JK está certo!
nov 25th, 2008 by Rafael Evangelista
Ah, JK, JK, só JK para animar esse assoberbado OV. E animou tanto que este post, vai assim, estilo JK, cheio de frases curtas e com milhões de sentidos.
Supreendam-se meus amigos e amigas, JK deu uma dentro. Sim, deu uma dentro. E, bem a seu estilo, deu uma fora também, como não poderia deixar de ser.
E, vejam só, deu uma fora incidindo justamente no erro que ele acusa: conflito de interesses. Sim, conflito de interesses como aquele de Approbato, o impoluto, no STJD.
Pois não é que JK afirma que há conflito de interesses no próximo Vitória e Palmeiras, quando o ótimo Marquinhos, que ano que vem vestirá a camisa do Verdão, no próximo domingo estará vestindo vermelho e preto? E JK tem razão, há mesmo, situação complicada essa.
Mas como há também, e dessa ele se esqueceu, como qualquer time com pré-contrato assinado vê, em uma partida qualquer, seu contratado imiscuído nas hostes adversárias. Sim, pois não importa se o contratante é a Traffic alviverde ou o Figger leonor, o que temos é pré-contratos, contatantes e contratados.
O que tem a parceria com isso? Nada! Mas JK, interessado que está em bater naqueles que acha bobos, feios, chatos e do mal (ó, suprema ofensa!) , conflita-se todo consigo mesmo, e vê o espectro de seu próprio capeta.
Aí, o que seria uma boa discussão - ou seja, o que fazer com os pré-contratos - vira um debate tolo, cheio de bandidos (os inimigos do garoto Juca), mocinhos (os amigos da patota ética) e fantasmas.
Coitado do Marquinhos!
***
Vejam também o post do Mário, no Opinião Verde.
Como sempre, o erro e o mau-caratismo de JK nao esta’ no conteudo de sua analise (nem quero entrar nessa discussao), e sim na falta de padrao e criterio para criticar
Essa nao vai ser a primeira nem a segunda e menos ainda a terceira vez que situacao semelhante acontece, mas o caro jornalista critica somente quando quer agredir alguem que e’ de seu desagrado (SEP e mais especificamente o Luxa)
Atualizando: o Juca Kfouri acaba de ressucitar dois textos de 95 de jogos contra times que tinham patrocinio da Parmalat. Um deles(contra o Juventude, que todos diziam que eles iam entregar) perdemos e o outro(contra o cruzeiro) acho que também perdemos.
Enquanto não houver um boicote…um protesto forte..de palmeirenses e diretoria….esse tipo de situação não acabará.
Essa situação condiciona juízes, dirigentes e atletas…enquanto isso ocorrer estaremos perdendo….
Abraços,
Skuba
Ele pode estar interessado em bater nos feios, sujos e malvados para provar o quanto é imaculado e virtuoso, mas parece mesmo mais uma campanha aberta para condicionar árbitros, dirigentes, atletas, como disse o Skuba, e para lançar sombras de suspeita exclusivamente sobre o Palmeiras, numa última e desesperada tentativa de ressuscitar o mote do ‘esquema Traffic’, morto (por inanição), enterrado e esquecido até ontem à noite.
Talvez ele fala isso pq o timeco dele quer o Kleber P. , o Gladiador o Martinez e mais sei lá quem até o fenomeno gorducho e não tem grana pra contratar nenhum deles. Ai como o Verdão ta buscando e buscando bem juntamente com a sua parceira ele fica dando esses chiliques dele. É JK o seu jornalismo tem muita diferença e tá muito longe de ser um JORNALISMO competente. Vê se aprende a Fazer Jornalismo esportivo de verdade JK.
Já chega de JK. Enjoei de falar sobre essa íngua palmeirense.
De nada adianta ficarmos retaliando esse vovô (vamos acabar sendo indiciados na lei do idoso) se quem tem de agir não age, mas, apenas, se omite: a nossa diretoria.
Vejam que a diretoria do SPFW por razões de somenos importância “pediu a cabeça” do aliado Miller.
A diretoria do Palmeiras deveria, também, tomar alguma providência, e devolver ao caminho profissional de JK as mesmas pedras que ele coloca no caminho do Palmeiras.
A campanha sórdida que esse indivíduo move, há anos, contra o clube é algo inédito e inaudito, jamais visto na história da crônica esportiva.
Nem os faciosíssimos comentaristas do Rio Grande do Sul, os bairristas comentaristas mineiros, ou os de qualquer região onde preponderam duas facções futebolísticas, conseguem a proeza de fazer com o adversário o que esse indivíduo faz contra o Palmeiras.
Mas, estejam certos, tudo passa pela flagrante omissão de nossos dirigentes, a quem sempre faltaram atitude, sangue, disposição e coragem para defender o clube.
Aliás, somos em campo o que somos fora de campo, estejam convictos quanto a isso.
Ao contrário do SPFW os nossos dirigentes nunca souberam lidar com situações dessa natureza, preferindo tratar com delicadeza episódios que mereciam repúdio e tratamento brusco aos nossos detratores.
Rui Barbosa, do alto de sua cátedra já dizia, “quem não se defende, não terá defensor” ! Assim tem sido o Palmeiras através dos tempos.
Ainda que vocacionado essencialmente para o futebol, o Palmeiras contiunua sendo, muito mais, um clube social, tratado como tal e administrado como tal. Nem o fervor futebolístico de Delamônica deu jeito nisso.
Continuar falando em JK é pura perda de tempo. Ele não vai mudar jamais. Continuará sendo o mesmo indivíduo, patrocinado e sustentado e não sei por quem, mas, certamente, por alguém.
É inadmissível que um indivíduo tão aético e, acima disso, fraquíssimo do ponto de vista técnico-profissional, ocupe lugares que deveriam ser ocupados por gente mais qualificada, eficiente e capaz, dotada de capacitação.
Sua participação em rádio e tv é pífia, embora, para que não me iguale a ele eu deva reconhecer que, do ponto de vista formal ele escreve muito bem. O que estraga tudo são os seus conceitos obtusos e inverossímeis.
Já chega de JK. É muita vela para um defunto tão velho, tão decrépito e tão ruim !
Saudações clorofiláticas!
errata;
(escrevo sem fazer copy-desk, daí o erro)
Favor corrigir
“gente mais qualificada, eficiente e capaz, dotada de capacitação.”
eliminar O DOTADA DE CAPACITAÇÃO.
ler, apenas, “gente mais qualificada, eficiente e capaz.”
Amigos,
O principio do Juca é correto. Pode haver conflito de interesses? Pode. Mas alguem já viu acontecer? Talvez o caso Ruy Rei em 77. Aconteceu alguma vez na historia do Palmeiras? Nunca vi.
Mas, como sempre, o Juca questiona os principios desligado da realidade - meio mundo tem pré-contratos assinados para 2008 - e evoca-o no momento de criticar as ‘forças do mal’.
No final das contas houve mais de 100 comentários no blog dele dizendo que ninguem citou isso nos casos Wagner Diniz e mesmo do Wendel no classico contra o Santos.
Ai, discussão perdida, Juca evoca a Parmalat em 95 (justamente o pior ano do Palmeiras na parceria, na minha opinião). Para quê? Para fazer o gênero ‘onde há fumaça, há fogo’, ‘eu tenho memoria, lembram do esquema Parmalat’. Enfim, agrediu a lisura do Palmeiras mais uma vez.
Abraços a todos,
Marcos
Conflitos de interesses, Ética, Promiscuidade, na visão de Juka Kfouri. Avaliação somente comparável à visão de Hitler sobre direitos humanos.
Sua briga pessoal contra o treinador do Palmeiras e seu ódio não disfarçado ao clube define a conduta do citado elemento em espaços que deveriam ser de jornalismo, mas que ele utiliza para descarregar seus traumas pessoais.
Fala tanto em ética ao mesmo tempo em que usa a profissão para atender interesses pessoais, proteger amigos e atacar inimigos.
Uma pessoa detestável dentro do próprio meio que atua, que não tem amigos, apenas meia dúzia de bajuladores e figuras da mesma espécie.
A atuação desse cidadão na crônica esportiva passou dos limites da resposta de torcedores.
Suas ações influenciam na vida do clube e precisam ser tratadas pelo clube.
O Palmeiras não pode mais se esconder, achando que não é com ele o problema. Continuando assim, não será mais omissão e sim covardia.
Esse cidadão chegou ao ponto de entrar em contato com o presidente do Vitória para cobrar explicações sobre a atuação do jogador Marquinhos, uma postura bem diferente daquela que ele teve em relação a outro presidente, há poucos dias, quando fez apologia aos métodos utilizados pelo clube que negocia camarotes com as empresa que ele presta serviços.
O fato lamentável é que ainda temos muitos palmeirenses que prestigiam o citado elemento.
Uma vez achei no Youtube um vídeo com a participação do Milton Neves no programa do Raul Gil. Era aquela coisa de tirar o chapéu e Milton Neves não tirou o chapéu pra Juca Kfouri e fez uma observação bem interessante. Ele disse que Juca Kfouri inventou um novo tipo de frase no jornalismo. A FRASE SEM SUJEITO.
Eu que havia parado de ler as tranqueiras que ele (Juka) escreve, por curiosidade voltei a lê-lo por algum tempo para comprovar o que Neves disse. E não é que é verdade?! A forma de expressão de JK é dissimulada, escorregadia, sub-reptícia, traiçoeira, nebulosa, propositalmente confusa, acusatória. O conteúdo continua o mesmo: tendencioso, mentiroso, faccioso, odioso, sem critério, voltado para interesses pessoais.
O curioso é que ele desenterrou um episódio de 95 cujos fatos desmentiram categoricamente qualquer possibilidade de esquema.
O time ‘principal’ da Parmalat foi desclassificado pelo ’secundário’, sendo que este não tinha mais nada a fazer no campeonato.
É um fato, mas os fatos, sabe como é que é, o tempo passa, uma maquiadinha aqui, uma marretadinha ali, um tom denuncista acolá, um conveniente descolamento do contexto, um público leitor já propenso a acreditar em clichês pré-concebidos…
Lembram daquela piadinha “fulano joga bem, o que atrapalha é a bola”.
Então. O JK é um bom jornalista, o que atrapalha são os fatos.
Fui eu quem lembrou o picareta, via serviçal Paulinho, de que essa desconfiança já havia rolado em 95; que o jogo terminara 1 x 1; que o Palmeiras fora desclassificado e que toda a imprensinha ficou cheirando os dedos.
Obviamente fui censurado por quem diz ter lutado “pela democracia”.
E, como bem observaram o Marco Verdão, como a direção do Palmeiras é molenga! É hora de ação! Faz tempo que as palavras desses picaretas influenciam a vida palestrina.
Tem um vídeo do Crespo no YouTube dando uma carraspana nos Chicos Langues milanistas, deixando os caras atordoados em frente às câmeras. Se tivéssemos um dirigente com tal combatividade a coisa seria bem diferente.
“Bem observou”, digo.
Seguindo por essa linha de raciocínio:
Não seria falta de ética ele comentar sobre o curintia sendo ele um declarado curintiano.
jk não pode confundir o palmeiras com seus desafetos luxemburgo e traffic. só para lembrar ao jk, domingo wagner diniz jogou pelo vasco e ja é contratado dos bambis.
sera que ele se se esqueceu de fazer essa insunuação?
ou só lembra de certos fatos quando lhe convem!!!!!!
outro assunto que eu queria comentar é sobre a tal da mala branca .na semana do jgo lusa x bambi a imprensinha bombardiou os jornais falando que o palmeiras iria dar dinheiro para a lusa,sendo que a lusa lutava desesperadamente para sair do rebaixamento.no domingo o vitoria que não ganhava a sete jogos correu pra cacete mas não vi ninguem da imprensinha insinuar que teria mala branca dos bambis para o vitoria ganhar o jgo.
Rafael, sei que esse elogio não significa nada, mas vc escreve bem melhor que o JK…
( )s
Depois do pré-contrato do Thiago Neves que foi jogado no lixo, eu acho que esse tipo de papel não vale tanto assim. Concordo que há risco de conflito de interesses, mas em que medida esse contrato é algo sólido mesmo?
Com a imprensa que fica o tempo todo no jornalismo “vai e vem” ou “vem pra cá, vai pra lá, o quié que tem?” nas intertemporadas, se for levar todos a sério, os conflitos desse tipo vão a mil.
Agora, seria o caso de dar transparência às negociações entre clubes, jogadores e sondas, traffics, wagner ribeiros e juan figgeres da vida. Como transparência e negócios quase nunca combinam…
Pois é, o “paladino da moralidade” JK, de santo não tem nada. Semana passada postei um comentário questionando porque ele parou de falar em G5 assim que que o Palmeiras caiu pra quinto lugar. Num primeiro momento, ele publicou; horas mais tarde, deletou sem mais nem menos. Questionei isso, comparando sua atitude com aquelas típicas de Euricos e Teixeiras, que ele tanto ataca. Aí é que não publicou mais mesmo - nem o primeiro comentário, nem o segundo.
Depois dessa, por mim ele pode dar as mãos pro Milton Neves, são farinha do mesmo saco.
Pobre imprensa, onde até os mais conceituados não passam de hipócritas, que agem de acordo com seus interesses pessoais.
Vale tudo para tirar o Palmeiras e classificar o Flamengo para Libertadores. O seo juka não é o único empenhado nessa tarefa.
Pelos lados do Palestra, o vice do Mustapha preocupa-se apenas com as negociações para prorrogar seu mandato. Futebol só atrapalha, melhor é garantir mais tempo no poder, não é seo Affonso?
Caros amigos palmeirenses
A culpa de tudo o que ocorre é principalmente da diretoria do nosso clube, que tem uma postura omissa, permissiva e negligente.
Não vi em nenhuma oportunidade, durante esse campeonato brasileiro, defesa de algum diretor do Palmeiras em relação, por exemplo, às constantes denúncias e suspensões de jogadores pelo STJD.
A imprensa fala, acusa, esconde, denuncia e nada da diretoria se manifestar.
Concordo com a observação e com a magnífica frase do Esmeraldino: o time se comporta em campo de acordo com o comportamento da diretoria, ou seja, quando acuado, espana, se desequilibra e perde jogos jamais imaginados.
Quanto ao juka nada mais poderia se esperar. Faz parte do seu raciocínio e da sua conduta esse tipo de pensamento, como também a colocação no momento que acha adequado.
Quando o curíntia estava para cair e jogou contra o grêmio o último jogo do campeonato brasileiro de 2007, o sr. mano menezes já estava contratado para o ser o novo técnico dos gambás, tanto que foi anunciado logo a seguir, e nenhuma palavra foi empenhada em favor da ética naquela ocasião pelo sr. Juka paladino da ética e da justiça, uma espécie de Chapolin Colorado da imprensa esportiva.
Sr. Juka, vá-te catar.
Que maldade com o Chapolin Colorado, Edson!
As diretorias do Palmeiras não atuam na parte externa porque só se preocupam com as disputas políticas internas e porque não acreditam que a atuação da imprensa possa interferir nos acontecimentos dentro de campo.
Eles não acreditam que o trabalho da imprensa represente pressão sobre arbitragens, acham que os tribunais não são influenciados, não entendem que as imagens e rótulos plantados sobre o clube tenham influência no desempenho da equipe e de seus adversários.
O PALMEIRAS MENOSPREZA A FORÇA DO QUARTO PODER.
Cito isso a vocês porque já ouvi avaliações desse tipo de pessoas ligadas aos vários segmentos políticos do clube. Nesse ponto, existe uma convergência de opiniões dentro da cúpula palmeirense, tanto da situação, quanto da oposição.
Talvez, seja por isso que o Sr. Belluzzo foi desautorizado em público e também explique a reação contra o técnico Tite em 2006.
Sempre que escrevi sobre a necessária mudança de mentalidade e de cultura dentro do clube, pensava nessa característica.
Por outro lado, acredito que o ano de 2008 possa ter sido decisivo para a mudança de comportamento do Palmeiras.
Tudo o que aconteceu poderá fazer que a direção do clube finalmente acorde. O Palmeiras deve perceber que precisa ser mais esperto em relação a alguns “co-irmãos”, que de “co-irmãos” não têm nada.
Não pode assistir seus concorrentes se beneficiarem dos bastidores e ficar inerte.
Para que isso aconteça, eles não precisarão concordar com as opiniões contrárias, basta que tenha observado os FATOS vividos pela instituição em 2008 e que causaram enormes prejuízos técnicos e FINANCEIROS a todos.
Ficou claro que a política dos “panos quentes”, de “empurrar com a barriga” e de “fazer média” com tribunais, federações e imprensa só nos transformou em um clube pisado por todos.
Por que não avaliam a perda de receitas na negociação de jogadores que são rotulados pejorativamente pelos formadores de opinião? Quanto valeria o Valdívia se estivesse jogando num clube oficial da imprensa?
Deveriam saber que o trabalho negativo desses senhores vai ao exterior e chega ao mercado europeu, por exemplo.
Agora, se não aprenderem, nem desta vez, acho que nós é que devemos desistir. Não podemos abrir a cabeça deles e colocar nela a visão da realidade do futebol brasileiro.
Quem sabe, a partir de 2009, depois de levar tantas pancadas, não teremos uma Sociedade Esportiva Palmeiras habitando o planeta Terra.
Para que isso aconteça, a alta direção do clube precisará descer do pedestal e enxergar que existe vida fora dos muros do Palestra.
———-
Obs: Uma boa parte da torcida palmeirense também precisa acordar. Existe tanta na palhaçada na imprensa porque muitos torcedores representam um bom mercado para o sensacionalismo e para as notícias negativas.
JK é um escroto… O que dizer também dos jogadores por empréstimos? O interesse não seria o mesmo? Alias, bem pior. Porque o Marquinhos até agora é jogador do Vitória com um PRÉ-CONTRATO com o Desportivo Brasil (Time da Traffic). Existe uma grande possibilidade dele vir para o palmeira e ponto. Só isso!
Agora o Wendell por exemplo, que jogou outro dia contra o Palmeiras. Ele É um jogador do Palmeiras, com CONTRATO com o Palmeiras e jogou pelo Santos. Ele poderia ter “acabado” com o jogo e tirado o Palmeiras da Libertadores.
Só que como o Wendell, existem milhares de jogadores emprestados pelo futebol mundial.
Isso de dizer que um jogador ajuda ou joga mau é coisa de escroto que tem inveja. Coisa do JK, que a cada 10 posts sobre o Palmeiras, 11 são inveja.
Marco
Como sempre, você ditou cátedra em seu comentário.
Tudo o que você disse é real, é verdade.
Só não vêm um cego ou quem não quer ver.
Você citou o Beluzzo e eu lembrei-me do episódio dele com da velha Jovem Pan.
O editorial contundente que fizeram em cima dele, inustamente, irresponsavelmente, inconsequentemente, merecia, no mínimo, uma interpelação judicial.
De posse da faca e do queijo, nosso guapo economista, referência nacional em sua área de atuação, abdicou de reagir.
Preferiu dar uma de “bom cristão” absorvendo e absolvendo a ignominiosa ofensa, oferecendo a outra face.
Na verdade, portou-se como deve mandar um suposto “código de posturas”dos dirigentes do Palmeiras que, se não existe objetivamente, deve existir virtualmente, a julgarmos pelo padrão de atitudes tomadas ou, se preferirem, não tomadas. São muitos anos de médias e de omissões.
Em outras palavras eu diria que, medroso e conveniente, perdeu uma grande oportunidade de peitar e colocar em seu devido lugar o mais faccioso arrogante e prepotente entre os veículos de rádio, inimigo tradicional e figadal de nosso clube.
Não havia hipótese de Beluzzo perder a ação dada a agressividade da afronta imerecida de que foi vítima, mas ele, cumprindo a velha tradição palestrina, afinou mais do que corda de violino.
Ficou muito mal para Beluzzo, embora tenha cumprido a velha tradição de nossos dirigentes, de dobrar a cerviz e de ceder sempre às injunções de nossos inimigos nos momentos de crise.
Se eles não defendem nem a própria dignidade, como é que vão defender o Palmeiras ?
Parafraseando um site patrocinado pelo próprio Beluzo eu acrescento: “MUDA PALMEIRAS”!
SAUDAÇÕES CLOROFILÁTICAS !!!
A moda pegou
A onda agora é gritar, com razão ou sem razão. O Flamengo cogita apelar à FIFA para punir Simon, por um lance pra lá de discutível e nada clamoroso. Os cariocas fazem terrorismo para que o árbitro não vá à Copa. Entenderam o modus operandi do Jardim Leonor: de punir jogador por VT a reclamar do estádio de todos os adversários, passando pelas falcatruas de promotores e do STJD. É assim que se vence no futebol atual.
Só para relembrar caso semelhante: quando o Montenegro prometeu arruinar a carreira da Ana Paula - que sabiamente largou a carreira e foi mostrar o belo olho cego - por erros muito mais graves que os do Simon, foi uma celeuma enorme. O dono do Ibope foi chamado de desequilibrado para baixo. Já com o Flamenglobo todo mundo pega leve.
Simon é juiz de gaveta há muito tempo, uma espécie de Castrilli tupiniquim. Cansou de arrumar resultados. Mas desta vez ele deixou de ajudar um membro da trinca SPFC-CRF-SCCP e aí o buraco é mais embaixo. A punição tem tudo para ser pesada.
Vocês viram a entrevista do Frizzo no JT de ontem? Fico revoltado com esse jornaleco de merda, membro ativo da impren$inha gambambi.
Por que eles NUNCA cedem uma página inteira ao cipullo/beluzzo/dellamônica?
Por que cedem uma página inteira ao nefasto membro do grupo do Musgambá?
Por que é isso que eles querem! Conturbar o ambiente do palmeiras e promover o atraso na direção do Palmeiras.
Amigos, se vocês acham esta diretoria omissa, imaginem se o grupo do Mustaphá voltar! Mais 20 anos aquentando o SPFW decacampeão.
Desculpe-me se vou escrever alguma besteira com relação a dados, mas como não acompanho esse tipo de imprensa e (na verdade para esporte só leio globo.com, pra ver as notícias principais e pronto), posso cometer algum engano.
Acho engraçado essa “polêmica’ criada pelo “Milton Neves da TV fechada”, pois por exemplo, na primeira partida do Campeonato, O MUNDO sabia que Keirrison era do Palmeiras e jogou normalmente contra (inclusive se machucando no jogo). O MUNDO (com exceção do Sr.JK) sabia que Cleiton Xavier, estava contratado pelo Palmeiras…jogou as 2 partidas…e nem por isso foi questionado.
Mano Menezes estava contratado pelo Gambá ano passado….e quem era um pouquinho informado sabia disso.
Sem dizer o aliciamento que o Bambi faz em jogadores com contrato, como ocorreu com Ilsinho, André Dias (esse inclusive ficou um tempo sem jpogar por conta disso) e outros.
Agora…como disse o Esmeraldino e o Marco Verdão, isso tudo passa pela diretoria que resolveu agora como São Francisco de Assis….
Por exemplo….toda vez que o Bambi perde….arrumam uma desculpa….é penalti…é gás….quando o Bambi ganha….nossa diretoria (inclui-se treinador e etc) elogia
o “planejamento”….
Esse (na minha modesta opinião) é o problema.
E isso…acarreta em prejuízos….como por exemplo Valdívia…que foi tão esculhambado…e por consequência, seu preço cai. Ou Pierre que ficou marcado um tempo, pq o bêbado chefe do canal fechado cansou de frisar que o mesmo era ‘um pequenininho que só batia”…..ou que chamou Marcos de podre, enfim…todas as baboseiras que sabemos….
Sinceramente….ou a diretoria muda a postura…ou isso não termina….
Boicote ?..Pode ser…..eu faço…mas analisando friamente….não sei o que fazer para chacoalhar…pois do jeito que falam aqui…a coisa está feia…..
Abraços,
skuba
Luiz Sergio,
E o Frizzo avisou, que se vencer, o projeto da Arena será rediscutido com a WTorre. O que na prática, poderia paralisar ou até dar um fim no projeto de reforma e ampliação do Palestra.
Sobre o caso Simon, é que o jogo já estava no finzinho, mas imagine se o Flamengo empata e vira e hoje tivesse condições de tirar o campeonato do podlle paulista.
É o que eu digo, o SPFW não tem limites. Deixaram ele crescer porque até o começo da década de 90 ele era meio que inexpressivo e agora ele vai começar a tentar a puxar o tapete dos outros dois cardeais do futebol brasileiro.
Primeiro do semi decadente flamengo, porque contra o gambá é incrível como eles ainda dão aquela força. Talvez até para manter a aliança paulista para asfixiar o Verdão e em menor escala o Santos.
Brilhante post.
Tentei comentar no blog do JK, mas todos meus comentários (nos quais jamais faltei com educação) foram recusados.
O que eu levantei foi justamente a questão dos pré-contratos ou até mesmo empréstimos.
Por que JK não questiona o Wendel (Santos) atuar contra o Palmeiras?
Por que JK não questionou o Thiago Neves (Fluminense) ter atuado contra o Palmeiras em 2007?
Por que JK não questionou o Paulo Baier ter jogado contra o VERDÃO em 2005?
Claramente o interesse não é o de levantar a questão de pré-contratos e contratos de empréstimo, porque se essa fosse a questão, atingiria todo e qualquer clube. E não é isso que o JK quer.
Será que o fato do J. Hawilla ser seu desafeto influenciou em algo? Será que a relação Luxa (desafeto declarado do Juca) + Traffic também influenciou?
Por fim, pedi ao JK que, em nome da imparcialidade, comentasse a atuação de outros nomes como Wagner Diniz (Vasco) que atuou domingo contra o spfw. E pedi também que comentasse em especial a atuação de Rui Rei (Ponte) contra o corinthians em 1977.
Pra quem não sabe, Rui Rei era o principal jogador da Ponte naquele ano. Na decisão do Paulista-77, Rui Rei fora expulso aos 15 minutos do 1º tempo. No ano seguinte, fora negociado com o corinthians.
Até hoje há acusações de que seu contrato fora assinado antes da final.
Acho que este é o motivo de meus comentários terem sido recusados no blog do JK.
Só para complementar, acho que faltou também um pouco cuidado por parte do JK com o garoto Marquinhos.
Caso o Vitória perca no domingo e o Marquinhos não tenha uma boa atuação, espero que ele não seja eternamente acusado de ter “entregado” o jogo.
Mas que toda a pressão já foi colocada nos ombros do jovem jogador, ah isso foi. Graças à JK, em nome da ética.
Onde está a assessoria de imprensa do Palmeiras para pôr um sapato na boca desse Evandro? Pelo visto, esse é tão craque com a garganta quanto é com a bola. Vejam:
Evandro, do Verdão, admite ter recebido mala branca para tirar pontos do timeco
Jogador não reclama de uma premiação ao elenco do Vitória para derrotar o Palmeiras. Ele mesmo ajudou a rebaixar o Corinthians em 2007
Luiz Ademar e Paula Ab
Evandro, do Palmeiras, ajudou a rebaixar o Corinthians no ano passado Depois de receberem uma mala branca do São Paulo, com uma premiação de R$ 1 milhão, para derrotar o Grêmio por 4 a 2, no último final de semana, no Barradão, os jogadores do Vitória aguardam nova premiação extra de Cruzeiro, Flamengo ou Grêmio para repetirem a dose contra o Palmeiras, neste domingo, às 17h, em casa, pelo Campeonato Brasileiro. O meia Evandro, do Verdão, encara com naturalidade essa situação por causa das três últimas vagas que estão em disputa na Libertadores. Ele mesmo admite que no ano passado, no Atlético-PR, recebeu um dinheiro a mais do Goiás para roubar pontos do Corinthians, no Pacaembu.
No ano passado, Corinthians e Goiás travaram até a última rodada do Campeonato Brasileiro uma disputa acirrada para escapar do rebaixamento à Série B. A equipe baiana, que pagou para o Atlético-PR empatar por 2 a 2 com o timeco, no Pacaembu, levou a melhor e permaneceu na Primeira Divisão.
- É claro que existe mala branca no futebol. Estamos na fase final do Brasileiro, existem três vagas na Libertadores sendo disputadas, e assim como o São Paulo deve ter dado dinheiro para os jogadores do Vitória vencerem o Grêmio, na partida contra o Palmeiras pode acontecer o mesmo. No ano passado, quando eu defendia o Atlético-PR, nós recebemos um prêmio extra para roubar pontos do Corinthians, no Pacaembu, e empatamos por 2 a 2 - lembra Evandro.
O jogador do Palmeiras afirmou que quando os jogadores do Atlético-PR entraram em campo para enfrentar o Corinthians, o dinheiro extra foi esquecido. Todo mundo queria apenas vencer e fazer o seu melhor. Porém, assim que terminou a partida, a premiação extra do Goiás foi muito comemorada no vestiário.
- Ficamos felizes com o dinheiro extra que veio do Goiás para tirar pontos do Corinthians. Mas o que importa é que dentro de campo fizemos a nossa parte. Entramos para vencer o jogo, empatamos por 2 a 2, no Pacaembu, e jogamos muito bem - diz Evandro.
Pelas declarações do Valdívia, aquilo que era suspeita na época da sua saída parece se confirmar. Ele sempre disse que só sairia para um clube grande europeu. De repente foi para as arábias, deixando apenas uma esquisita nota de despedida.
Para mim fica claro que a diretoria forçou a negociação, provavelmente por estar com a corda no pescoço. Contou ainda com a aprovação e o estímulo do técnico, que até garantiu que ele não faria falta.
O resultado colhemos todos. Brasileirão dado para elas, Libertadores correndo sério risco de não ser alcançada. Porque nossos jogos são complicados e todo mundo prefere o Flamengo, da Globo aos PVC da vida.
Será que na ponta do lápis um aumentozinho pro Mago não seria mais do que compensado pelo título, a Libertadores e a própria valorização do craque?
e por falar em JK veja o q foi publicado na folha de sao paulo
FOLHA DE S. PAULO
ESPORTES
*Carta ao governador palmeirense
JUCA KFOURI
CARO GOVERNADOR , bem sei o quanto o futebol apaixona. Tanto que, aqui, não lhe foi feita nenhuma crítica por sua ajuda na parceria entre Palmeiras e Fiat.
Dá para vê-la como algo compreensível, em meio a uma negociação maior, como uma sugestão feita com graça e, enfim, boa para ambas as partes.
Mas não é o mesmo caso, claro, do inquérito sobre o gás no vestiário de Palestra Itália, episódio que já tem mais de sete meses e permanece sem culpados.
Seria apenas mais um, não fosse da competência do delegado Mauro Marcelo, ex-número 1 da Abin, de brilhante atuação na CPI dos Bingos, e palmeirense militante em ONG que fez justa oposição a Mustafá Contursi.
Ele, agora, avocou para si também a investigação do que houve no aeroporto de Congonhas entre Vanderlei Luxemburgo e torcedores uniformizados -da mesma torcida, por sinal, cujos representantes o senhor recebeu em palácio numa imprudente noite de novembro.
Avocou porque no dia anterior teria recebido uma queixa em nome do treinador que estaria sendo ameaçado por telefone.
Pois bem, governador.
Eis que as filmagens que vi no Ministério Público são inconclusivas, pois nem sequer mostram as cenas da confusão, só o antes e o depois, porque, embora tudo seja filmado, nem tudo é gravado, além de não ter câmara no local da queda de Luxemburgo, segundo explica a assessoria de imprensa da Infraero. Luxemburgo, sabe-se, caiu e fraturou o cotovelo, mas não aparece em nenhuma imagem.
Curiosamente, no entanto, ele tem dito que é um absurdo que jornalistas queiram ver a fita, incapaz de imaginar que queiramos ter a convicção de que foi covardemente agredido por esses meliantes que, com outras camisas, já financiou e não vê nada demais nisso, nem depois que seu desafeto Emerson Leão, comprovadamente, foi agredido por essa gente em Santos. Gozado, governador, que os uniformizados dizem para quem quiser ouvir que, “desta vez”, eles estão inocentes e clamam pelas imagens completas do tumulto.
Até porque forte aparato policial protegia Luxemburgo, o que torna verossímil que ninguém o agredisse, ao contrário, talvez desse a ele a coragem necessária para agredir.
Há testemunhas, que não são de um lado nem do outro, que contam que a primeira abordagem foi feita por algumas torcedoras uniformizadas, que, ao dizerem que queriam conversar com o treinador, dele ouviram, literalmente: “Não falo com mulheres sobre futebol. Com mulheres só falo de b…”.
Aí, então, foi xingado por um grandalhão e tentou atingi-lo com um pontapé, momento em que perdeu o equilíbrio e, ao apoiar as mãos de mau jeito no chão, fraturou o cotovelo direito.
Tudo indica que as coisas tenham ocorrido exatamente assim, embora tudo indique, também, que os culpados já estejam escolhidos, aqueles de sempre, até porque se não foram os responsáveis desta vez já foram em outras.
Mas, da sua polícia, governador, temos de esperar isenção. E eficácia.
Com todo respeito.
Sérgio(30), respondendo a sua pergunta, é claro que não.
Vc não se lembra quando não quiseram dar um aumento no já fabuloso salário de 8 mil que o Wagner Love para uns 30 paus mais um apê de 300 mil pra mãe dele pra ele continuar até o fim do ano?
O Palmeiras conseguiu economizar uns 500 mil e ainda conseguiu chegar na Libertadores numa época que o brasileiro não valia nada - só a Libertadores valia naqueles tempos.
Não valeu trocar 500 mil pelo título.
Tá certo que com o título o Vagner dobrava de preço mas quem poderia imaginar isso?
Duas observações sobre a matéria do Globoesporte.com.
1- Acho interessante que se observe com mais detalhes as matérias feitas pelo setorista Luiz Ademar, para o Globoesporte.com
2 -Alguém se lembra quando o Caio Jr. foi chamado ao STJD para dar explicações pelo simples fato de ter citado a possibilidade de existir mala branca? Agora, matéria publicadas em veículos de grande repercussão noticiam abertamente que o spfw pagou mala branca para o Vitória vencer o Grêmio, informando até o valor. O que o Sr. Paulo Schimidt, procurador do STJD tem a dizer? Ele, na função que está, não deveria chamar os envolvidos para depor no tribunal, conforme fizeram seus colegas do tribunal de São Paulo com o Caio Jr. em 2007?
Marco Verdão (22) e Lula (24). Parabéns pelos tópicos. concordo 1005 com vocês!
Abraços a todos,
Marcos
100%, nao 1005…rs
“Só para complementar, acho que faltou também um pouco cuidado por parte do JK com o garoto Marquinhos.”
Luis Palestrino (30) e amigos,
O nome disso é “Assassinato de Reputação” , método largamente utilizado por Roberto Civita.
Sei que o Rafael “tá ligado” no tema, e creio que aguarda o momento mais oportuno para “ligar os pontinhos” aqui…
( )s
momento oportuno ou não, eis o que acaba de sair no Blog do Luis Nassif :
“27/11/08 18:00
Nostradamus e o São Paulo
Por Paulo de Freitas Dias Filho
De autor não identificado:
Nostradamus previu o hexacampeonato do São Paulo:
Será que o cara vai acertar mais uma? Nostradamus previu o hexa do SPFC há mais de 500 anos. O famoso profeta da Renascença fez diversas previsões enigmáticas para o futuro e muitas delas se concretizaram. Mas uma delas é realmente impressionante e você pode encontrá-la no site das Profecias de Nostradamus (está em inglês):
”Quando a ave humilhada que veio das proximidades das águas poluídas se mostrar feliz com a volta, a grande nave de cimento tremerá mais uma vez e a trombeta soará pela sexta vez”.
A interpretação é óbvia:
“Ave humilhada que veio das águas poluídas”: Galinha preta com sede ao lado do Tietê
“Feliz com a volta”: Saiu da 2ª Divisão
“Grande nave de cimento tremerá mais uma vez”: Morumbi lotado treme a cidade inteira
“A trombeta soará pela 6ª vez”: É o hexa tricolor!!!
enviada por Luis Nassif
( comentar ) | ( 68 comentários ) | ( envie esta mensagem ) | ( link do post )”
Meu post (até o momento compreensivelmente sujeito à aprovação do moderador) foi o seguinte :
Nassif,
Obrigado por mais esta bem-humorada demonstração de espírito público de sua parte. Eu não poderia esperar outra coisa de você.
Ao levantar essa bola na área, você deixou o centroavante da Cidadania na cara do gol !
Como resistir à traçar o inevitável paralelo Paulo Schmidt/STJD - Gilmar Mendes/ST o quê mesmo?
Alguém saberia dizer se de fato foi utilizado dinheiro público na construção da “grande nave de cimento”, nave esta particular?
Os métodos de intimidação de árbitros soam-lhe familiares, não ?
Paro por aqui, pois sou Palestrino e já tenho preocupações o suficiente com a rapinagem a que o Palmeiras está exposto internamente.
Mas como sou Palestrino e estas supostas ilações possam eventualmente vir a soar como xororô de perdedô, deixo para as “Aves humilhadas” a tarefa de continuar com estas “meras insinuações de torcedor rival”…
No mais, dedico-lhe esta pequena parte do Hino da Sociedade Esportiva Palmeiras, justamente a parte que mais desnuda a Alma Palestrina :
“…Sabe bem o que vem pela frente
Que a dureza do prélio não tarda.
E o Palmeiras no ardor da partida
Transformando a lealdade em padrão
Sabe sempre levar de vencida
E mostrar que de fato é campeão”
Saudações AlviVerdes.”
Cada um agora que siga seu livre-arbítrio. Eu segui o meu dando uma de Porco ao atirar a merda num ventilador da mídia que eu vi marcando touca…
E AQUI VAI A ÚLTIMA DO “PALADINO DA ÉTICA E SEUS MIQUINHOS AMESTRADOS”:
(Na Folha de hoje)
__________________________________________
JUCA KFOURI
Carta ao governador palmeirense
Coisas estranhas acontecem na Polícia Civil de São Paulo quando há inquéritos que envolvem o Palmeiras
CARO GOVERNADOR , bem sei o quanto o futebol apaixona.
Tanto que, aqui, não lhe foi feita nenhuma crítica por sua ajuda na parceria entre Palmeiras e Fiat.
Dá para vê-la como algo compreensível, em meio a uma negociação maior, como uma sugestão feita com graça e, enfim, boa para ambas as partes.
Mas não é o mesmo caso, claro, do inquérito sobre o gás no vestiário de Palestra Itália, episódio que já tem mais de sete meses e permanece sem culpados.
Seria apenas mais um, não fosse da competência do delegado Mauro Marcelo, ex-número 1 da Abin, de brilhante atuação na CPI dos Bingos, e palmeirense militante em ONG que fez justa oposição a Mustafá Contursi.
Ele, agora, avocou para si também a investigação do que houve no aeroporto de Congonhas entre Vanderlei Luxemburgo e torcedores uniformizados -da mesma torcida, por sinal, cujos representantes o senhor recebeu em palácio numa imprudente noite de novembro.
Avocou porque no dia anterior teria recebido uma queixa em nome do treinador que estaria sendo ameaçado por telefone.
Pois bem, governador.
Eis que as filmagens que vi no Ministério Público são inconclusivas, pois nem sequer mostram as cenas da confusão, só o antes e o depois, porque, embora tudo seja filmado, nem tudo é gravado, além de não ter câmara no local da queda de Luxemburgo, segundo explica a assessoria de imprensa da Infraero. Luxemburgo, sabe-se, caiu e fraturou o cotovelo, mas não aparece em nenhuma imagem.
Curiosamente, no entanto, ele tem dito que é um absurdo que jornalistas queiram ver a fita, incapaz de imaginar que queiramos ter a convicção de que foi covardemente agredido por esses meliantes que, com outras camisas, já financiou e não vê nada demais nisso, nem depois que seu desafeto Emerson Leão, comprovadamente, foi agredido por essa gente em Santos.
Gozado, governador, que os uniformizados dizem para quem quiser ouvir que, “desta vez”, eles estão inocentes e clamam pelas imagens completas do tumulto.
Até porque forte aparato policial protegia Luxemburgo, o que torna verossímil que ninguém o agredisse, ao contrário, talvez desse a ele a coragem necessária para agredir.
Há testemunhas, que não são de um lado nem do outro, que contam que a primeira abordagem foi feita por algumas torcedoras uniformizadas, que, ao dizerem que queriam conversar com o treinador, dele ouviram, literalmente: “Não falo com mulheres sobre futebol. Com mulheres só falo de b…”.
Aí, então, foi xingado por um grandalhão e tentou atingi-lo com um pontapé, momento em que perdeu o equilíbrio e, ao apoiar as mãos de mau jeito no chão, fraturou o cotovelo direito.
Tudo indica que as coisas tenham ocorrido exatamente assim, embora tudo indique, também, que os culpados já estejam escolhidos, aqueles de sempre, até porque se não foram os responsáveis desta vez já foram em outras.
Mas, da sua polícia, governador, temos de esperar isenção.
E eficácia.
Com todo respeito.
__________________________________________
MAS QUE POÉTICO NÃO?
Há muito tempo atrás, quando eu era adolescente, eu já não ia com a cara desse indivíduo, mas não sabia porque. Achava que tinha algo errado com aquela postura de anjo vingador da ética e da moral, aquela coisa PT de único dono da pureza.
Aí quando eu vejo coisas como esse texto que o Forza Verde(42) postou e as informações sobre esse bosta que são colocadas aqui como a participação dele na comissão de arbitragem, fico cada vez mais enojado.
Outro dia, recebi de um amigo bambi, quando resolveram usar descaradamente a arbitragem naqueles jogos contra Vitória e Botafogo, um texto elogiando o Leonor, que era isso e aquilo. Fui pesquisar e achei o texto em um site bambi. Aí respondi pro meu colega se ele não tinha vergonha de mandar um texto de um site bambi elogiando o bambi e que no começo até achei que se tratava de um texto de Kfouri ou do Bambirner - eca - e ele respondeu que o texto era da Folha DO São Paulo, do “respeitadíssimo” corintiano Kfouri. Eu até me espantei mas ele é tão parcial e rancoroso que mesmo sem autoria dá pra identificar os textos dele.
E eu gostaria que essa história do gás fosse resolvida até porque já pagamos multa e fomos condenados mesmo.
Está perseguição do JK, ao Palmeiras chega a ser ridícula, por que ele não pediu ética em 2000, quando a Traffic patrocinava o seu time e colocou para disputar um campeonato mundial, e com gol roubado em cima dos Arabes, e também por que não pediu ética em 2005, 11 jogos cancelados onde seu time fora beneficiado e depois ajudado pelo arbrito, quem nos garante que a mafia Russa MSI, não pagou para o Sr.Zveiter cancelar os jogos,o Sr.JK, pediu para o Governador na época mandar investigar as contas bancarias do Sr. Zveiter ou dos membros do STJD. Este jornalisma mediocre está a cada dia inflamando opiniões absurdas sobre o Palmeiras será que não ninguém a responder ou questionar estes absurdos.
Amigos,
Sobre a coluna do JK na Folha. Então ele quer que um governador chame para si a investigação de uma ‘quebra-de-braço’ (rs, nao resisti o trocadilho) em um aeroporto, relacionada a futebol? É engraçado que alguem que prega o fim do coronelismo no futebol cobre uma medida tão personalista como essa de um governador. E os orgaos responsaveis, não existem, são fantoches?
Além disso, há pessoas que mereceriam uma cobrança tão ou mais dura do que essa ao Serra. Por que o Juca não questionou o estado quando um delegado deu flagrante no Desábato? Acaso ele tinha ouvido de Cyborg, ou tudo aquilo foi armado antes? (PS: racismo é nojento, é crime, deve ser punido, mas de forma legal).
Porque não cobra a as autoridades nacionais de justiça quando um orgao menor como o STJD e promotores menores influenciam em resultados via julgamentos personalistas? Ou porque o Aprobato ser corintiano não é problema, mas um delegado ser palmeirense é? O
Com relação ao episodio do gás, acho que a unica resposta que nós, palmeirenses, podemos das ao Juca é dizer que o Serra não quis apontar os culpados porque os culpados são os diretores bambis que estavam no vestiario e apontá-los como culpados poderia atrapalhar a aliança com o Kassab, notorio bambi.
(continuando - enviei sem ter finalizado).
Se o delegado ouviu a queixa de Luxa de que vinha sendo ameaçado, o que ele deveria ter feito? Tomado uma atitude? Desencanar?
O episodio da pilha do Bosco, na minha opinião, foi um dos maiores crimes ocorridos contra o Palmeiras, poderia ter quebrado o time. Imagine perdermos a renda adicional do Visa e ainda pagarmos a luguel de estadios a terceiros por 6 meses, por exemplo?
Ai o JK disse que o time responsavel pelo gás deveria ser banido do futebol, mas nao pediu para banir o Bosco do futebol quando quis prejudicar o Palmeiras. Estranhamente a Placar - sob direção dele - apoiou quando Rojas foi banido do futebol. Qual a diferença? Ah, Rojas era contra a Seleção, a ‘patria de chuteiras’. Ué? Mas tratar a seleção como patria de chuteiras não é errado? Ah, mas quem se importa com as contradições, nao é mesmo?
Enfim, ele é mais um dos que falam em modernidade, progresso, copiar Europa, mas no fundo não consegue abandonar o passado e seus vicios.
No passado esse cara era bom. Mas nos ultimos anos, como caiu….
Abraços a todos os palmeirenses,
Marcos
(São) Maaaarcooooooss
Você ia indo tão bem até escrever o penúltimo parágrafo.
Por favor leia o meu post no tópico passado do blog, UM SHOW DE EMPOLGAÇÃO, postagem número 62.
Esse cara JAMAIS foi bem. É questão de caráter, de índole…
De postura profissional…
Um jornalista parcial estará sempre a serviço de algo, de alguém.
Na melhor hipótese, a serviço de seu equívo. Mas quem se equivoca dessa forma acaba no folclóre.
Antes se dizia que ele era polêmico, hoje se constata de que ele, verdadeiramente, é folclórico.
Não há desculpas para isso. Chame-o de tudo, exceto de jornalista.
Ele nunca foi bem nem na forma, nem na conduta.
Já chega de JK. Ele não passa de um mediocre.
Quem entende de rádio e TV sabe que não estou errado nem exagerando em minha análise.
Nós todos estamos gastando velas com um defunto (literalmente) muito ruim.
ERRATA
Onde escrevi equivo, ler equívoco.
Saudações clorofiláticas.
Esmeraldino (47), vamos lá:
1. Quando eu falei que ele foi melhor, falei baseado nos textos que eu li e nos comentários que eu ouvi. Não falei em aparencias, voz, e nada assim. Em linhas gerais, gostava da participação dele no Cartão Verde, e também achava que ele atacava os inimigos certos. ele teve grandes acertos, como denunciar a FPF e o Farah em 90, quando todos em SP ainda pagavam pau para a modernidade do cartola.
2. Hoje o que vejo é que os ataques são unica e exclusivamente ‘personalizados’ por assim dizer. Paga-se pau para uns, critica-se outros. Só.
3. Você citou fatos que eu desconhecia: a participação do JK em comissão de arbitragem nos anos 80, e desconhecia que o Ulisses Tavares esteve na Marginal s/n depois do roubo. Obviamente, ele nao tinha independencia em relação às arbitragens, coisa que ele condena nos outros. Telhado de vidro!!!
4. Me lembro de 2 penaltis sobre o Baltazar na semi do Paulista-83: um carrinho do zagueiro Mauro, e um puxão no pé dado pelo Leão. Nenhum marcado…
Abraços,
Marcos
Este PVC eh um tremendo otário. Acabou de confessar que ele non vê problema nenhum no Marquinhos jogar contra o Palmeiras. Pq q na segunda, quando o Juca fez aquela insinuação porca, ele ficou quieto e non disse nada? Parece q tem medo do cara.
Ah, o nosso querido Juca…até escrevi sobre ele fde novo no meu blog. Já encheu ele usar o Palmeiras como boi de piranha para ele resolver seus problemas pessoais com Luxemburgo e Traffic, né?
http://estacaopalestra.blogspot.com/2008/11/juca-kfouri-o-profissional-servio-do.html
Rodrigo (51), vi sua coluna e bato palmas para ela!!!
Alguém tem informações sobre o caso de invasão de privacidade contra a página de internet “Futebol Interior”?
Como está o processo?
Rodrigo (51),
Excelente coluna, parabéns mesmo!
The Twilight Zone:
Os físicos são realmente uns caras muito doidos. Um deles me disse que é possível a existência de universos paralelos de anti-matéria. Anti-Protóns (com carga negativa) no lugar de prótons, anti-elétrons e por aí vai. Estendi-me um pouco mais nestes universos paralelos e fiquei imaginando um Anti-Kfouri composto por anti-matéria Kfouriana. Portanto o Anti-Kfouri (se é que ele existe em algum canto do Cosmos) seria o oposto do Juquinha, seria honesto e faria textos mais ou menos assim:
“Domingo que vem a rodada provavelmente vai definir o tricolor como hexa campeão brasileiro.
Um título que vem um pouco pelo dedo de seu treinador.
Um pouco devido a sorte, que parece acompanhar este time sempre que necessária.
Muito devido a articulação de bastidores.
Muito também devido à atuação dos árbitros, não podemos esquecer. Ou será que o sortudo tricolor paulista estaria onde está sem todos aqueles “erros” de arbitragem?
Erros para os adversários, acertos para eles.
Foi assim em 2.007, foi assim em 2.006.
Domingo que vem também é dia de vaga Verde para a Libertadores. O gigante de Palestra Itália parece acordar.
Mesmo durante o sono, ainda é o maior ganhador nacional com oito brasileiros. Primeiro campeão mundial, também será o primeiro em Arena. Então retomará sua missão, vencer.”
Perceberam o aroma Kfouriano? Mas é um Kfouri que está há anos luz, num distante universo paralelo, além da imaginação.
Quem quiser ajudar os desabrigados das chuvas em Santa Catarina pode fazer uma doação de qualquer valor no Bradesco:
conta corrente - 2500-3
agência 0922-9
Maiores informações no site da Ressoar
http://www.ressoar.org.br
Bem, como esse negócio de “pregar no deserto” pra mim está mais para lunático do que para visionário, resigno-me a recomendar os melhores momentos desta partida imaginária : http://www.youtube.com/watch?v=QslXTuhQUCY
( )s
Por inúmeras vezes critiquei neste espaço este veículo.
Por coerência e justiça, sinto-me na obrigação de novamente citá-lo.
Segue abaixo matéria positiva do Lance:
“Verdão perto da melhor campanha neste século”
“Mesmo sem o título do Campeonato Brasileiro, Verdão pode ter ótimo ano.”
http://www.lancenet.com.br/noticias/08-11-29/439882.stm
A crítica mais legítima é aquela sustentada pela análise imparcial que fazemos dos erros e acertos da imprensa.
Não que queiramos apenas matérias favoráveis. Queremos tão somente matérias desprovidas de caráter tendencioso.
Parabéns, neste caso, ao Lance.
Globoesporte.com:
“Luxa defende Marquinhos usando o exemplo de Wagner Diniz, do Vasco
Treinador do Verdão diz que o lateral vascaíno acertou sua transferência para o São Paulo, mas ninguém o questionou no último domingo”
“…o comandante alviverde garantiu que estão fazendo tempestade em copo de água e falou que o lateral-direito Wagner Diniz, do Vasco, já acertou a sua transferência para o São Paulo, mas ninguém o questionou na partida do último domingo, em São Januário, quando ele chegou a perder um gol cara a cara com Rogério Ceni, e quase fez um gol contra…”
Até que enfim (mesmo que tímida) uma respostinha e uma lembrança com relação à diferença de tratamento da imprensa…
Abraços,
Skuba
HAHAHAHHA Tah aí, legal este Juca Kfouri do bem no post 55. Ao lado do ‘imprenssinha por um dia’, eh mais um quadro do OV.
Rafael e Tiago,
Outro dia, citamos aqui o “trabalho” da página de internet da Justiça Desportiva.
Não sei se ela é oficial, mas na prática, ela passa a imagem de pertencer ao STJD.
Olhem essa matéria. Não é piada.
Primeiro, pelo cinismo do diretor Leonor e depois pela publicação de uma reportagem desse tipo na página do STJD.
Acho que ela merece ser observada e, se possível, ter algum tópico a respeito.
A análise dessa matéria, isoladamente, não significaria um problema maior. Poderia ser vista como um ato falho. O problema é que durante todo o ano, várias matérias deles não foram condizentes com a postura que deveria ter uma página ligada ao STJD.
http://justicadesportiva.uol.com.br/noticias.asp?id=6446
Há por aí uma discussão a respeito do reconhecimento, ou melhor seria dizer unificação dos campeonatos brasileiros disputados sob vários nomes, para tentar acabar com a esquisitíssima idéia fixa de que o futebol brasileiro começou em 1971.
Para boa parte das mais novas gerações não passa de saudosismo, para os mais antigos é inaceitável que a geração de ouro do tri 58, 62 e 70 capitaneada por Pelé (ninguém menos!) não ostente nos respectivos currículos as conquistas dentro do país de origem.
É um assunto interminável, mas sem dúvida nenhuma o melhor argumento a favor da unificação que encontrei, pela simplicidade, concisão e irrefutabilidade, foi de um santista que postou no 3VV:
“Por que campeão brasileiro? Porque vivemos em um país que se chama Brasil e o campeão da competição nacional anual é campeão brasileiro, ora.”
Vale por mil páginas de dossiês e por um bilhão de páginas de marquetagem oportunista de penta/hexa único.
Marco, fiz uma pesquisinha rápida e subi um post.
O que mais me irrita nisso tudo é que na mesma semana tivemos o caso do wagner diniz que perdeu um gol cara a cara com o goleiro leonora, e ninguém suscitou qualquer tipo de conspiração.
Realmente incomodamos muito.
Abraços
MACEDO
O auge do futebol ocorreu, inquestionavelmente, no início dos anos 70(s).
Não houve e, dificilmente, haverá uma nova Copa do Mundo como aquela.
Que os mais novos, antes de me contestarem, vejam as imagens daquela extraordinária competição e tirem as suas conclusões.
Jamais houve nada em matéria de futebol, que pudesse ser comprado à Copa de 70 em técnica, competitividade e beleza.
Coincidentemente, fazendo um levantamento do futebol em alguns países da Europa e da África, constatei que o auge do esporte nesses países e os seus maiores ídolos até os dias de hoje, provêm dessa época.
O auge do futebol brasileiro foi, realmente, os anos 70(s).
Os maiores esquadrões, os times mais técnicos, os jogadores de técnica mais apurada, atuaram nessa época.
Na verdade, todos os times eram fortes tecnicamente e todos tinham jogadores em nível de Seleção.
Isso tudo está sendo dito para mostrar a importância dos grandes times montados pelo Palmeiras que esteve sempre na crista da onda no momento maior do futebol.
Como você mesmo disse, o futebol não começou em 71 e eu acrecento. Pelo contrário, o futebol alcançava o seu ponto mais alto nessa época, após campeonatos que, embora com outra nomenclatura, tinham o mesmo formato e a abrangência do que passou a ser chamado “Campeonato Nacional”.
Quem viveu o futebol dessa época de forma partícipe e envolvente como vivi, sabe, perfeitamente, que a separação dos campeonatos anteriores deve-se a um fator fundamental que encontrou campo fértil para propagar a lenda de que o Atlético Mineiro teria sido o primeiro campeão nacional.
Maquiavelicamente, inteligentemente, inesperadamente, ao ganhar o brasileiro de 71, o Depto de Marketing do Atlético, comandado por uma mulher, Ines Helena, ex Cruzeiro, (feríssima na matéria)decretou: Atlético Mineiro, o primeiro campeão brasileiro.
E isso saiu em out-doors, rádio, Tv, jornais, revistas e meios de comunicação do brasil inteiro.
E mais: em faixas, fotos, chaveiros e todo o material de divulgação daquela época, transformando o factóide em verdade.
E os nossos “nônos” daquela época ? Eu diria que, competentíssimos no manejo do futebol dentro de campo, autênticos mestres, tinham, apenas noções elementares da
importância do marketing esportivo.
Não contestaram, não brigaram, não exigiram um posicionamento da CBF sobre o assunto, gerando essa mixórdia que prevalece até os dias de hoje.
O Atlético Mineiro, na realidade, foi o primeiro clube a impor a força do marketing em seus projetos de crescimento e
grandeza, mas quando ganhou o seu primeiro brasileiro, o Palmeiras já houvera ganho duas vezes a competição, em 1967 e 1969.
Efetivamente, o primeiro campeão brasileiro foi o Palmeiras em 1967, mas fomos derrotados pelo marketing de clubes, então, de administrações mais lúcidas e mais modernas.
O pior dessa história: de lá para cá, melhoramos muito pouco nesse quesito.
Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos, Esmeraldino.
Muito bom seu comentário n.64.
Grande Abraço.
Esmeraldino(65), o brasileiro é uma continuação do Roberto Gomes Pedrosa, que é uma continuação da Taça Brasil.
O primeiro campeão brasileiro foi o Bahia em 1959,vindo depois o Palmeiras e a sequencia do Santos para o palmeiras ganhá-lo pela última vez em 1967, ano em que começou o Robertão e nos sagramos campeões novamente.
Isso para não entrar na polêmica de que a CBD, antecessora da CBF já havia reconhecido o Palmeiras como campeão brasileiro em 1927 quando o mesmo bateu o campeão carioca, e em 1933, quando o ainda Palestra foi campeão do Rio São Paulo no primeiro campeonato interestadual no sentido que entendemos hoje.
Daniel
Se fossemos determinar UM campeão de cada ano, SIM, o Brasil teve alguns campeõs nacionais
Então poder-se-ia dizer que tudo decorreu da TAÇA Brasil, que após ser extinta voltaria muitos anos após com o nome de Copa do Brasil.
Mas a Taça Brasil era um torneio muito superficial regionalizado em sua primeira fase, com poucos jogos importantes e que não servia para mensurar um campeão brasileiro nos moldes em que conhecemos nos dias de hoje.
Vou comprovar agora o que digo em cima de sua precisa informação, segundo a qual o Bahia foi o primeiro campeão.
Para chegar ao título o Bahia fez os seguintes jogos:
5 X 0 e 2 X 0 no CSA de Alagoas
0 X 0, 2 X 2 e 2 X 1 sobre o Ceará (Veja o sufôco contra um futebol sem tradição, o cearense).
2 X 2, 0 X 0 e 2 X 0 contra o Sport de Recife.
1 X 0, 1 X 2 e 1 X 0 contra o Vasco da Gama.
2 X 3, 2 X 0 e 3 X 1 contra o Santos.
Eu, respeitando a sua opinião, não considero que uma campanha dessa possa justificar o título de Campeão Brasileiro, ainda que o Palmeiras houvesse ganho a competição em duas oportunidades.
Reconheço, porém, que a Taça Brasil era o único torneio de abrangência nacional daquela época.
Em 1966 o Cruzeiro, com toda a arrogância de sua torcida se jacta, ainda de haver sido campeão em cima do Santos de Pelé.
Sabem contra quem foi a “inolvidável” campanha celeste ?
4 X 0 e 5 X 1 no TODO PODEROSO Americano de Campos do Caixa D´Agua;
0 X 0 e 2 X 1 no Gremio
1 X 0 e 3 X 1 no Fluminense
e 6 X 2 e 3 X 2 no Santos de Pelé *
* Um Santos cansado e atordoado por excursões que nunca acabavam, jogando quase todos os dias da semana. treinando em avião e, que jogou sem a menor motivação
o final da competição.
Esse título único do Cruzeiro, até hoje (vejam a importância do marketing) serviu para entronizar o time de Piaza, Tostão, Raul, Dirceu Lopes, Tostão e outros, como o maior time de sua época, o que não é verdade.
O Cruzeiro foi, SIM, um dos melhores de sua época, mas foi inferior ao Santos, ao Palmeiras, e ao Inter de Figueroa e Falcão.
Venceu o Santos no único título de dimensões nacionais conquistado pelo time mineiro até 1976, quando, então, ganhou a Libertadores.
Que não se exclua, por questão de justiça, o nosso Palmeiras da condição de ganhador da Taça Brasil fazendo sempre um número menor de jogos.
Em 60, entramos já na segunda fase da competição, eliminando o Fluminense após 0 X 0 e 1 X 0 e decidindo o título contra o Fortaleza, quando vencemos os cearenses lá por 3 X 1 e em São Paulo por 8 X 2.
Em 67 entramos diretamente na semifinal contra o Gremio e eliminamos os gaúchos em tres jogos: 1 X 2, 3 X 1 e 2 X 1.
Passando diretamente à final contra o Nautico que tinha um timaço e também fomos forçados a realizar tres jogos: 3 X 1, 1 X 2 e 2 X 0.
Como se constata, a Copa do Brasil não tinha consistência técnica para eleger um campeão nacional, repito, nos moldes de hoje, mas, de fato, era a única competição de âmbito nacional.
Ressalte-se que o Rio-São Paulo, conquanto um torneio regional, era. sob esse aspecto, muito mais competitivo do que a Taça do Brasil.
SAUDAÇÕES CLOROFILÁTICAS !
Esmeraldino, também respeito a sua opinião, mas temos que levar em conta que a única maneira de se jogar um campeonato nacional naquele tempo, devido às limitações tecnológicas para as viagens era desta maneira.
O Brasil, por ser um país continente não poderia se dar ao luxo de fazer como um Uruguai, uma Argentina ou qualquer pequno país europeu, pois as distâncias eram enormes.
Com o grande desenvolvimento da infra estrutura brasileira na década de 60, pôde-se criar outro tipo de competição.
De mais a mais, foi criada a Libertadores que era um torneio que reúnia os campeões nacionais. Os times que ganhavam a Taça Brasil iam pra Libertadores.
Tanto a Comenbol e a FIFA reconhecem os campeões da Taça Brasilcomo campeões brasileiros.
Como já disse, o brasileiro era uma melhora na forma de disputa do Roberto Gomes Pedrosa que era uma evolução na forma de disputa da Taça Brasil.
Quanto às reservas levantadas contra a Taça Brasil permito-me refutar algumas.
Tinha outro nome que não campeonato brasileiro. Pois o brasileiro começou chamando campeonato nacional e mudou de nome umas 3 vezes.
A classificação para disputar era por estado e não havia rebaixamento. Pois na década de 80 o brasileiro era assim também e até criaram a taça de prata porque alguns times não conseguiam se classificar.
Não era um campeonato da CBF. A CBD era antecessora da CBF e a CBF assumiu as Copas do Mundo da Seleção. A Copa João Havelange não foi da CBF mas ela reconhece o Vasco como campeão Brasileiro.
As campanhas não podem ser usadas para definir um campeão brasileiro. Bom, em 79 a campanha do Palmeiras no brasileiro foi 5 a 1 no Comercial de Ribeirão Preto, 4 a 0 no São Bento de Sorocaba e o mítico 4 a 1 no Flamengo.
Depois perdeu por 3 a 2 pro Inter no Morumbi e empatou em 1 a 1 no Beira Rio. Tivesse empatado em casa teria ido à final contra o Vasco e certamente seria campeão. Seria menos campeão por causa desta campanha?
A Taça Brasil é a Copa do Brasil daquela época. Não era. Era o campeonato nacional que se podia fazer à época e que evoluiu até o brasileiro. Se a Taça Brasil tivesse continuado e sido concomitante ao brasileiro, não haveria discussão, mas não foi o que ocorreu. Um substituiu o outro.
Reiterando, se os moldes eram diferentes eram porque as condições eramdiferentes. E o Palmeiras e os outros campeões já demoraram demais para exigir o reconhecimento de seus títulos.
Quando o Inter ganhou seu mundial um dos jogadores do Inter falou que ele era o único gaúcho campeão do mundo reconhecido pela FIFA. Vendeu o peixe dele e cutucou o grêmio.
Vc mesmo disse no comentário 65 que o marketing do Atlético que inventou esta história de primeiro campeão nacional (e pagou não ganhando nada nunca mais) certamente para diminuir o feito do Cruzeiro. Ou seja, agiu como age o Leonor FC. Por tudo isso, entendo que a Taça Brasil era sim um campeonato brasileiro. E que se a diretoria brasileira tivesse metade da disposição da turma do Panetone, conseguiria validar até os títulos de 1927 e 1933.
Prezadíssimo Daniel
Muito mais do que a Taça Brasil, o verdadeiro campeonato brasileiro da época era o Torneio Rio-São Paulo.
O futebol profissional , instituido na década de 30 só existia mesmo no Rio e São Paulo. O Palestra (Palmeiras) foi o primeiro campeão da era profissional em São Paulo, em 1933.
Os outros estados, Minas, Rio Grande, Paraná e nordeste apenas forneciam a sua melhor matéria prima, pois obedeciam um regime essencialmente amador ou, quando muito, semi-profissional.
O profissionalismo verdeiro só chegou a esses centros a partir do final dos anos 40(s).
Volto a Taça Brasil:
Ser campeão brasileiro ganhando dois jogos, era uma grande moleza.
Como disse, vou repetir:
Sob o aspecto de não existirem competições em nível nacional, exceto o campeonato entre Seleções Estaduais, a finada Taça Brasil, HOJE, pode ser encarada como um título nacional.
NAQUELA ÉPOCA, não. Mensurava-se o melhor time do Brasil entre os que participavam do Rio-São Paulo.
O Bahia de Marito, Mário, Alencar, Bombeiro e Biriba, tendo como presidente um grande amigo meu, Osório Vilas Boas, apesar de “campeão brasileiro” em 59, não recebia convites para excursões pelo país.
Já os participantes do Rio-São Paulo, ainda que os que se colocavam nos últimos lugares, viviam viajando pelo Brasil, numa época em que a televisão engatinhava no Brasil e sequer transmitia os jogos de futebol.
Eu, particularmente, considero o Rio-São Paulo como, de fato e de direito, o primeiro torneio de abrangência nacional, haja vista que o futebol profissional organizado e federalizado se limitava ao Rio de Janeiro, então capital federal, e a São Paulo. que iniciou a prática desse esporte no Brasil.
Nos demais estados o futebol era tosco, incipiente, com a agravante de que os principais jogadores migravam para Rio de Janeiro e São Paulo, em busca de melhores horizontes.
Em tempo: O primeiro Rio-São Paulo, isto é, o primeiro campeonato brasileiro foi realizado em 1933 e o campeão foi um time verde, branco e VERMELHO, chamado Palestra Itália. você sabia ?
Um grande abraço do
Esmeraldino
Esmeraldino, sabia sim sobre o título de 1933, tanto que o citei no fim do meu último comentário. Aliás, esse foi o único Rio São Paulo com o campeão homologado pela CBD como campeão brasileiro.
Assim como os títulos da Taça Brasil são homologados pela Comenbol e pela FIFA. Nesse sentido, embora na parte técnica, não havia nem comparação entre o Rio São Paulo - tanto que paulistas e cariocas entravam na semifinal - e a Taça Brasil, na parte de direito, o legítimo campeão brasileiro era o da Taça Brasil. Até porque o Rio São Paulo teve ano de ter até 4 campeões. Virou bagunça e por isso parou por quase 30 anos.
Saudações.
Daniel
Então, saudações a todos nós palmeirenses, efetivamente, de fato e de direito, os primeiros campeões brasileiros.
Esmeraldino
Pessoal,
sei que aqui é um site sério, mas acho que valeria a pena se todos nós entrassemos em blogs e mandássemos e-mail para jornalistas. VAMOS FAZER “BARULHO” . Denunciar que o Bambi 2008 = Gambá 2005. Eu, particularmente, acho que o Tardelli foi afastado por não aceitar ajudar o Bambi. O que acham ?? VAMOS FAZER “BARULHO”
Parabéns para a Musa do Palmeiras. Bambi não gosta de mulher, a musa deles é o Adriano Imperador e o Ricky é a primeira dama.
ABRAÇOS