árbitro tivesse dado 8 minutos de acréscimos e , além do gol do Preá aos 47′50″ , a Portuguesa tivesse empatado , O CHORORÔ SERIA O MESMO?????????”
Com certeza não, Bruno! A Imprençinha, liderada por Ki-Furo, estaria agora arrotando sobre “O HERÓICO E HISTÓRICO EMPATE DA PORTUGUESA”.
Corja de canalhas.
PC (48),
Mais nessa a gambazada tem razão em reclamar. Diferente do Jd. Leonor.
Mas vejam que palhaçada:
Aquela PUTA da Renata Fan, anunciou ontem e hoje, que o Marco Aurélio Cunha, aquele anão filho da puta dirigente dos bambis, tem um telefone no qual apenas ele liga para o programa, e toda hora é aquela biscate loira falando: “Ohhh Dr. Osmar, o Marco Aurélio disse que a torcida do SPFW vai ser a maior do Brasil, e que não sei o que e não sei o que lá…” Como se SPFW e gambazada fossem os maiores rivais do mundo.
Esse anão de merda por acaso comprou a band? É diretor do programa? Só ele que aparece naquela joça, que porra!
Parece uma estratégia, para os bambis ficarem em primeiro plano. Pois mesmo com o Palmeiras há 7 anos sem título, bastou metade de um semestre e a bicharada já SUMIU OUTRA VEZ.
E esse Dr. Osmar, apesar de bom comentarista na minha visão, agora me faz ter certeza de que é outro palhaço ali no meio. Parece ser pago pra ficar discutindo com aquele bambi, é impressionante…
Rafael Pereira (53),
o pior é que eu acho que o rebaixadão está errado. Pra mim, o lance do Kleber Pereira foi regular, contato físico, coisa do futebol. O cara contrata o perdigão e agora vem com chororô…
PC
Reforço o que já comentei algumas vezes.
Os exemplos são muito bons para o melhor entendimento de algumas situações. Precisamos, apenas, tomar o cuidado para não substituir o assunto principal pela discussão dos casos isolados.
No meu entendimento, todos os comentários feitos aqui sobre reclamações de arbitragem têm o objetivo principal de mostrar as incoerências, combater as tentativas de levar vantagens pessoais e de denunciar golpes baixos contra a imagem do nosso clube, falando em termos de Palmeiras.
Sabemos que grande parte disso tudo não passa de circo, de tentativa para encobrirem falhas e menosprezar o adversário. Entretanto, precisamos manifestar nossa opinião, pois quem cala, concorda.
Não devemos esquecer que apenas uma pequena parcela do público acompanha com detalhes o futebol e tem noção de tudo isso. O grande público se orienta pelos formadores de opinião e pelos veículos tradicionais de imprensa. Para o grande público, esse pessoal da imprensa trabalha de forma séria e imparcial. Isso é um fato. Está começando a mudar, mas ainda é assim.
Analisando em termos de futuro, esse tipo de imagem negativa pode atrapalhar uma equipe. Quem for trabalhar na arbitragem de jogos importantes poderá não se sentir à vontade para interpretar algo a favor do Palmeiras, por exemplo.
No momento de uma interpretação de jogada, não seria difícil que o profissional faça a opção pelo lado oposto, apenas pelo fato de não ver especulações a respeito do seu trabalho.
Esse tipo de pressão, esse tipo de constrangimento é o que buscam as pessoas que usam os meios de comunicação para fazer esse choro em cima das arbitragens.
Todos podem ter certeza de uma coisa, tanto o baixinho, quanto o delegado, fizeram pressão pensando nas finais.
O Campeonato Brasileiro de 2007 foi o mais contaminado por erros de arbitragem da história, sendo que esses erros não mereceram destaque da imprensa esportiva.
Caso houvesse reclamações, logo que começaram a errar sempre para o mesmo lado, as falhas continuariam?
Cito 2007 para comparar com o momento atual. Os erros de 2007 não foram tão cinematográficos como aquele de 2005, mas foram em muito maior quantidade.
Minha conclusão é que o grande agente de pressão sobre arbitragens são os próprios jornalistas, quando dão espaço para dirigentes sensacionalistas, quando omitem fatos que não lhes interessa e quando exploram situações que beneficiem seus clubes escolhidos.
A mesma situação terá vários desdobramentos na imprensa, dependendo do lado que ela prejudique ou beneficie.
Os árbitros, em grande parte das vezes, acabam pagando a conta.
Ei Rafa, a entrevista com o Gustavão Xerifão está no ar lá no Carcamanos.
Dêem todos uma passada por lá pq ta sensacional!
Uma certeza eu tenho : os árbitros são muito ruins!!!
Sempre foram e agora estão piores ainda. São mal preparados técnicamente , tem um condicionamento físico apenas razoável e psicológicamente , por mais que neguem , são muito frágeis. A culpa disso não é só deles. Cabe as federações e confederações darem as devidas condições para que esses ‘defeitos’ sejam , pelo menos , minimizados.
Mas também , há alguns casos diferentes em que entra a falta de caráter do árbitro , como o Edílson P. de Carvalho no Zveitão-05 , que é uma das mais ridículas situações que já ocorreram no futebol mundial.
Diga-se de passagem que o mais bonito foi quando esse juizinho vendido apanhou na cara , de um imbecil de um gambá na porta da PF , que reclamou que o seu time tinha sido prejudicado. E foi o mais favorecido , se não o único naquele campeonato.
‘E vamo que vamo!’
De tudo acontece no futebol , e sempre por culpa deles direta ou indiretamente.
Bruno, (58)
Aproveito seu comentário, pois ele dá a oportunidade de um esclarecimento.
Eu não quis discutir a qualidade dos árbitros de forma proposital.
Concordo com tudo o que você escreveu, apenas acrescento algumas observações.
Tento escrever sobre o que ainda não é consenso. Acredito que a ruindade dos árbitros jamais poderia servir para encobrir outros problemas, talvez até mais sérios, como é esse da pressão sobre eles, feita pela imprensa.
Considerando que são ruins, sob pressão, a situação piora ainda mais.
Acredito que o problema é mais complexo e não se limita a uma só condição, a ruindade.
PC,(20) se a carapuça serviu, não posso fazer nada…..
E sua arrogancia e prepotencia nao tem fim mesmo, não??
“aproveitando que você apareceu para me provocar,”
Tipica frase de quem se acha muito mais do que é! Se voce acha que vou perder meu tempo com alguém insignificante que nem voce, que adora polemicas inuteis pra aparecer, ja te disse: comigo isso não cola!
Ademais, acho que vc já pode começar seu blog. Sua estratégia jé deve ter dado efeito na cabeça dos incautos de plantão!
Marco Verdão,
concordo que temos que ficar atentos para que os erros favoráveis e contra nossa equipe sejam proporcionais aos de outras. No brasileirão 2007, erros favoráveis e contra o Palmeiras houve na proporção média. Talvez outros clubes tenham sido mais favorecidos e outros mais prejudicados. Mas não podemos creditar o título delas somente aos erros de arbitragem em seu favor pois a diferença de pontos para o vice foi gritante. E nem o rebaixadão pode reclamar que só cairam porque mandaram voltar 150 vezes um penalti ou porque suspenderam o “são finazzi” do jogo decisivo…
Por outro lado, tem que saber a hora certa de gritar. No último brasileirão, gritamos quando levamos de 5 do cruzeiro. Aí fica com cara de chororô, igual ao do anão de jardim nos últimos dias. Não dá pra botar culpa na arbitragem por uma goleada…
Vou confessar uma coisa: nos mais de 30 anos que acompanho futebol, só em duas oportunidades me senti ultrajado por fatores extra-futebol. A primeira foi um manobra de bastidores que deu o terceiro título brasileiro ao vasco (aliás, sem bastidores eles só levaram o de 89, porque 74, 97 e 2000 tiveram mutreta). A outra foi por uma arbitragem pra lá de paraguaia na semi-final da libertadores 2001, que nos tirou da final do mundial (o outro finalista era mexicano e não disputaria o mundial nem em caso de vitória.
PC
Trator Verde,
Não é que a carapuça serviu. A sua indireta foi tão tosca que não poderia ter sido mais direta…
Com relação ao desavio, já vi que você PIPOCOU!!!!!!!!!
PC
“desafio”, desculpe o erro de digitação!
Essa história de “esquema” é absolutamente irritante. Impressiona a maneira como PIG quer desmerecer e diminuir nosso time, nossa administração. Enfim: tudo o que é Palmeiras.
Mas, parafraseando o Zagallo, eles vão ter que nos engolir.
Abraço a todos.
PC,
A discussão sobre 2007 é longa e já fizemos aqui, listando fatos.
Acompanho campeonatos brasileiros há muitos anos e tenho plena convicção que nunca um campeonato brasileiro teve o seu destino tão alterado por erros de arbitragem quanto 2007. Muito mais que 2005.
Os diversos jogos já foram bem detalhados, tanto aqui, quanto no Mondo Palmeiras.
Foram erros seguidos, em todas as rodadas, até que eles chegassem à ponta da tabela. Erros censurados, que a imprensa escondia. Depois que o time chegou à ponta e sentiu-se seguro, foi só administrar. A diferença de pontos foi uma conseqüência desse clima de conforto.
Quando tudo estava resolvido, chegaram a errar contra. Serviu para justificar.
Analiso arbitragem de uma maneira diferente. O exemplo do jogo do Cruzeiro não se aplica.
Um árbitro que deixa de marcar uma penalidade depois de um bloqueio da barreira, expulsa um jogador, indevidamente, INTERFERE NO RESTANTE DO JOGO.
Será que ele não viu o bloqueio?
Mais ou menos, a avaliação que fiz sobre a não expulsão do Danrley em 1995. O cara dá uma voadora, na frente de todo mundo. Todos viram e ele não é expulso! MUDOU O JOGO dai para frente. Um time com nove, com um goleiro reserva com o dedo quebrado, não aplicaria uma goleada de cinco!
Analise de arbitragem não é matemática simples. Uma penalidade marcada errada para cada lado não é igualdade nos benefícios.
Uma penalidade marcada errada no início de uma partida pode fazer o time que leva o gol a abrir o jogo e levar outros. No final, caso esteja perdendo por quatro ou cinco, de nada vai adiantar que o mesmo árbitro marque outra penalidade errada, só que a seu favor.
Eu não sei se o Palmeiras iria ganhar do Cruzeiro e se iria cometer os mesmos erros. Tenho certeza apenas que se o bloqueio de Vôlei fosse marcado e o Pierre não tivesse sido expulso, teríamos outra partida.
O grande problema é que acabamos nos envolvendo no mesmo clima de reclamações, criado por esse pessoal que comentamos. Não se esqueça que fazemos comentários após os fatos consumados, pela simples razão da imprensa se omitir. Somos obrigados a falar o que acontece, mas não se registra. Essa é a grande diferença.
Vamos descontrair um pouco:
Alguém entendeu o que a Mily Lacombi quis dizer hoje no Arena Sportv?!?!?
Angústia na Unha?!?!?!?!!
kkkkkkkk
O contexto era sobre técnicos que poupam seus times, em competições diferentes, mas deixa pra lá… Angústia na Unha é demais!
É uma figuraça!
Ela rivaliza prá valer com o Muller no quesito Pérolas. Deve estar dando empate técnico nesse ano.
desculpem o comentário tosco…
Marco Verdão,
até um impedimento mal marcado no início do jogo, que mata um contra-ataque pela lateral do campo, próximo à divisão central, ou uma falta invertida na intermediária, podem influenciar no resultado final. Mas, na minha opinião, tudo isso não deve ser encarado com uma conspiração. Se deve mais ao despreparo dos árbitros que, ao contrário dos jogadores e técnicos, não podem se dedicar exclusivamente ao futebol. Se não tiverem uma profissão, são enxotados dos quadros de arbitragem.Um verdadeiro absurdo, resquício de autoritarismo.
Acho que tem que saber a hora de reclamar e atirar no alvo certo. Por exemplo, o trabalho do Palmeiras, neste quesito, em 2008 está anos-luz à frente dos adversários. Explico melhor: o Luxemburgo está batendo no alvo certo. Ele não critica a arbitragem em si e sim o Cel. Marinho que, absolutamente, não é do ramo. Enquanto isso, as meninas e o rebaixadão bateram no árbitro mais experiente, cotado a representar o Brasil na próxima Copa. O Sálvio, por ser referência, influencia muito mais os árbitros novatos do que o patético e autoritário Cel. Marinho.
Por isso chamo o Luxemburgo de Doutor. Além de ser o melhor técnico do futebol brasileiro, ele é macaco velho…
PC
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Palmeiras/0,,MUL373814-4403,00.html
Mais uma manchete tendenciosa, o pior é que o texto prova exatamente o contrário. Se puder comentem…
Abraços e parabéns pelo trabalho e eus frutos !
Luiz
PC,
Quem é do ramo?? Arnaldo?? Wright?? Armando Marques?? Godoy (esse faz estágio no Jd. Leonor)?
Quem você acha que deveria assumir a posição do - fraquíssimo, diga-se - Cel Marinho?
Concordo inteiramente com o Marco. O seu argumento sobre um impedimento pode influenciar no final é válido… Assim como um lateral invertido, uma falta invertida. Acontece que existem graus de influência. E isso você não está levando em conta na sua comparação.
Sugiro uma leitura á Seção Edílson do blog 3VV. Leia e, logo após, leia os comentários do Marco no post 66 sobre a tranquilidade que se tem quando tudo “conspira” (já que vc quer usar o verbo) a favor.
Apenas para constar, não tenho a pretensão de fazê-lo mudar de idéia e respeito sua opinião. Apenas exponho a minha.
Marco Verdão - Post 28
Perfeito, foi exatamente o que aconteceu e alguns malandros agora fingem que esqueceram.
Quem viveu isso, sabe a superioridade que era o time do Palmeiras em relação ao time dos gambás.
Não fosse tamanha a rivalidade, seria de dar dó ver os gambás desesperados tentando parar Evair, Edmundo e Cia.
E a Nação cantando:
BOI BOI BOI, BOI DO EVAIR
PALMEIRAS CAMPEÃO, VAI CAIR O MORUMBI!!!!!
Se houve um esquema naquela época, foi o do planejamento fora de campo e o da competência, vontade e talento dentro das quatro linhas.
Marco Verdão, você é o que costumava ser só Marco?
Abraços
Caro Luiz Verdão, também fiquei estupefato com essa matéria, realmente é um absurdo. Falar que o Palmeiras tem uma pequena vantagem, sendo que ganhou mais da metade das partidas disputadas é um desrespeito muito grande com a inteligência dos torcedores. Azulinho é freguês do Palmeiras e isso todo mundo sabe. Abraços.
Os gols da LUSA e GAMBA anulados os juizes pararam o lance antes do gol teve falta nos jogadores do Santos e Palmeiras.
…
Essa história de esquema PARMALAT e TRAFFIC é desculpa de quem não sabe perder sou SANTISTA e vivi está época indo aos estádios ver o Santos FC e o Palmeiras com o meu pai o Palmeiras ganhou todos os títulos na bola é papinho da pífia imprensa paulista que querem ver só GAMBAS e BAMBIS ganhando.
…
Vocêis viram o escandalo ontem com a derrota dos GAMBAS na Vila? Um absurdo total a impressinha ficou doida.
…
Hoje de manha assisti o compacto do classico na BAND realmente, foi de dar nojo a transmissão realizada pela Bandeirantes. Godoy, Fernando Fernandes, Luciano do Valle e o ridículo e pretensioso Neto não passam de imbecis, mentirosos, bem como nocivos ao jornalismo esportivo.
…
Por falar no lamentável Neto, certo estava o Chico Anysio, quando, em 1994, no programa “Cartão Verde”, da TV Cultura, ao discutir com o corintiano Serginho Groismann, disse que o atual pretenso comentarista pensava que jogava mais do que realmente jogava.
…
Gravei também o Arena Cláudio Carsughi, André Rizek, Caio Ribeiro e Carlos Ceretto também analisaram o clássico de forma isenta.
…
Por isso que eu só ouço o Claudio Zaidan esse é BÃO!
Roberto Verdão,
para o lugar do Cel. Marinho, não precisa, necessariamente, ser um ex-árbitro. Basta ser uma pessoa ligada ao futebol e não do Batalhão de Choque.
Já debati arbitragem no 3vv. Algumas vezes não concordo com o que foi escrito e, na maioria, estou de acordo. Só acho que o campeonato do ano passado não foi decidido no apito, nem nos bastidores. Foram os de 74, 95, 97 e 2005 (e mais ou menos o de 2000).
*minha idéia não é imutável. Se me convencer que estou errado, mudo com a maior tranquilidade. Por isso gosto do debate. Tudo que é dito, levo em consideração para formar minha opinião.
Abraços,
PC
Frase de um santista anônimo: “O Pinto foi até gentil, enfiou com carinho e delicadeza. Quem arrombou a retaguarda corintiana foi o Kleber Pereira. Um estupro”.
…
Frase não ouvida da corintiana ministra do Turismo
…
“Já que o Pinto é inevitável, relaxa e goza”.
Marco Verdão (59) , eu entendi o que vc quis dizer. Fui eu quem coloquei que existem os ruins e os sem caráter.
Hoje os árbitros sofrem muito , pois , em cada jogo há 18 câmeras filmando em cada estádio. Quase nada passa em branco. Chuto que 98% dos lances são filmados e é impossível que árbitros e bandeiras vejam tudo. Isso joga , de forma muito cruel , a pressão sobre os árbitros.Isso obriga que eles sejam perfeitos e sabemos que perfeito ninguém pode ser.
Por isso mesmo que concordamos que o problema é muito mais complexo. Por isso também que eu disse que as federações e confederações devem dar muito mais condições (técnicas , físicas e psicológicas) de trabalho a esses ’senhores e senhoras’.
Só um comentário sobre o filho de uma quega do Godoy. Em um jogo contra os gambás , esse filho da sujeita de vida fácil , após uma reclamação do Evair (a quem o corno credita o título de ‘jogador mais chato que ele já viu’) num lance que a bola saiu prá lateral , o juiz ‘rio-pretano-e-gambá’ virou pro Vampeta e disse : pega a bola que o lateral é nosso!!!
É esse o tipo de árbitro que temos no país!
O que não nos mata , nos fortalece!
O argumento de que o São Paulo não foi ajudado em 2007 pois ficou muito a frente do segundo colocado é uma faca de dois gumes. Ninguém, nem mesmo o São Paulino mais fanático, acredita que o São Paulo era tão superior a esse ponto. Os números do campeonato não explicam essa diferença de pontos. O São Paulo não era o time que mais chutava em gol, que melhor passava, que tinha mais posse de bola, que cobrava mais escanteios etc… Se você comprasse o time inteiro do São Paulo e colocasse com a camisa do Botafogo (e os dirigentes do Botafogo e o que os torcedores pensam do Botafogo e como a imprensa cobre o Botafog, etc…) o Botafogo não seria campeão. Não com esssa margem de pontos.
Isso posto, não quero dizer que o São Paulo foi campeão graças a arbitragem. Mas a soma de vários fatores, de várias pressões, de várias simpatias da imprensa e até de acordos com Ricardo teixeira facilitam a trajetória do time. Ignorar isso é ignorar o óbvio. E tenho certeza que o PC concorda em parte com isso. Tanto que ele chama o Luxa de Doutor. E de trouxa o Luxa não tem nada. Prefere fazer as suas pressões a ficar chorando após o leite derramado. (Eu também prefiro)
Ou vocês acreditam que o comportamento do Valdívia em campo mudou muito? Mudou nada, mudou como ele é visto pela imprensa e arbitragem, e nisso o Luxa faz um ótimo trabalho. Ele continua provocando e apanhando. E continua brigador, o oposto do cai cai. (É verdade que no ano passado ele errou feio no jogo contra o Vasco. Mas foi sua primeira expulsão, mesmo assim ele já tinha fama de cai cai, provocador e etc…)
Pedro.
Luiz Verdão (69),
Dizer que o São Caetano complica o Palmeiras foi demais. Será que estão nos confundindo com Curinthians ou SPFW?
Se tem um time que sempre se complicou nesse confronto é o São Caetano. Imprensinha tosca!
—
Eduardo Gomes (72),
O Claudio Zaidan detona. Pena que ele parou de fazer o “A caminho do sol”. Gostava quando ele comentava sobre economia, política, relações internacionais e afins. Ele não analisava, ele dava aulas sobre os temas nas ondas do rádio.
Pedro (76)
O Valdívia mudou muito sim… Hoje, quando ele sofre uma falta, se levanta rapidamente tenta cobrar para fazer o jogo fluir. Isso é muito bem visto pela arbitragem.
* E para não dizer que não falei das flores, o brasileirão de 1977 também teve um decisão polêmica nos bastidores que tirou o Reinaldo (artilheiro e craque daquele campeonato) da partida final. E isso beneficiou muito o sp.
PC
Tânia Dainese,
Sua participação é muito importante para o OV, continue escrevendo.
Comecei a assinar Marco Verdão para evitar confusão de nomes.
Bruno (75)
Seu comentário sobre o Godoi é referente a primeira partida da final do campeonato de 1999. Nessa partida, ele definiu o título daquele ano ao não expulsar o Vampeta, após ele ter quebrado o Rodrigo Tadei (hoje na Roma). Depois disso, expulsou dois jogadores do Palmeiras e permitiu que a MSN marcasse mais dois gols.
Pior que isso, após o jogo, vangloriou-se por ter expulsado os jogadores do Palmeiras.
Ninguém da imprensa contesta o título do Paulista de 1999, dizendo que o Tadei teve que se submeter a uma cirurgia, pela entrada criminosa do Vampeta. (que não levou o amarelo).
Por outro lado, em 1993, falam da entrada do Edmundo que não acertou o Paulo Sérgio. (vejam o relato anterior).
Lembro também que em 1999, o Farah declarou PUBLICAMENTE, que o Palmeiras iria se arrepender por ter escalado um time misto nas semi-finais e na primeira partida da final do Paulistão. Disse isso, ANTES DA FINAL.
Existe uma diferença fundamental entre reclamar de arbitragens e apontar incoerências. A torcida do Palmeiras apenas está fazendo a parte dela, ou seja, relatar fatos e defender a posição do clube, coisas que a imprensa não faz para o Palmeiras, mas faz para os concorrentes.
Os palmeirenses defendem o seu ponto de vista. Os demais clubes, que defendam os interesses deles! A única diferença é que os palmeirenses fazem isso, sozinhos. Os outros clubes contam com inúmeros assessores de imprensa informais. Vamos esperar, apenas, que não exista a auto-censura.
Pelo que notamos, em algumas situações, quando o palmeirense defende o seu clube, aparecem criticas até dentro do próprio ambiente verde, fato que não se verifica para os demais concorrentes.
Caso o Palmeiras e os palmeirenses não defendam seus interesses, não serão os concorrentes ou os inimigos que farão isso. O futebol é uma disputa constante e não há espaços para quem não é do ramo.
Rafael (77) e Eduardo (72) , o Zaidan é sensacional! Já elogiei muito o Mauro Beting dizendo que é o comentarista mais isento do Brasil , porém , fui injusto com o Zaidan.
E olha que só estou falando de futebol.O cara entende muito de tudo e mais um pouco.
Rafael (77) , é sempre ridículo. Sério mesmo! Acho que os caras não tem o que fazer e ficam inventando notícias. Foi uma! Apenas uma partida decisiva que , o time que a imprensinha tentou transformar em time grande , ganhou do Palmeiras.
Bom , mas não querendo ser injusto novamente , o time do ABC já disputou final de Libertadores. Tem time grande que ainda não…
PC (78) , essa história do Reinaldo é aquela que o SPFW disse que se o Reinaldo jogasse eles também colocariam o Chulapa em campo , já que tinham conseguido na justiça a liberação? Não lembro ao certo , mas prá variar eles jogaram sujo e foram muito menininhas nesse caso.
PC(80)
Eu não vejo tanta mudança assim. No ano passado ele também tentava bater rápido algumas faltas e até levava vantagem em alguns lances (como no jogo contra o Flamengo no Maracanã). Mas o Luxa fez o que eu achava que devia ser feito: dar um puxão público na orelha do jogador, dizer que ele tinha que mudar o comportamento, valorizar quando o Valdívia mostra que mudou (como o PC disse, levanta e cobra logo essa valta baralho) e reclamar, agora que le já mudou, que estão batendo muito no Valdívia, que estão punindo não o Valdívia mas o futebol.
Pedro.
Pedro, interessante isso. Valdivia mudou de verdade ou foi uma mudança “simbólica”? Algo como: “vamos falar que tem que mudar e depois que mudou só pra que isso seja reconhecido pelos outros”. É provável que, se Valdivia tivesse mudado sem a falação de Luxa ninguém reconhecesse isso.
Pedro,
Parabéns pelas suas observações.
Amanhã, a MSN estréia o novo uniforme: ROXO HEMATOMA
Eu vou falar sobre o “esquema Parmalat”, doa a quem doer:
-Copa do Brasil 94, Ceará (!!!) elimina o Palmeiras no Palestra.
-Brasileirão 95, o Juventude (também Parmalat, ora pois) elimina o Palmeiras.
-Libertadores 95, Grêmio elimina o Palmeiras no Palestra.
-Copa do Brasil 96, Cruzeiro vence o Palmeiras no Palestra.
-Brasileirão 98, Cruzeiro elimina o Palmeiras no Palestra.
-Mercosul 99, Flamengo vence o Palmeiras no Palestra.
Que máfia, não? Os times de fora (até o Ceará) chegam no Palestra e vencem. E levam. O co-irmão da Parmalat, o Juventude, nem pra dar uma forcinha…
Se fosse máfia mesmo, já tinha um monte de cara com terno de concreto descansando no fundo de algum rio.
Aqui no Brasil, assim como na política, no futebol qualquer um pode repetir asneiras infinitamente sem ser incomodado pela opinião (?) pública (?).
Os blogs começam a mudar essa paisagem, espero.
E não é que o Lance está vendendo o Valdívia?
A publicação garante que “Palmeiras estuda vender o meia Valdivia” para fazer face a um dívida de “de R$ 15 milhões com o banco Bradesco, resultado de empréstimos e mais empréstimos do passado”.
Os autores da matéria foram ouvir a direção sobre o valor dessa suposta dívida, que, segundo eles, não tem como administrá-la? Claro que não.
Qualquer um que tenha mais de dois neurônios percebe que essa pauta é pau mandado da ala oposicionista do Palmeiras.
Muita irresponsabilidade.
Nivaldo , esse jornal é bambi! Não leia e ne acredite em nada se por acasi vc ler.
Abraço.
Ê , pressa! Não leia e NEM acredite em nada se por ACASO vc ler.
Rafael e Pedro , vou tentar ser direto.
O Luxemburgo ‘transformou’ o Valdívia com as suas declarações na mídia. Na verdade , nada mudou. Foi só a mudança ’simbólica’ mesmo e ainda tem mais nesse processo de mudança. O que o Luxemburgo falou na saída do intervalo no último jogo , reflete isso. E pode ter certeza que vem mais por aí.
Abraços.
Bruno, fique tranquilo, não gastei um centavo sequer com o Lance.
Li aquelas besteiras no site deles.
Nivaldo,
são sempre os mesmos…
Aposto que houve uma proposta ou especulação pelo Valdívia por esse valor e a diretoria não disse nem sim, nem não. Logo, estuda. O resto é devaneio do Lance, como poderia ser do GE, ou do Kfouri e seus aceclas ou do Flávio Prado ou do Freddy Jr… A maioria tá cagando e andando pra essa notícia e só fala do melhor futebol praticado no campeonato paulista até o momento.
PV
É PC!, desculpe a minha falha.